João Vieira Pinto, o Menino de Ouro

Avançado, 53 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (1992-2000), 302 jogos (25669 minutos), 89 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2)

Eagle Fly Free

Citação de: cernache1 em 21 de Setembro de 2010, 20:23
Citação de: Eagle Fly Free em 21 de Setembro de 2010, 20:19
Expandir...
Citação de: playerfoxinot em 21 de Setembro de 2010, 19:58
Citação de: Slb-Ag em 21 de Setembro de 2010, 18:18
Citação de: cernache1 em 21 de Setembro de 2010, 16:25
O JVO "faleceu" em junho de 2000.

Foi um bom jogador que faz alguns grandes jogos e um lendario.
Para mim foi antes, muito antes... talvez em Setembro de 97.

fez um excelente europeu, estava bem vivo

Foi o melhor jogador do campeonato em 2002... O ocaso da carreira (mas será que é disso que falam ?) dá-se no Mundial 2002 com o murro ao árbitro.

Quando assinou pelo scp morreu para mim. Quero guardar algumas boas recordaçoes dele.

Pois, não é isso que está em causa, pensei que estivessem a falar do que fez ao longo da carreira.

Zaratustra

o JVP desde que teve aquele problema em espanha nunca quis sair. Depois de ter sido despedido restava-lhe o Porto ou o Sporting, ou ir para um clube como o Beira-Mar em sinal de respeito ao benfica que o tinha tratado muito bem...
e anda ha quem o chame traidor? quando so se ve de um lado....

_JonasThern_

Citação de: Red skin em 21 de Setembro de 2010, 14:46
Acho piada haver um user com o nick JonasThern e vir para aqui falar de traições do JVP  ;D

Achas? Então porquê diz-me lá... Queres ver que o Jonas Thern rescindiu com o Benfica para assinar pelo Sporting! Esse trafulha!

_JonasThern_

Citação de: Eagle Fly Free em 21 de Setembro de 2010, 20:12
Citação de: _JonasThern_ em 20 de Setembro de 2010, 23:24
Expandir...
Citação de: Eagle Fly Free em 20 de Setembro de 2010, 22:59
Citação de: _JonasThern_ em 20 de Setembro de 2010, 22:54
Citação de: Eagle Fly Free em 20 de Setembro de 2010, 22:27
Citação de: _JonasThern_ em 20 de Setembro de 2010, 22:23
Citação de: Eagle Fly Free em 20 de Setembro de 2010, 22:22
Citação de: _JonasThern_ em 20 de Setembro de 2010, 22:21
Citação de: Eagle Fly Free em 20 de Setembro de 2010, 22:19
Citação de: tiagoterceira em 20 de Setembro de 2010, 22:09
meter o JVP nos Imortais é brincar com Eusébio, Coluna, Torres e companhia...

Comparação sem sentido. Em termos de qualidade o JVP entra no onze dos anos 1960.

Entrará? Duvido...

Pois eu tenho a certeza.

Desafio-te a fazer uma equipa com os melhores jogadores dos anos 60 e põe o João Pinto a titular.

Não é muito difícil...

Costa Pereira;Cavém , Germano , Raul Machado , Cruz; JVP,  Mário Coluna; José Augusto ,  Torres , Eusébio ,  Simões

E outra coisa... Águas não entra aí?

Tu... és um bocado chato. Estás a querer armar ao pagode e fazer os outros de parvos. Se queres que Águas entre, tiras o Torres.

O que é certo é que te provei que o JVP entra facilmente num onze dos anos 1960, e mais nada tenho para acrescentar.

Dum ponto de vista técnico, o JVP está na galeria dos melhores de sempre do Benfica, quer queiras ou não.

Provaste... Provaste em teu entender. Em meu entender, comparar João Pinto a jogadores como José Torres ou José Águas é incrível... Comparar o rendimento do João Pinto ao destes jogadores é incrível...

É incrível é, mas eu não comparei nada, nem jogadores nem rendimentos. De novo a manipulação...

Nem sequer se pode comparar Torres, José Águas com JVP porque são posições diferentes.

São posições diferentes? Eu sei. Mas então o que é que queres dizer com isto?

"Se queres que Águas entre, tiras o Torres."

Em que é que te baseias para por o João Pinto e tirar o Águas ou o Torres? Não acredito que seja nos bonitos olhos do João Pinto. Se achas que o primeiro tem lugar num onze e um dos outros dois não deve ser pelo rendimento de ambos ou pelo que valem como jogadores, digo eu... Manipulação? Oh amigo, tenho mais que fazer do que andar para aqui a manipular opiniões de outros. Estou apenas a constatar aquilo que, para mim, me parece evidente.

cwally

Citação de: _JonasThern_ em 21 de Setembro de 2010, 22:29
Acho piada haver um user com o nick JonasThern e vir para aqui falar de traições do JVP  ;D

Achas? Então porquê diz-me lá... Queres ver que o Jonas Thern rescindiu com o Benfica para assinar pelo Sporting! Esse trafulha!
Atenção que o JVP não rescindiu com o Benfica! Foi simplesmente dispensado...

_JonasThern_

Citação de: cwally em 21 de Setembro de 2010, 22:37
Expandir...

Eu não critico ele ter ido para o Sporting em 2000. Já aqui o disse mais do que uma vez. Foi à sua vida e procurou o melhor para si. Se vivia em Lisboa faz todo o sentido que tenha assinado pelo Sporting. Não percebo quem critica essa opção dele depois de ter sido dispensado. O que eu estava a falar passou-se em 93, quando rescindiu com o Benfica para assinar pelo Sporting. Depois, o Jorge de Brito lá foi a Espanha oferecer mais uns cobres para ele continuar e ele aceitou.

Eagle Fly Free

Citação de: _JonasThern_ em 21 de Setembro de 2010, 22:33
Expandir...

Comparação sem sentido. Em termos de qualidade o JVP entra no onze dos anos 1960.

Entrará? Duvido...

Pois eu tenho a certeza.

Desafio-te a fazer uma equipa com os melhores jogadores dos anos 60 e põe o João Pinto a titular.

Não é muito difícil...

Costa Pereira;Cavém , Germano , Raul Machado , Cruz; JVP,  Mário Coluna; José Augusto ,  Torres , Eusébio ,  Simões

Tu... és um bocado chato. Estás a querer armar ao pagode e fazer os outros de parvos. Se queres que Águas entre, tiras o Torres.

O que é certo é que te provei que o JVP entra facilmente num onze dos anos 1960, e mais nada tenho para acrescentar.

Dum ponto de vista técnico, o JVP está na galeria dos melhores de sempre do Benfica, quer queiras ou não.

Provaste... Provaste em teu entender. Em meu entender, comparar João Pinto a jogadores como José Torres ou José Águas é incrível... Comparar o rendimento do João Pinto ao destes jogadores é incrível...

É incrível é, mas eu não comparei nada, nem jogadores nem rendimentos. De novo a manipulação...

Nem sequer se pode comparar Torres, José Águas com JVP porque são posições diferentes.

Em que é que te baseias para por o João Pinto e tirar o Águas ou o Torres? Não acredito que seja nos bonitos olhos do João Pinto. Se achas que o primeiro tem lugar num onze e um dos outros dois não deve ser pelo rendimento de ambos ou pelo que valem como jogadores, digo eu... Manipulação? Oh amigo, tenho mais que fazer do que andar para aqui a manipular opiniões de outros. Estou apenas a constatar aquilo que, para mim, me parece evidente.

A única coisa que salta à vista é que pouco percebes disto. Eu coloquei a equipa que mais jogou numa certa época (na qual José Águas já nem sequer estava no Benfica) manti toda a frente atacante, a defesa, o guarda-redes.

Fiz apenas uma alteração no meio-campo.

Por outro lado, ainda não percebi para que queres tu ter dois avançados-centro como José Águas, Torres e mais Eusébio todos a jogar em simultâneo !

Para acabar, também é interessante perceber se Guttman, Riera, Glória, e Schwartz ficavam chateados por ter um jovem como o JVP nos seus plantéis. Curioso!

cwally

Citação de: _JonasThern_ em 21 de Setembro de 2010, 22:40
Expandir...

Eu não critico ele ter ido para o Sporting em 2000. Já aqui o disse mais do que uma vez. Foi à sua vida e procurou o melhor para si. Se vivia em Lisboa faz todo o sentido que tenha assinado pelo Sporting. Não percebo quem critica essa opção dele depois de ter sido dispensado. O que eu estava a falar passou-se em 93, quando rescindiu com o Benfica para assinar pelo Sporting. Depois, o Jorge de Brito lá foi a Espanha oferecer mais uns cobres para ele continuar e ele aceitou.
Ah ok, então está certo. Não sei se ele chegou a rescindir era demasiado novo para conhecer contornos mas acredito que tenha havido jogadas feias pelo meio.

Cada um tem direito a opinião e a minha é que devia ser imortal tal como Simão.

Eagle Fly Free

Quero dizer que não percebo porque queres dois avançados-centro, com Eusébio a ligar o ataque todo.  :crazy2:

_JonasThern_

Citação de: Eagle Fly Free em 21 de Setembro de 2010, 22:41
Expandir...

Entrará? Duvido...

Pois eu tenho a certeza.

Não é muito difícil...

A única coisa que salta à vista é que pouco percebes disto. Eu coloquei a equipa que mais jogou numa certa época (na qual José Águas já nem sequer estava no Benfica) manti toda a frente atacante, a defesa, o guarda-redes.

Por outro lado, ainda não percebi para que queres tu ter dois avançados-centro como José Águas, Torres e mais Eusébio todos a jogar em simultâneo !

Para acabar, também é interessante perceber se Guttman, Riera, Glória, e Schwartz ficavam chateados por ter um jovem como o JVP nos seus plantéis. Curioso!

Não percebes para que eu quero 2 avançados? Eu não percebo para que queres tantos médios com características ofensivas. Talvez para por o João Pinto, pois não o estou a ver a tirar o lugar a jogadores como Coluna, Eusébio, Águas ou Torres. O Águas foi, simplesmente, bicampeão europeu. Ganhou duas Taças dos Campeões na década de 60 e marcou nas duas finais. Abstraí-lo da década de 60 só por ter pendurado as botas em 63 é injusto. Se ficavam chateados ou não não é isso que está em questão. Talvez o João Pinto de 94/95, 97/98, 98/99 ou 99/2000, ou seja, metade das épocas em que esteve no Benfica não lhes interessasse muito. O de 92/93 e o de 96/97 até podia dar jeito. O de 93/94 e o de 95/96 poderia ser um jogador com presença regular no onze.

Quanto ao eu perceber muito ou pouco disto não sei. Talvez ao pé de sua sabedoria perceba pouco. E o melhor é acabarmos aqui a conversa porque já estás a ir para caminhos que não vão ser bons nem para ti nem para mim.

Cumprimentos.

_JonasThern_

Citação de: cwally em 21 de Setembro de 2010, 22:45
Citação de: _JonasThern_ em 21 de Setembro de 2010, 22:40
Expandir...

Ah ok, então está certo. Não sei se ele chegou a rescindir era demasiado novo para conhecer contornos mas acredito que tenha havido jogadas feias pelo meio.

Cada um tem direito a opinião e a minha é que devia ser imortal tal como Simão.

Mas isso é a opinião de cada um e só temos é que respeitar. Completamente de acordo contigo. O que para uma pessoas é sufciente para não ser considerado imortal (este caso que falei em particular), para outras pode não ser. E por isso é que vão sempre haver estas discussões. Imortal ou não nunca será esquecido.

Eagle Fly Free

Citação de: _JonasThern_ em 21 de Setembro de 2010, 23:05
Citação de: Eagle Fly Free em 21 de Setembro de 2010, 22:41
Expandir...

Entrará? Duvido...

Pois eu tenho a certeza.

Não é muito difícil...

Não percebes para que eu quero 2 avançados? Eu não percebo para que queres tantos médios com características ofensivas. Talvez para por o João Pinto, pois não o estou a ver a tirar o lugar a jogadores como Coluna, Eusébio, Águas ou Torres. O Águas foi, simplesmente, bicampeão europeu. Ganhou duas Taças dos Campeões na década de 60 e marcou nas duas finais. Abstraí-lo da década de 60 só por ter pendurado as botas em 63 é injusto. Se ficavam chateados ou não não é isso que está em questão. Talvez o João Pinto de 94/95, 97/98, 98/99 ou 99/2000, ou seja, metade das épocas em que esteve no Benfica não lhes interessasse muito. O de 92/93 e o de 96/97 até podia dar jeito. O de 93/94 e o de 95/96 poderia ser um jogador com presença regular no onze.

Quanto ao eu perceber muito ou pouco disto não sei. Talvez ao pé de sua sabedoria perceba pouco. E o melhor é acabarmos aqui a conversa porque já estás a ir para caminhos que não vão ser bons nem para ti nem para mim.

Cumprimentos.

Esta é a equipa de uma época específica que mais jogou. Não são os melhores jogadores da década. O José Águas já não jogava, não fui eu que o tirei.  :crazy2:   Tirei esta época ao calhas. Não tirei Coluna, nem Eusébio ou Torres.

Não percebo nada...  :crazy2:

Bailey

Não tenho paciencia para repetir o que disse umas paginas para trás, mas fico farto de ler mentiras aqui.
A que agora andam praí a por é que o JVP rescindiu  o contrato em 93. O JVP não rescindiu coisa nenhuma, se rescindisse tinha que assinar novo contrato para cobrir o que rescindiu.

O JVP tinha salários em atraso, estava no seu 1º ano de contrato e notificou o Benfica que teria que rescindir por justa causa. Demonstra o que isto? Que não era benfiquista? ninguém disse que o JVP com 1 ano de Benfica fosse benfiquista porque era mentira. Também demonstra que a sua disponibilidade em ficar, renovando contrato, e ficando 8 anos, que ganhou amor ao clube.

Deixem-se de mentiras que já enjoa.

_JonasThern_

Para acabar com a conversa da não rescisão do João Pinto em 93:

A LEI DA SELVA

"A época de futebol 93/94, prestes a começar, foi antecedida por um defeso que ficará para a história. A crise económico-financeira, há muito generalizada nos clubes portugueses, estendeu-se também ao poderoso Benfica. Pela primeira vez, a mais sólida instituição desportiva nacional foi apanhada em posição de fraqueza. Daí o escândalo.

Em poucos dias, a ofensiva do rival Sporting, a coberto dessas dificuldades de tesouraria que atingiram todos os funcionários e todas as áreas do clube da Luz, foi avassaladora.

O presidente "leonino", Sousa Cintra, colocou na precisão dos golpes a mesma frieza com que, durante muito tempo, o Benfica o soube castigar na corrida aos reforços pretendidos, dos anónimos Mário Jorge e Pedro Roma aos consagrados João Pinto e Paulo Futre.

A 10 de Junho, no Estádio Nacional, o Benfica ganhava a Taça com uma exibição brilhante. Uma equipa 100% portuguesa do meio-campo para a frente (Vítor Paneira, Paulo Sousa, Rui Costa, João Pinto, Rui Águas e... Paulo Futre) e a prometer muito para estes anos 90.

Apenas onze dias depois, a rescisão de Pacheco (já a caminho de Alvalade) -- o único futebolista que não se associara aos festejos dos colegas no relvado do Jamor -- dava o mote para o grande escândalo. Seguir-se-iam as rescisões de Paulo Sousa e João Pinto; Paulo Futre fazia constar que sairia a bem ou a mal; Rui Costa ia de emergência ao Estádio da Luz na véspera de casamento para regularizar a situação (também ele era um dos alvos leoninos). A equipa de futebol mais prometedora do País esteve à beira do total desmembramento.

Jorge de Brito, contudo, conseguiu estancar a sangria com a repescagem  de João Pinto. Talvez essa quixotesca viagem ao Sul de Espanha, sem total garantia de encontrar o paradeiro do jogador, tenha valido ao Benfica, apesar de tudo, conservar os jogadores suficientes para formar uma equipa ainda capaz de partir para esta época com todas as pretensões intactas a nível interno. O grande responsável pelo descalabro da gestão do clube reabilitou-se, assim, um pouco,  da falta de atenção com que durante vários meses acompanhou o dia a dia do Benfica.

Esta guerra Sporting-Benfica marcou, indelevelmente, o período de defeso, onde as dificuldades financeiras de todos os clubes estiveram em grande evidência -- repare-se, por exemplo, no campeão nacional, FC Porto, pela primeira vez discreto e ausente das lutas do mercado, incapaz de reforçar um conjunto que, se dispõe de bons jogadores a nível nacional, teria de fazer uma ou outra aquisição para enfrentar com maior à-vontade a Liga dos Campeões, onde anseia voltar a estar presente.

Saber como vão evoluir as finanças dos principais clubes, qual o cuidado posto na gestão, em que medida se poderão esbater as tensões internas resultantes dos dispêndios com a aquisição (Sporting) ou manutenção (Benfica) de jogadores, são questões fundamentais. De cujas respostas, muito provavelmente, dependerá o maior ou menor grau de consistência das eternas três candidaturas ao título nacional que, desta vez sim, parecem reunir igual força.

Resta saber se a luta será (apenas) desportiva ou se a lei da selva, que já nem respeita as férias, voltará a ditar regras, às vezes à revelia dos regulamentos, no silêncio dos bastidores."

Este é um texto retirado da Revista Record da época 93/94 que ajuda um pouco a desmestificar esta história do João Pinto. Falam ali do Rui Costa, que como se pode ver aqui mandou os lagartos apanhar na peida ao contrário de outros, mas esquecem-se de falar em Isaías e Paneira que também os mandaram para o mesmo sítio. Pacheco, Paulo Sousa e João Pinto não tiveram essa capacidade.

Bailey

Record, esse jornal sempre tão certo do que escreve não é verdade? Nota-se no dia a dia. Não houve rescisão, porque a haver rescisão tinha que ser celebrado novo contrato. Muito simples. O que houve foi uma notificação a pedir rescisão, que depois foi voltado atrás, inclusivé com renovação de contrato.

Não sei se estavas a assistir a epoca de 93/94, ou se ainda mal sabias falar, mas se já vias futebol a sério, de certeza que tiveste uma grande alegria no ano a seguir a "rescisão", e andaste feliz da vida em ser campeão. Graças a quem? Graças à equipa toda, mas muito graças à época fantástica do JVP.

Passaste praqui o dia todo a destilar ódio e a dizer inverdades, para não dizer mentiras. Tu segues-te por revistas do record (já agora porque não as do Correio da Manhã?), eu por ter estado cá a acompanhar a história. Lembro-me o que foi o Benfica na década de 90 e o que foi crescer a sofrer por não ser campeão e gozado durante anos, tendo no JVP no Preud'homme e poucos mais motivos para não desistir. Tu tens revistas.. Eis a diferença.