João Vieira Pinto, o Menino de Ouro

Avançado, 53 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (1992-2000), 302 jogos (25669 minutos), 89 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2)

Edu

Citação de: PésDeCoentrão em 29 de Setembro de 2011, 18:48
Sou suspeito para falar no JVP, foi o meu grande ídolo. Joguei sempre com o nr 8 nas costas por causa dele, pintava as paredes da escola com graffs a dizer JVP, idolatrei-o como não devo ter idolatrado ninguém.

Lembro-me da sua camisola 14 (como cruyff) em Riade (e acho que em Lisboa também) e de já aí me parecer um fenómeno.

Lembro-me do jogo de apresentação frente ao Real Madrid (com Tomislav Ivic) onde o menino só jogou na segunda parte e deixou-nos a todos de água na boca. Lembro-me de morder a língua (à Jordan) e arrancar em slaloms, marcar golões de cabeça e ser massacrado pelos caceteiros do futebol dos anos 90.

Lembro-me de JVP ser sinónimo de SLB e lembro-me do Benfica ser João Pinto e mais uns quantos. Lembro-me do contrato vitalício e da alegria que senti, lembro-me de o escorraçarem e de chorar com isso. Lembro-me da indignação dos sócios, "não se vendem as taças" era uma das faixas que nunca esqueci. Deixei de ser sócio com essa decisão do VA - senti que o Benfica que me orgulhava e havia conhecido tinha morrido naquele dia - cancelei o meu nr e fiz o meu pai sócio passado um ano e tal.

Também me lembro de torremolinos; de ter "optado" pelo rival em 2000 mas creio que nunca falou mal do nosso Benfica.

Sempre considerei o JVP superior ao figo e rui costa, quem os viu crescer facilmente se recorda quem era a estrela. Tenho a certeza que, caso tivesse saído para outro grande clube europeu, teria hoje tanto ou mais impacto que aqueles nomes no futebol mundial.

Retenho ainda duas frases de duas enormes figuras do futebol: depois de termos batido a Suíça por 1-0 nas antas (golo de jvp) disputando com a Itália o acesso ao europeu ou mundial (não sei precisar), o seleccionador italiano Arrigo Sacchi disse "só podia ser joão pinto a fazer a diferença". A outra frase pertence ao maior de todos - Maradona - que disse um dia "JVP tem classe até a andar".


Faltando-me aqui o contraditório, para mim e para quem viveu os anos de JVP no Benfica não há, não pode nem nunca haverá dúvidas, JVP é Imortal, mesmo que neste site não o seja.

Saudações Benfiquistas
Espectacular. É também ele o meu ídolo de infância. E é curioso que também usei o número 8 por causa dele :)

XerifBill

Por alguma razão o 8 era o meu número da sorte...

KnattsDyana

João faz a sua formação no Boavista. Destaca-se nos mundiais de juniores e acaba por se transferir para o Atlético Madrid. Uma má experiência onde é relegado para equipa B regressando mais tarde para o Boavista. Volta a ter o seu rendimento normal acabando por despertar os interesses de Benfica e Sporting.
Ambos fazem uma proposta semelhante. Opta pelo Benfica por conselho de Valentim Loureiro, ele proprio o afirmou publicamente aconselhando João Pinto a optar pelo maior clube de Portugal onde lhe garantia titulos e quiça uma transferência para o estrangeiro.

O 1º ano no Benfica corre mal , acaba por ter um grave problema nos pulmões onde até esteve em risco a sua carreira , a operação acaba por correr bem não impedindo porém de estar largos meses. O Benfica acabava de investir 500 mil contos num jogador que praticamente só apareceu nos ultimos 2 meses da epoca. E assim foi... o Benfica desiste e aos poucos deixou o fazer minutos em jogos com a vitoria praticamente garantida na epoca 92-93 . A celebre epoca em que tinhamos de longe a melhor equipa mas infelizmente a fruta e companhia impediu-nos de ser campeões sobrando a taça vencida ao Boavista por 5-2.

Surge o Verão quente de 93. Sporting aproveita-se dos problemas financeiros do Benfica com os salários em atraso tenta roubar metade do plantel da Luz. Paulo Sousa e Pacheco foram os traidores.  Paneira , Isaías , Rui Costa , Schwarz e.... Futre ( este recebia 400.000 contos para o seu bolso caso rescindisse ) todos recusaram e afirmaram publicamente sobre a sondagem do Sporting.

Sobrou João Pinto... este seguiu as pisadas de Pacheco e Paulo Sousa. Sim... este que o Benfica acolheu , e manteve no clube após o seu problema nos pulmões. O seu agradecimento foi comprometer-se com o Sporting refugiando-se em Espanha com dirigentes do Sporting.
Valentim Loureiro informa Jorge de Brito do seu paradeiro e da lhe uma ajudinha a convencê-lo a volta a atrás...
Como foi possivel? Jorge de Brito vai a Espanha com uma mala de dinheiro e lá o trás para Luz dando uma conferência de imprensa com João Pinto a fim de acalmar as hostes. Era miudo mas nesta fase apesar de ter ficado contente de não perdemos um jogador promissor tive a noção que o João Pinto não era dos nossos e estava ali porque viu o dinheiro a abanar.

Segue-se a epoca 93-94 . Futre acaba de sair e João Pinto tinha tido para se assumir no onze Benfiquista. Foi dos melhores jogadores dessa epoca a par de Rui Costa , Isaías e a experiência de Veloso , Mozer e Schwarz na defesa.
Torna-se o heroi do clube ao fazer o hat trick nos 6-3 . É verdade que foi uma exibição monstruosa , é verdade que foi graças a ele que ganhamos o jogo mas muitos benfiquistas esquecem-se que também outros jogadores decidiram encontros importantes. Rui Costa marca ao Porto na Luz , Isaías evita uma derrota inaugural nas Antas e marca o segundo golo de um jogo importanssimo na Luz frente ao Sporting onde terminou 2-1.

João Pinto vira heroi na Luz , entra Artur Jorge e revoluciona encostando aos poucos jogadores como Paneira , Isaías e Mozer sobrando praticamente João Pinto do titulo de 94.
Face a mediocridade do plantel cria-se a ideia que João Pinto é o nosso salvador , passa a ser de longe o jogador melhor pago , recusa-se uma oferta de 4 milhões de contos do Deportivo porque simplesmente é o nosso Pelé , inventa-se o contrato vitalicio para o menino de ouro. João Pinto começa a ter um papel no plantel intolarável...
Começam a aparecer as primeiras queixas de jogadores que entravam no plantel para as mesmas zonas posições de campo queixando-se do feitio do João Pinto e da diferença de tratamento dada aos jogadores. Donizete e Paulo Nunes são os que me lembro. Jogadores promissores que estiveram 6 meses no clube e regressam ao Brasil , carreira de Paulo Nunes fala por si.

O estado do Benfica é cada vez mais miseravel , pessimas epocas com os adeptos a terem a noção que o onze era Michel + João Pinto.
Surge Vale e Azevedo na presidência , no seu mandato surge de novo uma proposta irrecusável do Deportivo por João Pinto. O jogador no seu direito recusa a proposta tendo ainda o trauma da má experiência no estrangeiro. Com o estatuto que tinha no clube , no campeonato português e com a remuneração dificilmente arriscaria mudar o rumo na sua carreira mostrando pouca ambição.
Não venham com historias que ele recusava o estrangeiro por amor ao Benfica e a prova disso foi quando Vale e Azevedo corta-lhe as pernas e dispensa o jogador tomando uma decisão completamente idiota...
João Pinto mostrando o seu amor ao Benfica decide analisar as propostas de.... Sporting e Porto! precisamente os rivais...
Acaba por fazer boas epocas no Sporting e termina a carreira no Braga.
Hoje em dia é comentador televisivo onde nunca demonstrou publicamente carinho pelo Benfica mostrando completamente neutro em relação carreira no Sporting e Benfica , acaba ainda por se assumir Portista enquanto pequeno e nunca se assume Benfiquista enquanto adulto...

Muitos fazem comparações entre David Luiz e João Pinto... o principal argumento é por David Luiz ter pouco palmarés e poucas epoca de emblema ao peito.
Sim é verdade que tem poucas epocas mas nos tempos de hoje é numero aceitavel.
Quantos aos numeros de troféus...

David Luiz --> 3 taças da liga , 1 supertaça , 1 campeonato
João Pinto ---> 1 campeonato , 2 taças de portugal

Não vejo assim grandes diferenças...

David Luiz sempre demonstrou respeito e nunca teve comportamentos inadequados para sair tal como fez Coentrão.
Recusou uma proposta alta do Porto após terminar a primeira epoca no Benfica ( na altura o Benfica teria de o comprar visto que era emprestimo)
É imortal ... mas esse titulo ainda pode ser retirado... bastava um dia assinar pelo Porto e Sporting....
Para mim um jogador que representa o rival após uma carreira de anos no Benfica nunca deveria ter estatuto salvo raras excepções.

João Pinto foi um grande jogador do Benfica dos anos 90, agradeço-lhe os hat trick em Alvalade mas os comportamentos dele quer em 92 , quer a assinatura pelo Sporting quer a postura dele hoje em dia de desprezo ao nosso clube impede-o de ser imortal...

SonicYouth

O que consideras postura de "desprezo", considero como uma postura de respeito... Respeito por todos os clubes onde envergou a camisola.
E respeito só lhe fica bem a ele, bem como a qualquer pessoa!

E é pena que só te lembres e agradeças pelo hat-trick em alvalade.
JVP é mais, muito mas muito mais que isso!

André Sousa

Se o João Pinto tivesse assinado alguma coisa o Sporting, o Sporting tinha de ser ressarcido. O que não foi o caso.

_JonasThern_

O João Pinto não tinha nada assinado com o Sporting, mas quando rescinde com o Benfica era para ir para o Sporting e o próprio já o referiu. Foi uma questão de dinheiro.

André Sousa

Não, o João Pinto rescindiu com o Benfica e foi para o Sporting. São dois processos diferentes. E não o julgo por ter ido para o Sporting. Foi empurrado para fora do Benfica, por isso...

_JonasThern_

Citação de: André Sousa em 08 de Outubro de 2011, 01:07
Não, o João Pinto rescindiu com o Benfica e foi para o Sporting. São dois processos diferentes. E não o julgo por ter ido para o Sporting. Foi empurrado para fora do Benfica, por isso...

Não estou a falar dessa segunda rescisão. Aí, pelo modo como as coisas se processaram, ele fez o que achou melhor e ninguém lhe pode apontar nada. Estou a falar da primeira rescisão, em 93.

Bailey

KnattsDyana, com todo o respeito, e sendo o teu post demasiado grande para o citar, acabaste de dizer um grande chorrilho de inverdades, mentiras e até de disparates. Fazes um post extremamente longo, a contar uma história, que não passa disso mesmo, uma história, baseada vagamente em aspectos da vida real.

Se quiseres mesmo eu até te enumero a quantidade de disparates que para aí disseste, mas como são tantos, e acabei de chegar a casa e são 2 da manhã agora não os vou enumerar, até porque duvido que queiras.

Ressalvo apenas o último "Não vejo assim grandes diferenças..." entre David Luiz e JVP.

Pelo amor da santa... Devia haver um "happy hour", onde se pudesse reproduzir aqui no fórum, o que eu digo aqui em frente ao monitor, sem me arriscar a levar amarelo. Muito mais respeito pela carreira do JVP ao serviço do Benfica, um dos jogadores que mais jogos jogou pelo Benfica como capitão, autor da melhor exibição pelo Benfica pelo menos nos últimos 20 anos, ídolo de uma geração de Benfiquistas que cresceram na década de 90.

Se não vês grandes diferenças entre o David Luíz e o JVP, sugiro-te a cultivares-te mais sobre a história do clube pelo menos desde 1992. Mas na história verdadeira, e não nessa inventada que aí reproduziste. E este último parágrafo é dedicado a ti e a outros que aqui vêem repetir as mesmas, ou tretas semelhantes.

Passar bem

Shoodle

Citação de: André Sousa em 08 de Outubro de 2011, 01:07
Não, o João Pinto rescindiu com o Benfica e foi para o Sporting. São dois processos diferentes. E não o julgo por ter ido para o Sporting. Foi empurrado para fora do Benfica, por isso...

Oh André... Nem parece teu!


Shoodle

Citação de: André Sousa em 08 de Outubro de 2011, 03:50
Citação de: Shoodle em 08 de Outubro de 2011, 03:48
Oh André... Nem parece teu!

O quê?

O que acabaste de dizer. "Foi Empurrado do Benfica"! Este menino não é nenhum santinho como o pintam. Desilusão de 93.

André Sousa

Claro que foi empurrado do Benfica. O Vale e Azevedo tratou de o fazer. Em relação ao verão quente... A verdade é que uns deram à sola, o João Pinto ficou. Se foi por dinheiro? Até pode ter sido, mas a verdade é que teve aqui e em fases onde o Benfica chafurdava na lama, ele era dos poucos que fazia algo pelo clube. Independentemente dos outros não fazerem por não terem qualidade para tal.

Shoodle

Citação de: André Sousa em 08 de Outubro de 2011, 03:59
Claro que foi empurrado do Benfica. O Vale e Azevedo tratou de o fazer. Em relação ao verão quente... A verdade é que uns deram à sola, o João Pinto ficou. Se foi por dinheiro? Até pode ter sido, mas a verdade é que teve aqui e em fases onde o Benfica chafurdava na lama, ele era dos poucos que fazia algo pelo clube. Independentemente dos outros não fazerem por não terem qualidade para tal.

Escolheu sempre o caminho mais fácil. Levou a equipa às costas anos a fio verdade, de resto tudo isso que disseste vale 0 porque não foi só em 93.

André Sousa

Não foi só em 93? Então foi quando? Se ele fosse outro tinha feito birra para sair e, a mal, era capaz de ter levado a sua avante. Mas nunca o fez. E sei que não é benfiquista, mas sempre foi profissional enquanto aqui esteve.