João Vieira Pinto, o Menino de Ouro

Avançado, 52 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (1992-2000), 302 jogos (25669 minutos), 89 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2)

fsc_4

Citação de: pcssousa em 11 de Janeiro de 2010, 12:04
Citação de: _JonasThern_ em 10 de Janeiro de 2010, 21:19
Óbvio que não é medíocre. Mas muito longe de ser imortal. Esses números afastam, completamente, a teoria de que o João Pinto andava com o Benfica às costas...
Aparentemente só teve duas épocas em que realmente marcou golos em bom nível, a saber:
- 93/94, em que marcou 15 golos no campeonato
- 95/96, em que marcou 18 golos no campeonato
De resto, em todas as restantes épocas esteve bem abaixo da dezena de golos no campeonato, sendo que na 3ª melhor marcou a módica quantia de 7 golitos... claramente fraco para um avançado na minha modesta opinião! vejam lá os números do Simão e comparem, isto para não falar de outros!

Vamos lá ver o contexto da coisa. Que equipas é que o acompanhavam? Jogava na sua melhor posição?

O Simão tem números anormais para um jogador que não é PL. O que não significa que só quem os tiver é que pode ser imortal. Pelo menos na minha opinião.

Quer este fórum o coloque ou não como imortal, o Benfica dessa fase negra será sempre associado ao JVP. E isso torna-o imortal no universo benfiquista (quer mereça ou não, é o que sucede).

Red skin

O JVP n era PdeL... :) n sei pq é q acham q pelo facto de n marcar golos o JVP deixou de ser preponderante... o Michel nesse caso tb n o era! Ou o Rui Costa! ou o Javi Garcia!

pcssousa

Citação de: Red skin em 11 de Janeiro de 2010, 12:21
O JVP n era PdeL... :) n sei pq é q acham q pelo facto de n marcar golos o JVP deixou de ser preponderante... o Michel nesse caso tb n o era! Ou o Rui Costa! ou o Javi Garcia!
Mas o Preud'homme era avançado? ou o Rui Costa? E o Javi Garcia já foi promovido a imortal?
Esta época tens um belo exemplo de um avançado que marca golos: Saviola...

Red skin

Citação de: pcssousa em 11 de Janeiro de 2010, 12:39
Citação de: Red skin em 11 de Janeiro de 2010, 12:21
O JVP n era PdeL... :) n sei pq é q acham q pelo facto de n marcar golos o JVP deixou de ser preponderante... o Michel nesse caso tb n o era! Ou o Rui Costa! ou o Javi Garcia!
Mas o Preud'homme era avançado? ou o Rui Costa? E o Javi Garcia já foi promovido a imortal?
Esta época tens um belo exemplo de um avançado que marca golos: Saviola...

Tem marcado agora... pois no principio nem lhe era cobrado isso... aliás o JVP jogava muitas xs atrás dos avançados... o Miccoli tb n marcou um fartote de golos... e as assistências? estão contabilizadas?

pcssousa

O JVP era avançado, além disso para mim e só para mim o nº de golos marcados em 6 das 8 épocas é demasiado fraco para um grande avançado!
Quanto ao facto do Saviola só ter marcado agora, o que sei é que já leva 16 tentos oficiais esta época e está a roere os calcanhares ao Cardozo como melhor marcador da equipa, mas quanto ao facto de ter amrcado agora vê lá se ele também tem que perguntar às pessoas quando é que elas querem que ele marque os golos, se agora , se antes se depois, se daqui a mais um bocadito! por mim marcava era mais um ou dois na quarta-feira!

lcferreira

Citação de: pcssousa em 11 de Janeiro de 2010, 12:04
Citação de: _JonasThern_ em 10 de Janeiro de 2010, 21:19
Óbvio que não é medíocre. Mas muito longe de ser imortal. Esses números afastam, completamente, a teoria de que o João Pinto andava com o Benfica às costas...
Aparentemente só teve duas épocas em que realmente marcou golos em bom nível, a saber:
- 93/94, em que marcou 15 golos no campeonato
- 95/96, em que marcou 18 golos no campeonato
De resto, em todas as restantes épocas esteve bem abaixo da dezena de golos no campeonato, sendo que na 3ª melhor marcou a módica quantia de 7 golitos... claramente fraco para um avançado na minha modesta opinião! vejam lá os números do Simão e comparem, isto para não falar de outros!

No Zbordem fez pior mas teimam em dizer que foi lá que conseguiu melhores performances.... é pena só virem aí os golos e não os golos que deu e inventou.

lcferreira

#3276
Preud'homme

94/95 - 30 (golos sofridos na liga)
95/96 - 27 (golos sofridos na liga)
96/97 - 30 (golos sofridos na liga)
97/98 - 29 (golos sofridos na liga)
98/99 - 30 (golos sofridos na liga)

A culpa era da defesa... fraquinha...

João Pinto era avançado, esqueceste de mencionar que jogava uma dupla mais adiantada de 96 para a frente:

95/96 - Hassan e Marcelo, Mauro Airez e Ailton
96/97 - Hassan, Donizete, Mauro Airez, Pringle e Valdir
97/98 - Paulo Nunes, Nuno Gomes, Pringle e Deane
98/99 - Deane, Nuno Gomes,. Pringle, Saunders, Cadete
99/00 - Nuno Gomes, João Tomás, Cadete, Tote

Nestas épocas o João nunca jogou como avançado a não ser na última e era atrás do Nuno Gomes geralmente

Star

Ha muita gente aki k deve ter memoria curta e nao se deve lembrar ao certo o kuanto jogava o joao pinto...foi "só" dos melhores k vi passar no benfica em toda a minha vida...

nytbs1984

Uma excelente época (93-94), uma boa época (95-96), e as últimas três foram medíocres... O resto foram somente medianas, o que é mau para um jogador com a qualidade que ele chegou a demonstrar.
Avaliando somente o seu rendimento desportivo, não chega para ser considerado imortal. Devemos ser mais exigentes.

Era um dos poucos bons no meio de tamanha mediocridade, e até por isso mesmo devia ter sobressaído mais, como o Preud'homme fez. Mas não foi isso que aconteceu. Muitas vezes era mais um.
Sempre tive a sensação de que ele se deixou acomodar com o passar do tempo... O que ele fez depois de sair, comprova, na minha opinião, isso mesmo.

maxi04

Citação de: nytbs1984 em 11 de Janeiro de 2010, 13:47
Uma excelente época (93-94), uma boa época (95-96), e as últimas três foram medíocres... O resto foram somente medianas, o que é mau para um jogador com a qualidade que ele chegou a demonstrar.
Avaliando somente o seu rendimento desportivo, não chega para ser considerado imortal. Devemos ser mais exigentes.

Era um dos poucos bons no meio de tamanha mediocridade, e até por isso mesmo devia ter sobressaído mais, como o Preud'homme fez. Mas não foi isso que aconteceu. Muitas vezes era mais um.
Sempre tive a sensação de que ele se deixou acomodar com o passar do tempo... O que ele fez depois de sair, comprova, na minha opinião, isso mesmo.
Mas que exigência, e contextualizar isso não??
O homem andou com o Benfica as costas durante anos e agora passados estes anos todo oiço comentários como "teve um rendimento mediano"
SE me disserem que não vai para os imortais devido aos gestos que fez pós Benfica, ainda compreendo, agora do rendimento dele, não me entra minimamente na cabeça,fico parvo com estas coisas...

Red skin

Citação de: maxi04 em 11 de Janeiro de 2010, 13:58
Citação de: nytbs1984 em 11 de Janeiro de 2010, 13:47
Uma excelente época (93-94), uma boa época (95-96), e as últimas três foram medíocres... O resto foram somente medianas, o que é mau para um jogador com a qualidade que ele chegou a demonstrar.
Avaliando somente o seu rendimento desportivo, não chega para ser considerado imortal. Devemos ser mais exigentes.

Era um dos poucos bons no meio de tamanha mediocridade, e até por isso mesmo devia ter sobressaído mais, como o Preud'homme fez. Mas não foi isso que aconteceu. Muitas vezes era mais um.
Sempre tive a sensação de que ele se deixou acomodar com o passar do tempo... O que ele fez depois de sair, comprova, na minha opinião, isso mesmo.
Mas que exigência, e contextualizar isso não??
O homem andou com o Benfica as costas durante anos e agora passados estes anos todo oiço comentários como "teve um rendimento mediano"
SE me disserem que não vai para os imortais devido aos gestos que fez pós Benfica, ainda compreendo, agora do rendimento dele, não me entra minimamente na cabeça,fico parvo com estas coisas...

Idem... mas a parte do comportamento acho questionável, pois n desrespeitou o Benfica, já o contrário...

Far(away)

Citação de: lcferreira em 11 de Janeiro de 2010, 13:31
Preud'homme

94/95 - 30 (golos sofridos na liga)
95/96 - 27 (golos sofridos na liga)
96/97 - 30 (golos sofridos na liga)
97/98 - 29 (golos sofridos na liga)
98/99 - 30 (golos sofridos na liga)

A culpa era da defesa... fraquinha...

João Pinto era avançado, esqueceste de mencionar que jogava uma dupla mais adiantada de 96 para a frente:

95/96 - Hassan e Marcelo, Mauro Airez e Ailton
96/97 - Hassan, Donizete, Mauro Airez, Pringle e Valdir
97/98 - Paulo Nunes, Nuno Gomes, Pringle e Deane
98/99 - Deane, Nuno Gomes,. Pringle, Saunders, Cadete
99/00 - Nuno Gomes, João Tomás, Cadete, Tote

Nestas épocas o João nunca jogou como avançado a não ser na última e era atrás do Nuno Gomes geralmente

Uma mentira muitas vezes repetida torna-se verdade.

maxi04

Citação de: Red skin em 11 de Janeiro de 2010, 14:10
Citação de: maxi04 em 11 de Janeiro de 2010, 13:58
Citação de: nytbs1984 em 11 de Janeiro de 2010, 13:47
Uma excelente época (93-94), uma boa época (95-96), e as últimas três foram medíocres... O resto foram somente medianas, o que é mau para um jogador com a qualidade que ele chegou a demonstrar.
Avaliando somente o seu rendimento desportivo, não chega para ser considerado imortal. Devemos ser mais exigentes.

Era um dos poucos bons no meio de tamanha mediocridade, e até por isso mesmo devia ter sobressaído mais, como o Preud'homme fez. Mas não foi isso que aconteceu. Muitas vezes era mais um.
Sempre tive a sensação de que ele se deixou acomodar com o passar do tempo... O que ele fez depois de sair, comprova, na minha opinião, isso mesmo.
Mas que exigência, e contextualizar isso não??
O homem andou com o Benfica as costas durante anos e agora passados estes anos todo oiço comentários como "teve um rendimento mediano"
SE me disserem que não vai para os imortais devido aos gestos que fez pós Benfica, ainda compreendo, agora do rendimento dele, não me entra minimamente na cabeça,fico parvo com estas coisas...

Idem... mas a parte do comportamento acho questionável, pois n desrespeitou o Benfica, já o contrário...
Sim....óbvio que também acho questionável, mas o pessoal que não o considera imortal por isso, ainda consigo compreender, porque apesar de ter sido escorraçado do clube, foi escorraçado fundamentalmente pela direcção e pelo bandido do Vale Tudo, ou seja o Benfica e os seus adeptos estão a frente de tudo isso, acho que podia ter tido outra postura.
Para mim é Imortal, por tudo o que representou para mim na minha infância...

pcssousa

Citação de: Star em 11 de Janeiro de 2010, 13:35
Ha muita gente aki k deve ter memoria curta e nao se deve lembrar ao certo o kuanto jogava o joao pinto...foi "só" dos melhores k vi passar no benfica em toda a minha vida...
Tenho pena que não tenhas visto jogar pelo Benfica outros jogadores muito melhores que ele. É sempre triste que um Benfiquista não tenha visto jogadores de grande craveira internacional jogar pelo seu clube, devias ter nascido mais cedo, ou não...

pcssousa

Citação de: lcferreira em 11 de Janeiro de 2010, 13:31
Preud'homme

94/95 - 30 (golos sofridos na liga)
95/96 - 27 (golos sofridos na liga)
96/97 - 30 (golos sofridos na liga)
97/98 - 29 (golos sofridos na liga)
98/99 - 30 (golos sofridos na liga)

A culpa era da defesa... fraquinha...

João Pinto era avançado, esqueceste de mencionar que jogava uma dupla mais adiantada de 96 para a frente:

95/96 - Hassan e Marcelo, Mauro Airez e Ailton
96/97 - Hassan, Donizete, Mauro Airez, Pringle e Valdir
97/98 - Paulo Nunes, Nuno Gomes, Pringle e Deane
98/99 - Deane, Nuno Gomes,. Pringle, Saunders, Cadete
99/00 - Nuno Gomes, João Tomás, Cadete, Tote

Nestas épocas o João nunca jogou como avançado a não ser na última e era atrás do Nuno Gomes geralmente
Viste jogos que eu não vi! não foram muitas as vezes que vi ao longo dessas épocas o Benfica jogar com duplas avançadas e o João Pinto nas suas costas... Se calhar é porque o rendimento João Pinto incluido, foi tão mediocre, tão pouco de acordo com a história do clube que preferí esquecer!
Tenha jogado a avançado ou tivesse jogado a defesa o certo é que aqueles registos de golos são pobres para um imortal, muito pobrezito mesmo e se calhar se não jogou a avançado é porque tinha lá avançados com melhor rendimento, vamos lá ver, o Hassan foi no Farense melhor marcador do campeonato, o Marcelo no trisense foi 2º penso eu, o Paulo Nunes foi "despachado" pelo João Pinto e era internacional brasileiro, o Brian Deane apresentou bom rendimento e era internacional inglês, o Donizete também apresentou bom registo de golos e era também internacional brasileiro, o Jorge Cadete ao longo da carreira também tem um muito melhor registo de golos que o JVP, e o Nuno Gomes também apresentou na sua primeira passagem pelo Benfica registos a nivel de golos muitissimo superiores aos do Pinto... se efectivamente não jogava a avançado a justificação deve ser essa, é que aparentemente os outros a nivel de golos eram melhores, com melhores registos!