Estádio da Luz

Ru10

Citação de: Eagle Heart em 08 de Setembro de 2022, 19:06
Mostrem-me um estádio de França, Inglaterra, Escocia Itália, Alemanha, Holanda, Dinamarca, Suíça, onde na maioria dos estádios as centrais não estão caladas a ver o jogo e só os topos é que fazem barulho.
Não é preciso mostrar, digo-te aqui diretamente que já estive em vários.

E mesmo que não estivesse estaria-me a borrifar e ia querer que o Benfica fosse melhor nesse aspeto.

Ru10

Mais uma jornada europeia carregada de casos de hooliganismo a sério. Até dá vontade de rir como em Portugal temos milhentas leis e somos uns meninos. E depois sempre que acontece algo tipo rebentar petardos é logo caso na comunicação social e fala-se de jogos à porta fechada.

Covenant

Citação de: Ru10 em 08 de Setembro de 2022, 19:25
Mais uma jornada europeia carregada de casos de hooliganismo a sério. Até dá vontade de rir como em Portugal temos milhentas leis e somos uns meninos. E depois sempre que acontece algo tipo rebentar petardos é logo caso na comunicação social e fala-se de jogos à porta fechada.
O Nice vs Colónia foi mesmo a rasgar.

Gsound

Citação de: Diogo Brito em 08 de Setembro de 2022, 17:57
Citação de: Eagle Heart em 08 de Setembro de 2022, 17:49
Citação de: Diogo Brito em 08 de Setembro de 2022, 09:22
Em termos de música, o "Vermelho" da Fafá de Belem foi algo que se perdeu com a mudança para o novo estádio.

Este clássico continua a fazer muito mais sentido que qualquer música de um dj azeiteiro ou de um qualquer cantor latino-americano.

https://www.youtube.com/watch?v=BxYY2fUY7cQ

Então pode ir a Braga ouvir.
Ou ao Santa Clara.
Lá eles também tocam essa.
Imitaram, certamente.

Cheguei a ver a Fafá cantar este som no velhinho estádio da Luz.

Estava muito associada ao Benfica nos anos 90.

E ela a correr de uma área à outra e o mamalhal a querer saltar pa fora.....que momento!

Ru10

Citação de: Covenant em 08 de Setembro de 2022, 19:26
Citação de: Ru10 em 08 de Setembro de 2022, 19:25
O Nice vs Colónia foi mesmo a rasgar.
Os próprios adeptos do Colónia acabaram a rasgar nos "seus" hooligans. E bem.

Vou deixar logo aqui o offtopic, mas a ler o que leio neste tópico só dá mesmo vontade de rir. Desconhecimento total da realidade lá fora.

Eagle Heart

Citação de: Ru10 em 08 de Setembro de 2022, 19:24
Citação de: Eagle Heart em 08 de Setembro de 2022, 19:06
Mostrem-me um estádio de França, Inglaterra, Escocia Itália, Alemanha, Holanda, Dinamarca, Suíça, onde na maioria dos estádios as centrais não estão caladas a ver o jogo e só os topos é que fazem barulho.
Não é preciso mostrar, digo-te aqui diretamente que já estive em vários.

E mesmo que não estivesse estaria-me a borrifar e ia querer que o Benfica fosse melhor nesse aspeto.

Como queres que o Benfica seja melhor nesse aspecto?
Só se o Benfica fosse um clube grego ou sul-americanos ou de um país africano.

A questão é que. Tens aqui malta a defender os NN e a dizer que as claques não tem que ser os únicos a apoiar.
Se eles dizem isso.
Então respondo a eles.
Que desapareçam. Deixem de existir.
E aposto que a malta que iria para o piso 0 da Sagres iria fazer muito melhor e nem sequer seria malta da claque.
E quando tens malta que saiba contagiar o restante estádio as coisas melhoram.
Se eles dizem que as claques não são obrigadas fazer o trabalho todo.
Então não se armem em heróis quando for para lá um simples adepto com adereços.

Notguilty

O Apoio no Estádio é fraco mas não pode depender de um ou outro grupo organizado.

A Direcção tem de arranjar forma de resolver isto  pois já não é a primeira vez que os nossos jogadores pedem mais apoio em campo. E o Apoio também ganha jogos.

Eu que não percebo nada disto vejo que Faz falta um líder e não é de claque! faz falta quem comunique com todos no estádio e não só com uma bancada.
Quem tem o microfone no Estádio é o Speaker , esse é que tem de ser o líder em cooperação com os Grupos Organizados que parecem actualmente desorganizados.. talvez eles também precisem de Líder mas isso já não sei.
O Actual Speaker tem uma boa voz mas falha em tudo o resto.

Propunha uma pessoa tipo Marisa Liz para speaker residente. Até podia actuar no intervalo uma vez ou outra. Ela sabe o que é multidões , é ferrenha do Benfica, sabe o que é a bancada da Luz.. sabe como tirar a vergonha às pessoas... enfim é mt boa a líderar multidões , já o ví fazer mais que uma vez e nem gosto da musica da banda dela.

Joaquim Ferreira Bogalho

Já aqui disse antes. Na antiga Luz, o inferno temido na Europa foi criado sem grupos organizados. O problema não são as centrais ou o speaker ou os grupos organizados de forma isolada. O problema é tudo isso junto. O público mudou muito nas últimas duas décadas, o género de pessoas que vai ao Estádio e a forma como vai é completamente diferente. Hoje vive-se de forma muito mais ligeira o Clube (não é só o Benfica). Nasci e cresci no Estádio da Luz, com fanáticos (e tinha lugar cativo coberto no antigo Estádio) que não viam as segundas partes por questão nervosa, embora ficassem nos corredores do Estádio ou que passavam um jogo a vociferar sem festejar um golo com medo do que sucedesse depois. Ainda existem muitos como nós assim, mas, o que antes era o normal adepto, hoje é uma minoria. Para minimizar esta mudança cultural, dependemos, efetivamente, dos grupos organizados (e, sim, de um speaker decente, que cultive e contribua para o ambiente) para termos um inferno. E nestas duas dimensões somos um fracasso absoluto e não vejo qualquer saída para isso. O que se passa atualmente na Luz é do mais ridículo que me lembro, nesta matéria, somos um Estádio sem colorido, sem bandeiras, sem faixas, sem estandartes, nada...tudo isto não é primordial mas cria impacto a quem chega, de identificação de grandeza e de fanatismo...somos um Estádio que não tem muitos cânticos que movam multidões e que os cânticos bons que existem são cantados mal ou de forma amorfa. Somos um Estádio que não tem alguém que perceba o ambiente e que saiba empolgar a multidão. Os grupos organizados do Benfica seguem, legitimamente, um caminho que não defende os interesses do Benfica. E nesta matéria é muitos simples dizer que só eles é que cantam e que os outros é que não fazem nada. Mas, os grupos organizados não nasceram para cantar sozinhos, nasceram para criar uma dinâmica de apoio ao Clube. Quanto essa dinâmica falha e não querem saber, tal significa que, verdadeiramente, o Clube é secundário no papel que ali desempenham. A direção pode fazer algumas coisas nesta matéria, mas, parece-me que não tem interesse nisso. Acho uma vergonha um Clube como o nosso ter chegado a este ponto em termos de ambiente. Enfim.

axiomas

Citação de: Notguilty em 08 de Setembro de 2022, 19:55
O Apoio no Estádio é fraco mas não pode depender de um ou outro grupo organizado.

A Direcção tem de arranjar forma de resolver isto  pois já não é a primeira vez que os nossos jogadores pedem mais apoio em campo. E o Apoio também ganha jogos.

Eu que não percebo nada disto vejo que Faz falta um líder e não é de claque! faz falta quem comunique com todos no estádio e não só com uma bancada.
Quem tem o microfone no Estádio é o Speaker , esse é que tem de ser o líder em cooperação com os Grupos Organizados que parecem actualmente desorganizados.. talvez eles também precisem de Líder mas isso já não sei.

Propunha uma pessoa tipo Marisa Liz para speaker residente. Até podia actuar no intervalo uma vez ou outra. Ela sabe o que é multidões , é ferrenha do Benfica, sabe o que é a bancada da Luz.. sabe como tirar a vergonha às pessoas... enfim é mt boa a líderar multidões , já o ví fazer mais que uma vez e nem gosto da musica da banda dela.
Gostei da ideia da Marisa. Promover cenas ao intervalo e tal. E é mulher. Nessas funções era grande cena.

Elio_Ribeiro

Metade do problema do ambiente na Luz resolvia se com a proibição de entrar no estádio com telemóvel.

Ps: sei que isto não é concebível 

Notguilty

Citação de: axiomas em 08 de Setembro de 2022, 20:21
Citação de: Notguilty em 08 de Setembro de 2022, 19:55

Gostei da ideia da Marisa. Promover cenas ao intervalo e tal. E é mulher. Nessas funções era grande cena.
pois e podia continuar a ter a sua vida artística  e no pique de espectaculos que é o verão nem há bola.

GoldenState

A responsabilidade tem de ser partilhada.

O próprio clube também deve fomentar a proximidade e identificação dos adeptos com o clube e nos últimos anos fez precisamente o contrário. O que também potencia espectadores amorfos e desligados.

Não ajuda que as poucas manifestações espontâneas e genuínas sejam cortadas por música aos altos berros.

Cão

Citação de: _Xebola_ em 08 de Setembro de 2022, 09:52

Os adeptos do Benfica foram "corridos" do estádio, uns porque não concordavam com o rumo que o clube, outros pelo preço da bilheteira, etc etc etc

O Sport Lisboa e Benfica cagou de alto abaixo nos adeptos e focou-se em angariar cliente e a diferença está aí, ter adeptos no estádio é uma coisa, ter clientes no estádio é outra.

Para mim é muito isto.

Peficago

O clube tem o DEVER de criar condições para uma excelente experiência do sócio/adepto do Benfica antes, durante e após a realização de jogos no Estádio da Luz.

O que se tem vindo a ver no Estádio da Luz é de uma incompetência atroz por parte do Benfica. Independentemente do problema atual das claques.

Há mil e uma formas de o fazer e dezenas de boas práticas  em vários clubes pela Europa fora. É só querer um bocadinho. E não se tem querido mudar esta situação.

É embaraçoso ter o estádio em silêncio praticamente total em alguns momentos do jogo.

Que se resolva o problema urgentemente!

Sequel

Citação de: Elio_Ribeiro em 08 de Setembro de 2022, 20:23
Metade do problema do ambiente na Luz resolvia se com a proibição de entrar no estádio com telemóvel.

Ps: sei que isto não é concebível 

Muita gente também usa e abusa do telemóvel por uma razão: desinteresse e ambiente morno.

É um círculo vicioso. Se colocassem músicas de jeito para puxar pela malta sem estar aos altos berros, e com um speaker de jeito, boa parte da malta que utiliza telemóvel não o utilizaria.