Vítor Paneira, o Mestre da Finta Curta

Avançado, 58 anos,
Portugal
Equipa Principal: 7 épocas (1988-1995), 289 jogos (24236 minutos), 44 golos

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1)

DEVILLICA

Citação de: Trapattoni em 28 de Outubro de 2020, 20:20
Citação de: DEVILLICA em 28 de Outubro de 2020, 20:18
Metem o Paneira nos corredores da luz, aqueles dragatos fugiam logo para um outro continente.
Por mim dava imenso jeito em te-lo como adjunto. Era de maneira que deixávamos de ser "cona moles" cada vez que jogávamos contra os eternos filhos da puta.

Talvez no lugar do Luisão. Mas de todos os modos, ele dava muito jeito no Benfica. Aquilo não se deixava impressionar por qualquer equipa que seja.

Obi-Juan Kenobi

Aconteça o que acontecer, que nos lembremos todos que o Mestre da Finta Curta esteve do lado certo da História.

Honra a Paneira!

riccky

é pena que isto das eleições leve a inevitáveis criticas a quem apoie uma ou outra canditatura e a uma inevitável divisão, mas mas uma coisa é certa ganhe quem ganhe pessoas como o Paneira e todos os que sentem o Benfica assim têm que estar  no Benfica de uma forma ou outra. infelizmente quase nunca é assim


AndreCruz11SLB

Citação de: vince1987 em 28 de Outubro de 2020, 19:38
Citação de: AndreCruz11SLB em 28 de Outubro de 2020, 18:41
Citação de: vince1987 em 28 de Outubro de 2020, 18:38
Citação de: AndreCruz11SLB em 28 de Outubro de 2020, 18:29
Citação de: perceptionman em 28 de Outubro de 2020, 15:20
Esta discussão por vezes gera muitos anti-corpos e não é isso que pretendo com o que vou escrever a seguir. Uma das principais razões pelas quais me emocionei ao ouvir o Paneira ontem, foi precisamente por expressar aquilo por que passa um Benfiquista no Norte.

Não é fácil ser Benfiquista no Norte. Isto é factual e nem é preciso pensar muito para chegar a esta conclusão, de tão óbvia que é. Uma criança que é do Benfica numa cidade como Paredes, Gondomar, Penafiel (...) ou mesmo Porto, é sempre olhada de lado pelas outras crianças que são adeptas do fcp. É preciso ser-se mesmo Benfiquista convicto desde puto para enfrentar o lado psicológico desta decisão.

Falo na primeira pessoa. Vivo agora na cidade do Porto mas vivi a infância numa cidade dos arredores. Como nasci no início dos anos 80 tive que atravessar todos os 90s na minha infância/juventude a levar com a pior década possível e imaginária para um Benfiquista. Pior ainda, ter que atravessar esta década que coincidiu com a fase que por norma mais nos define enquanto adeptos de um clube.

Recuando a 28 de Abril de 1991: vitória do Benfica nas Antas com 2 golos do César Brito, dia de aniversário dos meus 8 anos. No dia seguinte, segunda-feira, vou para a escola de peito feito eufórico pela vitória. Fui completamente ignorado e prestado com um "o Benfica aqui não conta" pela grande maioria das outras crianças no recreio da escola. Lembro-me que na minha turma (na altura dizíamos classe) só havia outro puto que também era Benfiquista. Tudo o resto eram crianças para quem só existia um clube: fcp. E as crianças, na sua inocência, conseguem ser bem cruéis. Quem se assumisse como Benfiquista era alguém no mínimo "diferente".

Quando jogávamos futebol no recreio, enquanto a maioria dos putos discutia quem era o Kostadinov, eu já queria ser o Isaías. Se marcasse golo gritava "golo do Benfica!!" e os outros vinham logo atrás corrigir a dizer que não podia ser golo do Benfica porque a nossa equipa era o porto. Esta merda era o prato diário.

Escusado será dizer que sempre que surgiram as vitórias internas e europeias daquele clube, tive que levar com o caralho dos festejos sempre a insultar os Benfiquistas. Aliás, estava na Universidade aquando da vitória na LE com o Mourinho e no final do jogo a primeira coisa que cantaram foi o "fdp slb".

Uma criança que leva com isto anos e anos a fio acumula muita "merda" fodida no seu íntimo. Ser Benfiquista no Norte não é difícil, é fodidíssimo. Pelo menos para mim foi. Por isso, sempre que o Benfica entra em campo no dragão, está ali toda a minha infância e adolescência em jogo.

Em todos os jogos mas nestes em particular, tem que entrar dentro do campo o manto sagrado dos milhares de adeptos Benfiquistas do Norte que tão mal-tratados foram nos últimos 30 anos. Tem que entrar em campo uma vontade de vencer maior do que todas as outras equipas no mundo. Temos que envergar a puta da camisola com o sangue a ferver, olhar no adversário com uma fome de vitória tal que os deixe intimidados. TEMOS QUE ASSUSTÁ-LOS!!! Esta é a palavra certa: assustá-los!. E foi esta palavra que ontem me deixou os olhos em lágrimas. Finalmente alguém expressava perfeitamente aquilo que me vai no coração.

Por isso, e para terminar, falta muito sangue de vitória no Benfica atual. Falta muito Paneira a este Benfica. Falta esta ânsia de vitória que corre nas veias de todos os Benfiquistas que atravessaram os 90s, em particular daqueles que a atravessaram no norte do país.

É isto! Como benfiquista do norte identifico-me

Acredito, nunca passei por isso, como benfiquista de Benfica as minhas lutas sempre foram com o sporting, o porto pouco contava pro totobola.

O Sporting para mim não é mais que um Braga. Sou de 1998. Não me recordo de ver o Sporting campeão. No entanto levei com imensos campeonatos e uma superioridade do Porto. Tal como o Vítor disse "não temos rivais, temos adversários", mas é simplesmente impossível torcer pelo porto na Europa. Pelo Sporting é me indiferente, complemente...

Entendo, eu sou de 87 também pouco os vi serem campeões, a questão é mesmo ser de Lisboa a guerra Benfica vs sporting é grande nos grupos de amigos era tipo 10 do Benfica 4 5 do sporting e muito raramente lá aparecia um gajo do porto hoje já não é bem assim... pra mim o sporting será sempre o adversário do Benfica mas obviamente que desportivamente o porto ultrapassou o sporting.

Aqui no norte ou não há sportinguistas no grupo ou são muito reservados  :rir:


Obi-Juan Kenobi


20Nico Gaitan20

Um gajo vê  isto...e depois vê  um gajo como o Pizzi a passear a braçadeira  de capitão e a camisola em campo....enfim.


Enorme paneira

Cob92

Fodeu Vitor..

Eles não sabem o que fazem mas eu não perdoou.

Jayson Tatum



PARA A PRÓXIMA NÃO FAÇAM ASNEIRA!

VOTA PANEIRA!

:bandeira1:

Roy Kent

Citação de: 20Nico Gaitan20 em 29 de Outubro de 2020, 00:02
Um gajo vê  isto...e depois vê  um gajo como o Pizzi a passear a braçadeira  de capitão e a camisola em campo....enfim.


Enorme paneira

O Pizzi é o símbolo do Vieirismo, um frouxo do crl pago a peso de ouro.

perceptionman

O Pizzi nem para levantar a voz serve quanto mais para mobilizar as tropas... devia ser proibido mencionar sequer esse nome neste tópico.

O mais próximo que tivémos com o sangue do Paneira nos últimos anos foi o Rúben Dias mas trataram logo de o despachar.


Ramiro Lopes

Uma palavra ao Paneira que se aliou ao lado certo da história, sabendo como isso o poderia prejudicar pessoal e até profissionalmente.
O Benfiquismo falou mais alto e será sempre recordado por isso. Uns já sabem isso agora, outros só perceberão daqui a uns anos.

Gugans

Enorme Vitor Paneira, grande respeito por ti e o que representas para o nosso clube.