João Vieira Pinto, o Menino de Ouro

Avançado, 53 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (1992-2000), 302 jogos (25669 minutos), 89 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2)

sportluisbenfica

Citação de: Ricardo2306 em 04 de Setembro de 2013, 02:44
Citação de: Fyssas em 04 de Setembro de 2013, 02:24
Expandir...
Citação de: Ricardo2306 em 04 de Setembro de 2013, 02:20tivesssemos nós um preud`homme e estávamos todos neste momento bem mais felizes com todo o staff do Benfica O0

Mau era, é considerado um dos melhores de sempre.

Para mim nunca vi igual, nunca nenhum redes me impressionou tanto!!!!
como tal nº1
Dos melhores que eu me lembro na baliza é Preud'Homme e Bento!  :bow2:

_JonasThern_

Citação de: esmiga em 04 de Setembro de 2013, 02:09
Citação de: MrJohnny em 04 de Setembro de 2013, 01:56
Expandir...
Citação de: Slb-Ag em 04 de Setembro de 2013, 01:52
Tão profissional que até saltou o quem não salta é lampião, hehehe. Pudera, para ele o Benfica diz-lhe tanto como o Sp. Braga.

Pois...

depois de que o benfica lhe fez, depois de carregar o benfica durante anos as costas, foi raiva..

LOL

_JonasThern_

Vivi o tempo do João Pinto. E vivi-o já tendo alguns anos de futebol na barriga. Não, não sou nenhum puto que nasceu para lá de 2000 e não, também não era nenhuma criança/adolescente que na altura idolatrava o João Pinto porque era o jogador mais badalado do Benfica.

Na altura já via futebol com olhos de ver e por isso agora é que me rio quando dizem que era JVP + 10 ou que ele saltou x música porque estava com raiva do que o Benfica lhe tinha feito. Muito antes do Benfica lhe fazer, já ele tinha aprontado uma bem maior ao clube.

E essa história do JVP + 10... Se me dissessem que em termos de talento era o melhor que por lá andava? Sem dúvida. Em termos de rendimento, nem perto, logo dizer que levava a equipa às costas é hilariante. E isso diz-se sabem porquê? Porque infelizmente o Benfica entrou, nessa altura, na sua pior fase de sempre. E o mítico jogo do 3-6 e a mítica época de 93/94 (à qual o João Pinto está intimamente ligado), por ter sido a última época digna do Benfica assumiu uma importância inexplicável dados os constantes descalabros.

O João Pinto, sendo a cara dessa época, passou a maioria dos anos a colher frutos dessa altura. Daí o seu simbolismo. Não tanto pelo que rendeu nos anos posteriores.

Em comparativo com o Simão, por exemplo.

Em termos de talento: João Pinto > Simão
Em termos de rendimento: Simão>>João Pinto.

_JonasThern_

Aliás, o que eu estou a dizer nem devia ser novidade para ninguém. Quem, em 2000, quando ele se transferiu para o Sporting, já acompanhava o futebol com algum discernimento, lia jornais, etc, sabe que uma das primeiras coisas que o João Pinto disse enquanto jogador do Sporting foi que lá tinha reencontrado a alegria de jogar futebol e que por isso é que as coisas lhe saíam melhor, admitindo assim que não esteve bem nos últimos anos de Benfica. Foi o próprio a dizê-lo.

Bailey

a equipa não esteve bem (nada bem) e por arrasto ele também não esteve ao seu melhor  nível. Também podíamos fazer o paralelo com o Preud'Homme, e dizer que como tinha uma média elevada de golos sofridos ele também não esteve bem. Foi isso? nao! A equipa não rendia e ele sofria com isso. Tal como o João Pinto

Quanto às tuas avaliações, como de facto são com conhecimento de causa, só tenho a dizer o seguinte: respeito, mas discordo. Mas não são factos. São a tua opnião somente.

JPG

Citação de: _JonasThern_ em 04 de Setembro de 2013, 18:17
Aliás, o que eu estou a dizer nem devia ser novidade para ninguém. Quem, em 2000, quando ele se transferiu para o Sporting, já acompanhava o futebol com algum discernimento, lia jornais, etc, sabe que uma das primeiras coisas que o João Pinto disse enquanto jogador do Sporting foi que lá tinha reencontrado a alegria de jogar futebol e que por isso é que as coisas lhe saíam melhor, admitindo assim que não esteve bem nos últimos anos de Benfica. Foi o próprio a dizê-lo.

eu já ouvi da boca dele a dizer que a decisão final para a saida do Benfica foi dele...

mas enfim, interessa é manter o mito que foi um injustiçado, um escorraçado

ivodaniello

Claro que foi ali que reencontrou a alegria de jogar futebol. Durante 2 anos de mandato de Vale e azevedo ele foi completamente ostracizado entre presidente e treinador, especialmente na altura do Heynckes

NunoDuarte

Citação de: JPG em 04 de Setembro de 2013, 21:58

eu já ouvi da boca dele a dizer que a decisão final para a saida do Benfica foi dele...

mas enfim, interessa é manter o mito que foi um injustiçado, um escorraçado
"Para começar, Vale e Azevedo não me mandou embora. Vim-me embora porque quis, pois tinha contrato e se quisesse continuar, continuava..."  :-X

JPG

Citação de: ivodaniello em 04 de Setembro de 2013, 22:11

Claro que foi ali que reencontrou a alegria de jogar futebol. Durante 2 anos de mandato de Vale e azevedo ele foi completamente ostracizado entre presidente e treinador, especialmente na altura do Heynckes

acreditamos então que presidente e treinadores conspiraram para queimar a estrela da equipa só porque sim?

João Pinto saiu porque estava saturado e o vale fartou-se de pagar um ordenado milionário a um jogador que já não rendia o que rendeu. Principalmente depois da suposta recusa do jvp a ir para o estrangeiro tendo o vale sido forçado a vender o Gamarra para ter receitas. Eu ainda concebo que o Vale tenha sido cabr*o com ele por ter-se recusado a sair, não concebo que nenhum treinador que sabe que depende de resultados queime a estrela da equipa só porque lhe dá na gana. E o treinador em causa não é parvo nenhum, é só o actual campeão europeu em titulo.

Ah, e também se acredita aqui que o JVP quando saiu tinha o futuro incerto??

Bailey

ah agora o JVP é que quis saír do Benfica em 2000? epah... isso já é descer mais baixo que eu sei lá o quê. Também deve ter fingido as lágrimas que tentou controlar na famosa conferência de imprensa. Uma prestação digna dum óscar.

Respeito o que o _JonasThern_ diz acerca do JVP. É a sua avaliação, que eu discordo mas é uma matéria de opnião.

O resto que vai para aqui é pura mesquinhice.

AG

Expandir...
Tão profissional que até saltou o quem não salta é lampião, hehehe. Pudera, para ele o Benfica diz-lhe tanto como o Sp. Braga.
depois de que o benfica lhe fez, depois de carregar o benfica durante anos as costas, foi raiva..

LOL
Como as excitantes 3 últimas épocas de vermelho e branco vestido. (97/98 tem a atenuante porque mais de 2 meses fora).
Para mim, ele rendimento desportivo fenomenal em 93/94 e 95/96, muito aceitável em 96/97 e um pouco menos em 94/95 e em 92/93, em que teve lesão grave.
Como capitão, foi péssimo em contraste com grande parte do seu rendimento. De divisões no balneário, a agressões a bombeiros, enfim, não foi um exemplo. Mas também tamos a falar de um tipo que nunca foi benfiquista.
Devo referir que também a direcção do Vale e Azevedo tratou-o mal e era escusado terem avançado para a rescisão do contrato, um erro brutal. O melhor para ambos (até porque o JVP dentro de campo não era o mesmo) seria uma venda após o Euro 2000.
É apenas uma opinião.

ivodaniello

Citação de: JPG em 05 de Setembro de 2013, 00:06
Citação de: ivodaniello em 04 de Setembro de 2013, 22:11

acreditamos então que presidente e treinadores conspiraram para queimar a estrela da equipa só porque sim?

João Pinto saiu porque estava saturado e o vale fartou-se de pagar um ordenado milionário a um jogador que já não rendia o que rendeu. Principalmente depois da suposta recusa do jvp a ir para o estrangeiro tendo o vale sido forçado a vender o Gamarra para ter receitas. Eu ainda concebo que o Vale tenha sido cabr*o com ele por ter-se recusado a sair, não concebo que nenhum treinador que sabe que depende de resultados queime a estrela da equipa só porque lhe dá na gana. E o treinador em causa não é parvo nenhum, é só o actual campeão europeu em titulo.

Ah, e também se acredita aqui que o JVP quando saiu tinha o futuro incerto??

Factos: tanto o Vale como o Souness tinham uma capacidade fantástica de gerar comissões em atletas.
Foi pelas mãos deles, que jogadores como João Pinto e Nuno Gomes começaram a ficar fora das primeiras escolhas.
Foram esses que recusaram Deco, para andar a apostar nos Pembridges, Saunders e outros que tais.
Foi o Souness que originou uma guerra no balneário com a sua demasiada protecção à armada inglesa. Quem era o capitão do Benfica nessa ano? JVP. Ok, se calhar aqui se explica muito dessa "conspiração"

o Heynckes pode ser muito bom treinador, mas curiosamente os 2 clubes onde mais sucesso teve, nem o deixaram saborear o prazer de estar no cargo como campeão.
Eu lembro-me bem do seu tempo no Benfica. Foi aquele que deixava de fora JVP e Poborskys.

ivodaniello

Citação de: Slb-Ag em 05 de Setembro de 2013, 00:48
Expandir...

LOL
Como as excitantes 3 últimas épocas de vermelho e branco vestido. (97/98 tem a atenuante porque mais de 2 meses fora).
Para mim, ele rendimento desportivo fenomenal em 93/94 e 95/96, muito aceitável em 96/97 e um pouco menos em 94/95 e em 92/93, em que teve lesão grave.
Como capitão, foi péssimo em contraste com grande parte do seu rendimento. De divisões no balneário, a agressões a bombeiros, enfim, não foi um exemplo. Mas também tamos a falar de um tipo que nunca foi benfiquista.
Devo referir que também a direcção do Vale e Azevedo tratou-o mal e era escusado terem avançado para a rescisão do contrato, um erro brutal. O melhor para ambos (até porque o JVP dentro de campo não era o mesmo) seria uma venda após o Euro 2000.
É apenas uma opinião.

Entre 92 e 94 o Benfica deve ter tido o balneário mais explosivo que alguma vez existiu no futebol português. e aí o JVP ainda era um petiz.
O que é certo é que nos anos 90 o Benfica nunca teve o minimo de estabilidade para que grandes jogadores podessem atingir o seu auge, especialmente no pós 92.

é normal que os simbolos com mais força dentro do Benfica se mostrassem desconfortaveis e revoltados com toda aquela gestão. Especialmente com treinadores estupidos como era esse Souness.

AG

Estava só a falar do período em que foi capitão, Ivo. De 95 em diante. Talvez tenha sido mais vítima que réu, admito isso.