João Vieira Pinto, o Menino de Ouro

Avançado, 53 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (1992-2000), 302 jogos (25669 minutos), 89 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2)

fyure

Imortal ! Era o grande jogador desse Benfica dos anos 90 e deu-nos muito, o máximo que talvez podia dar. Foi escorraçado e mal tratado, num decisão - a da sua dispensa - que me meteu a chorar, pois eu como criança que era não entendia como se poderia mandar embora o melhor jogador e ídolo dos adeptos...

... e ainda hoje não entendo !

IMORTAL !!!

HJDK

Citação de: fyure em 06 de Março de 2013, 01:38
Imortal ! Era o grande jogador desse Benfica dos anos 90 e deu-nos muito, o máximo que talvez podia dar. Foi escorraçado e mal tratado, num decisão - a da sua dispensa - que me meteu a chorar, pois eu como criança que era não entendia como se poderia mandar embora o melhor jogador e ídolo dos adeptos...

... e ainda hoje não entendo !

IMORTAL !!!
.

Piksi

Citação de: Chelas em 27 de Fevereiro de 2013, 14:17
Citação de: Rikhart em 27 de Fevereiro de 2013, 00:09
Teve um ou dois anos em que se andou a arrastar em campo. Quando foi para os lagartos, transfigurou-se e voltou ao seu melhor. Só por isto, não pode ser imortal.

Tu só te lembras do mau , foi para o Sporting e fez ele muito bem, quem leva um pontapé no rabo depois do que deu eu faria o mesmo
Paneira.

Huguenot

Nenhum jogador que tenha ido jogar para o Sporting após sair do Benfica pode ser imortal do nosso clube. Tenham lá paciência.

4ever Red Devil

Citação de: Huguenot em 06 de Março de 2013, 05:04
Nenhum jogador que tenha ido jogar para o Sporting após sair do Benfica pode ser imortal do nosso clube. Tenham lá paciência.

O Artur Jorge com o seu tópico de jogador é Imortal. E vê tudo o que fez depois...

Huguenot

Citação de: 4ever Red Devil em 06 de Março de 2013, 05:27

O Artur Jorge com o seu tópico de jogador é Imortal. E vê tudo o que fez depois...

E eu não concordo com isso.

Vitor84

O Carlos Manuel e o Artur Correia também ainda foram para o Sporting e não vejo porque raio agora haveriam de deixar de ser imortais.
O Guttmann ainda voltou ao fc porto uns anos depois de sair do Benfica. O Otto Gloria correu todos os nossos rivais da altura (Belenenses, Sporting e Porto) entre as duas passagens pelo Benfica, e nada disso belisca a imortalidade deles no Benfica.

defacer

Ele não nos trocou pelo sbórdeim... Ele foi esculachado e maltratado... Tenho muito respeito pelo JVP, e entendo a sua dor quando saiu... Para mim era Imortal também...

Lurgee

Citação de: Vitor84 em 06 de Março de 2013, 08:51
O Carlos Manuel e o Artur Correia também ainda foram para o Sporting e não vejo porque raio agora haveriam de deixar de ser imortais.
O Guttmann ainda voltou ao fc porto uns anos depois de sair do Benfica. O Otto Gloria correu todos os nossos rivais da altura (Belenenses, Sporting e Porto) entre as duas passagens pelo Benfica, e nada disso belisca a imortalidade deles no Benfica.

outchh

Bailey

Citação de: Lurgee em 06 de Março de 2013, 08:57
Expandir...

outchh

auch que essa doeu.

Carlos Manuel, Artur Correia Otto Gloria e Bela Guttman Já para Saudade.

pcssousa

Citação de: Bailey em 06 de Março de 2013, 13:12
Expandir...

outchh

auch que essa doeu.

Desses apenas Artur Correia saiu do Benfica directamente para um rival, e por uma parvoice dos nossos dirigentes (de acordo, a saída do JVP também foi uma parvoice). Artur Correia é sócio do Benfica desde o dia em que nasceu, acabava de jogar pelo sporting e saia a correr do campo para perguntar como tinha ficado o Benfica.
Mas tudo bem, deixemos o Artur e o Carlos Manuel de parte. Não se pode comparar o peso de JVP com o de Otto Glória e Béla Guttmann no Benfica. O legado de qualquer um desses ex-treinadores é demasiado avassalador e é injusto para o JVP ser sequer minimamente comparado com eles. O brasileiro estabeleceu a base para um sucesso que durou 3 décadas, o húngaro levou-nos à glória quando todos achavam isso a maior das improbabilidades. JVP foi um fantástico joogador, foi um capitão que sempre defendeu a equipa, mas não é possível fazer uma comparação.

Espero que entendam o que escrevi aqui, mas se não entenderem o problema é vosso. Têm é que respeitar a exemplo do que respeito o que outros escrevem.

Vitor84

Citação de: pcssousa em 06 de Março de 2013, 16:43
Citação de: Bailey em 06 de Março de 2013, 13:12
Expandir...

outchh

auch que essa doeu.

Desses apenas Artur Correia saiu do Benfica directamente para um rival, e por uma parvoice dos nossos dirigentes (de acordo, a saída do JVP também foi uma parvoice). Artur Correia é sócio do Benfica desde o dia em que nasceu, acabava de jogar pelo sporting e saia a correr do campo para perguntar como tinha ficado o Benfica.
Mas tudo bem, deixemos o Artur e o Carlos Manuel de parte. Não se pode comparar o peso de JVP com o de Otto Glória e Béla Guttmann no Benfica. O legado de qualquer um desses ex-treinadores é demasiado avassalador e é injusto para o JVP ser sequer minimamente comparado com eles. O brasileiro estabeleceu a base para um sucesso que durou 3 décadas, o húngaro levou-nos à glória quando todos achavam isso a maior das improbabilidades. JVP foi um fantástico joogador, foi um capitão que sempre defendeu a equipa, mas não é possível fazer uma comparação.

Espero que entendam o que escrevi aqui, mas se não entenderem o problema é vosso. Têm é que respeitar a exemplo do que respeito o que outros escrevem.
Eu entendo o que dizes. Para mim não me interessa nada a discussão do JVP para imortal. Apenas comentei esta frase: "Nenhum jogador que tenha ido jogar para o Sporting após sair do Benfica pode ser imortal do nosso clube" se for levado o após a letra então dos que mencionei só o Artur Correia é válido, mas acho que o após também não significa imediatamente a seguir. Mas o que quero dizer é que não estabeleci nenhuma comparação entre o JVP e qualquer um dos que mencionei, ou se estabeleci foi apenas e só pelo facto de terem ido para um rival após jogarem/treinarem no Benfica e não quanto à imortalidade deles.

Bailey

a minha comparação fez-se de acordo com o tal critério absolutista que o user huguenot colocou, que como ficou mostrado, não faz sentido.

quando ao que o pcssousa disse, nada a dizer, nem eu coloco o JVP no patamar do Bela Guttman e Otto Gloria, era ridículo da minha parte.

A minha idolatrização do JVP advém do facto de ter começado a acompanhar futebol um ou dois anos antes do JVP chegar. Bem queria eu ter vivido outras épocas, e pudesse ter visto um Humberto Coelho ou Eusébio a jogar.

No entanto o papel de cada jogador, deve ser analisado também em função da época que jogou e do que significou para o clube nessa mesma época. Senão eram todos pequenos relativamente ao Eusébio e Coluna e Aguas

pcssousa

Guttmann até se recusou a ir para o sporting pela ligação que tinha ao Benfica e só volltou ao porto em 73, eram eles na altura um clube mediano.
Otto Glória sentia que tinha algo a provar ao Benfica. Foi campeão no sporting, já depois de ter passado pelo Belém e ter lá ganho a Taça de Portugal e os lagartos mandaram-no embora, burros. Quando ele saiu andaram a penar...

O Artur saiu porque no Benfica havia a poitica que os da casa se tinham que sujeitar a tudo. Acabava o contrato e propuseram-lhe a renovação e em vez de lhe aumentarem o soldo ainda lho reduziam... ele andou a pedir pasra não gozarem com a cara dele que tinha uma boa proposta do sporting, respondiam-lhe que ele era da casa e não ia a lado nenhum... lixaram tudo. Acredito que ninguém teve mais pena que o Artur, um benfiquista ferrenho, mas não o posso censurar de todo. Já com o Rui Águas muitos anos mais tarde brincaram um pouco pois haviam jogadores da 2ª divisão que ganhavam mais que ele, embora aqui até lhe tivessem proposto uma boa melhoria, mas não o que ele queria. Tinha ainda propostas do estrangeiro e do Pescara na altura na série A italiana, que era naquele tempo o el dourado dos futebolistas... PdC meteu-se ao barulho e o nosso Zé Águas teve o maior desgosto da sua vida, deixou de falar ao filho e até à esposa que tinha aconselhado o filho a ir para o porto.
São brincadeiras que saem caro...

O Carlos Manuel censuro-o por ter forçado a saída para a Suiça, apenas isso.

O JVP podia de facto ter evitado ir para o sporting. Tinha propostas do estrangeiro e até já tinha irritado o Vale e Azevedo uns tempos antes quando recusou uma proposta milionária de Inglaterra. Hoje não sou capaz de o censurar... já tinha tido má experiência em Madrid e preferiu ficar por Portugal. Doeu-me muito vê-lo saltar quando entoavam aqueles cânticos anti-Benfica, mas tudo bem, isso passa e dilui-se no tempo.

Huguenot

Por acaso eu não considero o Carlos Manuel um imortal do Benfica. Aliás, ele quando esteve em Alvalade até dizia que era sportinguista, se não estou em erro. E a passagem do Artur pelo Sporting também mancha a sua "imortalidade" no clube, não estou a ver como não.

Já nem falarei do Rui Águas, pois penso ser consensual que não seja um imortal do clube.

Esta do João Pinto ser imortal tem mais a ver com as memórias carinhosas e selectivas daquilo que ele de bom fez no Benfica do que propriamente com a realidade no seu todo. Como já disse anteriormente, das 8 épocas de águia ao peito, só 3 é que realmente se aproveitam e correspondem ao seu valor futebolístico. No restante, andou sempe em subrendimento e a minar potenciais rivais à sua indiscutível titularidade como Donizete e Paulo Nunes. Era um jogador muito inconstante no seu rendimento.

E digo isto com insatisfação pois, quando estava motivado e em forma, foi o melhor jogador que eu vi jogar no Benfica.