Naming do Estádio da Luz

J_PN

O all-in falhado esta época deu nisto. Vão-se os anéis todos.

Enquanto não forem os dedos...

fmatos

Percebo que um negócio de naming de um estádio tenha de ser um contrato longo. Contudo, fazer um contrato com um período superior a 5 anos, com as atuais condições de mercado, não faz muito sentido.

Isto é tudo hipotético mas, tendo em conta que as economias desenvolvidas só devem voltar aos níveis de 2019 daqui a 2/3 anos (num cenário otimista), fazendo um contrato de 10 anos agora, estariamos 7 anos agarrados a um contrato com um valor inferior ao real valor de mercado.

JustMe

20 anos é um absurdo. Vinte anos. É preciso ter noção disto.

Será um negócio ruinoso. Just another day at the office, portanto.

Phils

#2643
Citação de: JustMe em 17 de Março de 2021, 12:44
20 anos é um absurdo. Vinte anos. É preciso ter noção disto.

Será um negócio ruinoso. Just another day at the office, portanto.

O problema não são tanto os 20 anos, é o timing da assinatura.

Se tivessem trabalhado bem e tivessem feito um contrato por 20 ans dois ou três anos atras era compreensivel, pelo dinamismo economico recente e a situação do clube desportivamente.

Agora assinar por 20 anos no meio duma pandemia, com uma equipa que nem à Champions vai, numa das piores épocas de sempre do clube, é de amador.

Que é o que temos à frente do clube.

Eagle Heart

Citação de: Ovelha em 17 de Março de 2021, 11:54
Citação de: Eagle Heart em 17 de Março de 2021, 11:43
Citação de: +1benfiquista em 17 de Março de 2021, 11:29
Citação de: Parasol em 17 de Março de 2021, 10:26
Citação de: Ovelha em 17 de Março de 2021, 10:20
Citação de: SLBenfica1904 em 17 de Março de 2021, 07:10
Citação de: Maat em 17 de Março de 2021, 01:55
Se o nome fosse importante, quando o novo estádio foi inaugurado seria Estádio da Luz. Não é esse o nome oficial mas é o nome pelo qual o chamamos mesmo assim. Podem chamar-lhe o que quiserem que o chamaremos sempre Estádio da Luz, e um pouco por isso é que nenhuma empresa pagará um valor justo por ter o seu nome numa placa.

O nome que lhe damos, Estádio da Luz,  vai-se perdendo aos poucos. Em todos os meios de comunicação passa obrigatoriamente a ser chamado pelo nome da marca e pouco a pouco deixa de soar. O Meo Arena era pavilhão Atlântico e se hoje perguntar a um jovem pelo segundo nome ele fica a olhar para mim.
Pois, parece-me que as pessoas não têm muito a noção das obrigações que este negócio implica. O Benfica vai ter de dar indicações a todos os media para pararem de usar "estádio da luz", tal como acontece com o Atlético (Wanda Metropolitano), Bayern (Allianz Arena), Juventus (Allianz Stadium). Entretanto, o "Estádio da Luz" passa simplesmente a memória, vai inevitavelmente perder-se o uso da expressão.

Isso é tão verdade que, oficialmente, o estádio nem se chama Estádio da Luz. Podes também falar do Westfalenstadion, que passou a ser chamado de Signal Iduna Park. Para os adeptos terá sempre o mesmo nome.

É uma má altura para se vender o naming, mas acredito que isso já vinha a ser pensado ao longo da última década. A ver no que dá.

Para os adeptos do clube, sim, para os restantes o estádio do Borussia é o Signal Iduna. E vai acontecer o mesmo com o nosso.

A questão é que nenhum dos nossos estádios alguma vez se chamou Estádio da Luz. Sempre foram Estadio Sport Lisboa e Benfica. Mas todos lhe continuavam a chamar erradamente, Estádio da Luz.
Por isso qual é o celeuma de em vez de ser Estádio Sport Lisboa e Benfica, passar a ter um patrocinador? Vai ser sempre Estádio da Luz. E para aqueles que tem medo de que as gerações futuras não se recordem mais do nome e dão exemplos como o Pavilhão Atlântico, apenas digo que são duas coisas diferentes.
Porque o nome Estádio da Luz sempre irá haver enquanto houver benfiquistas que digam sempre Estádio da Luz e o façam aos seus filhos e netos.
Porque ao contrário do Pavilhão Atlântico, não vamos lá de longe a longe sempre que há um concerto ou outra coisa.
A ida ao Estádio da Luz estará sempre ligado aos jogos do Benfica.
Vamos sempre dizer que "vamos à Luz", "que logo o jogo do Benfica é na Luz", etc, etc, etc. A designação Estádio da Luz nunca vai desaparecer porque vai andar sempre nas bocas dos benfiquistas. E será algo passado de geração em geração.

O meu receio é que isto aconteça durante o mandato desta direcção que se aproveita destas situações para nós destruir.
Fosse outra direcção, uma direcção verdadeiramente benfiquistas, para mim não teria problema.

Citação de: Ovelha em 17 de Março de 2021, 10:30
Citação de: Parasol em 17 de Março de 2021, 10:26
Citação de: Ovelha em 17 de Março de 2021, 10:20
Citação de: SLBenfica1904 em 17 de Março de 2021, 07:10
Citação de: Maat em 17 de Março de 2021, 01:55
Se o nome fosse importante, quando o novo estádio foi inaugurado seria Estádio da Luz. Não é esse o nome oficial mas é o nome pelo qual o chamamos mesmo assim. Podem chamar-lhe o que quiserem que o chamaremos sempre Estádio da Luz, e um pouco por isso é que nenhuma empresa pagará um valor justo por ter o seu nome numa placa.

O nome que lhe damos, Estádio da Luz,  vai-se perdendo aos poucos. Em todos os meios de comunicação passa obrigatoriamente a ser chamado pelo nome da marca e pouco a pouco deixa de soar. O Meo Arena era pavilhão Atlântico e se hoje perguntar a um jovem pelo segundo nome ele fica a olhar para mim.
Pois, parece-me que as pessoas não têm muito a noção das obrigações que este negócio implica. O Benfica vai ter de dar indicações a todos os media para pararem de usar "estádio da luz", tal como acontece com o Atlético (Wanda Metropolitano), Bayern (Allianz Arena), Juventus (Allianz Stadium). Entretanto, o "Estádio da Luz" passa simplesmente a memória, vai inevitavelmente perder-se o uso da expressão.

Isso é tão verdade que, oficialmente, o estádio nem se chama Estádio da Luz. Podes também falar do Westfalenstadion, que passou a ser chamado de Signal Iduna Park. Para os adeptos terá sempre o mesmo nome.

É uma má altura para se vender o naming, mas acredito que isso já vinha a ser pensado ao longo da última década. A ver no que dá.
A diferença aqui é que até agora o nome do Estádio pertence ao Benfica, por isso o Benfica só dá indicações aos media sobre referências ao nome do Estádio se quiser - o que, até agora, significa que não dá. Os media chamam-lhe estádio da luz porque para o Benfica é igual. Isso vai mudar se for assinado um contrato de venda do nome do estádio. Ou achas que alguém vai pagar uns milhões por ano para ter uma placa à entrada do estádio e nada mais? Os valores que se pagam incluem o global outreach da marca que se vende, onde se incluem os espectadores de televisão ou rádio que vêm/ouvem os jogos à distância.

Pouco importa como se chama oficialmente. O que interessa è como os adeptos o vão continuar a chamar.
E os adeptos iram sempre chamar Estádio da Luz.
Por toda a Europa é algo que já se faz. E não me estou a referia aos franceses, ingleses, ou espanhóis.
Refiro-me naqueles países onde o futebol ainda é um desporto e não uma empresa.

Só não quero é que seja Estádio Mais Vantagens

J_PN

Por comparação encontrei alguns valores da Bundesliga relativos ao naming dos estádios.

Admitindo que os valores estão correctos o máximo que é pago lá são 6M/ano. Os mais bem pagos são o Bayern e o Schalke seguidos de perto pelo Dortmund (5,8M) e Eintracht Frankfurt (5,5M).

Tudo depende do tempo do contrato, no nosso caso 20 anos sempre com o mesmo valor parece demasiado. O contrato do Schalke é de 10 anos, por exemplo.

pica_foices

Citação de: Phils em 17 de Março de 2021, 12:52
Citação de: JustMe em 17 de Março de 2021, 12:44
20 anos é um absurdo. Vinte anos. É preciso ter noção disto.

Será um negócio ruinoso. Just another day at the office, portanto.

O problema não são tanto os 20 anos, é o timing da assinatura.

Se tivessem trabalhado bem e tivessem feito um contrato por 20 ans dois ou três anos atras era comprehensivel, pelo dinamismo economico recente e a situação do clube desportivamente.

Agora assinar por 20 anos no meio duma pandemia, com uma equipa que nem à Champions vai, numa das piores épocas de sempre do clube, é de amador.

Que é o que temos à frente do clube.

Nas provas UEFA não é usado o nome patrocinado de estádios e equipas

Lorne Malvo

Perante o acto de gestão danoso que se está a cozinhar aqui, olho para a equipa que o Noronha Lopes montou para gerir o Benfica e choro.

Aliás, nem se pode qualificar como um acto de gestão. Isto é basicamente a pilhagem típica que sucede na antecâmara de regimes que já cheiram o seu próprio fim.

J_PN

O Nice renovou já este ano o naming com a Allianz até 2030 por 1,8M/ano.

Os 4M/ano não parecem mal, por comparação a outros. Mas 20 anos é demasiado, talvez 10 fosse mais ajustado.

Endless

Contracto desastroso se for de 20 anos de duração...

Para além de ser um prova de completa incompetência de quem trabalhe lá ter que contratar um empresa (bem paga quase de certeza) para arranjar um sponsor para o naming do estádio

Temos de estar bem atentos neste capítulo, primeiro saber qual a consultoria contrata por quais valores, quem a compõe e a quem vai o "naming"

JustMe

Citação de: Phils em 17 de Março de 2021, 12:52
Citação de: JustMe em 17 de Março de 2021, 12:44
20 anos é um absurdo. Vinte anos. É preciso ter noção disto.

Será um negócio ruinoso. Just another day at the office, portanto.

O problema não são tanto os 20 anos, é o timing da assinatura.

Se tivessem trabalhado bem e tivessem feito um contrato por 20 ans dois ou três anos atras era comprehensivel, pelo dinamismo economico recente e a situação do clube desportivamente.

Agora assinar por 20 anos no meio duma pandemia, com uma equipa que nem à Champions vai, numa das piores épocas de sempre do clube, é de amador.

Que é o que temos à frente do clube.

Eu sei disso, apenas referi o prazo porque é a coisa que mais me choca. É tudo mau. O timing, o negociar sem leverage nenhum, em tempo de pandemia. Mas vinte anos? É ridículo. Um contrato longo é de dez anos, chega e sobra. 4 milhões de euros hoje não valerão o mesmo dentro de oito anos, quanto mais vinte. É de uma falta de visão atroz.

BENFIKA

A mim não me preocupa tanto os valores e duração, preocupa-me a gestão desse dinheiro e uma possível antecipação das receitas.

Agora vejo isto como aqueles gajos a quem o dinheiro do ordenado é curto, recebem um aumento e vão gastar isso em coisas dispensáveis.

O Benfica anda há anos atrás de receitas extra que nos permitem ficar menos dependentes das vendas e permitam atrair/manter mais tempo os melhores jogadores.
A verdade é que as receitas aumentaram, mas nunca chega, é preciso sempre mais e mais.

Continuamos a ter que vender, a não conseguir manter os melhores, a funcionar como um entreposto de jogadores e cada vez com menos sucesso desportivo.

Cosme Damião SLB

Citação de: J_PN em 17 de Março de 2021, 13:00
O Nice renovou já este ano o naming com a Allianz até 2030 por 1,8M/ano.

Os 4M/ano não parecem mal, por comparação a outros. Mas 20 anos é demasiado, talvez 10 fosse mais ajustado.

Realmente não é mau, se virmos bem as coisas na Europa do futebol há uns anos a esta parte não somos mais que um Nice.

Belo exemplo comparativo!

Eagle Heart

Citação de: pica_foices em 17 de Março de 2021, 12:56
Citação de: Phils em 17 de Março de 2021, 12:52
Citação de: JustMe em 17 de Março de 2021, 12:44
20 anos é um absurdo. Vinte anos. É preciso ter noção disto.

Será um negócio ruinoso. Just another day at the office, portanto.

O problema não são tanto os 20 anos, é o timing da assinatura.

Se tivessem trabalhado bem e tivessem feito um contrato por 20 ans dois ou três anos atras era comprehensivel, pelo dinamismo economico recente e a situação do clube desportivamente.

Agora assinar por 20 anos no meio duma pandemia, com uma equipa que nem à Champions vai, numa das piores épocas de sempre do clube, é de amador.

Que é o que temos à frente do clube.

Nas provas UEFA não é usado o nome patrocinado de estádios e equipas

Nos grafismos vai estar lá sempre Estádio Sport Lisboa e Benfica.

Digam lá onde está a dizer Estádio da Luz.
Digam lá. Digam. (escrita em tom de brincadeira para gozar com o porco que fez igual. Não levem a sério)




Onde é que neste grafismo aparece o namming do estádio?


Volto a dizer. Tenho pena que seja feito no mandando desta direcção e nos moldes que estão a fazer.
Acho que 10 anos é muito. No máximo 5 anos seria o suficiente.

Aka


Imaginem que daqui a quatro anos entra uma nova direcção que tem capacidade de sacar um negócio melhor.