David Luiz

Defesa, 37 anos,
Brasil
Equipa Principal: 5 épocas (2007-2011), 131 jogos (11281 minutos), 6 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça da Liga (3)

Far(away)

O Jardel está a ser preparado, e a sua contratação nesta altura obviamente que está directamente relacionada com a possível saída do David Luiz. Nunca tive dúvidas disto. No entanto e por aquilo que conheço dele, vejo-o mais como uma alternativa directa ao Luisão, do que propriamente ao David Luiz. Eu tenho que dizer, que apesar de ter achado uma contratação desncessária, vejo no Jardel qualidade.

Edu

Citação de: Far(away) em 28 de Janeiro de 2011, 03:48
O Jardel está a ser preparado, e a sua contratação nesta altura obviamente que está directamente relacionada com a possível saída do David Luiz. Nunca tive dúvidas disto. No entanto e por aquilo que conheço dele, vejo-o mais como uma alternativa directa ao Luisão, do que propriamente ao David Luiz. Eu tenho que dizer, que apesar de ter achado uma contratação desncessária, vejo no Jardel qualidade.
É mais posicional, é isso? Não sai tanto a jogar?

André Sousa

Eu não acho que tenha sido tão desnecessária. Com a hipotética saída do David Luiz e o empréstimo do Fábio Faria, ficaríamos apenas com três centrais. Além de gostar dele como jogador, foi uma contratação de baixo risco. Conhece o campeonato, não custou nenhuma fortuna e até acho que tem qualidade. A única coisa que não gostei foi dos 5 anos e meio de contrato, mas enfim. Se tudo correr bem, e se o JJ não tiver um devaneio, caso o David saia é o Sidnei que vai para a posição sofrer o mesmo tipo de "tratamento" que o David sofreu. Não duvido que daqui a uns dois/três anos, renda uns bons milhões ao clube, mas a ver vamos.

Far(away)

Citação de: Edu em 28 de Janeiro de 2011, 03:50
Citação de: Far(away) em 28 de Janeiro de 2011, 03:48
O Jardel está a ser preparado, e a sua contratação nesta altura obviamente que está directamente relacionada com a possível saída do David Luiz. Nunca tive dúvidas disto. No entanto e por aquilo que conheço dele, vejo-o mais como uma alternativa directa ao Luisão, do que propriamente ao David Luiz. Eu tenho que dizer, que apesar de ter achado uma contratação desncessária, vejo no Jardel qualidade.
É mais posicional, é isso? Não sai tanto a jogar?

Não vi nele qualquer problema em sair a jogar, com a bola dominada. Tecnicamente é um jogador, para a posição que ocupa, bem dotado. Mas encontro mais semelhanças no seu estilo de jogo com Luisão, do que com David. Joga pela certa o Jardel, sem arriscar muito. Eu gosto deste tipo de centrais.

Edu

Citação de: André Sousa em 28 de Janeiro de 2011, 03:52
Eu não acho que tenha sido tão desnecessária. Com a hipotética saída do David Luiz e o empréstimo do Fábio Faria, ficaríamos apenas com três centrais. Além de gostar dele como jogador, foi uma contratação de baixo risco. Conhece o campeonato, não custou nenhuma fortuna e até acho que tem qualidade. A única coisa que não gostei foi dos 5 anos e meio de contrato, mas enfim. Se tudo correr bem, e se o JJ não tiver um devaneio, caso o David saia é o Sidnei que vai para a posição sofrer o mesmo tipo de "tratamento" que o David sofreu. Não duvido que daqui a uns dois/três anos, renda uns bons milhões ao clube, mas a ver vamos.
FFaria custou 2M. Nem teve praticamente oportunidades. Se não acreditavam no rapaz, porque razão o compraram? Se acreditam, qual a lógica de o emprestar?
Será o FFaria pior ou menos útil que o Jardel?
Já para não dizer que ainda temos o MVitor nos nossos quadros. Para mim este contratação é ridícula, sobretudo quando a equipa está a precisar à muito tempo de uma alternativa ao Maxi e agora teve o azar de ver o Ruben lesionar-se.

Edu

Citação de: Far(away) em 28 de Janeiro de 2011, 03:54
Citação de: Edu em 28 de Janeiro de 2011, 03:50
Citação de: Far(away) em 28 de Janeiro de 2011, 03:48
O Jardel está a ser preparado, e a sua contratação nesta altura obviamente que está directamente relacionada com a possível saída do David Luiz. Nunca tive dúvidas disto. No entanto e por aquilo que conheço dele, vejo-o mais como uma alternativa directa ao Luisão, do que propriamente ao David Luiz. Eu tenho que dizer, que apesar de ter achado uma contratação desncessária, vejo no Jardel qualidade.
É mais posicional, é isso? Não sai tanto a jogar?

Não vi nele qualquer problema em sair a jogar, com a bola dominada. Tecnicamente é um jogador, para a posição que ocupa, bem dotado. Mas encontro mais semelhanças no seu estilo de jogo com Luisão, do que com David. Joga pela certa o Jardel, sem arriscar muito. Eu gosto deste tipo de centrais.
Já o devo ter visto jogar, certamente, mas não me recordo. E o facto de não me recordar não considero positivo. Espero que realmente seja bom e faça a diferença.

André Sousa

Citação de: Edu em 28 de Janeiro de 2011, 03:57
FFaria custou 2M. Nem teve praticamente oportunidades. Se não acreditavam no rapaz, porque razão o compraram? Se acreditam, qual a lógica de o emprestar?
Será o FFaria pior ou menos útil que o Jardel?
Já para não dizer que ainda temos o MVitor nos nossos quadros. Para mim este contratação é ridícula, sobretudo quando a equipa está a precisar à muito tempo de uma alternativa ao Maxi e agora teve o azar de ver o Ruben lesionar-se.

Não é questão de acreditar ou não. A questão é que ele, assim como o Roderick, é um jogador que precisa de jogos nas pernas. Passar de uma equipa como o Rio Ave para um Benfica é difícil e nem todos os jogadores o conseguem. Viu-se bem a fraca condição física que tinha, e o Benfica não está em condições de dar minutos e fazer experiências a jogadores que estão nesse tipo de condições. Na época passada jogou sempre o David Luiz e o Luisão, e o JJ, em jogos a doer, nunca alterou a dupla de centrais. Isto para meter um jogador que tem muita mais qualidade que o Faria, e que custou bem mais que ele. Achas que se iria apostar no Fábio Faria quando o Benfica não estava num grande momento, em que todos os pontos são necessários, aliado ao facto do jogador não mostrar uma qualidade por aí além? Eu não. Eu gostava que o Roderick tivesse sido emprestado já este ano, e somasse uma época como sénior. Chegaria para o ano que vem com outro estatuto, em vez de ter passado um ano encostado. Em relação ao Miguel Vítor, não lhe vejo grandes capacidades para ser titular no Benfica, mas a ver vamos. Com o Jardel, o Benfica tem outra opção já com outra experiência, e com ritmo competitivo para a possível saída do David Luiz. Ao menos planeou-se com antecedência a possível saída do David Luiz, o que já é bom. Falta saber como é que o jogador se vai adaptar.

Edu

Existe aqui qualquer coisa que me está a falhar. Concordo que passar de uma equipa como o Rio Ave para um Benfica é difícil, assim como será certamente difícil para o Jardel, ou não?

Concordo que o Roderick e o FFaria talvez precisassem de ter mais jogos nas pernas para evoluírem, mas o Benfica só joga com 2 centrais e precisa de, pelo menos, outros tantos para suplentes. Logo é normal que estes não tenham tantos jogos, sobretudo com um treinador que opta por não rodar muito o centro da defesa.

Assim sendo, seja o Roderick, seja o Fabio Faria seja o Jardel, seja quem for que não os titulares, obviamente que não terão o mesmo ritmo de jogo. E não me parece nada lógico que devido a este facto, o Benfica compre jogadores e passado 6 meses os ponha a rodar por não terem ritmo competitivo. Ainda menos lógico me parece ser, quando o Benfica tem nos seus quadros mais dois jovens para a mesma posição a rodar.

Se o Benfica fosse a contratar jogadores para substituir outros que precisam de rodar em todos os mercados, o entreposto ainda seria maior que agora. Imagine-se a situação.

André Sousa

Sim, existe algo que te está a falhar. O Fábio Faria tem 21 anos, o Jardel 24, salvo erro. E nem todos os jogadores com 21 anos têm de falhar numa primeira experiência num clube grande, assim como nem todos têm que ser contratações acertadas. Há vários factores que determinam isso, nomeadamente a qualidade. O Fábio Faria não me parece, um jogador para entrar de caras numa equipa do Benfica, ou substituir um jogador que seja vendido, por exemplo. O Jardel, pelo tipo de experiência que tem, e pela maturidade que foi ganhando no futebol sénior, tem uma probabilidade de ser uma aposta bem sucedida, a curto prazo, superior à do Fábio Faria. Mas como é óbvio, isto é entrar na base de suposições que não levam a lado nenhum.

Faz sentido, mas este tipo de planificação devia ter sido adoptado logo no princípio da época. O Roderick devia ter sido emprestado, ficando o Fábio Faria no plantel. Luisão, David Luiz, Sidnei e Fábio Faria. E pronto, 4 centrais e o central com maior margem de progressão emprestado para no ano seguinte competir por um lugar no plantel e, quiçá, no onze titular.

Não te parece lógico porque não é. Há jogadores que tem a virtude de passarem muito tempo no banco e quando entram, parecer que jogam regularmente. Tens o exemplo do Wéldon, por exemplo. Quando entrou foi fundamental no Benfica. Quem não se lembra do jogo com a Naval, por exemplo? E era um jogador que era opção poucas vezes no Benfica. Por outro lado, tens outros jogadores que precisam de jogos para "engrenar". O Sidnei é um bom exemplo disso, assim como o David Luiz também.

Eu não estou a dizer para o Benfica andar a contratar jogadores ao desbarato para meter no banco, e meter outros a rodar. Isso seria insustentável. A questão é que devia ter sido feita uma planificação no inicio da época, que fosse de encontro a várias situações hipotéticas, mas que tivessem uma probabilidade relevante de acontecer. Ou alguém duvidaria que existiria um assédio pelo David Luiz, pelo Coentrão e até por outros jogadores? A planificação foi feita, e a contratação do Jardel parece-me que vai de encontro, resta saber se esta foi bem feita. Isso só o tempo o dirá.

Edu

André, a planificação que deveria ter sido feita para mim no inicio da época era perceber que estávamos bem servidos de centrais, ficávamos com o Luisão, David, Sidnei e MVitor e emprestávamos o Roderick e o JPereira. 6 centrais de qualidade e ainda tínhamos o caso Zoro para resolver.

Posto isto, avaliar as lacunas da equipa e procurar equilibrar a mesma, contratando, por exemplo o Silvio ao Braga, que pode jogar na esquerda e na direita da nossa defesa.

Tudo o resto para mim não faz sentido, não me leves a mal. Diferentes opiniões, "amigos" como sempre. Abraço.

Menino Do Rio

Embora eu veja utilidade e oportunismo na contratação do Jardel, eu tenho de concordar com a visão do Edu e de outros users. Eu acho que a contratação do Jardel foi bem pensada e, acima de tudo, um bom negócio. Vamos perder um titular (David Luiz), o primeiro reserva (Sídnei) vai assumir a titularidade, e o clube contratou um jogador experiente (Jardel), que conhece bem o campeonato, destaque de uma das equipas, para ser o primeiro reserva, por um preço excelente. Essa parte é perfeita.

A contratação que eu não consigo entender é a do Fábio Faria. É que ele não é superior ao Miguel Vítor, e é tão jovem e inexperiente quanto. Pode jogar a lateral-esquerdo, mas as primeiras opções eram, na época da sua contratação, César Peixoto e David Luiz, havendo ainda Shaffer e Fábio Coentrão que foi adaptado posteriormente. Ou seja, era pior que a nossa jovem promessa, e não era opção para lateral. Foi uma contratação completamente desnecessária.

Entretanto, continuamos sem lateral-direito reserva, o que é muito preocupante. Será que os diretores, quando veem os pedidos do treinador, não checam as reais necessidades do plantel? Será que não dizem: "Ó Jesus, desculpa lá, mas não contratamos mais centrais, laterais-esquerdos, nem avançados. Só temos dinheiro para um lateral-direito e um médio box-tobox, porque é disso que o plantel precisa."?

Basta! Não precisamos de mais avançados, nem de laterais-esquerdos, nem muito menos centrais. Contratem um lateral-direito!

Shoky

O amigo Vieira já está disposto a ajudar um pouquinho o amigo Roman...
A acreditar n´Abola, é patético aceitar baixar 2 milhões a um clube tão pobrezinho como o Chelsea.

Gozados por todos nas mesas de negociação, é impressionante.

Far(away)

O Benfica só tem é que fazer finca pé!

Ou é como queremos ou não é. Não precisamos de vender o jogador agora. Quer dizer, pelos vistos precisamos...

cernache1

Citação de: Shoky em 28 de Janeiro de 2011, 08:03
O amigo Vieira já está disposto a ajudar um pouquinho o amigo Roman...
A acreditar n´Abola, é patético aceitar baixar 2 milhões a um clube tão pobrezinho como o Chelsea.

Gozados por todos nas mesas de negociação, é impressionante.

Infelizmente parece que sim...Mas a nossa realidade actual implica falta de independência real.

Ranulfo

Citação de: Shoky em 28 de Janeiro de 2011, 08:03
O amigo Vieira já está disposto a ajudar um pouquinho o amigo Roman...
A acreditar n´Abola, é patético aceitar baixar 2 milhões a um clube tão pobrezinho como o Chelsea.

Gozados por todos nas mesas de negociação, é impressionante.

28 M é óptimo.