João Vieira Pinto, o Menino de Ouro

Avançado, 52 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (1992-2000), 302 jogos (25669 minutos), 89 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2)

_JonasThern_

Sim, tu é que dizes verdades. Os jornais da altura estavam todos errados, até porque não foi só o Record a noticiar a rescisão que aconteceu mesmo! Quanto à minha idade, amigo, eu ainda nem tinha dentes em 93! Só comprava as revistas da bola para ver os bonecos! Eu tenho revistas? Amigo, eu tenho factos... Se tu nem a artigos da altura dás créditos...

Mas já que dizes que o jornal Record não estava certo, o que me dizes disto?

Quando o Estádio da Luz estava para vir abaixo

Pressões foram muitas mas reconheço que errei

O João não quer passar por cima daquilo que no chamado verão quente benfiquista em 1993 constituiu uma enorme polémica, à volta de uma rescisão unilateral do contrato e a "fuga" para Alvalade. Afinal, considera o "maior erro da minha carreira desportiva".

E sem problemas, de uma sinceridade que revela bem o seu grande carácter, vai-nos contando: "Pubicamente, mais de uma vez, pedi desculpa por ter causado problemas ao Benfica e afirmei que reconhecia ter-se tratado do maior erro da minha carreira desportiva!" E reflectindo, grato, vai confessando que "dou graças a Deus todos os dias pelos benfiquistas terem entendido o que se passou... e estou-lhes imensamente grato por isso. Sei que não é fácil um benfiquista ver abalar um jogador do seu clube para o Sporting, principalmente quando há uma rivalidade histórica. Acho que me redimi com o primeiro contrato."

A verdadeira história

"Fui muito pressionado e todos os dias isso ia acontecendo. Diziam-me quase que o Estádio da Luz cairia de um dia para o outro, que havia uma crise financeira enormeda qual o Benfica jamais iria recuperar. Depois, que tinha justa-causa para rescindir o contrato, o que veio a provar-se não ser verdadeiro."

E a pressão continuava. Esse dia foi terrível para o João e apesar de sempre ter dito que não queria assinar, o "forcing" tornou-se tremendo, a ponto de lhe dizerem que tinha de ser ali, naquele momento, sem hesitações.

"Era noite, falava muitas vezes com a minha mulher através do telefone e dizia-lhe sempre que não assinasse nada. Tentei falar com vários amigos e não consegui encontrar nenhum. Depois daquilo que me diziam ir acontecer no Benfica e sabia que havia grandes dificuldades... foi a maior crise que o Benfica passou até hoje. Todas estas coisas, acabaram por contribuir para assinar mesmo sobre pressão. Logo a seguir vi o erro que tinha cometido e tentei repará-lo da melhor forma."

A realidade, é que o João, com a ajuda de muita gente, conseguiu resolver a situação e numa outra atitude definidora de um grande carácter, pede-nos que não insistamos em saber quem foram as pessoas que o ajudaram. Não seria correcto da minha parte envolvê-las. Mas uma coisa é certa, foram pessoas minhas amigas e que me aconselharam bem."


Isto foi retirado, somente da Biografia do João Pinto, um produto oficial do Benfica que, nesse ano, lançou as Biografias de todos os jogadores do plantel. Colecção que comecei a fazer mas que, por acaso, não acabei.

Não houve rescisão? Houve! Mas sei lá! Talvez tu saibas mais que o Benfica ou que o próprio João Pinto...

Bailey

#4036
Quando o Estádio da Luz estava para vir abaixo
Pressões foram muitas mas reconheço que errei

O João não quer passar por cima daquilo que no chamado verão quente benfiquista em 1993 constituiu uma enorme polémica, à volta de uma rescisão unilateral do contrato e a "fuga" para Alvalade. Afinal, considera o "maior erro da minha carreira desportiva".

E sem problemas, de uma sinceridade que revela bem o seu grande carácter, vai-nos contando: "Pubicamente, mais de uma vez, pedi desculpa por ter causado problemas ao Benfica e afirmei que reconhecia ter-se tratado do maior erro da minha carreira desportiva!" (quem nunca errou atire a primeira pedra)
E reflectindo, grato, vai confessando que "dou graças a Deus todos os dias pelos benfiquistas terem entendido o que se passou... e estou-lhes imensamente grato por isso. Sei que não é fácil um benfiquista ver abalar um jogador do seu clube para o Sporting, principalmente quando há uma rivalidade histórica. Acho que me redimi com o primeiro contrato."

A verdadeira história

"Fui muito pressionado e todos os dias isso ia acontecendo. Diziam-me quase que o Estádio da Luz cairia de um dia para o outro, que havia uma crise financeira enormeda qual o Benfica jamais iria recuperar.  (jovem no 1º ano de contrato, tu com 22 anos trabalhas de graça num sitio que acabaste de chegar? Bom para ti!)

Depois, que tinha justa-causa para rescindir o contrato, o que veio a provar-se não ser verdadeiro." E a pressão continuava. Esse dia foi terrível para o João e apesar de sempre ter dito que não queria assinar, o "forcing" tornou-se tremendo, a ponto de lhe dizerem que tinha de ser ali, naquele momento, sem hesitações.
"Era noite, falava muitas vezes com a minha mulher através do telefone e dizia-lhe sempre que não assinasse nada. Tentei falar com vários amigos e não consegui encontrar nenhum. Depois daquilo que me diziam ir acontecer no Benfica e sabia que havia grandes dificuldades... foi a maior crise que o Benfica passou até hoje. Todas estas coisas, acabaram por contribuir para assinar mesmo sobre pressão. Logo a seguir vi o erro que tinha cometido e tentei repará-lo da melhor forma."

A realidade, é que o João, com a ajuda de muita gente, conseguiu resolver a situação e numa outra atitude definidora de um grande carácter, pede-nos que não insistamos em saber quem foram as pessoas que o ajudaram. Não seria correcto da minha parte envolvê-las. Mas uma coisa é certa, foram pessoas minhas amigas e que me aconselharam bem."

Ainda bem que tens aí os arquivos, devias notar as partes que eu sublinhei, para veres o verdadeiro carácter dele, e não aquilo que te convém. Devias usar também alguma da tua inteligência, que certamente terás para entenderes o que é que se passou. A parte que sublinhei, pus bold e itálico talvez te ajude à compreensão.
E novamente pergunto-te. Já que pela tua ironia deduzo que já vias futebol a sério em 93/94, diz-me lá se não andaste a festejar o título muito graças a ele, e em particular aqueles 6-3 também graças a ele? Isso já queres esquecer, ou pior, queres que as pessoas se esqueçam.
Lamento mas a história do Benfica, é muito maior do que os teus bolds  que fazes nos teus arquivos históricos.

Red skin

Belo trabalho Bailey!

Só queria ressalvar q o JVP tinha pouco tempo de Benfica na altura, é natural q n estivesse tão identificado com o clube como deveriam estar Paulo Sousa e Pacheco... mesmo assim fez a coisa correcta e n assinou pelo Sporting!

Bailey

nao me entendo com os bolds, portanto e para considerá los até a parte dos sublinhados itálicos.
Outra coisa eu não ando a pretender dizer que todos teem que considerá lo imortal. Respeitem é quem o considera coisa que tu jonas não andas a fazer.
Vao umas paginas atrás com uma discussao entre mim e o elvis e verão que é possível discutir este topico com dois pontos de vista diferentes, sem ter que andar para aqui destilar ódio.
Jonas já que tens tantos arquivos e memorias, porque não concentrares-te nos topicos dos jogadores que gostaste?

Red skin

A ver se ele aparece no tópico do Jonas Thern  ::)

flexluis

JVP é assunto esgotado neste fórum, tudo já foi dito vezes sem conta.

Para mim e em resumo, apenas não o consideram o maior símbolo do Benfica dos últimos 30 anos, as pesssoas que não perdoam o facto de ter ido para o sportém quando o Vale e Azevedo o mandou embora.

_JonasThern_

Citação de: Bailey em 22 de Setembro de 2010, 09:44
nao me entendo com os bolds, portanto e para considerá los até a parte dos sublinhados itálicos.
Outra coisa eu não ando a pretender dizer que todos teem que considerá lo imortal. Respeitem é quem o considera coisa que tu jonas não andas a fazer.
Vao umas paginas atrás com uma discussao entre mim e o elvis e verão que é possível discutir este topico com dois pontos de vista diferentes, sem ter que andar para aqui destilar ódio.
Jonas já que tens tantos arquivos e memorias, porque não concentrares-te nos topicos dos jogadores que gostaste?

Não querias que o João Pinto, para um Produto Oficial do Benfica não dissesse aquelas coisas bonitas pois não? Naquela biografia também diz que é benfiquista do coração, coisa que agora desmente.

Quanto ao ser imortal ou não, para mim não é. E o que tenho andado a fazer não é não respeitar as opiniões dos outros. É, simplesmente, sustentar aquilo que eu acho. Se te abstraires da conversa que tenho tido contigo e vires, o que tenho dito a outros users e mais recentemente ao cwally, vês que não ando aqui a desrespeitar a opinião de ninguém.

Quanto ao título de 93/94, claro que o festejei, tal como tu e tal como todos os benfiquistas que tiveram o previlégio de o presenciar. É uma coisa irracional. Não me passa pela cabeça não festejar um título do Benfica e não ficar feliz por o Benfica vencer seja em que condições seja. Nunca o irei reduzir ao João Pinto, pois a nossa equipa nessa altura era muito mais que o João Pinto. Tínhamos um Mozer, um Veloso, um Rui Costa, um Schwarz, um Paneira, um Isaías, etc.

O João Pinto fez, e bem nessa época, o que lhe competia. Fez um enorme jogo no jogo do título. Uma exibição soberba! Sem ele não teríamos ganho esse jogo. Marcou 3 golos em Alvalade, ganhámos o título nas barbas de quem, uns meses antes, tinha tentado acabar connosco. Ainda para mais, tendo como figura principal nesse jogo, um jogador que eles estiveram à beira de contratar. Óbvio que dá um gozo tremendo ganhar ao Sporting nestas condições. No entanto, volto a dizer... é irracional! Não acredito que ninguém, goste ou não goste do João Pinto, ache ou não o João Pinto imortal não tenha tido esse mesmo gozo.

No entanto, isto não me faz esquecer aquilo que o João Pinto fez, também, uns meses antes e que, quanto a mim, é suficiente para não o considerar imortal. E já agora, quem te disse que eu não gostei do João Pinto? 8 anos num clube não são 8 dias. Gostei sim do João Pinto. No entanto, acho também que, apesar dos 8 anos que esteve no Benfica, o seu rendimento enquanto jogador do clube não chega para ser imortal. Desses 8 anos, a meu ver, fez 2 épocas de altíssimo nível. 2 épocas de nível imortal digamos. Estou a falar das épcoas de 93/94 e de 95/96. As épocas de 94/95, 97/98, 98/99 e 99/2000 foram para esquecer, completamente. Sobram as épocas de 92/93 e 96/97 que foram épocas boas. Somando isto, parece-me pouco para um imortal. Está muito bem aqui na saudade, a meu ver. Gostei do João Pinto, hoje gosto menos. Bastante menos. A indiferença com que trata o Benfica é injusta para os adeptos do Benfica, adeptos esses que, aquando da sua saída em 2000, criaram uma onda de revolta e de solidariedade para com ele nunca vista em Portugal. Depois disto, os adeptos não mereciam essa indiferença, e mereciam muito menos que, poucos dias depois, o João Pinto saltasse alegremente, em Alvalade, o "e quem não salta é lampião". O penhoramento do autocarro do Benfica é outro tipo de histórias pelas quais eu não gostaria de entrar.

_JonasThern_

Citação de: flexluis em 22 de Setembro de 2010, 09:56
JVP é assunto esgotado neste fórum, tudo já foi dito vezes sem conta.

Para mim e em resumo, apenas não o consideram o maior símbolo do Benfica dos últimos 30 anos, as pesssoas que não perdoam o facto de ter ido para o sportém quando o Vale e Azevedo o mandou embora.

Eu não o considero o maior símbolo do Benfica dos últimos 30 anos e acho que o João Pinto fez muito bem em ir para o Sporting quando o Vale e Azevedo o mandou embora. Foi à sua vida, procurou o melhor para si que era continuar em Lisboa, onde vivia com mulher e dois filhos à já bastantes anos. E o único clube em Lisboa à medida do João Pinto, nessa altura, era o Sporting. Não misturemos as coisas.

_JonasThern_

Citação de: Red skin em 22 de Setembro de 2010, 09:52
A ver se ele aparece no tópico do Jonas Thern  ::)

A ti volto-te a dizer. Viste o Jonas Thern rescindir com o Benfica para ir para o Sporting? Viste o Jonas Thern a saltar o "e quem não salta é lampião?". Viste o Jonas Thern muito abaixo do seu nível nas 3 épocas em que representou o Benfica? E o mais importante, viste-me pedir para o Jonas Thern passar para a secção dos imortais?

Acho que estamos conversados.

Joga Bonito

A minha opinião está mais que dada... É Imortal, pela simples razão que será sempre lembrado por várias gerações como o JVP d'O Derby... do 3-6.
Um jogo tão especial que ninguém esquece a data. Só isso torna-o imortal mesmo que muitos não o consigam admitir :-)


Red skin

Citação de: _JonasThern_ em 22 de Setembro de 2010, 13:53
Citação de: Red skin em 22 de Setembro de 2010, 09:52
A ver se ele aparece no tópico do Jonas Thern  ::)

A ti volto-te a dizer. Viste o Jonas Thern rescindir com o Benfica para ir para o Sporting? Viste o Jonas Thern a saltar o "e quem não salta é lampião?". Viste o Jonas Thern muito abaixo do seu nível nas 3 épocas em que representou o Benfica? E o mais importante, viste-me pedir para o Jonas Thern passar para a secção dos imortais?

Acho que estamos conversados.
Olá!

Só acho curioso vires bater no JVP qd tens como nick um sr. jogador q recusou renovar pelo Benfica para poder sair pelo minimo dinheiro possivel... n a altura n havia lei Bosman, pq senão era a 0!

A questão de saudade e imortal n vem para aqui chamada... o q se passa é q tu mentes qd falas de aspectos relativamente ao comportamento do JVP em relação ao Benfica só para levares a tua avante! O q é triste! Pena é darem-te troco, pois é demasiado baixo nível!

Agora um Jonas Thern vir falar de fidelidade é para rir!

Joga Bonito

Citação de: Pedro Neto em 22 de Setembro de 2010, 14:14
14 Maio 1994.

Nem mais. E por exemplo, o derby que o Luisão resolveu eu só sei a data por ser a mesma.

_JonasThern_

Citação de: Red skin em 22 de Setembro de 2010, 14:14
Citação de: _JonasThern_ em 22 de Setembro de 2010, 13:53
Citação de: Red skin em 22 de Setembro de 2010, 09:52
A ver se ele aparece no tópico do Jonas Thern  ::)

A ti volto-te a dizer. Viste o Jonas Thern rescindir com o Benfica para ir para o Sporting? Viste o Jonas Thern a saltar o "e quem não salta é lampião?". Viste o Jonas Thern muito abaixo do seu nível nas 3 épocas em que representou o Benfica? E o mais importante, viste-me pedir para o Jonas Thern passar para a secção dos imortais?

Acho que estamos conversados.
Olá!

Só acho curioso vires bater no JVP qd tens como nick um sr. jogador q recusou renovar pelo Benfica para poder sair pelo minimo dinheiro possivel... n a altura n havia lei Bosman, pq senão era a 0!

A questão de saudade e imortal n vem para aqui chamada... o q se passa é q tu mentes qd falas de aspectos relativamente ao comportamento do JVP em relação ao Benfica só para levares a tua avante! O q é triste! Pena é darem-te troco, pois é demasiado baixo nível!

Agora um Jonas Thern vir falar de fidelidade é para rir!

A questão saudade e imortal é para aqui chamada sim porque o que eu digo do João Pinto acerca do que fez em 93, etc, digo-o em resposta a quem o considera imortal. Para mim, por ter feito isso, nunca poderá ser imortal. O Jonas Thern também nunca poderá ser considerado imortal apesar de nunca ter rescindido com o Benfica. Eu minto em aspectos relativamente ao João Pinto? És capaz de me dizer em quais? E já agora, baixo nível? Acho que ainda não fomos apresentados para teres essas confianças. Se quiseres ter conversas de baixo nível põe-te fino que não é comigo que as vais ter.

Red skin

Citação de: _JonasThern_ em 22 de Setembro de 2010, 14:27
Citação de: Red skin em 22 de Setembro de 2010, 14:14
Citação de: _JonasThern_ em 22 de Setembro de 2010, 13:53
Citação de: Red skin em 22 de Setembro de 2010, 09:52
A ver se ele aparece no tópico do Jonas Thern  ::)

A ti volto-te a dizer. Viste o Jonas Thern rescindir com o Benfica para ir para o Sporting? Viste o Jonas Thern a saltar o "e quem não salta é lampião?". Viste o Jonas Thern muito abaixo do seu nível nas 3 épocas em que representou o Benfica? E o mais importante, viste-me pedir para o Jonas Thern passar para a secção dos imortais?

Acho que estamos conversados.
Olá!

Só acho curioso vires bater no JVP qd tens como nick um sr. jogador q recusou renovar pelo Benfica para poder sair pelo minimo dinheiro possivel... n a altura n havia lei Bosman, pq senão era a 0!

A questão de saudade e imortal n vem para aqui chamada... o q se passa é q tu mentes qd falas de aspectos relativamente ao comportamento do JVP em relação ao Benfica só para levares a tua avante! O q é triste! Pena é darem-te troco, pois é demasiado baixo nível!

Agora um Jonas Thern vir falar de fidelidade é para rir!

A questão saudade e imortal é para aqui chamada sim porque o que eu digo do João Pinto acerca do que fez em 93, etc, digo-o em resposta a quem o considera imortal. Para mim, por ter feito isso, nunca poderá ser imortal. O Jonas Thern também nunca poderá ser considerado imortal apesar de nunca ter rescindido com o Benfica. Eu minto em aspectos relativamente ao João Pinto? És capaz de me dizer em quais? E já agora, baixo nível? Acho que ainda não fomos apresentados para teres essas confianças. Se quiseres ter conversas de baixo nível põe-te fino que não é comigo que as vais ter.

Peço desculpa se te ofendi, mas qd se distorce a verdade constantemente e propositadamente n é ser baixo nível? Uma delas tem a ver com a rescisão do JVP com o Benfica... a única rescisão foi na época de Vale e Azevedo e foi pq esse pulha assim o quis! A outra, a q te referes, acho q o Bailey já respondeu à letra.

A do salto... n me parece onde isso afecte a honorabilidade do jogador... "em Roma sê romano"! O Sporting deu-lhe a mão após ter sido escorraçado do Benfica e querias q ele fizesse má figura perante os seus adeptos? Isso nem sequer merece ser mencionado como arma de arremesso!

PS- Para teres Jonas Thern no nick é pq o admiras... é de facto um grande jogador e compreende-se a sua atitude estando num clube estrangeiro, onde ficou 3 épocas (?). Agora n venhas condenar o JVP por quase ter rescindido qd tinha 1 ou 2 anos de Benfica (?) e com salários em atraso.