João Vieira Pinto, o Menino de Ouro

Avançado, 52 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (1992-2000), 302 jogos (25669 minutos), 89 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2)

BlankFile

#7530
Continuo a defender que não é feita a devida justiça a este homem aqui no Ser Benfiquista.

João Vieira Pinto é Imortal do Sport Lisboa e Benfica e foi o meu único verdadeiro ídolo futebolístico nos anos 90.

nikas

Injustamente.
Acho que só lhe será feita verdadeira justiça quando BENFIQUISTAS tomarem conta do Benfica e o tentarem trazer para perto.

Cob92

Este se quiser para mim, tem lugar sem qualquer problema na nossa estrutura.

Nunca nos deixou e defendeu o clube no seu pior momento.

Colhoes de ouro para um menino de ouro.

Red2802

Depois da equipa maravilha de Eriksson de 82/84 que tinha verdadeiras lendas do Benfica como Bento, Humberto Coelho, Chalana, Diamantino, Carlos Manuel, Shéu ou Néné passaram outros grandes jogadores pelo Benfica.

Jogadores de grande nível como Preud'homme, Mozer, Ricardo, Valdo, Poborsky, Thern, Paneira, Paulo Sousa, Rui Costa, Isaías, Aimar ou Saviola, entre outros.

Há quatro que marcaram a história do Benfica acima destes todos que referi pós 84, sem estar aqui a comprar qualidade.

Apenas pela impacto que tiveram no clube.

João Vieira Pinto, Simão Sabrosa, Cardozo e Jonas.

Quem não acompanhou a carreira toda de JVP no Benfica não tem noção do que ele representou para o clube.

Está claramente nos 15 jogadores mais importantes da história do Benfica.

Goste-se mais ou menos, é para mim uma evidência e uma questão de justiça histórica.

giiin

Para um miudo de 10 anos nos anos 90 como era eu.. o JVP era a luz. Saudades.

vermelhoftw

Jogador underrated pra caralho, tanto no SB como na história do Benfica, como na minha opinião se jogasse hoje em dia era uma das estrelas mundiais, acho que podia ter atingido outro nível e nunca atingiu o potencial mundial que podia ter chegado!

diabo maiato

Citação de: Red2802 em 01 de Abril de 2021, 23:57
Depois da equipa maravilha de Eriksson de 82/84 que tinha verdadeiras lendas do Benfica como Bento, Humberto Coelho, Chalana, Diamantino, Carlos Manuel, Shéu ou Néné passaram outros grandes jogadores pelo Benfica.

Jogadores de grande nível como Preud'homme, Mozer, Ricardo, Valdo, Poborsky, Thern, Paneira, Paulo Sousa, Rui Costa, Isaías, Aimar ou Saviola, entre outros.

Há quatro que marcaram a história do Benfica acima destes todos que referi pós 84, sem estar aqui a comprar qualidade.

Apenas pela impacto que tiveram no clube.

João Vieira Pinto, Simão Sabrosa, Cardozo e Jonas.

Quem não acompanhou a carreira toda de JVP no Benfica não tem noção do que ele representou para o clube.

Está claramente nos 15 jogadores mais importantes da história do Benfica.

Goste-se mais ou menos, é para mim uma evidência e uma questão de justiça histórica.
os 15 melhores??!! tenho dúvidas! Vou fazer um pequeno exercício, atendendo a que o Benfica nasceu em 1904...  Rogério Pipi, Francisco Ferreira, Espirito Santo, José Águas, Coluna, José Augusto, Simões, Germano, Eusébio, Humberto Coelho, Toni, Bento, Vítor Martins, Nené, Jaime Graça, Shéu, Chalana,  eh pá já vou em 17, quanto a mim quase todos intocáveis e nem meti: Julinho, Arsénio, João Alves, Torres, Francisco Calado, Moreira, José Henrique e nem meti  ninguém pós 1980 como Filipovic, Carlos Manuel, Diamantino, Valdo, Mozer, Ricardo Gomes  porque muitos podem ter sido muito bons mas poucos anos de clube (Rui Costa, Jordão, Paulo Sousa, Jonas etc). João Vieira Pinto tem 8 anos do Benfica que eu caracterizaria da seguinte forma pois acompanhei toda a carreira dele no Benfica (e mesmo depois como melancia) : 1992/1993 a 1994 excelente, do melhor, se fossem todas como estas duas seria quase ao nível de um Chalana ou um Humberto Coelho,  1994/1995 a 1997 boa, foi de longe o melhor jogador da equipa e via-se a diferença  de classe para os outros (o ordenado era também incomparavelmente superior), 1997/1998 até sair em 2000 fraco,  mesmo sendo o melhor, pouco se destacava, nitidamente via-se que não estava onde queria, até compreendo com um presidente como o Vale Azevedo..mas mesmo assim muito fraco com 17 golos no total das competições em 3 épocas!!! Além de que ele não saiu para o Sporting apenas porque cheio de medo de vir a ter represálias e castigos pessois e monetários o Valentim Loureiro foi resgatá-lo a Espanha e o Jorge de Brito fez-lhe uma proposta milionária, ai em choro ele renegou o contrato com o Cintra!!! Rui Costa para mim é outro que de maneira nenhuma entra nos 15 melhores de sempre e este ainda por razões mais óbvias pois a maior parte da carreira não esteve no clube. Penso que é um post pouco popular mas é a minha opinião ainda me lembro de outros grandes jogadores como Artur Jorge, Raul, Zeca, Jacinto, Rui Rodrigues, Malta da Silva, António Bastos Lopes, Artur Correia, Adolfo, Cavém...muitos destes não os vi jogar mas ouvia os relatos, com o transistor colado ao ouvido. 

Pedro Neto

#7537
Era fabuloso. Hoje seria um dos melhores do Mundo.

Foi durante mais de uma decada o terceiro melhor jogador portugues depois do Figo e do Rui Costa. Geriu muito mal a carreira porque devia ter ido para o estrangeiro.

Grandes memorias de JVP, a minha primeira grande referencia.

Foi terrivel para mim quando foi para o Sporting, e ainda mais quando lhes deu dois Campeonatos. Fica para sempre o JVP do hattrick em Alvalade.

"Um monumento... no Estadio de Alvalade".

lateraldireito

Citação de: Pedro Neto em 02 de Abril de 2021, 02:19
Era fabuloso. Hoje seria um dos melhores do Mundo.

Foi durante mais de uma decada o terceiro melhor jogador portugues depois do Figo e do Rui Costa. Geriu muito mal a carreira porque devia ter ido para o estrangeiro.

Grandes memorias de JVP, a minha primeira grande referencia.

Foi terrivel para mim quando foi para o Sporting, e ainda mais quando lhes deu dois Campeonatos. Fica para sempre o JVP do hattrick em Alvalade.

"Um monumento... no Estadio de Alvalade".

Foi só um campeonato no Sporting. Ele sai do Benfica no verão de 2000.

Chelas

O meu verdadeiro ídolo,  nunca chorei tanto por um jogador que tenha saído do meu clube. Será sempre o meu "menino de ouro".

Ps: E depois ainda tenho de ler alguns users a bajularem o fdp do Vale.

FaithNoMore

O dia em que aquele aldrabão criminoso que queria arruinar o Benfica o dispensou, foi dos dias mais tristes da minha vida benfiquista,nem consigo sequer escrever o nome desse mentecapto que era presidente,alguns sócios ainda invadiram as instalaçoes mas de nada valeu,acho que foi neste momento que muitos começaram a tomar consciência que algo tinha de ser feito e do erro histórico que tinham sido as eleições,quanto ao JVP foi o meu grande ídolo de adolescência,quando penso em Benfica dessa altura penso em JVP.

Tiago_I_

Ídolo!

João Vieira Pinto era o Benfica na altura!

Com uma estrutura benfiquista espero que um dia ainda tenha o devido reconhecimento e quiça volte a trabalhar no clube!

Red2802

Citação de: diabo maiato em 02 de Abril de 2021, 01:49
Citação de: Red2802 em 01 de Abril de 2021, 23:57
Depois da equipa maravilha de Eriksson de 82/84 que tinha verdadeiras lendas do Benfica como Bento, Humberto Coelho, Chalana, Diamantino, Carlos Manuel, Shéu ou Néné passaram outros grandes jogadores pelo Benfica.

Jogadores de grande nível como Preud'homme, Mozer, Ricardo, Valdo, Poborsky, Thern, Paneira, Paulo Sousa, Rui Costa, Isaías, Aimar ou Saviola, entre outros.

Há quatro que marcaram a história do Benfica acima destes todos que referi pós 84, sem estar aqui a comprar qualidade.

Apenas pela impacto que tiveram no clube.

João Vieira Pinto, Simão Sabrosa, Cardozo e Jonas.

Quem não acompanhou a carreira toda de JVP no Benfica não tem noção do que ele representou para o clube.

Está claramente nos 15 jogadores mais importantes da história do Benfica.

Goste-se mais ou menos, é para mim uma evidência e uma questão de justiça histórica.
os 15 melhores??!! tenho dúvidas! Vou fazer um pequeno exercício, atendendo a que o Benfica nasceu em 1904...  Rogério Pipi, Francisco Ferreira, Espirito Santo, José Águas, Coluna, José Augusto, Simões, Germano, Eusébio, Humberto Coelho, Toni, Bento, Vítor Martins, Nené, Jaime Graça, Shéu, Chalana,  eh pá já vou em 17, quanto a mim quase todos intocáveis e nem meti: Julinho, Arsénio, João Alves, Torres, Francisco Calado, Moreira, José Henrique e nem meti  ninguém pós 1980 como Filipovic, Carlos Manuel, Diamantino, Valdo, Mozer, Ricardo Gomes  porque muitos podem ter sido muito bons mas poucos anos de clube (Rui Costa, Jordão, Paulo Sousa, Jonas etc). João Vieira Pinto tem 8 anos do Benfica que eu caracterizaria da seguinte forma pois acompanhei toda a carreira dele no Benfica (e mesmo depois como melancia) : 1992/1993 a 1994 excelente, do melhor, se fossem todas como estas duas seria quase ao nível de um Chalana ou um Humberto Coelho,  1994/1995 a 1997 boa, foi de longe o melhor jogador da equipa e via-se a diferença  de classe para os outros (o ordenado era também incomparavelmente superior), 1997/1998 até sair em 2000 fraco,  mesmo sendo o melhor, pouco se destacava, nitidamente via-se que não estava onde queria, até compreendo com um presidente como o Vale Azevedo..mas mesmo assim muito fraco com 17 golos no total das competições em 3 épocas!!! Além de que ele não saiu para o Sporting apenas porque cheio de medo de vir a ter represálias e castigos pessois e monetários o Valentim Loureiro foi resgatá-lo a Espanha e o Jorge de Brito fez-lhe uma proposta milionária, ai em choro ele renegou o contrato com o Cintra!!! Rui Costa para mim é outro que de maneira nenhuma entra nos 15 melhores de sempre e este ainda por razões mais óbvias pois a maior parte da carreira não esteve no clube. Penso que é um post pouco popular mas é a minha opinião ainda me lembro de outros grandes jogadores como Artur Jorge, Raul, Zeca, Jacinto, Rui Rodrigues, Malta da Silva, António Bastos Lopes, Artur Correia, Adolfo, Cavém...muitos destes não os vi jogar mas ouvia os relatos, com o transistor colado ao ouvido.

Amigo, o assunto é polémico.

Acabei de criar um tópico para quem quiser dar a sua opinião. Participa.

Abraço e Boa Páscoa.

Trapattoni

A dispensa de JVP infelizmente acabou por ser usada pelo António/Joaquim Oliveira juntamente com Manuel Vilarinho para poderem tomar o clube de assalto antes de nos deixarem o maior vilão que já conhecemos em toda a nossa história.
Reeleger o Vale teria nos evitado um Porto campeão da taça uefa e campeão europeu em dois anos seguidos, só por isso teria valido a pena.
O importante aqui era o presidente na altura que era a única coisa que impedia o Porto de ser mais dominador que já era, com Vilarinho e mais tarde Vieira foi o passeio com um treinador que começou a sua carreira no Benfica e que foi aposta pessoal de JVA.
Tudo (mais uma vez) graças a Vilarinho e Vieira. Dois dos piores presidentes de sempre do Benfica para além de Manuel Damásio.

Dennis_Bergkamp

Lembro-me de ser miúdo e o meu vizinho receber dos avós, no aniversário, uma camisola do Benfica com o número 8 cozido à mão.
Durante anos nenhuma prenda lá na rua se igualou aquela.