Vítor Paneira

Avançado, 59 anos,
Portugal
Equipa Principal: 7 épocas (1988-1995), 289 jogos (24236 minutos), 44 golos

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1)

VitorPaneira7

Citação de: RedVC em 07 de Junho de 2016, 23:11
Citação de: Lorne Malvo em 07 de Junho de 2016, 15:12
http://observador.pt/especiais/vitor-paneira-nao-chamei-nomes-ao-poborsky-muito-pelo-contrario/

Artigo interessante.
Lamentável a escolha da fotografia de Vítor Paneira com a camisola do Guimarães.
Como se o manto sagrado não fosse a segunda pele de Paneira.

Como foi possível terem dado rédea sola a um poeta azul e branco? Que época medonha.
Idolo de infância. A entrevista em si é interessante mas esta pergunta:
Na altura ainda não vinham grandes talentos internacionais para o nosso campeonato. Como foi ver jogadores como Boban, Suker e Laudrup de perto? Houve alguém que lhe enchesse o olho?

Pergunta feita a um homem que jogou no Benfica de 88 a 95, uma das melhores equipas da Europa da  altura, tanto que foi finalista de champions em 90

Um homem cuja carreira europeia pelo Benfica resultou em confrontos com AC Milan de Sacchi e dos três holandeses, contra o mesmo Milan mas já de capello, contra o Parma de Zola e Barcelona de Cruyff.Um homem que marcou dois golos à Juventus de Baggio, Moller e foi mesmo pretendido pela mesma Juventus.  Jogou num Benfica que conseguiu trazer à luz para a a pepsi cup o Barcelona e REal Madrid, que viu o jovem Ronaldo a jogar pelo Cruzeiro e era convidado ao Teresa Herrera, quando era um torneio a sério, e aí defrontou o Bayern de Augenthaler

Um homem que teve como colegas jogadores como Thern, Valdo, Ricardo Gomes, Mozer e Schwarz e defrontou rivais com jogadores como Aloisio, Kostadinov, Balakov, Branco e Geraldão.

A imprensa portuguesa às vezes parece nem fazer trabalho de pesquisa, ainda por cima num tempo que existe o raio do google.Sim Paneira viu grandes internacionais no campeonato nacional, foi colega de alguns e rival de outros, e jogou e venceu equipas com craques tão grandes como Boban Suker e lda, quiçá maiores. Um homem que lutou com Maldini naquele flanco em plena Viena....sim deve ter ficado boquiaberto com os craques do euro 96 . A pergunta parece ter sido feito como raramente tivesse estado na presença de grandes jogadores.

Lorne Malvo

Citação de: RedVC em 07 de Junho de 2016, 23:11
Citação de: Lorne Malvo em 07 de Junho de 2016, 15:12
http://observador.pt/especiais/vitor-paneira-nao-chamei-nomes-ao-poborsky-muito-pelo-contrario/

Artigo interessante.
Lamentável a escolha da fotografia de Vítor Paneira com a camisola do Guimarães.
Como se o manto sagrado não fosse a segunda pele de Paneira.

Como foi possível terem dado rédea sola a um poeta azul e branco? Que época medonha.

Um dos vários crimes de Artur Jorge.

Depois de 7 anos de Benfica, Paneira ainda fez mais 6 épocas, 3 delas em grande nível. Uma pena.

miguelsousamartins

Faz praia comigo :) é parceiro de sueca de um primo meu ! Espetáculo

SonicYouth

Citação de: miguelsousamartins em 22 de Julho de 2016, 12:57
Adorava ter um autógrafo deste ídolo numa camisola minha.

Possibilidade?  ::)

miguelsousamartins

Citação de: SonicYouth em 22 de Julho de 2016, 13:39
Citação de: miguelsousamartins em 22 de Julho de 2016, 12:57
Adorava ter um autógrafo deste ídolo numa camisola minha.

Possibilidade?  ::)
A vontade ! Manda mp :)

Pancho Lopes 67

Paneira está injustamente esquecido na história do futebol português, no pico da sua carreira para mim era um jogador superior a Nani, Quaresma e até Simão. Podia não ser tão vistoso, mas tinha um futebol simples e inteligente.

faneca_slb4ever

Citação de: Pancho Lopes 67 em 22 de Julho de 2016, 16:16
Paneira está injustamente esquecido na história do futebol português, no pico da sua carreira para mim era um jogador superior a Nani, Quaresma e até Simão. Podia não ser tão vistoso, mas tinha um futebol simples e inteligente.

Verdade.

Pancho Lopes 67

E além da qualidade tinha nome de craque, um gajo que se chama Vítor Paneira não engana lol...

Francescoli

Evidente.

Já agora, vai treinar alguém este ano?

miguelsousamartins

Citação de: Francescoli em 22 de Julho de 2016, 23:24

Evidente.

Já agora, vai treinar alguém este ano?
Pra já não

Alexandre1976

Idolo para sempre.Existem 3 jogos que me ficaram na retina.Um foi contra a Holanda na suinicultura das antas em que vencemos por 1-0 e onde o Paneira com a mesma finta do costume partiu um holandês e centrou certeiro para o golo do Rui Águas.Outro foi outra vez no antro quando meteu a bolinha na cabeça do César Brito na épica vitória por 2-0.E finalmente no baile dos 6-3 quando teve participação directa em 3 golos.E ainda me lembro quando defrontamos a Juve em 93 de o Trapatonni ter ficado lixado por ter comido 2 golos daquele que considerava o pior jogador do 11 do Benfica. E ainda mandou o pacóvio do rei das águas dar uma volta quando o assediou para se mudar para a pia do alvalixo.Se não fosse o poeta teria ainda feito pelo menos mais 2 ou 3 épocas de grande nivel no Benfica.

BlankFile

Citação de: Alexandre1976 em 23 de Julho de 2016, 00:32
Idolo para sempre.Existem 3 jogos que me ficaram na retina.Um foi contra a Holanda na suinicultura das antas em que vencemos por 1-0 e onde o Paneira com a mesma finta do costume partiu um holandês e centrou certeiro para o golo do Rui Águas.Outro foi outra vez no antro quando meteu a bolinha na cabeça do César Brito na épica vitória por 2-0.E finalmente no baile dos 6-3 quando teve participação directa em 3 golos.E ainda me lembro quando defrontamos a Juve em 93 de o Trapatonni ter ficado lixado por ter comido 2 golos daquele que considerava o pior jogador do 11 do Benfica. E ainda mandou o pacóvio do rei das águas dar uma volta quando o assediou para se mudar para a pia do alvalixo.Se não fosse o poeta teria ainda feito pelo menos mais 2 ou 3 épocas de grande nivel no Benfica.

Acrescento também a magnifica exibição na final da Taça de Portugal que vencemos contra o Boavista por 5-2.

Nirvana_87

E a maneira como foi dispensado? ele, o Isaias etc etc  :disgust:

faneca_slb4ever

Citação de: BlankFile em 23 de Julho de 2016, 01:25
Citação de: Alexandre1976 em 23 de Julho de 2016, 00:32

Acrescento também a magnifica exibição na final da Taça de Portugal que vencemos contra o Boavista por 5-2.

Essa final de sonho. Que equipa!

Alexandre1976

Era sem sombra de duvida uma super equipa mas a de 90-91 não lhe ficava atras.