João Vieira Pinto, o Menino de Ouro

Avançado, 53 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (1992-2000), 302 jogos (25669 minutos), 89 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2)

Bailey

Claro que o JVP significa mais para os trintoes e quarentões, é normal. Tal como a geração seguinte à que viu o Prime Eusébio, se calhar prefere o Chalana apesar de saber que o Eusébio é e será sempre o nº1.
Por isso é que para mim é um exercício um bocado inútil andar a comparar Jonas ao JVP por exemplo. As equipas e as épocas em que jogaram não têm nada a ver. O JVP tem menos títulos? Tem. Jogou em equipas piores e nos anos 90 onde fazem o futebol actual parecer espectáculos de Ballet em termos de dureza. Isso por seu lado faz com que o JVP fosse melhor do que o Jonas porque o Jonas não se safava nos anos 90? Não, porque também não há nenhuma forma de avaliar isso.
O Simão era melhor porque marcou mais golos que o JVP? O JVP não tinha função de marcar golos mas sim de playmaker que tb marcava golos. Mas o JVP se calhar não era campeão em 04/05 porque sem os livres do Simão dificilmente éramos campeões e as assistencias do JVP íam para o Nuno gomes falhar a maior parte dos golos.
O Preud'homme deve ter das piores médias de golo sofridas a comparar com os GR actuais, e desde o Bento ninguém sequer entra na discussão com o Preud'homme na baliza, nem o Oblak (nem que seja por ter saído tão cedo).
O JVP era visto lá fora melhor do que o SImao e o Jonas? Não há dúvidas que era, era uma das estrelas da Selecção de Ouro de Portugal que embora não tenha ganho nada, era um bocado como a Holanda de há uns anos. Isto faz do JVP melhor do que o Jonas e o Simão? Não necessariamente, porque o Jonas se calhar estava bloqueado por monstros do futebol brasileiro que nem lhe davam chance de brilhar na selecção.

Como disse são exercícios inúteis comparar estes jogadores, eu sou um trintão quase quarentão, prefiro o JVP, os mais novos preferem o Jonas, os que estão aí a meio se calhar preferem o Simão.
Agora negar a importancia de qualquer um dos 3, não faz sentido. Não é preciso compará los para enaltecê-los.

MAGICAL ONE

Era o meu jogador preferido do Benfica na minha infância... adorava o gajo.

Fiquei devastado quando saiu e apesar de ter ido para onde foi (depois de tudo o que lhe fizeram ca acredito que teve a sua razao), sempre mantive aquela simpatia pelo jogador... o menino de ouro, o jogador "contrato vitalício", este gajo era um mito do crl.

CERVEIRA

Um craque. 
Não merecia ter saído como saiu do nosso Benfica.

ripas

Citação de: RedVC em 25 de Abril de 2021, 00:08
João Viera Pinto foi um extraordinário jogador do Sport Lisboa e Benfica.

Enquanto foi nosso atleta respeitou o Clube, a camisola, os adeptos.

Nunca mandou os sócios para aquele lado. Nunca os mandou calar. Lutou bravamente contra o poder porco azul e seus lacaios.

Marcou golos, sofreu lesões, correu quilómetros, foi campeão.

É um imortal do Sport Lisboa e Benfica. Um Ás que nos honrou os Ases do passado.

Assim que saiu do Benfica foi à vida dele e não me importa mais nada.

Se um dia voltar ao Benfica será novamente um de nós. Será recebido de braços abertos.

E deu-nos aquela noite imortal. Chorei, berrei, saltei, perante a exibição mais perfeita que vi a um jogador do Benfica.

Nem mais.

Não é a primeira vez que o digo, mas vou voltar a dizer;
Foi a melhor exibição ao vivo e a cores que vi um jogador do Maior fazer.
Por mim, é imortal para todo o sempre!

ripas

Citação de: Jangada em 25 de Abril de 2021, 01:28
Tomara hoje haver alguém com a coragem do JVP quando apanhava o Porto.

Baixinho, emaranhado no meio de Jorge Costa, Couto ou Aloísio, sem dar um passo atrás. Os centrais corruptos faziam-lhe a vida negra. Levava tanta, mas tanta cacetada. Mas respondia à altura.

Só não te digo que estás cheio de razão, porque esqueceste do Paulinho Santos.

JVP é de facto o melhor jogador da década de noventa a vestir o Manto.

butch vig

Citação de: Festivus em 25 de Abril de 2021, 16:11
Lembrei-me agora...

Hoje em dia já há benfiquistas adultos que não viram o João Pinto no Benfica. Pergunto-me se o nome João Pinto significará alguma coisa para eles sequer.

Até mesmo eu, nascido em 1990, não vejo o João Pinto como um símbolo do Benfica. Quando comecei a acompanhar futebol o João Pinto não ficou muito mais tempo no clube e eu preferia jogadores como o Poborsky e o Nuno Gomes(o da primeira passagem). O João Pinto já estava um bocado acomodado nessa altura.

Desde que Vale e Azevedo entrou no clube, o João Pinto tinha os dias contados.
Fizeram-lhe a vida negra para que saísse do clube e ele nunca quis, até ao dia que não dava mais.
Por isso normal não ter rendido o que tinha rendido antes, estava num ambiente de merda, com presidente e treinador contra ele.
Mt suportou ele.
Quando saiu para o Sporting e jogou o que jogou, foi uma chapada de luva branca naqueles que o empurraram para fora do clube.

RedVC

Na década de 90 foram cometidos diversos crimes desportivos e outros, que nos custaram 10 anos de ausência de títulos de campeão.

Para lá do desmantelamento deliberado de uma equipa campeã feita numa coligação entre um presidente banana e um infiltrado do norte, houve a dispensa cirúrgica de jogadores-referência cuja valia técnica e personalidade eram fundamentais para dar continuidade a uma geração de campeões que nos laureou na década de 80. Foi um crime.

As duas dispensas que mais me angustiaram, como Benfiquista, foram as de Vítor Paneira e anos mais tarde de João Vieira Pinto. Foram CRIMES contra o nosso Clube. Num programa recente Toni disse directamente a João Vieira Pinto, que a dispensa dele devia ter dado prisão a quem o fez. Aliás, isso aconteceu mesmo que por outros motivos. Gente como Vale e Azevedo deviam todos os dias acordar a ver o céu aos quadradinhos.

Desde a trágica presidência de Jorge de Brito, homem injustiçado, Benfiquista nobre e puro, traído por gente de merda, desde essa altura que o nosso Clube esteve e está entregue a saqueadores.

Somo nós Benfiquistas que temos a culpa. De todos, um. Sim, para o bem e para o mal.

A mim não me importa que o Benfica tenha cometido erros enormes no passado que tenham levado a que hoje em dia exista uma nivelização MENTIROSA com o rival do norte.

A mim o que me importa é que não aprendemos nada com isso. Que continuamos a eleger saqueadores ou que pelo menos nos calamos perante aquilo que informáticos elegeram por nós.

O vírus que levou a este definhamento do Benfica foi o que levou à dispensa de Vítor Paneira, de João Vieira Pinto, e de tantos outros. Esse é o vírus da GANÂNCIA. O vírus do ANTI-BENFIQUISMO. Dos xupistas, dos dragartos infiltrados e dos comissionistas.

Dos LADRÕES.

Há um Benfica nobre, gigante, assente em valores, no respeito pelos Ases do passado, pelo Ideal dos 24 fundadores, que está à espera de ser resgatado.

Neste dia da Liberdade. Neste dia que se celebra o dia inicial, inteiro e limpo, há que ter consciência que o nosso Benfica vive dias de liberdade condicionada pela ganância e pelo poder instalado. Vive é como quem diz... Sobrevive.

O Clube vive e viverá.

andereberna

Citação de: Delirium Tremens em 24 de Abril de 2021, 16:43
Para acabar com o mito JVP... Duas perguntas, de entre JVP e Haris Seferovic:

1) Quem marcou mais golos nas primeiras 4 épocas no Benfica?
2) Quem tem melhor média de golo por jogo nas primeiras 4 épocas de Benfica?
O JVP não era Ponta-de-Lança como o Sefe.
O JVP não apanhou o contexto nem a equipa do Sefe.
O JVP criava e dava infinitamente mais ao jogo que o Sefe.

Futebol é muito mais do que estatística

Trezeguet

Chelas

Aconselho o user Trapattoni ( coitado da velha raposa ) , a ouvir o programa " sagrado balneario " onde é entrevistado o JVP. Já que ele era tal bebé nesse tempo , na próxima vez que bajular o fdp do Vale, que pense duas vezes antes de o fazer. Como disse o Toni e bem, quem fez aquilo ao João merece prisão. Eu acrescento, quem bajula o Vale também o merece!

eagles_letchworth

Hoje com redes sociais era um Deus do clube.
Quem o compara com o Seferovic, Pizzi etc... até dá pena.
Só têm comparação a Jonas e Simão nos últimos 20 anos.

Chelas

Nunca chorei tanto pela saída de um jogador do meu clube , foi possivelmente o maior ídolo dos poucos que tive no futebol. Será sempre o meu menino de ouro!

Chairman

Seferovic vs JVP

Próximo episódio: Lionel Carole vs Ruben Dias.

Não percam o próximo episódio porque nós também não.

bmuc79

Que insanidade...

Só falta ver a comparação do Eusébio com o Makukula.

DEVILLICA

Citação de: Chelas em 26 de Abril de 2021, 11:18
Nunca chorei tanto pela saída de um jogador do meu clube , foi possivelmente o maior ídolo dos poucos que tive no futebol. Será sempre o meu menino de ouro!

há coisa assim que marcam. Eu me lembro muito bem onde estava quando vi pela primeira vez a capa da bola nesse dia.