João Vieira Pinto, o Menino de Ouro

Avançado, 53 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (1992-2000), 302 jogos (25669 minutos), 89 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2)

De Rossi

Muito me ri eu ao ler esta página. O Rui não queria sair?! O Rui até para a CS veio com indirectas, ele queria era ir para o Barça, mas lixou-se. E quando falam no seu regresso, se bem se lembram ele esteve para vir antes, mas preferiu renovar pelo Milan, e ainda vêm falar em 'topo dos topos' e Imortalidade?

O Benfica dos últimos 15 anos, se tem algum jogador Imortal, é sem dúvida alguma João Vieira Pinto. E mesmo este, por todo o seu percurso, e pelo seu Benfiquismo algo duvidável no presente, não é uma Lenda.

Menino do Côro

Citação de: De Rossi em 13 de Janeiro de 2012, 21:14
Muito me ri eu ao ler esta página. O Rui não queria sair?! O Rui até para a CS veio com indirectas, ele queria era ir para o Barça, mas lixou-se. E quando falam no seu regresso, se bem se lembram ele esteve para vir antes, mas preferiu renovar pelo Milan, e ainda vêm falar em 'topo dos topos' e Imortalidade?

O Benfica dos últimos 15 anos, se tem algum jogador Imortal, é sem dúvida alguma João Vieira Pinto. E mesmo este, por todo o seu percurso, e pelo seu Benfiquismo algo duvidável no presente, não é uma Lenda.

Isto.

Menino do Côro

Citação de: 4ever Red Devil em 13 de Janeiro de 2012, 21:04
Citação de: Menino do Côro em 13 de Janeiro de 2012, 16:40
Expandir...
Citação de: 4ever Red Devil em 13 de Janeiro de 2012, 15:42
Isso é um disparate.

Estas coisas vêem-se com o coração, não com números. No coração da maior parte dos benfiquistas, Rui está no topo dos topos.

Disparate. No "topo dos topos" estão verdadeiros imortais do clube como o Eusébio, Coluna, Simões, Águas, Costa Pereira, Cavém, José Augusto, Jaime Graça, etc., não o Rui Costa.

É muito bonito, em teoria. Emocionalmente é falso.

Emocionalmente? Mas tu é que andas com o "emocionalmente" para aqui e para acolá como se isso fôsse critério ou, por outra, o critério decisivo. O facto é que jogadores como o Rui Costa não se podem equiparar nem de perto nem de longe aos que brevemente nomeei. Nem o próprio João Pinto, ele que fez muito mais no Benfica do que o agora funcionário da SAD.

E disputo a teoria de que o "Rui" esteja no coração de todos os benfiquistas ou que seja idolatrado pela grande maioria, a não ser que te refiras à franja da malta adolescente ou de vintes-e-tais. Há muito bom benfiquista, especialmente aqueles que já eram gente graúda e consciente no início dos anos 90, que relativiza todo esse fenómeno estéril à volta da figura do "Rui."

4ever Red Devil

Eu acho piada é aos comentários de que o Benfica se calhar não tem nenhum Imortal nos últimos 15 anos.

Toquem-se.

Daqui a duas décadas os de agora são os melhores de sempre. Ai aquele Aimar é que era, aquele Luisão, aquele Rui Costa, aquele Simão... e os que jogarem na altura nunca vão estar a esse nível.

Ao Benfica felizmente não faltaram referências, mesmo nos piores anos. JVP, Rui Costa, Simão são referências enormes para os benfiquistas mais jovens, e isso é incontornável, por mais velhos do restelo que queiram ser.

4ever Red Devil

Há um exemplo claro: Magnusson versus Cardozo.

Magnusson é recordado como uma lenda e Cardozo é comentado como se fosse um jogador de valia duvidosa.

Eu adoro o que já vi em vídeo do Mats, mas a verdade crua dos factos faz balançar tudo MUITO a favor do paraguaio.

É uma questão de teste do tempo. Só por ter sido há 30 anos é automaticamente melhor e mais fantástico e mais Benfica do que os de agora.

André Sousa

Citação de: pguerreiro em 13 de Janeiro de 2012, 16:48
Claro, o Rui Costa quis sair, como o Benfica o queria vender porque precisava do dinheiro, apenas digo que saiu para a Fiori para o Benfica lucrar mais.

Estava na página seguinte e ia dizer que estava a estranhar não ter lido nada do género, mas foi só recuar uma página que não falhou.

O Rui queria ir para o Barça.

E o Red Devil tem razão numa coisa. Os de agora nunca são bons. Daqui a uns 20 anos também teremos um tipo que marca golos em catadupa e diremos que é coxo. Nessa altura o Cardozo já será uma espécie de Deus na Terra.

Cíclico.

kangaroo

JVP será sempre um Imortal.
Como tb o meu maior ídolo de infância,  do Benfica. :slb2:

Shoodle

Citação de: Marafado em 13 de Janeiro de 2012, 18:36
Citação de: Shoodle em 13 de Janeiro de 2012, 18:32
Expandir...
Citação de: Marafado em 12 de Janeiro de 2012, 12:58
Sim, estou-me a referir ao teu post. São opiniões. Julgo que Rui Costa é justamente um Imortal deste clube, tal como João Vieira Pinto o deveria ser.

São jogadores que por variados motivos, escreveram a sua história no Benfica, ao ponto de nunca serem esquecidos.

Estás equivocadíssimo do significado do que é ser Imortal. É triste, muito triste!
Estava à espera que chegasses tu aqui para me ensinares esse significado...... Alegre, muito alegre!

Não compreendo como tu podes considerar o João Pinto como um "imortal". Estás a compará-lo com os verdadeiros Imortais! Esse senhor foi tudo menos isso.

Mr.Costa

Citação de: Menino do Côro em 13 de Janeiro de 2012, 22:34
Citação de: De Rossi em 13 de Janeiro de 2012, 21:14

Isto.

yup.

pcssousa

Citação de: 4ever Red Devil em 14 de Janeiro de 2012, 03:10
Há um exemplo claro: Magnusson versus Cardozo.

Magnusson é recordado como uma lenda e Cardozo é comentado como se fosse um jogador de valia duvidosa.

Eu adoro o que já vi em vídeo do Mats, mas a verdade crua dos factos faz balançar tudo MUITO a favor do paraguaio.

É uma questão de teste do tempo. Só por ter sido há 30 anos é automaticamente melhor e mais fantástico e mais Benfica do que os de agora.
Magnusson era mais jogador de equipa, muitos passes a isolar companheiros fazia ele e de muito boa memória são aqueles em que ele de costas para a baliza cabeceava para trás e acabava por isolar um companheiro.
O Cardozo parece-me mais letal, mais regular a marcar golos, pois o Matas (como lhe chamavam) apenas teve uma época em que marcou uma enormidade de golos, todas as outras segundo me lembro, ficaram aquém desse registo. A bem da verdade, nessa época de 89/90, o sueco acabou por não facturar nos jogos mais importantes da época, ou pelo menos só terá marcado, e de penalty, na Luz contra o Dnepr.
De todas as formas, com aquele ar "pesadão", de quem andava sempre estafado, o sueco até tinha mais mobilidade que o Cardozo. Entre os dois? não conseguiria escolher um, mas aqueladupla que o Matas fez com o Rui Águas em 87/88 para sempre ficará na minha memória...

Joga Bonito

Atenção quando falam do Rui Costa e do Verão Quente...

Jotenko

Citação de: Shoodle em 14 de Janeiro de 2012, 16:18
Citação de: Marafado em 13 de Janeiro de 2012, 18:36
Expandir...
Citação de: Shoodle em 13 de Janeiro de 2012, 18:32
Citação de: Marafado em 12 de Janeiro de 2012, 12:58
Sim, estou-me a referir ao teu post. São opiniões. Julgo que Rui Costa é justamente um Imortal deste clube, tal como João Vieira Pinto o deveria ser.

São jogadores que por variados motivos, escreveram a sua história no Benfica, ao ponto de nunca serem esquecidos.

Estás equivocadíssimo do significado do que é ser Imortal. É triste, muito triste!
Estava à espera que chegasses tu aqui para me ensinares esse significado...... Alegre, muito alegre!

Não compreendo como tu podes considerar o João Pinto como um "imortal". Estás a compará-lo com os verdadeiros Imortais! Esse senhor foi tudo menos isso.

Ah. Mas o David Luiz já se pode comparar?

Festivus

A verdade é que nos dias de hoje é mais difícil para um jogador se tornar imortal de um clube, especialmente em clubes de campeonatos como o Português. Pois, basta fazerem uma boa época para saírem no Verão por 20M de euros.

uezor

é fácil de explicar:

- enquanto eles cá estão e jogam ninguem sente a falta deles...

_JonasThern_

Citação de: Menino do Côro em 13 de Janeiro de 2012, 16:49
A malta parece esquecer-se facilmente do Rui Costa vir a público dizer ao Damásio para não lhe "cortar as pernas" porque queria sair para o estrangeiro. É verdade que depois face à melhor oferta da Fiorentina foi para Itália em detrimento de Espanha, o que deu mais uns milhares de contos ao Benfica. mas não é preciso romantizar a sua saída.

Ele quis realmente sair do clube e, que eu saiba, só voltou "in articulo mortis" aos 34 anos. Podia ter perfeitamente vindo mais cedo mas optou por ficar a ganhar umas massas em Itália no banco do Milan.

O Rui Costa podia perfeitamente ter saído uma época antes e nem sequer pensou nessa hipótese. E olha que tinha apenas que atravessar a rua para continuar a jogar...