João Vieira Pinto, o Menino de Ouro

Avançado, 53 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (1992-2000), 302 jogos (25669 minutos), 89 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2)

gaucho

O que foi feito ao nosso João Pinto será sempre uma ferida grave que ainda não curou no Benfiquismo dos anos 90.
Ainda hoje lamento o que aconteceu.

Bailey

Citação de: Delirium Tremens em 03 de Abril de 2021, 19:36
O endeusamento que a geração anterior à minha faz ao JVP causa-me vergonha alheia (pessoas nascidas nos finais dos anos 70 e anos 80).

Felizmente as gerações mais novas que já só viram o Benfica pós JVP não têm o mesmo complexo em relação ao Simão ou ao Jonas, que desportivamente renderam bem mais.
Se não têm o mesmo "complexo" (curiosa escolha de palavra, mas vou assumir que entendi o que querias dizer), é porque então os jogadores em questão não os marcaram tanto. Em relação ao Simão não tenho dúvidas que apesar de percursos semelhantes, não foi tão marcante como o JVP. Em relação ao Jonas já não sei dizer, pois aí já me encontrava nos 30's e é difícil já me por na pele dos adolescentes para saber se o "efeito " era o mesmo.
Penso que não, não por o jonas ser "inferior" ao JVP mas penso que é somente de serem tempos diferentes. Nos anos 90 mal ou bem vivia-se mais numa "bolha". Era Benfica Benfica Benfica (ou outro clube), e o JVP e o Benfica confundiam-se. Especialmente para os míudos como eu da altura. Na altura tinha se a mania de colecionar os cromos de futebol e o JVP era dos mais difíceis de saír. Lembro me de andar MESES a tentar arranjar. Quem o tinha nunca o iria trocar, quando finalmente o arranjei nem o colei na caderneta, andava com ele na carteira.
Hoje em dia os miudos já não têm esta "obsessão" pelo futebol parece me. ou pelos clubes. É o tempo das sad's, é o tempo do clube empresa. E o tempo que vejo miudos e até mais graúdos a discutirem ferversosamente Ronaldo vs Messi... No meu tempo até se poderia discutir o Figo vs Rui Costa já ambos no estrangeiro mas era pq no fundo era Benfica vs sporting na mesma.

Eu tenho que respeitar, e cada vez mais tenho aprendido a respeitar, quem não pode com o JVP a frente, mas essa da "vergonha alheia"... Eu não sei se são tempos melhores ou piores, mas eram tempos diferentes e um JVP para um Benfiquista, um Balakov para um sportinguista, um Vitor Baía para um portista eram autenticos ídolos para a juventude. Hoje em dia não vejo isso.. vejo mais miudos a idolizarem um Messi.. Até porque hoje um JVP já nem dura muito tempo no Benfica. Veja se o caso do João Félix.
Novamente não quero entrar na semantica de "no meu tempo é que era", mas dizeres que te causa "vergonha alheia" gente hoje adulta ainda reter aquele "fanatismo" de miudo por um ex jogador não percebo em que é que te faz ter vergonha alheia.

SousaLB

Citação de: Shoky em 03 de Abril de 2021, 18:16
Mesmo depois de ser atirado para o Sporting, genuinamente achava que se iria aproximar do Benfica no final de carreira...que seria uma espécie de Carlos Manuel.

Mas enganei-me mesmo. Tantos anos passados e nunca mais voltou a ser o João Pinto do Benfica. Dá a ideia até que nem tem clube em Portugal.

É pena, mas quem perde é ele. Como jogador, top. Grandes memórias.
E acaba também por ser por isso que não é tão reconhecido. Não que devesse ser assim, mas é o que é.

Delirium Tremens

É a forma como fazem de JVP um jogador que não foi só porque quando eram putos o cromo dele era o mais raro de sair.

Faz-me confusão, até porque nunca me pareceu que o João Pinto revelasse qualquer tipo de sentimento pelo Benfica.

O rendimento de JVP foi intermitente. E das 8 épocas quantas foram top? Nem metade?

Bailey

Citação de: Delirium Tremens em 03 de Abril de 2021, 20:55
É a forma como fazem de JVP um jogador que não foi só porque quando eram putos o cromo dele era o mais raro de sair.

Faz-me confusão, até porque nunca me pareceu que o João Pinto revelasse qualquer tipo de sentimento pelo Benfica.

O rendimento de JVP foi intermitente. E das 8 épocas quantas foram top? Nem metade?
O rendimento do JVP caíu a partir de 97 ou 98 mais ou menos que coincidiu com o decréscimo brutal da nossa equipa. São dois coisas que estão de mão dada. Ele chegava à selecção e jogava tanto quanto o Figo e o Rui Costa que brilhavam já na Europa. Logo o seu valor nunca esteve em causa para ninguém. O JVP não era ponta de lança era um playmaker. Se a equipa não tinha valor as suas jogadas acabavam em saco roto.  Quem via isso entendia isso, especialmente porque se via na selecção o que ele ainda jogava. E como infelizmente se viu mais tarde no euro 2000 e logo a seguir no sporting a cagar assistencias para o jardel.
O valor do JVP nunca esteve em causa. Vias jogadas magníficas do JVP que depois não eram concluídas pelos pringles e hassans desta vida que depois não ficaram registadas como "assistencias" e vais a "estatística" e parece que ele não jogava nada.

Delirium Tremens

Mesmo no Sporting JVP fez uma grande época, e esteve lá 4 épocas completas.

Não era isso tudo que fazem dele.

Espártaco

Citação de: Delirium Tremens em 03 de Abril de 2021, 20:55

É lidar.

Bailey

O Rui Costa se nunca tivesse saido da fiorentina o que so acobteceu pq o clube faliu, nunca teria sido campeao italiano e nao seria por isso que os italianos nao o recordassem como recordam como um dos melhores n10 dos anos 90 da serieA

sardao

Como disse o Maradona: "o João Pinto tem classe até a andar"

Btw, este é o melhor festejo de sempre

Kampz

Citação de: Red2802 em 03 de Abril de 2021, 17:44
Acho que a conversa sobre o JVP é das mais antigas e interessantes deste fórum.

Só isso é uma demonstração cabal da importância que teve.

Acho que já disse o suficiente sobre o que penso sobre isto.

Vou só deixar aquele que é o lance que melhor define JVP como jogador.

Depois de já ter marcado um golo de cabeça na pequena área alemã, e depois de entre os 78 e os 83 minutos estes passarem de 2-3 pra 4-3, João Pinto faz isto logo na jogada seguinte:

Quem nos dera a nós termos um JVP agora. Mesmo nos anos negros não me lembro de um Benfica sem uma figura de destaque.

Fosse JVP, Simão, Cardozo (este bem acompanhado), Jonas, Félix (6 mesinhos)...

Gajos que sabíamos que a qualquer momento faziam a diferença e resolviam um jogo.

Agora é quem?

O Seferobricks? O pixamole do Rafa? O "eu não consigo" Pizzi? Os reforços até que parecem ter a personalidade de beterrabas (Luca, Everton, Darwin, Pedrinho)?

É por isso que nos apanhamos a perder e nem nós, nem os jogadores, nem os adversários acham que alguém vai conseguir salvar o dia.

Até no Benfica pré-refundação das pedras da calçada se sacavam Poborskis e Preud'hommes!

Até nesse alternativo do gif, por oposição ao nosso principal, se vê que mesmo um Benfica na fossa tinha mais brio que esta aberração.

pcssousa

Citação de: sardao em 03 de Abril de 2021, 21:28
Como disse o Maradona: "o João Pinto tem classe até a andar"

Btw, este é o melhor festejo de sempre

E acrescentou: "Gil y Gil devia estar louco quando o deixou sair".

pcssousa

Citação de: Pancho Lopes 67 em 03 de Abril de 2021, 20:20
Citação de: pcssousa em 03 de Abril de 2021, 19:33
É portista. E isso nunca saiu verdadeiramente de dentro dele.
De resto, quer estar bem com todos porque "nunca se sabe".

Não acredito que ele seja portista, teve chance de ir para o Porto quando foi para o Sporting, e teve outra oportunidade de ir para o Porto quando regressou ao Boavista. Um Portista não recusava o Porto 2 vzs, ainda para mais numa era que o Porto ser campeão era banalidade. Ele já disse que era portista em miúdo mas começou a perder amor pelo Porto quando os defrontava nas camadas jovens, jogos entre Boavista e Porto aquilo até fervia, e depois no Benfica as roubalheiras que sofreu a jogar com o Porto aposto que ainda causou-lhe mais desdém, especialmente os episódios com o porco do Paulinho Santos. Acredito nele tendo em conta que recusou o Porto pelo menos 2 vzs na sua carreira.

Ainda para mais se fosse para o Porto depois do Sporting, podia juntar-se ao "clube Eurico Gomes" sendo campeão pelos 3 grandes, e se tem ganho a taça de Portugal tb no Porto, torna-se-ia o único a ganhar campeonato e taça pelos 3 grandes porque o Eurico não venceu a Taça pelo Benfica...

Note-se que para mim é indiferente que seja andrade ou não. Nada apaga o que foi no Benfica.

Rei Orcus

Citação de: Bailey em 03 de Abril de 2021, 20:51
Citação de: Delirium Tremens em 03 de Abril de 2021, 19:36
O endeusamento que a geração anterior à minha faz ao JVP causa-me vergonha alheia (pessoas nascidas nos finais dos anos 70 e anos 80).

Felizmente as gerações mais novas que já só viram o Benfica pós JVP não têm o mesmo complexo em relação ao Simão ou ao Jonas, que desportivamente renderam bem mais.
Se não têm o mesmo "complexo" (curiosa escolha de palavra, mas vou assumir que entendi o que querias dizer), é porque então os jogadores em questão não os marcaram tanto. Em relação ao Simão não tenho dúvidas que apesar de percursos semelhantes, não foi tão marcante como o JVP. Em relação ao Jonas já não sei dizer, pois aí já me encontrava nos 30's e é difícil já me por na pele dos adolescentes para saber se o "efeito " era o mesmo.
Penso que não, não por o jonas ser "inferior" ao JVP mas penso que é somente de serem tempos diferentes. Nos anos 90 mal ou bem vivia-se mais numa "bolha". Era Benfica Benfica Benfica (ou outro clube), e o JVP e o Benfica confundiam-se. Especialmente para os míudos como eu da altura. Na altura tinha se a mania de colecionar os cromos de futebol e o JVP era dos mais difíceis de saír. Lembro me de andar MESES a tentar arranjar. Quem o tinha nunca o iria trocar, quando finalmente o arranjei nem o colei na caderneta, andava com ele na carteira.
Hoje em dia os miudos já não têm esta "obsessão" pelo futebol parece me. ou pelos clubes. É o tempo das sad's, é o tempo do clube empresa. E o tempo que vejo miudos e até mais graúdos a discutirem ferversosamente Ronaldo vs Messi... No meu tempo até se poderia discutir o Figo vs Rui Costa já ambos no estrangeiro mas era pq no fundo era Benfica vs sporting na mesma.

Eu tenho que respeitar, e cada vez mais tenho aprendido a respeitar, quem não pode com o JVP a frente, mas essa da "vergonha alheia"... Eu não sei se são tempos melhores ou piores, mas eram tempos diferentes e um JVP para um Benfiquista, um Balakov para um sportinguista, um Vitor Baía para um portista eram autenticos ídolos para a juventude. Hoje em dia não vejo isso.. vejo mais miudos a idolizarem um Messi.. Até porque hoje um JVP já nem dura muito tempo no Benfica. Veja se o caso do João Félix.
Novamente não quero entrar na semantica de "no meu tempo é que era", mas dizeres que te causa "vergonha alheia" gente hoje adulta ainda reter aquele "fanatismo" de miudo por um ex jogador não percebo em que é que te faz ter vergonha alheia.

Por acaso a mim saía-me com facilidade o JVP.
Mas o que me saía mais era mesmo o Rosário do Boavista...fdp, chegava a dar Rosários a toda a gente para ter os que me faltavam.
Velhos tempos de infância, era mesmo outra aura até a do futebol.

Pedro Neto

O Joao Pinto foi um jogador fabuloso. Era dos melhores do Mundo no seu auge. Em 8 anos no Benfica foi o melhor jogador do Campeonato em 4 deles: 92, 93, 95 e 96. Isto com artistas do nivel de Paulo Sousa, Rui Costa, Figo, etc... Nas outras admito que nao rendeu o mesmo, principalmente nos dois ultimos anos mas foi o melhor jogador do Benfica em talvez 6 desses 8 anos.

Quem nao percebe isto nunca o viu jogar, nao percebe nada de futebol ou entao tem a tal magoa de o ter visto no Sporting. So' ha' estas tres hipoteses, e sao todas compreensiveis, claro.

O ele ser ou nao ser benfiquista 'e-me indiferente. Isso sao coisas de quando se tem menos de 20 anos de idade e pouca maturidade. Benfiquista sou eu, nao me interessa ter Andres Almeidas no clube mas sim jogadores do calibre do Joao Pinto.

Os Benficas dos ultimos 30 anos sao claramente os Benficas do JVP, do Simao e do Jonas. Outras estrelas nesses Benficas como o Miccoli, o Nuno Gomes, o Preud'Homme, Paneira, Cardozo, Luisao, para falar de outros, mas todos eles serao sempre metidos nos Benficas desses 3 acima.