João Vieira Pinto, o Menino de Ouro

Avançado, 53 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (1992-2000), 302 jogos (25669 minutos), 89 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2)

Pontix

Talvez já tenha aqui escrito. Dos jogadores que vi fazerem carreira em Portugal, este foi o maior de todos eles. Que grande jogador.

JPG

há aqui pessoal que parece que confunde o jogo de alvalade com a restante carreira.

FaithNoMore

Em democracia deve-se aceitar que alguém pense de maneira diferente de mim.
Fico muito contente que os 100 benfiquistas que deram a sua opinião quanto ao melhor plantel do Benfica de sempre para o livro,tenham eleito o JVP um dos 5 melhores avançados do clube.

génio,idolo,imortal :slb2:

Far(away)

Citação de: JPG em 06 de Dezembro de 2014, 22:44
há aqui pessoal que parece que confunde o jogo de alvalade com a restante carreira.

Não há confusão possível.

O jogo de Alvalade foi um hino ao futebol, uma partida inolvidável, personificado pelo menino de ouro, por um rapaz de cabelos loiros que levou à loucura toda uma nação vermelha, quando poucos acreditavam.

O resto, é o resto

sazuke

não concordo com a escolha, mas há lá pelo menos dois ainda mais mal escolhidos

Bakero

João Pinto devia estar nos Imortais...é o maior simbolo do clube em toda uma década...anos 90 do Benfica é João Pinto e depois os restantes...

Mais a mais, quando vejo o Simão nos imortais...o que tem toda a lógica, porque Simão também é a mesma coisa: Simão é o jogador símbolo da 1ª década dos anos 2000 do Benfica (e também passou pelo Sporting).

Alguém explica porque Simão está lá e João Pinto não?

Lurgee

Citação de: Bakero em 12 de Dezembro de 2014, 10:39
João Pinto devia estar nos Imortais...é o maior simbolo do clube em toda uma década...anos 90 do Benfica é João Pinto e depois os restantes...

Mais a mais, quando vejo o Simão nos imortais...o que tem toda a lógica, porque Simão também é a mesma coisa: Simão é o jogador símbolo da 1ª década dos anos 2000 do Benfica (e também passou pelo Sporting).

Porque fez o percurso contrário e diz-se benfiquista.
Acho que é só isso.

_JonasThern_

Podia explicar apenas usando duas palavras: Rendimento desportivo.

Mas o Simão tem muito mais pontos a favor para além desse.

CERVEIRA

Foi um grande jogador. Só tenho pena que aquele maldito presidente que passou pelo nosso BENFICA lhe tenha feito o que fiz, porque senão teria continuado lá por muitos anos mais e teria de certeza danos mais alegrias.

Benfiquismo

GS_

Há uns dias revi o jogo do 3-6 em Alvalade (obrigado dfernandes!) e continua a ser impressionante a perfeição daquela exibição. Não fez nada mal naquele jogo. Nada! As poucas bolas que perdeu foram lances em que arriscou a jogada individual e obviamente seria impossível ganhar esses duelos todos.

Que exibição absolutamente fenomenal, nunca mais vi nada assim em Portugal.

Bailey

Bakero

Citação de: _JonasThern_ em 26 de Dezembro de 2014, 09:03

Rendimento desportivo? João Pinto foi o melhor jogador do Benfica em quase todas as épocas da década de 90! Então entre 93 e 97 carregou-nos literalmente às costas...

E em relação a benfiquismo...independentemente de gostar do clube, será Cardozo um benfiquista? Se alguém lhe perguntar se sabe a letra do hino do Benfica, ou se sabe se o Benfica foi campeão em 1994, ou se sente um nó no estômago de cada vez que o Benfica está a jogar, ele responderá que sim? E de qualquer maneira, ninguém pôe em causa que é um Imortal, por tudo o que fez de águia ao peito...

Enfim, tudo é debatível, mas para mim (e certamente para quem viveu a infância e a adolescência nos anos 90) João Pinto é claramente um Imortal.

_JonasThern_

Citação de: Bakero em 26 de Dezembro de 2014, 11:41
Citação de: _JonasThern_ em 26 de Dezembro de 2014, 09:03
Expandir...

Rendimento desportivo? João Pinto foi o melhor jogador do Benfica em quase todas as épocas da década de 90! Então entre 93 e 97 carregou-nos literalmente às costas...

E em relação a benfiquismo...independentemente de gostar do clube, será Cardozo um benfiquista? Se alguém lhe perguntar se sabe a letra do hino do Benfica, ou se sabe se o Benfica foi campeão em 1994, ou se sente um nó no estômago de cada vez que o Benfica está a jogar, ele responderá que sim? E de qualquer maneira, ninguém pôe em causa que é um Imortal, por tudo o que fez de águia ao peito...

Enfim, tudo é debatível, mas para mim (e certamente para quem viveu a infância e a adolescência nos anos 90) João Pinto é claramente um Imortal.

Isso não é uma verdade absoluta. Quanto a mim é, aliás, bastante questionável. João Pinto não carregou o Benfica às costas coisa nenhuma. Foi, efectivamente, o melhor jogador na época de 93/94 (com uma excelente equipa) e na época de 95/96 (esta sim, a melhor época do João Pinto de águia ao peito).

Simão teve, sempre, um rendimento altíssimo. Todas as épocas foram de elevado rendimento. Quanto ao benfiquismo... Fala-se aqui e bem, da indiferença com que o João Pinto fala (ou não fala) do Benfica. Mas eu nem gosto de ir por aí. Os episódios de torremolinos e o "quem não salta é lampião" são, para mim, mais que suficientes para não o considerar imortal. Isto juntando ao rendimento desportivo que não foi assim tão de top como muita gente defende, levam, quanto a mim, que seja impensável essa designação para este jogador.

Mas isto é apenas um fórum em que a maioria considerou que o jogador não merecia esse estatuto. O João Pinto é o que é para cada adepto. Para mim, nunca será imortal, nem me cabe na cabeça que o seja.

Bico de Ouro

Boas tardes a todos,

Para mim João Vieira Pinto foi o jogador que mais gozo me deu ver com a nossa camisola. Um grande capitão e um autêntico ídolo que não merecia sair do clube como saiu.

Saudades de o ver em campo.