http://miguelminhava.blog.com/

Manuel Costa

Uns meses depois...
Olá a todos!Já fazia algum tempo que não escrevia nada neste espaço, de qualquer maneira é sempre bom voltar ao contacto com aqueles que seguem bem de perto o nosso basquetebol.

Aproveito hoje para falar um pouco sobre a minha nova etapa no Benfica, que até agora tem corrido de forma bastante positiva. Relativamente à equipa e apesar dos resultados até agora serem positivos (5 Vitórias e 1 Derrota), penso que só agora começamos efectivamente a conhecermo-nos bem enquanto jogadores, o que tem feito com que a qualidade do nosso jogo venha a subir de forma gradual. Outros dos factores importantes tem sido o apoio dos adeptos, o que faz com que até agora estejamos invictos em casa. Apesar de nunca termos tido o pavilhão cheio, tenho sentido que as pessoas que vão ver os nossos jogos, acreditam claramente no sucesso da equipa, e acima de tudo acreditam que este pode ser um ano de viragem no basquetebol do Benfica. Aproveito desde já para lançar o repto aos adeptos Benfiquistas, para que compareçam amanha em grande número no nosso Pavilhão para o jogo frente ao Barreirense.

Lançando também um olhar sobre a Liga Uzo, que está quase a virar para a segunda volta, acho importante salientar alguns pontos interessantes e que ajudam a perceber na minha opinião o ponto da situação da competição máxima do nosso basquetebol.

Começando pelos aspectos positivos, é importante realçar o esforço levado a cabo pela Liga de Clubes no sentido de promover a competição. Penso que o simples facto de os jogos passarem novamente em dois canais, è fulcral no desenvolvimento e promoção da nossa modalidade, em ano de participação no Campeonato da Europa. Só assim será possivel atrair patrocinadores que permitam a evolução do Campeonato. Outro aspecto tem sido as diversas iniciativas levadas a cabo dentro do site da Liga (como por exemplo este blog), o que permite um maior interesse por parte daqueles que gostam do basquetebol. Na minha opinião a iniciativa de ajudar os Bombeiros é excelente. Penso que nestas ocasiões, tal como é importante criticar aquilo que é mal feito, se deve aplaudir e incentivar este tipo de acontecimentos. Outro aspecto positivo é o numero de jogos que na minha opinião já se ajusta mais a uma competição profiisional (32 este ano Vs os 22 da época transacta).

Por outro lado, e falando agora das coisas menos positivas, continua a ser notória a falta de gente nos pavilhões, apesar do esforço(será suficiente?) para atrair adeptos para a modalidade, é recorrente ver as bancadas "despidas" o que me entristece e acaba por ser um entrave ao desenvolvimento da modalidade. Também nota negativa no que se refere ao número de equipas, pois na minha opinião 9 acaba por ser um número demasiado escasso.

Mais uma vez, e à semelhança do que tem acontecido noutros anos, penso que continuam a aparecer em Portugal jogadores estrangeiros de qualidade duvidosa, e que acabam por não ser mais valias para o nosso basquetebol. Por exemplo, este fim de semana  fui ver um jogo da Proliga, e vi um jogador que facilmente tem muito mais valor que uma mão cheia de jogadores estrangeiros que por aí andam que é o Mário Gonçalves. E tal como o Mário se calhar mais alguns tinham valor para estar na nossa Liga e não estão.

No global acho que a competição está equilibrada, e penso que a luta pela não obtenção do ultimo lugar vai ser bastante acesa, pois ninguém vai querer ficar de fora dos Playoff. No que se refere ao topo da classificação, Benfica, Porto e Ovarense tem mostrado muito valor, e penso que a luta pelo primeiro lugar da tabela vai ser também bastante interessante.

Por ultimo, um apelo a todos intervenientes do jogo (Jogadores, árbitros, dirigentes e adeptos), para que num ano tão importante como este se consiga dignificar ao máximo a competição, e que no fim não se vejam  mais desistências  de equipas, mas sim mais equipas a querer participar no Campeonato da Liga.

http://miguelminhava.blog.com/