João Vieira Pinto, o Menino de Ouro

Avançado, 53 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (1992-2000), 302 jogos (25669 minutos), 89 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2)

maxi04

Vejo aqui cada comentário, dass.
Consigo ainda perceber a malta que não o acha imortal devido a ter ido para os lagartos e algumas palavras e gestos que proferiu depois do Benfica, agora não ir para imortal devido ao seu rendimento no Benfica, não entendo definitivamente. :disgust:

Monraigon

Citação de: Shoky em 10 de Janeiro de 2010, 17:45
Isso só prova que é controverso não imortal!
Não estou a perceber a associação!

O Rodriguez é imortal!?

Não se fala aqui do rodriguez todos os dias,junta a isso o facto de o rodriguez nos ter deixado a apenas um ano,e ainda jogar,num rival.será normal falarmos do rodriguez de vez em quando.

Agora o João?já lá vai uam década,era eu um miudo na escola,hoje sou um homem com familia.e não há um só dia que não se escreva algo.

O SENHOR Artur Semedo,o já falecido "luva preta"...disse um dia em entrevista ao herman josé que tenho pali perdida em vhs:tivémos um só eusébio...e depois tivémos vários pequenos eusébios,o joão pinto foi o ultimo.ele dizia isto em lágrimas.

Eu concordo,são jogadores que para alem de bons e para alem dos titulos e curriculos...transportam consigo o "ser benfiquista"...fazem-nos sentir a chama imensa,mostram-nos um bocadinho do que é o Benfica.

É por isto que o João Pinto é na minha opinião imortal.Eu era criança...e num benfica de rastos...cinzento,e as vezes negro...era o João que me fazia ver e sentir vermelho.

Eagle Fly Free

Citação de: _JonasThern_ em 10 de Janeiro de 2010, 18:04
Citação de: Eagle Fly Free em 10 de Janeiro de 2010, 18:02
Expandir...
Citação de: _JonasThern_ em 10 de Janeiro de 2010, 17:57
Luís Filipe Vieira é pródigo em contradições. Na altura recusou, e bem, o João Pinto e o Hugo Leal.

Se não fosse o João Pinto o Benfica andava pela 2ª... isso sim, é motivo de risota! Só te peço uma coisa. Vai analisar os números do João Pinto no Benfica. Época a época. Vê o racio de jogos/golos/assistências e depois vem aqui dizer que se não fosse o João Pinto o Benfica andava pela 2ª...

Olha que tu és capaz de ficar surpreendido...

Olha que não fico. Sei bem os jogos e as épocas que vi do João Pinto no Benfica...

Tenho sérias dúvidas, desculpa lá. Amanhã apresento uns números interessantes.

Qualdo alguém fala aqui que a carreira do JVP descreve-se por um jogo e o resto é banal só pode ser ignorante em relação à sua carreira (não me estou a dirigir a ti neste caso).

fsc_4

Citação de: _JonasThern_ em 10 de Janeiro de 2010, 16:59
Citação de: fsc_4 em 10 de Janeiro de 2010, 16:36
Eu penso que ele é imortal, por uma razão muito simples:

O Benfica em que ele jogou (nos últimos anos) era quase sinónimo de JVP e outros 10.

Quando se falam desses tempos, JVP vem logo a cabeça. Se esteve quase para sair no Verão quente? O quase faz a diferença.

Boas. Isso é deveras falacioso. O João Pinto ficou associado a um jogo mítico que, por acaso, nos deu o nosso último título até 2004/2005. As posteriores épocas sem ganhar deram uma importância acrescida a esse título, a esse jogo e, consequentemente, ao João Pinto. No entanto, o que é facto é que após essa época de 93/94, só mais uma vez é que o João Pinto teve uma época de grande nível, em 95/96. Tudo o resto foram épocas sofríveis. E isso de o Benfica ser João Pinto e mais 10 é algo que não me entra na cabeça. Não esquecer que no nosso clube, nessas épocas de seca, tivemos jogadores como Preud´Homme, Mozer, Veloso, Ricardo Gomes, Edílson, Cannigia, Paneira, Isaías, Stanic, Valdo, Poborsky, Nuno Gomes, Brian Deane, Dimas, Hélder, Abel Xavier, Paulo Bento, Calado, Amaral, entre outros.

O quase saiu em 93 é outra falácia... João Pinto saiu mesmo em 93! Rescindiu com o Benfica e esteve livre. Teve também um acordo de cavalheiros com o Sporting que só a ida ao sul de Espanha do nosso grande presidente Jorge de Brito (sem qualquer garantia de encontrar o paradeiro do jogador) de modo a minorizar os estragos desse verão quente oferecendo um contrato bem mais apetecível ao João Pinto, resolveu.

Eu repito: quase saiu. Que eu saiba ele fez a época anterior no Benfica. E a seguinte no Benfica. Portanto, não saiu do Benfica.

Jogando bem ou mal, justificadamente ou não, ele era a referência do Benfica pós 94. E foi assim durante vários anos. As pessoas que começaram a ver o Benfica nessa altura associam Benfica desses tempos a JVP. E é isso que o torna imortal.

Quer se goste ou não dele, na altura ele era a referência mediática do clube.

_SLBИИ_

Tenho um livro daquelas histórias em que se mete o nosso nome e a história é toda igual, ofereceram-me quando era criança, no livro diz "quando ia jogar no Benfica, com o seu jogador preferido, o João Pinto".
Nesse livro o treinador era o Artur Jorge e o presidente o Damásio, q rica prenda foi o livro xD

Shoky

Tudo certo...a lógica, fala-se muito dele aqui, logo isso justifica que seja imortal é que é uma lógica fraquinha...para ser simpático!

Eu posso dizer o oposto...fala-se muito porque é controverso...logo é porque é saudade e não imortal!

A chamada lógica da batata!

souto

imortal ele !!!!
será por todos os campeonatos que ganhou
ou melhor dito, que nao ganhou .

_JonasThern_

Citação de: fsc_4 em 10 de Janeiro de 2010, 18:39
Citação de: _JonasThern_ em 10 de Janeiro de 2010, 16:59
Expandir...
Citação de: fsc_4 em 10 de Janeiro de 2010, 16:36
Eu penso que ele é imortal, por uma razão muito simples:

O Benfica em que ele jogou (nos últimos anos) era quase sinónimo de JVP e outros 10.

Quando se falam desses tempos, JVP vem logo a cabeça. Se esteve quase para sair no Verão quente? O quase faz a diferença.

Boas. Isso é deveras falacioso. O João Pinto ficou associado a um jogo mítico que, por acaso, nos deu o nosso último título até 2004/2005. As posteriores épocas sem ganhar deram uma importância acrescida a esse título, a esse jogo e, consequentemente, ao João Pinto. No entanto, o que é facto é que após essa época de 93/94, só mais uma vez é que o João Pinto teve uma época de grande nível, em 95/96. Tudo o resto foram épocas sofríveis. E isso de o Benfica ser João Pinto e mais 10 é algo que não me entra na cabeça. Não esquecer que no nosso clube, nessas épocas de seca, tivemos jogadores como Preud´Homme, Mozer, Veloso, Ricardo Gomes, Edílson, Cannigia, Paneira, Isaías, Stanic, Valdo, Poborsky, Nuno Gomes, Brian Deane, Dimas, Hélder, Abel Xavier, Paulo Bento, Calado, Amaral, entre outros.

O quase saiu em 93 é outra falácia... João Pinto saiu mesmo em 93! Rescindiu com o Benfica e esteve livre. Teve também um acordo de cavalheiros com o Sporting que só a ida ao sul de Espanha do nosso grande presidente Jorge de Brito (sem qualquer garantia de encontrar o paradeiro do jogador) de modo a minorizar os estragos desse verão quente oferecendo um contrato bem mais apetecível ao João Pinto, resolveu.

Eu repito: quase saiu. Que eu saiba ele fez a época anterior no Benfica. E a seguinte no Benfica. Portanto, não saiu do Benfica.

Jogando bem ou mal, justificadamente ou não, ele era a referência do Benfica pós 94. E foi assim durante vários anos. As pessoas que começaram a ver o Benfica nessa altura associam Benfica desses tempos a JVP. E é isso que o torna imortal.

Quer se goste ou não dele, na altura ele era a referência mediática do clube.

Óbvio... não fez uma época noutro clube, mas sacou muito dinheiro no Benfica à pala dessa continuidade! E tudo isto quando tinha um contrato com o Benfica! Muitos falam da filha da putice do Rodriguez (que foi de facto), mas não sei se a do João Pinto não foi maior! É que um, foi para o rival não tendo contrato com o Benfica. E outro, que tinha contrato assinado com o Benfica, tinha essa intenção. É isto um imortal no Benfica?

E que rico Benfica desses tempos. As pessoas associam o Benfica ao João Pinto porque pura e simplesmente caiu no goto pelo jogo do 3-6. Os posteriores anos de seca potenciaram a importância desse título, desse jogo e consequentemente do João Pinto nessa época. Não digo que tenha feito só isso, mas em grande parte a sua carreira no Benfica ficou marcada por esse jogo. Nos temos de miséria que se seguiram, muitos outros jogadores passaram pelo Benfica e, alguns deles, com um rendimento mais elevado e bem mais constante que o João Pinto. E não é por isso que são considerados imortais.

Após sair do Benfica... bem, isso penso que já nem é preciso falar porque as atitudes do João Pinto falam por si!

_JonasThern_

Citação de: Eagle Fly Free em 10 de Janeiro de 2010, 18:10
Expandir...
Luís Filipe Vieira é pródigo em contradições. Na altura recusou, e bem, o João Pinto e o Hugo Leal.

Se não fosse o João Pinto o Benfica andava pela 2ª... isso sim, é motivo de risota! Só te peço uma coisa. Vai analisar os números do João Pinto no Benfica. Época a época. Vê o racio de jogos/golos/assistências e depois vem aqui dizer que se não fosse o João Pinto o Benfica andava pela 2ª...

Olha que não fico. Sei bem os jogos e as épocas que vi do João Pinto no Benfica...

Qualdo alguém fala aqui que a carreira do JVP descreve-se por um jogo e o resto é banal só pode ser ignorante em relação à sua carreira (não me estou a dirigir a ti neste caso).

E cá estarei para analisar esses dados. Se conseguires, podias postar época a época, sendo que aí se faria uma análise mais acertada sobre o rendimento do jogador no Benfica.

Óbvio que a carreira do João Pinto não se descreve por um só jogo. Fez um jogo perfeito em Alvalade. Jogos bons, também os teve. No entanto, não teve a motivação ou o querer de ser regular no Benfica. Regularidade apenas nessa época e na de 95/96. De resto, e a título de exemplo, esteve ao nível do que fez o Zahovic em todas as suas épocas de Benfica. Razoavelmente pouco para aquilo que eram as suas qualidades.

gyn

Essa de que o Benfica estava na 2º divisão se não fosse o JVP é que me dá vontade de rir e muito,ganhem juizo que o BENFICA é muito maior do que João Pintos e companhias  :slb2:

Far(away)

Citação de: _JonasThern_ em 10 de Janeiro de 2010, 19:40
Citação de: Eagle Fly Free em 10 de Janeiro de 2010, 18:10
Expandir...

E cá estarei para analisar esses dados. Se conseguires, podias postar época a época, sendo que aí se faria uma análise mais acertada sobre o rendimento do jogador no Benfica.

Óbvio que a carreira do João Pinto não se descreve por um só jogo. Fez um jogo perfeito em Alvalade. Jogos bons, também os teve. No entanto, não teve a motivação ou o querer de ser regular no Benfica. Regularidade apenas nessa época e na de 95/96. De resto, e a título de exemplo, esteve ao nível do que fez o Zahovic em todas as suas épocas de Benfica. Razoavelmente pouco para aquilo que eram as suas qualidades.

Citação de: nandao em 07 de Novembro de 2006, 10:44

Nome Completo: JOÃO Manuel Vieira PINTO
Posição: Avançado Centro
Nacionalidade: Português (Internacional A)
Data de Nascimento: 19-08-1971
Número da Camisola: 8
Pé Preferido: Direito

Épocas completas no Benfica: 8
Total de Jogos pelo Benfica: 302
Total de Golos pelo Benfica: 90
Títulos pelo Benfica:
1 Campeonato Nacional (1993/1994)
2 Taças de Portugal (1992/1993; 1995/1996)

1992/1993
Jogos: 32
Golos: 9 (7 na Liga)

1993/1994
Jogos: 46
Golos: 18 (15 na Liga)

1994/1995
Jogos: 39
Golos: 7 (4 na Liga)

1995/1996
Jogos: 42
Golos: 23 (18 na Liga)

1996/1997
Jogos: 42
Golos: 16 (7 na Liga)

1997/1998
Jogos: 30
Golos: 7 (6 na Liga)

1998/1999
Jogos: 36
Golos: 7 (4 na Liga)

1999/2000
Jogos: 35
Golos: 3 (3 na Liga)

Que rendimento medíocre realmente...

_JonasThern_

Óbvio que não é medíocre. Mas muito longe de ser imortal. Esses números afastam, completamente, a teoria de que o João Pinto andava com o Benfica às costas...

Red skin

É, juntamente com Preud'homme, o melhor jogador de futebol q vi actuar de águia ao peito... peço desculpa a Paneira, Isaías, Schwartz, Simão, Mozer, Ricardo Gomes, Valdo, Rui Costa, que tb foram grandes jogadores e que representaram com brio o clube, mas o JVP era a bandeira, o menino de ouro, o homem dos 6 Milhões de benfiquistas, dos 3-6... enfim, simplesmente genial!

pcssousa

Citação de: _JonasThern_ em 10 de Janeiro de 2010, 21:19
Óbvio que não é medíocre. Mas muito longe de ser imortal. Esses números afastam, completamente, a teoria de que o João Pinto andava com o Benfica às costas...
Aparentemente só teve duas épocas em que realmente marcou golos em bom nível, a saber:
- 93/94, em que marcou 15 golos no campeonato
- 95/96, em que marcou 18 golos no campeonato
De resto, em todas as restantes épocas esteve bem abaixo da dezena de golos no campeonato, sendo que na 3ª melhor marcou a módica quantia de 7 golitos... claramente fraco para um avançado na minha modesta opinião! vejam lá os números do Simão e comparem, isto para não falar de outros!

Poborsky7

Acho que estão a banalizar os Imortais.
Para mim um imortal é aquele jogador que será para sempre lembrado no clube, pela dedicação ao clube, pela sua qualidade,...O JVP cumpre nisto tudo, mas só de pensar que representou um dos nossos rivais, leva-me a não aceitar que vá para os imortais