João Vieira Pinto, o Menino de Ouro

Avançado, 53 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (1992-2000), 302 jogos (25669 minutos), 89 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2)

dfernandes

Citação de: Amigo das modalidades em 06 de Setembro de 2012, 14:22
Citação de: Shoky em 06 de Setembro de 2012, 00:50
Infelizmente esses cruzamentos custaram-nos a presença na Final da Taça das Taças...que em condições normais cairia para nós.

costumo dizer, que se (andamos sempre nos "ses") Preud'homme tem chegado ao Benfica 3 ou 4 anos antes, a história do Benfica teria sido completamente diferente. Malditas leis...

Não tenho dúvidas disso. A história tinha sido diferente. Os guarda redes eram o nosso ponto mais fraco na era pós-Bento.

Imaginemos então, a fabulosa equipa de 92/93, com o Preud'homme na baliza...

Shoky

Citação de: dfernandes em 06 de Setembro de 2012, 15:01
Expandir...
Infelizmente esses cruzamentos custaram-nos a presença na Final da Taça das Taças...que em condições normais cairia para nós.

costumo dizer, que se (andamos sempre nos "ses") Preud'homme tem chegado ao Benfica 3 ou 4 anos antes, a história do Benfica teria sido completamente diferente. Malditas leis...

Não tenho dúvidas disso. A história tinha sido diferente. Os guarda redes eram o nosso ponto mais fraco na era pós-Bento.

É como imaginar 2010/2011 com Artur.
Ou 2011/2012 com Coentrão.

Faz doer a alma.

Miguel Gouveia

Citação de: Shoky em 06 de Setembro de 2012, 15:03
Citação de: dfernandes em 06 de Setembro de 2012, 15:01
Expandir...

Faz doer a alma.

Ou 2012/13 com meio-campo.

Vá, deixar de agoiros. :-X

_JonasThern_

Essas equipas de 92/93 não têm muito a ver com estas de agora. A equipa de 92/93 com Preud´Homme na baliza... E até mesmo a de 93/94... Eram seríssimos candidatos a vencer uma Taça dos Campeões Europeus.

dfernandes

Citação de: Shoky em 06 de Setembro de 2012, 15:03

Faz doer a alma.

E é como o Miguel disse. Imaginar a equipa deste ano com meio campo e um lateral esquerdo.

O que mais me dói nas últimas épocas do Benfica é que, ao contrário do que sucedeu desde 1995 até ao inicio/meados dos anos 2000, onde não tínhamos praticamente nada, temos andado sempre perto de ter grandes equipas, e nunca o conseguimos por um pormenor ou outro, mas que acaba por se revelar fundamental. Em 2010/2011, tínhamos o Roberto, não tínhamos um Ramires nem um extremo tipo Di Maria. O ano passado tínhamos quase tudo, menos lateral esquerdo, o que acabou por nos lixar. Esta temporada, sofremos um rombo terrível no plantel por culpa própria e do próprio mercado, num plantel onde temos tão bons jogadores a nível ofensivo.

Um desperdício...

Shoky

Citação de: _JonasThern_ em 06 de Setembro de 2012, 15:37
Essas equipas de 92/93 não têm muito a ver com estas de agora. A equipa de 92/93 com Preud´Homme na baliza... E até mesmo a de 93/94... Eram seríssimos candidatos a vencer uma Taça dos Campeões Europeus.

Sim...mas a equipa do ano passado com defesa esquerdo também ganharia provavelmente o campeonato.
E a equipa de 2010/2011 com guarda redes desde o inicio...podia ter sido bem diferente.

Mas tens razão...92/93 e 93/94 só precisavam de um guarda redes.

dfernandes

A de 92/93 sim, a de 93/94, não, nem lá perto. Teve momentos brilhantes mas também teve momentos patéticos, e era demasiado irregular e já com muitos problemas. Aliás, para mim, que assisti com atenção a ambos os campeonatos, não tenho dúvidas que, por exemplo, a formação de 2009/2010 era superior à de 93/94.

A 92/93, essa sim, podia ter ganho tudo, e ficou-se por uma Taça de Portugal...

Shoky

Citação de: dfernandes em 06 de Setembro de 2012, 15:43

A de 92/93 sim, a de 93/94, não, nem lá perto. Teve momentos brilhantes mas também teve momentos patéticos, e era demasiado irregular e já com muitos problemas. Aliás, para mim, que assisti com atenção a ambos os campeonatos, não tenho dúvidas que, por exemplo, a formação de 2009/2010 era superior à de 93/94.

A de 93 94 com Preud´Homme ganhava a Taça das Taças...com uma perna às costas.

dfernandes

Citação de: Shoky em 06 de Setembro de 2012, 15:43

A de 93 94 com Preud´Homme ganhava a Taça das Taças...com uma perna às costas.

Mas não a Taça dos Campeões, Shoky, ou tenho muitas dúvidas. Foi uma equipa já fustigada pelos problemas do "verão quente" de 1993. A diferença é que, ao contrário das equipas actuais, ganhava as partidas decisivas, mesmo que desse barraca contra alguns clubes ditos "pequenos".

_JonasThern_

Em 93/94 já tínhamos alguns problemas, é um facto. Mas não nos podemos esquecer que em 94/95, com uma equipa bem pior lá fomos aos quartos-de-final onde só perdemos com aquele que seria o finalista vencido, o Milan.

Talvez não fosse tão "candidata" como a de 92/93. Mas quanto a mim não deixaria de o ser. Mas talvez seja mais como dizo Shoky. A Taça das Taças teria caído para nós.

Estabelecendo um paralelismo entre as duas... 92/93, equipa para ganhar a Taça dos Campeões. Equipa de 93/94, para dominar completamente uma prova europeia secundária em que estivesse inserida, Taça das Taças ou Taça UEFA, não sendo de excluir uma surpresa na Taça dos Campeões.

Isto tudo em termos teóricos claro.

Shoky

A Champions não a poderia ganhar porque nem lá estava...graças às malas do Acácio e tal...

Mas a TVT era certinha.
E é uma das minhas mágoas...nunca a termos ganho. Nem sequer chegado à final. Também não a jogamos assim tantas vezes, felizmente.

_JonasThern_

Citação de: Shoky em 06 de Setembro de 2012, 15:49
A Champions não a poderia ganhar porque nem lá estava...graças às malas do Acácio e tal...

Mas a TVT era certinha.
E é uma das minhas mágoas...nunca a termos ganho. Nem sequer chegado à final. Também não a jogamos assim tantas vezes, felizmente.

Só não temos mais provas europeias na bagagem porque estávamos sempre pelos quartos-de-final, meias-finais e finais da Taça dos Campeões. Isso é certinho. Tivessemos mais participações em Taças UEFA ou Taças das Taças e tenho a certeza que teríamos bem mais do que uma Taça de cada competição para a amostra.

Shoky

Citação de: _JonasThern_ em 06 de Setembro de 2012, 15:51
Citação de: Shoky em 06 de Setembro de 2012, 15:49

Mas a TVT era certinha.

Só não temos mais provas europeias na bagagem porque estávamos sempre pelos quartos-de-final, meias-finais e finais da Taça dos Campeões. Isso é certinho. Tivessemos mais participações em Taças UEFA ou Taças das Taças e tenho a certeza que teríamos bem mais do que uma Taça de cada para a amostra.

Pois...não duvido nada disso.
Na nossa fase áurea estávamos sempre na Taça dos Campeões.
E pena não haver Supertaça Europeia nesses tempos. Eram 2 praticamente certinhas.

Do que me lembro...tenho a mágoa de em 93 94 não termos ganho a Taça das Taças...que é um crime para a equipa que tinhamos. E em 2006/2007...espanyol. :buck2:
2009/2010 aquela Taça UEFA...enfim. Para aquele Liverpool.

Passamos sempre ao lado.

Shoky

Já agora...à imagem do Anderlecht que se fartou de coleccionar TVT e TU sem nunca ter ganho uma TCCE.

ivodaniello

Bem, já eu acho que a equipa de 93/94 é ligeiramente melhor que a de 92/93, não teve Futre e Paulo Sousa, mas teve Ivic, e teve o atingir da maturidade competitiva de muitos valores, como o próprio JVP, o Rui Costa, o Helder, o Abel Xavier.
Obviamente o Paulo Sousa era um enormíssimo jogador, mas acho que acabámos por minimizar a sua falta.