João Vieira Pinto, o Menino de Ouro

Avançado, 53 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (1992-2000), 302 jogos (25669 minutos), 89 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2)

redeagle7

Citação de: Elvis the Pelvis em 22 de Agosto de 2009, 20:39
Epá cada um tem direito a sua opinião e todas elas são respeitáveis como é óbvio, mas dizer-se que o João Vieira Pinto é o jogador mais marcante das últimas duas décadas, epá que riso. Isso é ofender o Benfica.

O Valdo, Ricardo Gomes, Mozer, Veloso, Rui Águas, Mats Magnusson, etc, todos eles foram incomparavelmente mais marcantes que o João Vieira Pinto.

Ricardo, Valdo e Magnuson apanharam para ai um ano das ultimas duas decadas, sim porque o Valdo e Ricardo que voltaram não eram os mesmos que partiram.

eu quando falei dos ultimos 20 anos estava a rederir-me precisamente á fase pós valdo e ricardo (1ª passagem) e ai penso que só Preud-Homme e Mozer rivalizaram com o João, e claro agora mais recentemente o Simão.

the_masterplan

Citação de: marcopauloferreira em 22 de Agosto de 2009, 19:35
Citação de: the_masterplan em 22 de Agosto de 2009, 19:21
Factos? Que mais factos precisas ??? Nao percebo sinceramente ....

Um homem formado no nosso clube , que "nasceu" no benfica , que é Benfiquista , que sente o Benfica , que fez um percurso notável no Benfica .... até 1994 altura da sua venda , fez 3 épocas ao mais alto nivel e dp saiu! sim saiu , saiu pq o clube precisava de dinheiro e provavalmente o rui tb quereria ir experimentar outro campeonato , qual é o mal disso? foi ganhar mais dinheiro fez uma fortuna la fora , ganhou nome e ganhou acima de tudo respeiro por todos os clubes onde esteve , jogou contra nós em 96 pela Fiorentina e aquele sentimento de tristeza ao marcar o golo quem ?? mas quem? alguma vez fez aquilo , demosntrou claramente que é este o clube que AMA , ás vezes nao se ganha é verdade , no futebol como na vida  nao se pode ganhar sempre , se nao compreendes isto tou me pouco lixando é para isso ... o rui nao precias de liçoes e benfiquismo de ninguem , cresceu um dia no benfica fez se homem no benfica foi campeao no benfica e despediu se no seu clube , e no seu prossegue a sua caminhada para tentar levar o Benfica ao lugar que lhe pertence !!

Se isto nao é ser IMORTAL entao eu nao sei o que define a palavra imortal

Ora cá está. Só me dás mais razão ainda. Queres factos? Olha... O PEPA chorou quando marcou contra nós pelo Sion também mas era um puto, não teve a sorte do RUI COSTA de apostarem nele pois se calhar até tinha talento para dar num muito bom jogador pelo clube... fez merda porque era um puto e queria jogar e o BENFICA era na altura um clube cemitério de jogadores.

O BÓSSIO chorou quando sofreu um golo onde foi carregado em falta pelo Belém.

O EDNÍLSON e o SIMÃO choraram na despedida.

E nenhum desses teve a oportunidade de voltar ou renovar para ficar pelo banco de outro clube qualquer. Todos eles quiseram e querem, como homens fazer a sua vida e a sua fortuna... tal como o RUI COSTA fez.

O RUI COSTA fez 3 grandes épocas no BENFICA né? Pois fez mas que eu me lembre, o gajo não foi principalmente um suplente muito utilizado nesses 3 anos? E as últimas duas em que durava 45 minutos e depois se arrastava em campo, também servem de memória?

Aí está. O RUI COSTA vai continuar a ser apoiado e idolatrado porque foi um grande Benfiquista, foi formado no clube, chorou quando marcou contra nós e assinou em Branco quando já estava podre de rico.

Amor ao clube tem o ETXEBERRÍA que nunca saíu do Bilbao apesar das N ofertas milionárias ao longo dos anos, continua a um grande nível e renovou no ano passado por mais 2 épocas... em que 1 delas (SIM, estás a ler bem) não vai receber qualquer remuneração. O amor ao clube é uma treta... desculpem lá que o diga mas é como penso. Principalmente depois de estarmos ricos e de já termos dado os nossos melhores anos a outros clubes. Amor ao clube? ROGÉRIO CÊNI pode falar em amor ao clube. MALDINI idem. O MOREIRA até ver também... e são poucos os jogadores a quem devíamos dar destaque por causa do tão famigerado "AMOR ao clube".

Espera aí , estas a tentar comparar o Pepa ou o Bossio em alguma coisa ao Rui ?? Se tiveres nao sei em que sinceramente  ...

Eu nao estou aqui a entrar em "guerrinha" para ver se o jvp é melhor que o rui ou vice versa , até pq para mim nenhum dos dois chega aos calcanhares dos IMORTAIS do benfica aqueles grandes jogadores que ganharam titulos atras de titulos ...

O rui para mim é Imortal e eu ja expliquei as minhas razoes , pq a sua historia e diferente de qualquer jogador que ja passou pelo Benfica , alias neste caso a sua historia e o seu benfiquismo sao para mim as razoes para ser imortal , isto claro , para nao falar na sua qualidade como jogador ,simplesmente o melhor jogador portuges para mim superior ao figo ao jvp ao paulo sousa a todos da sua geraçao , agora se fosse pelos titulos que conquistou é claro que nao seria imortal...

Agora se em 8 épocas o jvp conquistou , 2 taças e 1 campeonato , e o rui em 5 épocas conquistou 1 campeo. e 1 taça tb nao vejo assim uma grande diferença a nivel de titulos e de impotancia que o joao teve e o rui nao ...

E nao te esqueças que nessa época , em 93-94 as exibiçoes do rui nao ficam nada a dever ás do joao ambos fizeram um campeonato excelente , mas é claro que o joao marca mais devido ao jogo de outro mundo que fez contra os lagartos ....

Mas , eu nao estou aqui a defender o rui e a criticar o joao , longe disso mesmo , ambos foram jogadores do benfica ambos foram excelentes jogadores no benfica e ambos ficam na historia no benfica , mas como em tudo as vezes nao e so o joagdor que fica na memória nas pessoas mas tb o homem que foi , e neste caso e esta é a minha opiniao o rui é superior ao joao ... e se o joao ao sair do benfica foi po sporting o rui ao sair do benfica foi para a fiorentina , e nunca na vida o rui jogaria em outro clube portugues pq pela sua categoria e qualidade tinha lugar em qualquer equipa mundial mas a sua alma e o seu coraçao é do benfica , e quanto a  isso para mim é IMORTAL ...

E se nao pensas assim , azar o teu , nao quero saber , mas se a uma pessoa que pode fazer ressuscitar o benfica esse homem e o rui e mesmo que perca este ano eu continuo ao seu lado , e continuo a apoiar o seu trabalho .. pq acima de tudo apoio o meu clube , e para acreditar mos no nosso clube temos que acreditar nas pessoas que la estao e eu acredito no jj , no lfv mas principalmente no rui.

redeagle7

Citação de: the_masterplan em 22 de Agosto de 2009, 21:05
Citação de: marcopauloferreira em 22 de Agosto de 2009, 19:35
Expandir...
Citação de: the_masterplan em 22 de Agosto de 2009, 19:21
Factos? Que mais factos precisas ??? Nao percebo sinceramente ....

Um homem formado no nosso clube , que "nasceu" no benfica , que é Benfiquista , que sente o Benfica , que fez um percurso notável no Benfica .... até 1994 altura da sua venda , fez 3 épocas ao mais alto nivel e dp saiu! sim saiu , saiu pq o clube precisava de dinheiro e provavalmente o rui tb quereria ir experimentar outro campeonato , qual é o mal disso? foi ganhar mais dinheiro fez uma fortuna la fora , ganhou nome e ganhou acima de tudo respeiro por todos os clubes onde esteve , jogou contra nós em 96 pela Fiorentina e aquele sentimento de tristeza ao marcar o golo quem ?? mas quem? alguma vez fez aquilo , demosntrou claramente que é este o clube que AMA , ás vezes nao se ganha é verdade , no futebol como na vida  nao se pode ganhar sempre , se nao compreendes isto tou me pouco lixando é para isso ... o rui nao precias de liçoes e benfiquismo de ninguem , cresceu um dia no benfica fez se homem no benfica foi campeao no benfica e despediu se no seu clube , e no seu prossegue a sua caminhada para tentar levar o Benfica ao lugar que lhe pertence !!

Se isto nao é ser IMORTAL entao eu nao sei o que define a palavra imortal

Ora cá está. Só me dás mais razão ainda. Queres factos? Olha... O PEPA chorou quando marcou contra nós pelo Sion também mas era um puto, não teve a sorte do RUI COSTA de apostarem nele pois se calhar até tinha talento para dar num muito bom jogador pelo clube... fez merda porque era um puto e queria jogar e o BENFICA era na altura um clube cemitério de jogadores.

O BÓSSIO chorou quando sofreu um golo onde foi carregado em falta pelo Belém.

O EDNÍLSON e o SIMÃO choraram na despedida.

E nenhum desses teve a oportunidade de voltar ou renovar para ficar pelo banco de outro clube qualquer. Todos eles quiseram e querem, como homens fazer a sua vida e a sua fortuna... tal como o RUI COSTA fez.

O RUI COSTA fez 3 grandes épocas no BENFICA né? Pois fez mas que eu me lembre, o gajo não foi principalmente um suplente muito utilizado nesses 3 anos? E as últimas duas em que durava 45 minutos e depois se arrastava em campo, também servem de memória?

Aí está. O RUI COSTA vai continuar a ser apoiado e idolatrado porque foi um grande Benfiquista, foi formado no clube, chorou quando marcou contra nós e assinou em Branco quando já estava podre de rico.

Amor ao clube tem o ETXEBERRÍA que nunca saíu do Bilbao apesar das N ofertas milionárias ao longo dos anos, continua a um grande nível e renovou no ano passado por mais 2 épocas... em que 1 delas (SIM, estás a ler bem) não vai receber qualquer remuneração. O amor ao clube é uma treta... desculpem lá que o diga mas é como penso. Principalmente depois de estarmos ricos e de já termos dado os nossos melhores anos a outros clubes. Amor ao clube? ROGÉRIO CÊNI pode falar em amor ao clube. MALDINI idem. O MOREIRA até ver também... e são poucos os jogadores a quem devíamos dar destaque por causa do tão famigerado "AMOR ao clube".

Espera aí , estas a tentar comparar o Pepa ou o Bossio em alguma coisa ao Rui ?? Se tiveres nao sei em que sinceramente  ...

Eu nao estou aqui a entrar em "guerrinha" para ver se o jvp é melhor que o rui ou vice versa , até pq para mim nenhum dos dois chega aos calcanhares dos IMORTAIS do benfica aqueles grandes jogadores que ganharam titulos atras de titulos ...

O rui para mim é Imortal e eu ja expliquei as minhas razoes , pq a sua historia e diferente de qualquer jogador que ja passou pelo Benfica , alias neste caso a sua historia e o seu benfiquismo sao para mim as razoes para ser imortal , isto claro , para nao falar na sua qualidade como jogador ,simplesmente o melhor jogador portuges para mim superior ao figo ao jvp ao paulo sousa a todos da sua geraçao , agora se fosse pelos titulos que conquistou é claro que nao seria imortal...

Agora se em 8 épocas o jvp conquistou , 2 taças e 1 campeonato , e o rui em 5 épocas conquistou 1 campeo. e 1 taça tb nao vejo assim uma grande diferença a nivel de titulos e de impotancia que o joao teve e o rui nao ...

E nao te esqueças que nessa época , em 93-94 as exibiçoes do rui nao ficam nada a dever ás do joao ambos fizeram um campeonato excelente , mas é claro que o joao marca mais devido ao jogo de outro mundo que fez contra os lagartos ....

Mas , eu nao estou aqui a defender o rui e a criticar o joao , longe disso mesmo , ambos foram jogadores do benfica ambos foram excelentes jogadores no benfica e ambos ficam na historia no benfica , mas como em tudo as vezes nao e so o joagdor que fica na memória nas pessoas mas tb o homem que foi , e neste caso e esta é a minha opiniao o rui é superior ao joao ... e se o joao ao sair do benfica foi po sporting o rui ao sair do benfica foi para a fiorentina , e nunca na vida o rui jogaria em outro clube portugues pq pela sua categoria e qualidade tinha lugar em qualquer equipa mundial mas a sua alma e o seu coraçao é do benfica , e quanto a  isso para mim é IMORTAL ...

E se nao pensas assim , azar o teu , nao quero saber , mas se a uma pessoa que pode fazer ressuscitar o benfica esse homem e o rui e mesmo que perca este ano eu continuo ao seu lado , e continuo a apoiar o seu trabalho .. pq acima de tudo apoio o meu clube , e para acreditar mos no nosso clube temos que acreditar nas pessoas que la estao e eu acredito no jj , no lfv mas principalmente no rui.

so podes mesmo estar a brincar.
são opiniões mas aconselho-te a rever uns jogos dessa epoca.

Mr.Costa

Acho que indo por décadas será fácil...

50... Rogério
60... Eusébio
70... Néne
80... Chalana
90... João Pinto
00... Simão

Claro que jogadores como Arsénio, Coluna, Simões, Águas, (e ficava aqui a noite toda) serão para sempre recordados...

Agora nas respectivas decadas, e a par desta, a de 90 foi a mais fraca em termos de futebol, conseguimos ter 3,4 figuras que se conseguiram evidenciar. Mais algumas até praticamente a meio da década, mas durante 6-7 anos, Michael, Poborsky, Nuno Gomes e Joao Pinto iam conseguindo disfarçando e evitando que o clube nao descesse do 2º-3º lugares.
e destes 4, o joao manteve-se até o escorraçarem, após não ter cumprido uma mete que o treinador que deixou a equipa no pior lugar de sempre, propôs ao jogador...
Se no vosso trabalho, fizecem 100 peças por ano. e num ano o vosso chefe vos dissece para fazerem 150 ou eram despedidos. Creio que era uma pressão enorme...

Ter ido para o Sporting foi muito duro (eu que o idoltrava, derivado da minha avo que so falava nele), mas sentes te traido por quem dás tudo durante quase 10 anos...

MxPxFx

Citação de: the_masterplan em 22 de Agosto de 2009, 21:05

Este teu último parágrafo THE_MASTERPLAN, mostra tudo o que digo acerca dos adeptos e a a relação destes com o RUI. Respeito a tua opinião e aceito a tua adoração pelo RUI, sem problemas nenhuns... não quero nem de perto nem de longe fazer com que as pessoas passem a odiar o RUI. Eu próprio não o odeio e até já o cheguei a admirar e muito;  olho para ele como uma pessoa igual a outras tantas. Não vejo no quê que ele é superior a muitos outros jogadores que por aqui passaram. Muitos deixaram uma marca maior que o RUI e se calhar apenas não tiveram sorte a ponto de se tornarem referências do clube.

Já em certas coisas discordo completamente... essa ideia que as pessoas têm de que se há alguma coisa muito difícil de ser feita no BENFICA, se há alguém capaz é o RUI, é uma ideia absurda para mim. Capaz há muita gente, é preciso é terem oportunidade. O RUI COSTA como director desportivo falhou e muito na época passada em várias situações e em diversas alturas e apontar-lhe o dedo por esses erros é quase crime. Para os que o adoram ou não admitem que ele errou ou dizem que é falta de experiêncai e vai melhorar ou então que a culpa é de TODOS menos do RUI... para outros como eu que o vêem como um simples humano apesar de grande Benfiquista ele ainda tem muito a provar e não é superior a ninguém... e o que mais noto é que se calhar dou a mesma credibilidade ao RUI COSTA e ao ZÉ DAS COUVES se vir que partem em pé de igualdade, já outros ao primeiro erro do ZÉ, estariam aqui a querer mandá-lo embora... os mesmos que dizem que o RUI precisa de tempo. Isso é o que mais me chateia.

Ainda agora o MORETTO mostra mais uma coisa em que o RUI COSTA falhou ao não falar com ele aquando da dispena definitiva. Se não como Dir. Desportivo, ao menos como amigo, tal como o MORETTO diz que eles são.

Shoky

Tanta coisa por uma provocaçãozinha minha?
;D

Cada um tem a sua opinião...depois votar-se-á...para já não vale a pena quezilias por causa disto...cada um pensa o que quer!

Covenant

Olha disseram ai uma grande verdade. João Pinto = 90's. E que degredo foi.

Rei

Wach Wíinik

Citação de: Monraigon em 22 de Agosto de 2009, 20:08
Voçes são casados durante uma década...são muito felizes.

Finda essa década,deixam a vossa mulher,mandam-na embora,querem o divórcio....ela vai,deixa a nossa vida,como era linda de morrer...tinha muitos pretendentes,ela acaba por escolher um gajo de quem voçes não gostavam nada.

Ficam lixados,e dizem que ela afinal,pouco significou para voçes.e ainda a chamam traidora.

...é isto que fazem ao JVP...

Exactamente!!!

flexluis

Mesmo que o JVP não tivesse feito mais nada (e fez muito) eu continuaria eternamente agradecido por me ter proporcionado o melhor momento desportivo da minha vida - os 3-6 no wc.

E olhem que eu assisti a duas vezes 5-0 contra a lagartagem, entre outros grandes momentos nacionais e internacionais). Mas aqueles 3-6, dentro do contexto em que foi ( o Benfica não andava muito bem, tinha empatado em casa, o jogo praticamente decidia o Campeão nacional como veio a verificar-se, etc, etc ) foi algo de memoravel.

lcferreira

Citação de: Covenant em 23 de Agosto de 2009, 02:53
Olha disseram ai uma grande verdade. João Pinto = 90's. E que degredo foi.

Até parece que foi ele o culpado?
Se 1/2 dos jogadores que o Benfica teve especialmente na 2ª metade de ssa década tivessem metade da qualidade do JVP o Benfica era várias vezes campeão.

Só que em plantéis a jogar com Nelo, Tavares, Ronaldo, Paulo Madeira, Sousa, Bruno Basto, Jamir, Leonidas, Paulao, Marinho, Amaral, Pedro Henriques, Bruno Caires, Marcelo, Iliev, Panduru, Edgar, Mauro Airez, Pringle, etc etc etc etc... era impossível.

zerocool

Citação de: miguelito22 em 22 de Agosto de 2009, 03:08
Citação de: Shoky em 22 de Agosto de 2009, 01:21
Redeagle...
Eu não quero JVP nos imortais...é um facto...se depender de mim...nunca lá chegará!
Mas vocês têm de ver essa minha opinião...como isso apenas...minha!

A maioria do staff não o queria nos Imortais...houve quem dissesse ex-funcionários até!

E como primeiro passo, antes das votações definitivas dos sócios...seria a opinião da maioria do staff que foi respeitada!

Eu acho que JVP é saudade...e está aqui muito bem...há quem não ache...tudo bem!
Daqui a uns tempos se votará...e a escolha será respeitada!

Para mim...não é Imortais por muitos motivos!

a) 1993...e uma fuga mal sucedida para Alvalade...e mal explicada!

b) Alguns anos de péssima forma, e de arrastar no Benfica.

c) Saída para Alvalade...para o maior rival, duma forma que doeu a todos nós por ser o nosso capitão! (E não...não era a sua unica opção...podia inclusivé esperar uns meses e voltar ao Benfica)

d) E quem não salta é lampião...

e) Indiferença quase assustadora quando fala do Benfica...parece que está a falar duma marca de pastilhas elásticas!

f) Nunca foi benfiquista...e nunca se converteu ao contrário de outros!

Podia continuar...mas acho que chega!
JVP é saudade...a sua exibição nos 3-6 é imortal!
O jogador até pode ser imortal...a pessoa nunca!
Faço das tuas palavras as minhas! ;)

já somos dois... O0
existem por aqui quem tenha memória curta sobre o que aconteceu em 93 e quem n tenha memória nenhuma pq na altura simplesmente n eram nascidos e só se sabem lembrar dos 3-6...

Eagle Fly Free

Eu podia ir até à letra Z.

E volto a escrever o que já escrevi: Vocês, aqueles que não têm memória curta, só falam dessa forma do João Vieira Pinto, e não falam da mesma forma em relação a outros jogadores que desrespeitaram o clube, mas que estão na secção dos Imortais.

Há um nome para isso...

FUTURO PRESIDENTE

nome do tópico: joao vieira pinto,o menino de ouro

só isso diz tudo

grande joao pinto

um pedaço da história do BENFICA também te pertence por direito próprio

Joga Bonito

Citação de: Golden em 22 de Agosto de 2009, 19:37
Raul, Puyol, Terry, Giggs, Scholes, Gary Neville... .

Mais é mais fácil ser fiel durante a carreira toda a um clube num campeonato competitivo.

O caso mais notável para mim é de Francesco Totti. Eu adoro a Roma, mas é jogador a mais para equipa com "tão poucas" aspirações. Infelizmente é um facto...