João Vieira Pinto, o Menino de Ouro

Avançado, 53 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (1992-2000), 302 jogos (25669 minutos), 89 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2)

_JonasThern_

Citação de: moreira1985 em 06 de Setembro de 2013, 17:26
Citação de: _JonasThern_ em 04 de Setembro de 2013, 18:11
Vivi o tempo do João Pinto. E vivi-o já tendo alguns anos de futebol na barriga. Não, não sou nenhum puto que nasceu para lá de 2000 e não, também não era nenhuma criança/adolescente que na altura idolatrava o João Pinto porque era o jogador mais badalado do Benfica.

Na altura já via futebol com olhos de ver e por isso agora é que me rio quando dizem que era JVP + 10 ou que ele saltou x música porque estava com raiva do que o Benfica lhe tinha feito. Muito antes do Benfica lhe fazer, já ele tinha aprontado uma bem maior ao clube.

E essa história do JVP + 10... Se me dissessem que em termos de talento era o melhor que por lá andava? Sem dúvida. Em termos de rendimento, nem perto, logo dizer que levava a equipa às costas é hilariante. E isso diz-se sabem porquê? Porque infelizmente o Benfica entrou, nessa altura, na sua pior fase de sempre. E o mítico jogo do 3-6 e a mítica época de 93/94 (à qual o João Pinto está intimamente ligado), por ter sido a última época digna do Benfica assumiu uma importância inexplicável dados os constantes descalabros.

O João Pinto, sendo a cara dessa época, passou a maioria dos anos a colher frutos dessa altura. Daí o seu simbolismo. Não tanto pelo que rendeu nos anos posteriores.

Em comparativo com o Simão, por exemplo.

Em termos de talento: João Pinto > Simão
Em termos de rendimento: Simão>>João Pinto.
sempre foi um porco....
lembro-me de em 99-00 levarmos 3 na reboleira e ele ria-se que nem um perdido no banco!
aquela exibição em alvalade só aconteceu porque é um chulo!
porque veio atrás do dinheiro do Jorge De Brito!
ps:gostei do teu comentario

Não vou tão longe. Foi porco em 1993 quando tentou rescindir com o Benfica. Depois, a opinião que tenho do João Pinto é que era um gajo com muito muito futebol naqueles pés, mas acomodado e que por isso não rendeu metade do que podia e do que devia. O facto de estarmos a falar do Capitão de equipa agrava um pouco as coisas.

A minha opinião é simples. Era um jogador do caralho. Podia ter sido um gajo ao nível do Figo e do Rui Costa, ou até melhor. A sua maneira de estar não lhe permitiu atingir esses patamares.

_JonasThern_

Citação de: Benfiquismo em 06 de Setembro de 2013, 17:29
Expliquem-me porque é que o joão Pinto está em saudade e não em Imortal?
É inadmissível.
O João Pinto deu tudo pela camisola do Benfica e não fosse o incompetente presidente que o despediu e correu com ele e certamente teria acabado a carreira no Benfica.

Mais uma voltinha. De tempos a tempos vem aqui alguém perguntar porque é que o João Pinto não é imortal e as respostas são sempre as mesmas, tanto da parte de quem defende a mudança de secção como da parte de quem defende que ele é "apenas" saudade. Se formos a ver este tópico do início, 90% dos comentários é a dizer o mesmo.

Isto é uma discussão que nunca vai gerar consenso. Por exemplo, para ti ele deu tudo pelo Benfica, para mim nem de perto nem de longe o fez e por isso é que não é imortal.

Fyssas

Não me interessando muito por isto, apenas o facto de haver bastante discordância sobre ele ser Imortal ou não é o suficiente para ele não o ser. Imortal deveria ser para ídolos indiscutíveis do clube, a meu ver.

_JonasThern_

Citação de: Fyssas em 07 de Setembro de 2013, 17:10
Não me interessando muito por isto, apenas o facto de haver bastante discordância sobre ele ser Imortal ou não é o suficiente para ele não o ser. Imortal deveria ser para ídolos indiscutíveis do clube, a meu ver.

Exactamente o que eu penso também.

RedVC

João Viera Pinto não é imortal por questões extra-futebolísticas.

Dentro do campo tinha momentos geniais. E como eu não vivi as vitórias nas Taças dos Campeões, tenho que dizer que ele me deu a maior alegria enquanto Benfiquista naquela famosa noite, naquele famoso recital dos 6-3. Quem viveu esse dia nunca mais esquece.

Que se lixe o resto, que se lixe que ele tenha jogado no SCP. Que se lixe o que dizem dele fora do campo. Que se lixe ter sido expulso por partir os dentes ao Paulinho Santos. Que se lixe a pancada que deu e recebeu com a nossa camisola. Para mim o que importa é que dentro do campo, naquele dia memorável perante um estádio de gente arrogante ele deu a resposta mais sublime em termos de exibição individual decisiva para uma vitória (jogo e campeonato) que eu alguma vez vi. Melhor exibição individual que alguma vez vi a um jogador com a nossa camisola.

Não chega para ser imortal? Quero lá saber.
Resolvem-se urticárias com "saudades"? Tudo bem.
Por mim até podia estar nos ex-funcionários. O que me importa é como eu o lembro no período mais desgraçado da nossa história. Fez mais contra o asqueroso, o tenebroso presidente do FCP do que todos os presidentes que tivemos durante esse período. Todos juntos.
Saiu escorraçado mas nunca o ouvi dizer mal do nosso clube.

Muito obrigado por aquele dia JVP.

Muito obrigado pelas estatísticas que estão na primeira página JVP.
É só compara-las com outros para ver de quem falamos. Mas isso dá trabalho. Parece que só importa o dia em que ele escorraçado por um tipo anafado (e mais todos os que votaram nele) decidiu ir jogar para o SCP.

Ex, saudade, imortal... O que quiserem. Eu estava lá. Eu vivi aquele dia de sonho. Eu sei o que tu fizeste com a nossa camisola. Naquele dia as nossas camisolas foram mais encarnadas do que nunca. Muito obrigado JVP:

_JonasThern_

Citação de: RedVC em 07 de Setembro de 2013, 19:15

Dentro do campo tinha momentos geniais. E como eu não vivi as vitórias nas Taças dos Campeões, tenho que dizer que ele me deu a maior alegria enquanto Benfiquista naquela famosa noite, naquele famoso recital dos 6-3. Quem viveu esse dia nunca mais esquece.

Que se lixe o resto, que se lixe que ele tenha jogado no SCP. Que se lixe o que dizem dele fora do campo. Que se lixe ter sido expulso por partir os dentes ao Paulinho Santos. Que se lixe a pancada que deu e recebeu com a nossa camisola. Para mim o que importa é que dentro do campo, naquele dia memorável perante um estádio de gente arrogante ele deu a resposta mais sublime em termos de exibição individual decisiva para uma vitória (jogo e campeonato) que eu alguma vez vi. Melhor exibição individual que alguma vez vi a um jogador com a nossa camisola.

Por mim até podia estar nos ex-funcionários. O que me importa é como eu o lembro no período mais desgraçado da nossa história. Fez mais contra o asqueroso, o tenebroso presidente do FCP do que todos os presidentes que tivemos durante esse período. Todos juntos.

É só compara-las com outros para ver de quem falamos. Mas isso dá trabalho. Parece que só importa o dia em que ele escorraçado por um tipo anafado (e mais todos os que votaram nele) decidiu ir jogar para o SCP.

Ex, saudade, imortal... O que quiserem. Eu estava lá. Eu vivi aquele dia de sonho. Eu sei o que tu fizeste com a nossa camisola. Naquele dia as nossas camisolas foram mais encarnadas do que nunca. Muito obrigado JVP:

Respeito totalmente a tua opinião, como a de quem defende que o João Pinto deveria estar nos imortais. Mas o teu texto reflecte aquilo que eu digo e que, quanto a mim, é um dos motivos para o João Pinto não ser imortal. A carreira do João Pinto no Benfica e a maneira como muitas pessoas o vêm foi muito construída à base do 3-6. Excessivamente. Fora esse jogo teve mais três centenas deles...

Bailey

estás sempre em grande, isso bate tudo o que é lógica:

Entre discutir o sim e o não para algo, como há quem defenda o não, o não ganha.

Estou sempre a aprender.

Bailey

_JonasThern_ , discordando mas aceitando a tua visão do JVP no Benfica em 8 anos de carreira aqui, que avaliação fazes por exemplo do rendimento do Rui Costa então?

Fyssas

Citação de: Bailey em 07 de Setembro de 2013, 19:46

estás sempre em grande, isso bate tudo o que é lógica:

Entre discutir o sim e o não para algo, como há quem defenda o não, o não ganha.

Estou sempre a aprender.

Quase que percebeste. Podes tentar outra vez.

_JonasThern_

Citação de: Bailey em 07 de Setembro de 2013, 19:49
_JonasThern_ , discordando mas aceitando a tua visão do JVP no Benfica em 8 anos de carreira aqui, que avaliação fazes por exemplo do rendimento do Rui Costa então?

O Rui Costa em termos de rendimento, no Benfica, também não poderia ser imortal. No entanto foi um gajo que sempre demonstrou respeito e amor pelo Benfica. Nunca teve "vergonha" de dizer que era dos nossos. Volto a dizer. Só um grupo muito restrito deveria ser imortal. Um dos critérios que deveria ser tomado em conta é a longevidade no clube (e esse era, desde logo, factor eliminativo para o Rui Costa, ao contrário do João Pinto). Outro é o rendimento enquanto jogador do clube (e aí, a meu ver, o João Pinto não corresponde), e ainda o respeito para com o Benfica (aqui aponto-lhe o episódio de 93. Em 2000 foi despedido, podia ter ido para onde quisesse e ninguém lhe podia apontar nada).

_JonasThern_

No entanto, é complicado comparar o João Pinto e o Rui Costa exactamente pela longevidade que um teve de clube e o outro não. Nunca saberemos qual seria o rendimento, atitudes dentro e fora de campo do Rui Costa se tivesse no plantel senior do Benfica 8 anos como teve o João Pinto.

RedVC

Citação de: _JonasThern_ em 07 de Setembro de 2013, 19:28

Respeito totalmente a tua opinião, como a de quem defende que o João Pinto deveria estar nos imortais. Mas o teu texto reflecte aquilo que eu digo e que, quanto a mim, é um dos motivos para o João Pinto não ser imortal. A carreira do João Pinto no Benfica e a maneira como muitas pessoas o vêm foi muito construída à base do 3-6. Excessivamente. Fora esse jogo teve mais três centenas deles...

Aqui somos todos Benfiquistas apaixonados. E mostramos isso ao ponto de investirmos algum do nosso tempo em temas do passado. Tenho muito respeito pelas opiniões de todos aqui e acho perfeitamente natural em matéria interpretativa e altamente dependente de critérios pessoais como é este o caso, que existam discordâncias.

Tendo dito isto, devo acrescentar que acho que pensando no contributo que JVP deu ao nosso clube nos restantes 300 jogos, está mais do que justificado o seu estatuto de "imortal". 

Duas ordens de razão: factual-estatística e valorativa:

1 - Em termos factuais-estatísticos:

para este jogador temos 8 Épocas, 301 jogos (25874 minutos), 86 golos
Parece-me óbvio que 83 golos em 300 jogos são números que muitos "imortais" não apresentam. Nem sequer se aproximam.

2 – Em termos valorativos:

Apesar de ser estranho, faço uso de uma mensagem que aqui coloquei anteriormente e que reflecte perfeitamente o que penso dos outros jogos:

« em: 30 de Agosto de 2012, 00:49 »

Um jogador de talento e grande dedicação numa época ingrata do nosso clube que ainda hoje nos impacta negativamente. Nessa época seria fácil ser capitão de equipa, a sua principal figura? Quantos teriam estofo para o assumir? Em quantos jogos este homem carregou o peso de clube atingido por tudo e mais alguma coisa, desde indecências externas até erros internos? Eu vi. Em muitos jogos eu vi essa coragem em João Vieira Pinto. Em muitos jogos ele foi o maior. Em muitos jogos ele foi o único a mostrar níveis de talento e dedicação num patamar compatível com a nossa gloriosa história.

Este jogador foi rejeitado, sem culpa própria por dirigente menores que este clube teve a infelicidade de ter à sua frente.

A persistência de João Vieira Pinto nesta secção é um caso gritante de falta de reconhecimento justo. Aliás é pior, é a persistência num equivoco histórico provocado por uma figura que nunca deveria ter tido a honra suprema de ser presidente do nosso clube.

Estou certo de que felizmente o tempo diluirá o que é menos bom nesta infeliz história ou talvez, pensando melhor, o tempo decantará o bem do mal e mostrará a importância deste jogador na história do nosso clube. O reconhecimento justo virá depois.

Bailey

Citação de: RedVC em 07 de Setembro de 2013, 21:12
Citação de: _JonasThern_ em 07 de Setembro de 2013, 19:28
Expandir...

Aqui somos todos Benfiquistas apaixonados. E mostramos isso ao ponto de investirmos algum do nosso tempo em temas do passado. Tenho muito respeito pelas opiniões de todos aqui e acho perfeitamente natural em matéria interpretativa e altamente dependente de critérios pessoais como é este o caso, que existam discordâncias.

Tendo dito isto, devo acrescentar que acho que pensando no contributo que JVP deu ao nosso clube nos restantes 300 jogos, está mais do que justificado o seu estatuto de "imortal". 

Duas ordens de razão: factual-estatística e valorativa:

1 - Em termos factuais-estatísticos:

para este jogador temos 8 Épocas, 301 jogos (25874 minutos), 86 golos
Parece-me óbvio que 83 golos em 300 jogos são números que muitos "imortais" não apresentam. Nem sequer se aproximam.

2 – Em termos valorativos:

Apesar de ser estranho, faço uso de uma mensagem que aqui coloquei anteriormente e que reflecte perfeitamente o que penso dos outros jogos:

« em: 30 de Agosto de 2012, 00:49 »

Um jogador de talento e grande dedicação numa época ingrata do nosso clube que ainda hoje nos impacta negativamente. Nessa época seria fácil ser capitão de equipa, a sua principal figura? Quantos teriam estofo para o assumir? Em quantos jogos este homem carregou o peso de clube atingido por tudo e mais alguma coisa, desde indecências externas até erros internos? Eu vi. Em muitos jogos eu vi essa coragem em João Vieira Pinto. Em muitos jogos ele foi o maior. Em muitos jogos ele foi o único a mostrar níveis de talento e dedicação num patamar compatível com a nossa gloriosa história.

Este jogador foi rejeitado, sem culpa própria por dirigente menores que este clube teve a infelicidade de ter à sua frente.

A persistência de João Vieira Pinto nesta secção é um caso gritante de falta de reconhecimento justo. Aliás é pior, é a persistência num equivoco histórico provocado por uma figura que nunca deveria ter tido a honra suprema de ser presidente do nosso clube.

Estou certo de que felizmente o tempo diluirá o que é menos bom nesta infeliz história ou talvez, pensando melhor, o tempo decantará o bem do mal e mostrará a importância deste jogador na história do nosso clube. O reconhecimento justo virá depois.

mais que um like mereces uma  :bow2:

e ainda em relação aos golos convém recordar que o JVP não era nem pouco mais ou menos um ponta de lança, o que ainda valoriza mais os seus golos.

Salvo erro está também no top de capitães do Benfica com mais jogos. Facto que também deve ser relevado.

Shoodle

Ai esta bailey no seu melhor. O idolatrável! Calma que foi ele que levou o Benfica ao colo...

JPG

Citação de: _JonasThern_ em 07 de Setembro de 2013, 17:01

Não vou tão longe. Foi porco em 1993 quando tentou rescindir com o Benfica. Depois, a opinião que tenho do João Pinto é que era um gajo com muito muito futebol naqueles pés, mas acomodado e que por isso não rendeu metade do que podia e do que devia. O facto de estarmos a falar do Capitão de equipa agrava um pouco as coisas.

A minha opinião é simples. Era um jogador do caralho. Podia ter sido um gajo ao nível do Figo e do Rui Costa, ou até melhor. A sua maneira de estar não lhe permitiu atingir esses patamares.

isto