João Vieira Pinto, o Menino de Ouro

Avançado, 53 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (1992-2000), 302 jogos (25669 minutos), 89 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2)

Puritan

Çula

Citação de: Hanzo em 18 de Setembro de 2013, 18:15
Quanto a mim o melhor dessa geração nem era nenhum desses 3. Em Portugal até poderei considerar que o João seria superior a Figo e Rui Costa. Depois com a ida dos outros 2 para o estrangeiro é óbvio que não... E Rui Costa de inicio até fez bem mais que o Figo. Basta ver quem era a estrela da nossa selecção no Euro 96.

Acho um bocado puxado colocar o Paulo Sousa nesse lote.
O Paulo foi um jogador que a determinada altura deu um salto qualitativo muito grande, mas até lá era apenas um bom jogador (e médio direito).
É a partir da época 90/91 que começa a ser aposta do Eriksson. Sempre que havia um buraquinho na equipa lá vinha o Sousa. Nesse ano jogou em quase todos os lados do meio campo, foi um ano fantástico para ele.
No ano seguinte teve uma lesão grave nas Antas e perdeu grande parte da época. Em 92/93 explodiu definitivamente como 6 de nivel mundial.

Na minha opinião mais que talento natural teve uma capacidade de trabalho e de evolução muito grande. Depois é claro que ser gerido por um treinador como o periquito ajuda qualquer um.

Çula

Citação de: Fyssas em 17 de Setembro de 2013, 14:14
Sim, o JVP era melhor que o Figo. Pois claro que era. Então não...

Não sei onde possa estar a duvida.
O João aos 17 anos já era chamado aos trabalhos da selecção A de forma assidua.

Figo ultrapassa JVP na época 94/95, já depois de ter estado muito bem na épca anterior. É só em 1993 que aparece um Figo diferenciado, nunca antes visto. Nessa altura já o João tinha umas 3 épocas ao mais alto nivel.

Depois sim, vai para Barcelona e é o que se sabe. 

Fyssas

Citação de: Çula em 20 de Setembro de 2013, 19:55
Citação de: Fyssas em 17 de Setembro de 2013, 14:14
Sim, o JVP era melhor que o Figo. Pois claro que era. Então não...

Não sei onde possa estar a duvida.
O João aos 17 anos já era chamado aos trabalhos da selecção A de forma assidua.

Figo ultrapassa JVP na época 94/95, já depois de ter estado muito bem na épca anterior. É só em 1993 que aparece um Figo diferenciado, nunca antes visto. Nessa altura já o João tinha umas 3 épocas ao mais alto nivel.

Depois sim, vai para Barcelona e é o que se sabe.

Falaste e não disseste nada. Que interessam "umas 3 épocas ao mais alto nivel" quando a diferença de qualidade dos dois é tão óbvia (e o Figo é 2 anos mais novo que o JVP)?

ivodaniello

Bailey

acho que o çula merece um pouco mais crédito do que o "falaste e não disseste nada", mas vindo de quem vem....

Puritan

O JVP a nível de talento puro era superior ao Figo. Mas há dúvidas?

A nível de carreira é outra coisa.

_JonasThern_

Tirem-me uma dúvida. O melhor jogador do Campeonato em 93/94 foi o Figo ou o João Pinto?

Hanzo

Citação de: Çula em 20 de Setembro de 2013, 19:49
Quanto a mim o melhor dessa geração nem era nenhum desses 3. Em Portugal até poderei considerar que o João seria superior a Figo e Rui Costa. Depois com a ida dos outros 2 para o estrangeiro é óbvio que não... E Rui Costa de inicio até fez bem mais que o Figo. Basta ver quem era a estrela da nossa selecção no Euro 96.

O Paulo foi um jogador que a determinada altura deu um salto qualitativo muito grande, mas até lá era apenas um bom jogador (e médio direito).
É a partir da época 90/91 que começa a ser aposta do Eriksson. Sempre que havia um buraquinho na equipa lá vinha o Sousa. Nesse ano jogou em quase todos os lados do meio campo, foi um ano fantástico para ele.
No ano seguinte teve uma lesão grave nas Antas e perdeu grande parte da época. Em 92/93 explodiu definitivamente como 6 de nivel mundial.

Na minha opinião mais que talento natural teve uma capacidade de trabalho e de evolução muito grande. Depois é claro que ser gerido por um treinador como o periquito ajuda qualquer um.

Eu não falei em talento. Isso parece-me óbvio que seria o João Pinto ou não tivesse participado em dois mundiais de juniores. Eu falei mesmo em depois o que mostraram. Não vi naquela posição ninguém melhor que ele (à excepção do Redondo que era do mesmo nível) e de certeza que não foi por acaso que ele é campeão europeu na Juventus, vai para o Dortmund e os alemães de seguida também o são. Depois dele só Eto'o é que conseguiu também esse feito.
Quanto à época de 90/91 ele aproveitou e bem foi os problemas físicos que o Hernâni teve nesse ano, acabando por conseguir conquistar a titularidade.

Bailey

É sempre relativo falar-se quem foi melhor ou pior. Na geração de ouro tivemos verdadeiros futebolistas de classe mundial: João Pinto, Figo, Rui Costa, Paulo Sousa. Em termos de carreira é fácil ver quem foi o melhor. Em termos de preferências já é ao critério de cada um.

Eu confesso, e provavelmente soará mal o que vou dizer, que nunca consegui guardar o ódio que provavelmente deveria ao Paulo Sousa, em particular depois de já ter abandonado o sporting. Tal como sempre apreciei o Figo. Habituei-me a gostar da selecção nessa altura e era um verdadeiro fã da classe desses jogadores.

O Paulo Sousa era um jogador extraordinário, mas curiosamente a recordação que nunca me irei esquecer dele, foi quando teve que defender a baliza do Benfica durante uns 10 minutos, e ainda sacou umas defesas importantes. Ainda podíamos ser campeões nessa altura (acabámos por não o ser), mas aquela exibição foi memorável.

Depois disso fez uma carreira como jogador extraordinária também, com a grande mancha da traição que nos fez.
Sinto que é um desperdício ele andar nos videotons desta vida a treinar, uma pessoa como ele faz falta a meu ver no dirigismo português.

Hanzo

Mas por causa desse jogo contra o Boavista em que ele vai à baliza e conseguiu que não levássemos mais golos depois do penalti é que eu fiquei a detestar o homem quando ele saiu para ir para o Sporting.
Eu senti-me nessa altura claramente traído pelo que ele fez e detestava o homem. O que não quer dizer que não o achasse como um grande jogador e dos melhores do mundo na sua posição. Hoje em dia já não tenho esse sentimento embora não me esqueça. Até porque foram dois e o outro acabou por admitir que tinha errado e que se calhar hoje não o faria. Ele nunca o ouvi falar do caso sequer. Eu acho que apesar de tudo ele é um gajo inteligente e por isso pensei que até poderia ter dado num bom treinador, só que estava muito longe da realidade.

Çula

Citação de: Hanzo em 22 de Setembro de 2013, 16:22
Citação de: Çula em 20 de Setembro de 2013, 19:49
Expandir...

Eu não falei em talento. Isso parece-me óbvio que seria o João Pinto ou não tivesse participado em dois mundiais de juniores. Eu falei mesmo em depois o que mostraram. Não vi naquela posição ninguém melhor que ele (à excepção do Redondo que era do mesmo nível) e de certeza que não foi por acaso que ele é campeão europeu na Juventus, vai para o Dortmund e os alemães de seguida também o são. Depois dele só Eto'o é que conseguiu também esse feito.
Quanto à época de 90/91 ele aproveitou e bem foi os problemas físicos que o Hernâni teve nesse ano, acabando por conseguir conquistar a titularidade.

Tudo ajudou. Os problemas do Hernâni, o facto do Magnusson se ter lesionado gravemente e de termos jogado muitas vezes só com o Rui Águas na frente, abrindo mais uma vaga no meio campo. Mas não só, sempre que havia uma ausência o gajo ia lá tapar. Fosse para render o Paneira na direita ou o Valdo, jogando mais adiantado no terreno. Foi um ano em cheio para um gajo que um ano antes praticamente só tinha jogado pelas reservas.

sardao

Eu também achava o JVP o mais talentoso dessa geração. Mas era também por ser o meu jogador favorito :P

Çula

Citação de: André Sousa em 23 de Setembro de 2013, 21:37
Rui Costa > *

O Rui era um grande jogador, mas em termos de genialidade acho mesmo que o João estava à frente.
Teve também alguma sorte em algumas situações. Foi em vários momentos o gajo que está no sítio certo à hora certa.
Depois de ter feito um grande campeonato do mundo (quando alguns meses antes nem entrava sequer nas contas de Queiroz) beneficiou da ida do Valdo para França e foi integrado pelo Eriksson.

Ainda assim só ano e meio depois é que se afirmou de pedra e cal no nosso 11 titular (depois de uma exibição fantástica na Luz, contra o Sp. Espinho). Até lá pautou-se quase sempre por alguma irregularidade.