João Vieira Pinto, o Menino de Ouro

Avançado, 53 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (1992-2000), 302 jogos (25669 minutos), 89 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2)

sardao

Anarquista

Estou em crer que estão a  interpretar mal a dúvida do xtintas. A questão não é o facto de o João Vieira Pinto não estar nos Imortais deste fórum (apesar de fazer parte dos Notáveis do Sport Lisboa e Benfica, quer gostem, quer não). O cerne da dúvida, parece-me, consiste em saber o porquê de o Mário Wilson estar na secção supracitada, não estando lá o ex-jogador.

Reparem uma coisa, caso ele saia esta época, eu posso considerar que o Enzo Pérez é "Saudade". Mas se o Nemanja Matić está na secção "Ex-funcionários", o argentino tem de vir para a mesma. Dê por onde der. Tem que se abordar a questão em termos comparativos.

Posto isto, o Mário Wilson treinou o Sport Lisboa e Benfica em 4 ocasiões, tendo ganho 3 títulos, sendo que 2 deles foram ganhos numa altura em que "quem treinasse o Benfica, arriscava-se a ser campeão". Terá currículo suficiente, dentro do clube, para ser considerado Imortal? E esqueçam-se as juras de amor; qualquer adepto as faz e não é isso que distingue os Imortais. Toni e Simões não são mais Imortais pelas palavras que proferem nos programas desportivos que passam na televisão.

Para terminar, deixo uma sugestão em forma de pergunta, para quem quiser responder: já que se distingue o Rui Costa "Jogador" e o Rui Costa "Administrador da SAD do Benfica", ou o Artur Jorge "Jogador" e o Artur Jorge Treinador", por que não fazer separar o João Vieira Pinto "Funcionário" e o João Vieira Pinto "Adversário"?

pcssousa

Mário Wilson é imortal porque merece sê-lo.
De resto, há sempre maneira de apontar o dedo a qualquer dos imortais, pois a perfeição não existe. Assim, Cosme Damião vestiu, por livre vontade, a camisola do SCP, Eusébio deu uma patada no peito de um adepto Benfiquista, que o deixou em muito mau estado, para além de ter negociado contrato com o Sporting em 75. Coluna disse-se traído pelo clube, aquando da saída como jogador, dizendo que sempre foi muito invejado. Simões tentou rescindir para ir para o sporting. Costa Pereira deu um frango que custou uma TCCE. Bento mandou um treinador para o crl, à frente de todos...

É preciso continuar?

Note-se que a maioria, se não tudo, o que descrevi, não merece a minha crítica ou censura. Serve apenas para mostrar que, se quisermos, o estatuto de quase todos os imortais do clube, pode ser passível de criticas. 

Outra coisa, se houve alturas em que "qualquer um se arriscava a ser campeão no Benfica", isso acontecia porque os profissionais que representavam o clube eram, regra geral, mais categorizados que os dos outros. Não acontecia como actualmente em que qualquer borra-botas pode representar o Benfica. Ou seja, o Benfica ganhava mais porque não era qualquer um que vestia a sua camisola. É o caso de Mário Wilson.

FaithNoMore

Citação de: pcssousa em 24 de Agosto de 2014, 16:47
Citação de: FaithNoMore em 24 de Agosto de 2014, 16:30
Expandir...
Citação de: pcssousa em 24 de Agosto de 2014, 16:23
Citação de: xtintas em 19 de Agosto de 2014, 19:07
Gostava que alguém sério e com carácter me respondesse por que é que o João Pinto está na saudade é o Mário Wilson está nos imortais. Mas uma resposta séria, com classe, sem ironias de merda, sem smiles, sem graçolas, sem ofender e chamar infiltrado, etc.

Lanço o desafio.

O JVP, e isto já foi mencionado por cá, entre outros cânticos mais graves, andou aos saltos de "e quem não salta é lampião". Isto depois de ter sido capitão do Benfica.
Escusam de o negar, pois há imagens e eu já o vi, assim como muitos, muitos outros. E estes foram os cânticos menos graves.

Se é o suficiente para não ser imortal? Não sei... Sinceramente não sei. Cada um que julgue por si.

Para mim, um imortal deve marcar o Benfica, assim como o Benfica deve marcar o imortal.

Se eu estiver enganado que me corrijam ,mas penso que o JVP nunca jogou nas férias em nenhum torneio de futsal pelos super dragoes lá da terra.

Também duvido que o Mário Wilson o tenha feito.

O grande capitão Mario Wilson não,mas outro imortal já

pcssousa

Citação de: FaithNoMore em 24 de Agosto de 2014, 19:51
Expandir...
Gostava que alguém sério e com carácter me respondesse por que é que o João Pinto está na saudade é o Mário Wilson está nos imortais. Mas uma resposta séria, com classe, sem ironias de merda, sem smiles, sem graçolas, sem ofender e chamar infiltrado, etc.

Lanço o desafio.

O JVP, e isto já foi mencionado por cá, entre outros cânticos mais graves, andou aos saltos de "e quem não salta é lampião". Isto depois de ter sido capitão do Benfica.
Escusam de o negar, pois há imagens e eu já o vi, assim como muitos, muitos outros. E estes foram os cânticos menos graves.

Se é o suficiente para não ser imortal? Não sei... Sinceramente não sei. Cada um que julgue por si.

Para mim, um imortal deve marcar o Benfica, assim como o Benfica deve marcar o imortal.

Se eu estiver enganado que me corrijam ,mas penso que o JVP nunca jogou nas férias em nenhum torneio de futsal pelos super dragoes lá da terra.

Um imortal que foi campeão europeu pelo Benfica e considerado o melhor do Mundo relativo a uma época em que envergou o Manto Sagrado? O mesmo que se tem deslocado propositadamente a Portugal para apoiar o Benfica seja em futsal, seja em futebol?

Algures por aí devem estar umas quantas razões para ser imortal?

FaithNoMore

Citação de: pcssousa em 24 de Agosto de 2014, 20:08
Citação de: FaithNoMore em 24 de Agosto de 2014, 19:51
Expandir...

Lanço o desafio.

Um imortal que foi campeão europeu pelo Benfica e considerado o melhor do Mundo relativo a uma época em que envergou o Manto Sagrado? O mesmo que se tem deslocado propositadamente a Portugal para apoiar o Benfica seja em futsal, seja em futebol?

Algures por aí devem estar umas quantas razões para ser imortal?

O que disseste está correcto,o que eu disse tambem,lá está,para se ser imortal não é preciso ter a ficha completamente limpa.

Anarquista

pcssousa, não deturpes aquilo que estava a ser debatido. Não se estava à procura de razões para "despromover" Imortais, mas sim de motivos para se compreender o porquê de o Mário Wilson ser um.

Escreveste que "Mário Wilson é imortal porque merece sê-lo", mas não justificas essa afirmação. A única conclusão que tiro daqui é que concordas com o estatuto que ele tem aqui no fórum.

Ser o "bombeiro de serviço" e ganhar os três títulos que tem no seu palmarés não é currículo suficiente para se ser considerado Imortal. Na minha opinião.

pcssousa

Citação de: Anarquista em 24 de Agosto de 2014, 22:37
pcssousa, não deturpes aquilo que estava a ser debatido. Não se estava à procura de razões para "despromover" Imortais, mas sim de motivos para se compreender o porquê de o Mário Wilson ser um.

Escreveste que "Mário Wilson é imortal porque merece sê-lo", mas não justificas essa afirmação. A única conclusão que tiro daqui é que concordas com o estatuto que ele tem aqui no fórum.

Ser o "bombeiro de serviço" e ganhar os três títulos que tem no seu palmarés não é currículo suficiente para se ser considerado Imortal. Na minha opinião.

Parece que, se é pelo currículo, Merece tanto quanto João Pinto, que tem os mesmos 3 títulos que o "velho capitão", logo não entendo onde querem chegar quando se faz uma comparação entre ambos.
De resto, ambos representaram o sporting, ambos representaram a selecção, só um deles se confessou sempre Benfiquista, só um deles nunca desrespeitou o Benfica.
Acresce ainda que JVP perdeu bem mais que Mário Wilson.

Mário Wilson é um imortal do Benfica porque ganhou pelo Benfica, sofreu pelo Benfica e será enterrado com a bandeira do Benfica. Para mim chega, para ti se calhar não.

Seria o mesmo que reclamar por Rui Água também ser saudade e ter melhor curriculo que JVP.

Quanto ao resto, se querem despromover quem quer que seja, despromovam, se querem promover, promovam, se querem manifestar-se, manifestem-se. É para o lado que durmo melhor. Agradeço é que não coloquem na minha boca coisas que não disse e que evitem acusações infundadas.
Agradecido.

FaithNoMore

Eu não estou a comparar o  JVP com o capitão Mario Wilson que merece inteiramente estar nos imortais,aquilo que digo é que se a razão pela qual o JVP não é imortal neste forum porque saltou a cantar quem nao salta é lampiao,então outros tambem não podem sê-lo porque em tempos jogaram torneios de verão pelos super dragões,e alguns nunca poderiam ser hoje em dia capitães em modalidades do Benfica quando em Loures nos mandava literalmente para a P*** q nos P****,eu presenciei e ouvi.
Percebes o meu ponto de vista? abraço

pcssousa

Citação de: FaithNoMore em 24 de Agosto de 2014, 23:27
Eu não estou a comparar o  JVP com o capitão Mario Wilson que merece inteiramente estar nos imortais,aquilo que digo é que se a razão pela qual o JVP não é imortal neste forum porque saltou a cantar quem nao salta é lampiao,então outros tambem não podem sê-lo porque em tempos jogaram torneios de verão pelos super dragões,e alguns nunca poderiam ser hoje em dia capitães em modalidades do Benfica quando em Loures nos mandava literalmente para a P*** q nos P****,eu presenciei e ouvi.
Percebes o meu ponto de vista? abraço

Pois, mas "quem não salta é lampião" nem é assim tão grave... mais grave foi o "fdp slb". Ou se calhar não.

O que sei é que depois de sair do Benfica, nunca vi o atleta que referes ter jogado pelos superdragões, faltar ao respeito ao clube. Aguardo para confirmar o mesmo em relação ao Gonçalo, que é capitão do futsal do Benfica, algo que nada tem a ver com este fórum, logo, não pode ser relacionado os outros atletas em questão.

Mas é como digo, a mim tanto me faz como me fez a secção em que cada um está. Interessa-me mais aquilo que representam para mim.

Anarquista

pcssousa, começando pelo fim, não entendi o último parágrafo. Certamente que não era dirigido a mim, pelo que o meu único comentário a esse respeito é um confuso "De nada".

Aliás, tu é que partiste do princípio que o meu único critério na escolha dos Imortais é o currículo. Eu não referi isso, mas obviamente que é algo que tem de se ter em conta. E, no caso do Mário Wilson, passa a ter uma relevância maior, quando se compara a marca que deixou no clube. Porque, ao contrário do que se passa com o João Vieira Pinto, o argumento "longevidade de carreira ligado ao Sport Lisboa e Benfica" não é válido.

O ex-jogador desta casa esteve 8 épocas consecutivas ao serviço, muitas das vezes a carregar a equipa às costas, ao passo que o treinador teve 4 passagens, cada uma inferior a um ano. Se sofreu mais nessas 4 passagens do que alguma vez o João Vieira Pinto o fez? Completamente irrelevante para a questão.

Eu também não quero mudar ninguém de secção, só queria perceber de onde vem este "endeusamento" que fazem ao Mário Wilson.

pcssousa

Citação de: Anarquista em 25 de Agosto de 2014, 00:34
pcssousa, começando pelo fim, não entendi o último parágrafo. Certamente que não era dirigido a mim, pelo que o meu único comentário a esse respeito é um confuso "De nada".

Aliás, tu é que partiste do princípio que o meu único critério na escolha dos Imortais é o currículo. Eu não referi isso, mas obviamente que é algo que tem de se ter em conta. E, no caso do Mário Wilson, passa a ter uma relevância maior, quando se compara a marca que deixou no clube. Porque, ao contrário do que se passa com o João Vieira Pinto, o argumento "longevidade de carreira ligado ao Sport Lisboa e Benfica" não é válido.

O ex-jogador desta casa esteve 8 épocas consecutivas ao serviço, muitas das vezes a carregar a equipa às costas, ao passo que o treinador teve 4 passagens, cada uma inferior a um ano. Se sofreu mais nessas 4 passagens do que alguma vez o João Vieira Pinto o fez? Completamente irrelevante para a questão.

Eu também não quero mudar ninguém de secção, só queria perceber de onde vem este "endeusamento" que fazem ao Mário Wilson.

Não parti de principio nenhum, nem gosto que digam que eu disse ou pensei o que nem pensei nem disse.
Mário Wilson é imortal porque ganhou pelo Benfica, sofreu pelo Benfica e será enterrado com a bandeira do Benfica.
JVP não é imortal porque ganhou pelo Benfica, insultou o Benfica mesmo depois de ter tido a honra de vestir a sua camisola e o ter capitaneado, não se deixando tocar pelo Benfica.

Em resumo, um tudo faria pelo Benfica, outro, por dinheiro tentou sair do Benfica, por dinheiro voltou atrás e, assim que saiu, injuriou o clube que o amou.

Creio que seja isto.

Agora, guardo para mim se considero JVP um imortal do Benfica ou não, pois as razões que explanei foram as utilizadas aquando da votação.
Por falar em votação, JVP foi votado como saudade pelos users, numa votação aberta a todos. Por respeito à democracia, não coloco em causa a justiça da escolha, até porque não me acho mais douto que os restantes.

Anarquista

Continuo sem perceber o comentário "Agradeço é que não coloquem na minha boca coisas que não disse e que evitem acusações infundadas.".

Saltando isso, mantenho a minha opinião: Mário Wilson não é, para mim, Imortal, dado o que fez dentro do clube enquanto funcionário. Não me interessa o que fez fora dele. Se há quem tenha isso em consideração, óptimo. Cada um é livre de definir o seu próprio conceito de Imortal ou Saudade.

Ah, e Mário Wilson será enterrado com uma bandeira do Sport Lisboa e Benfica e outra da Associação Académica de Coimbra - Organismo Autónomo de Futebol, não te esqueças de referir, pois ele não se esquece.

pcssousa

De certeza que não será enterrado com uma bandeira do OAF pois nunca representou tal organismo.
Foi, isso sim, jogador e treinador da AAC SF, secção de futebol da Associação Académica de Coimbra DG, que ainda subsiste, jogando no distrital de Coimbra.
Poderá levar uma bandeira da Académica, nunca uma do OAF.
Mas isso agora não interessa para aqui. Protestos em relação a Mário Wilson devem ser escritos no seu tópico ou então no tópico "sugestões", onde poderás sugerir a sua despromoção, se for o caso, ou não, se entenderes que está bem assim.

Quanto ao colocar palavras na boca dos outros, bem, será dizer que os outros disseram sem efectivamente o terem dito. Afirmarem que os outros pensaram, sem poderem de facto confirmarem se o pensaram ou não.

Por mim encerro este off topic que não leva a lado nenhum.

Bailey

É tudo uma questao de critérios, as pessoas hoje em dia deixam se muito embalar pelas juras de amor, pelos bater com a mao no peito à david luiz, ou nas twitaradas para se decidirem pelo imortal ou nao.

O JVP foi A figura dos anos 90 do Benfica (bom ou mau -- na realidade foi uma década péssima, a 2ª metade entenda se -- ), o próprio clube o distingue como um dos seus grandes avançados de sempre, logo sob o ponto de vista futebolístico o JVP é sem dúvida Imortal, face à sua qualidade, aos seus anos de capitao, e a tudo o que deu enquanto jogador do clube.

No entanto para muitas pessoas torna se mais importante discutir as juras de amor, quem ficou "tocado" pelo Benfica, quem dá entrevistas, etc.
Eu avalio o JVP pelo que fez nos 8 anos de Benfica. Nao o conheço pessoalmente, e o JVP dos seus 43 anos, é me irrelevante para eu me decidir sobre seja o que for.

O certo é o seguinte, o JVP esteve no Benfica de 92 a 00, ou seja entrou há mais de 20 anos no Benfica e saiu há 14. E ainda hoje muito se fala dele. Foi a marca que deixou. 14 anos depois ainda se fala dele. É uma discussão "imortal"....