João Vieira Pinto, o Menino de Ouro

Avançado, 53 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (1992-2000), 302 jogos (25669 minutos), 89 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2)

HR8

Já disse o que tinha a dizer, não o acho traidor por ter ido para o sporting, depois do que o Benfica lhe fez, não vejo aonde está a lógica de se preocupar com o ex-clube nas decisões do futuro.
Vejam bem a lógica, como se acontecesse com vocês: és escorraçado de um clube e não vais aceitar ir para o clube rival, porque podes estar a trair o clube que foi ingrato contigo?
Não vejo fundamento para lhe chamarem traidor.

Pedro Neto

Prefiro recordar os jogadores pelo que eles dão pelo Benfica dentro de campo. Não os quero para mais nada.

Elvis the Pelvis

Dentro do campo, o João Vieira Pinto fez 2 épocas fabulosas no Benfica. Duas em oito, de resto não fez nada de extraordinário. Não é grande cartão de visita digo eu. Não dá manifestamente para ser considerado um "Imortal" da História do Benfica.

Pedro Neto

Principal figura em 50% do que vi o Benfica ganhar. É qualquer coisita.

Elvis the Pelvis

Não é grande elogio, bem pelo contrário. É apenas sinal do quão MEDÍOCRE o Benfica tem sido nos últimos 15 anos.

Pedro Neto

Está bem, mas na mediocridade... sobressaiu alguém. Não se vai achincalhar o Benfica, apenas para não valorizar a pouca glória trazida por alguém.

Elvis the Pelvis

Sobressaiu porque fora o Preud´Homme, Poborsky e Nuno Gomes, os planteis do Benfica eram completamente ridículos. JVP foi um excelente jogador, mas para além dos erros que cometeu fora do campo, dentro das quatro linhas não fez o suficiente para ser considerado um "Imortal".

Pedro Neto

Isso é outra discussão. E nem sequer entrei nela.

historiador

joão pinto nunca poderá ser considerado imortal no sport lisboa e benfica ,jogador genial sim mas no benfica avalia-se o jogador e os comportamentos que os jogadores tém ou tiveram com o clube quem não  consegue entender isto não sabe nada da cultura do clube,joão pinto foi um jogador importante no benfica mas pelo que fez a seguir quando saiu e quando ainda estava no slb as 2 situacões com os lagartos ficam marcadas para sempre no seu curriclo e a negro ,não podendo ser desta forma considerando um jogador imortal do benfica ou um homem mitico do clube ,quem sabe verdadeiramente de benfica sabe e entende na perfeiçao aquilo que estou a dizer.

Eagle Fly Free

Há por aqui muita falta de sensatez e de hipocrisia. Todos os meninos que aqui dizem que o João Vieira Pinto não fez o suficiente para ser imortal, ou desconhecem de todo aquilo que foram aqueles oito anos, ou então atiram postas de pescada muito generalizadas.

Aliás, todos os benfiquistas consideravam João Vieira Pinto um Imortal do clube em 1997. Isto é absolutamente indiscutível.

Só têm estado a sobressair os erros que cometeu, mas eu não teria problema em reavivar as vossas memórias. Até porque parece que falam daquilo que não sabem.

Ponto A: "No Benfica avalia-se o jogador pelos seus comportamentos".

Isto é apenas parcialmente verdade. Alçguns jogadores ao longo da História do Benfica cometeram erros inclassificáveis, mas pelo facto de serem jogadores excepcionais sempre ficaram ligados à História do Benfica, isto é, seriam aqui o que chamaram de "Imortais".

Um deles, agora ao que parece tão popular, chama-se Vítor Baptista. O Vítor Baptista desrespeitou o clube tantas e tantas vezes, foi tão mau enquanto profissional do clube que até esteve para ser expulso.  Outro, Félix Antunes. Esse mesmo, talvez o primeiro grande central da História do Benfica, foi suspenso depois de ter feito algumas maldades à camisola do Benfica. Mas há mais, se quiserem...

Portanto, é óbvio que há gente que afirma coisas mas é óbvio que nada sabe da "cultura do clube".

Ponto B: "O João Vieira Pinto não fez o suficiente em campo para ser considerado um imortal do clube".

Definamos o que é a "suficiência" em campo. É jogar os 90 minutos ? é ser preponderante ? é fazer assistências ? é marcar golos decisivos ?
Daquilo que eu me recordo, O João Pinto fez isto tudo.

Podemos comparar com outro jogador que é hoje idolatrado neste Fórum: Rui Costa. Esse mesmo. "O maestro" que chorou pelo Benfica. Eu que sempre fui um incondicional fã do Rui Costa, que acompanhei de perto a sua carreira, jamais poderia afirmar que Rui Costa é um imortal do clube. Rui Costa, sim, não fez o suficiente em campo para ser chamado de imortal.
Recordo aqui as suas palavras quando saiu do clube em 1994: "Não me cortem as pernas". Felizmente, o Rui Costa não ficou sem pernas nesse ano.

Primeira conclusão: Há algum motivo para esta celeuma com o JVP ? Há, apenas uma, representou o scp durante 4 épocas.

Aquilo que eu escrevi aqui é uma gota de água em relação à carreira do JVP no Benfica.

Joaoac

Citação de: HRVASTKA em 21 de Agosto de 2009, 23:51
Nunca tive saudade, muito menos colocá-lo nos "Imortais". O João Pinto foi um óptimo jogador que passou pelo Benfica e, no fim de contas, um traidor.

:2funny: :2funny: :2funny: :2funny: :2funny: :2funny: :2funny: :2funny:

Joaoac

É inacreditavel o que se escreve aqui sobre o JVP,se este jogador nao é um "Imortal"duvido que daqui pa frente esse topico venha a ter mais algum jogador

MxPxFx

Realmente JOAOAC, o JOÃO PINTO não só devia ser um imortal como devia constar dum grupo mais restrito ainda de jogadores porque há imortais que não deram metade do que o JOÃO PINTO deu pelo BENFICA e ainda por cima na altura que foi.

ChEsTeR

nao me conseguem arranjar o video da entrevista?

Ten Santos

O MELHOR dos últimos anos!

E de LONGE!