David Luiz

Defesa, 39 anos,
Brasil
Equipa Principal: 5 épocas (2007-2011), 131 jogos (11281 minutos), 6 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça da Liga (3)

Edu

Tendo a idade que tenho, nem entro nesse campo das comparações, pois nem vi jogar RGomes nem Humberto Coelho, por exemplo. Mas acho que também os mais velhos devem de dar tempo ao David Luiz. Muito provavelmente, ainda terá mais 10 anos de carreira pela frente...

Far(away)

Citação de: pcnunes em 23 de Março de 2010, 10:55
Citação de: Far(away) em 23 de Março de 2010, 10:53
E depois há o Humberto Coelho, muitas vezes esquecido como um dos melhores centrais da história do Benfica, e com o qual todos os actuais centrais do Benfica aprendiam umas coisinhas se vissem uns vídeos. O David por exemplo teria muito a aprender no que toca ao posicionamento na grande área adversária uma vez saia a jogar. Teve alturas em que o Humberto chegou a ser o melhor marcador do Benfica :-X
o Humberto devia ser o objectivo de vida profissional do David.

Tem caracteristicas fisicas e técnicas em bruto para lá chegar...mas terá que trabalhar muito, porque Humberto....Humberto foi Humberto...lolol

É o modelo perfeito para ele, até porque têm características semelhantes, exceptuando o bigode claro :rir:

pcnunes

Citação de: Far(away) em 23 de Março de 2010, 10:54
Citação de: pcnunes em 23 de Março de 2010, 10:52
Citação de: Far(away) em 23 de Março de 2010, 10:46
Nenhum central do Benfica foi melhor na marcação e na antecipação do que Ricardo Gomes. Só Gamarra chegou perto.
o Ricardo era conhecido, sobretudo, para além de TUDO O MAIS; pelos cortes limpinhos que fazia, sem qualquer falta...
Não, Far (way)...

Em minha opinião estás a confundir dois conceitos: a antecipação, talqual o David tão bem faz que é, antes do adversário receber a bola está ele a interceptá-la. Outra coisa é, e aí, o Ricardo era MESTRE, e como disseste, o Gamarra aproximou-se, era a capacidade que tinham de antecipar o que o adversário ia fazer, e quando o adversário partia para a finta, ou para um passe, o pé deles já lá estava, cortando a bola de forma limpinha....

Embora eu tenha utilizado o vocábulo "antecipar" para as duas situações, não são iguais. Para mim a primeira é de facto uma antecipação, ou seja, antes do adversário receber a bola. A segunda, é um corte, ou seja, já depois do adversário estar em posse, e cortando de forma limpinha a bola, pois teve a capacidade de prever o que esse adversário ia fazer com a mesma...

PAslb

E depois há o Humberto Coelho, muitas vezes esquecido como um dos melhores centrais da história do Benfica, e com o qual todos os actuais centrais do Benfica aprendiam umas coisinhas se vissem uns vídeos. O David por exemplo teria muito a aprender no que toca ao posicionamento na grande área adversária uma vez saia a jogar. Teve alturas em que o Humberto chegou a ser o melhor marcador do Benfica :-X

Estás-te a esquecer da idade que tem, é um jogador que não vem de uma grande escola de formação, claro que ainda vai evoluir e tem todas as condições de vir a ser o melhor do Mundo na sua posição desde que tenha alguma sorte, não tenha lesões graves e tenha treinadores que apostem nele e aperfeiçoem a suas capacidades.

pcnunes

Citação de: Far(away) em 23 de Março de 2010, 10:57
Citação de: pcnunes em 23 de Março de 2010, 10:55
o Humberto devia ser o objectivo de vida profissional do David.

Tem caracteristicas fisicas e técnicas em bruto para lá chegar...mas terá que trabalhar muito, porque Humberto....Humberto foi Humberto...lolol

É o modelo perfeito para ele, até porque têm características semelhantes, exceptuando o bigode claro :rir:

sinais dos tempos...hehehehe

Far(away)

Citação de: pcnunes em 23 de Março de 2010, 10:59
Nenhum central do Benfica foi melhor na marcação e na antecipação do que Ricardo Gomes. Só Gamarra chegou perto.
o Ricardo era conhecido, sobretudo, para além de TUDO O MAIS; pelos cortes limpinhos que fazia, sem qualquer falta...
Não, Far (way)...

Em minha opinião estás a confundir dois conceitos: a antecipação, talqual o David tão bem faz que é, antes do adversário receber a bola está ele a interceptá-la. Outra coisa é, e aí, o Ricardo era MESTRE, e como disseste, o Gamarra aproximou-se, era a capacidade que tinham de antecipar o que o adversário ia fazer, e quando o adversário partia para a finta, ou para um passe, o pé deles já lá estava, cortando a bola de forma limpinha....

Embora eu tenha utilizado o vocábulo "antecipar" para as duas situações, não são iguais. Para mim a primeira é de facto uma antecipação, ou seja, antes do adversário receber a bola. A segunda, é um corte, ou seja, já depois do adversário estar em posse, e cortando de forma limpinha a bola, pois teve a capacidade de prever o que esse adversário ia fazer com a mesma...

Tanta coisa para explicar o conceito de desarme ;D . Antecipação e desarme. Duas coisas onde Ricardo Gomes era mestre.

Riera

Comparar o David Luiz ao Ricardo Gomes ou ao Mozer é, neste momento, tirar a avaliação do nosso jovem central do contexto! Mozer era um central feito quando chegou à Luz, com uma carreira impressionante no Flamengo, e Ricardo era um dos grandes valores emergentes de então, sendo titular da selecção olímpica brasileira, e creio que capitão da mesma, apenas não tendo estado em Seul por divergências entre a CBF e o Benfica. David chegou cá com 19 anos, e é cá que tem crescido e valorizado, à pulso, com mérito próprio e de quem o trabalhou recentemente. Um pormenor: Ricardo era efectivamente um dos melhores centrais do Mundo! Não comparem o que ainda não é comparável...

Far(away)

Citação de: PAslb em 23 de Março de 2010, 11:00

Estás-te a esquecer da idade que tem, é um jogador que não vem de uma grande escola de formação, claro que ainda vai evoluir e tem todas as condições de vir a ser o melhor do Mundo na sua posição desde que tenha alguma sorte, não tenha lesões graves e tenha treinadores que apostem nele e aperfeiçoem a suas capacidades.

Se eu disse que ele podia ter como modelo o Humberto, não me estou a esquecer da idade que tem. ;)

Edu

Citação de: Riera em 23 de Março de 2010, 11:03
Comparar o David Luiz ao Ricardo Gomes ou ao Mozer é, neste momento, tirar a avaliação do nosso jovem central do contexto! Mozer era um central feito quando chegou à Luz, com uma carreira impressionante no Flamengo, e Ricardo era um dos grandes valores emergentes de então, sendo titular da selecção olímpica brasileira, e creio que capitão da mesma, apenas não tendo estado em Seul por divergências entre a CBF e o Benfica. David chegou cá com 19 anos, e é cá que tem crescido e valorizado, à pulso, com mérito próprio e de quem o trabalhou recentemente. Um pormenor: Ricardo era efectivamente um dos melhores centrais do Mundo! Não comparem o que ainda não é comparável...
Obviamente... Pelo menos alguém que veja isso.

Far(away)

Citação de: Riera em 23 de Março de 2010, 11:03

É por isso que comecei por dizer que por vezes se exagera em redor do David.

acns

Deêm tempo ao miúdo. Já provou que tem capacidades, e quantos não foram já (especialmente esta época) o pormenores de qualidade deste puto que nos fizeram sorrir, e encher de orgulho. Assim de repente lembro-me daquela jogada de marselha, e agora a de domingo em que passa a bola por cima de um porco, depois a desvia do porco meireles e por azar não deu golo.

Têm tudo para dar certo, e ser um dos melhores de sempre. A acrescentar a isso dá tudo o que tem e o que não tem pela camisola que traz vestida que já é tanto dele como nossa.

É deixá-lo crescer. E se possível connosco

Marafado

Citação de: pcnunes em 23 de Março de 2010, 10:50
Citação de: Marafado em 23 de Março de 2010, 10:44
Ora bem, vamos lá desfragmentar David Luiz:

- Técnicamente, é superior a Ricardo Gomes, Mozer, Aldaír ou Gamarra

- Fisicamente, estão no mesmo patamar

- Tacticamente, é um central que não deixa respirar o avançado adversário, e que é implacável na marcação, na antecipação e no contacto fisico.

- Sai a jogar com classe, embora aqui, fruto da tenra idade ainda arrisque algumas situações nas quais Ricardo Gomes era exímio.

- Se formos fazer uma estatistica dos golos sofridos pela equipa, provavelmente esta defesa em nada fica a dever às melhores defesas do Benfica formadas por aqueles jogadores.

- É um central goleador também.

- Falta-lhe os titulos para que o considere melhor que aqueles.
não concordo no aspecto fisico...o David Luiz é uma coisa impressionante! Eu quando falo do aspecto fisico, falo  das componentes: velocidade, resistência, capacidade de impulsão, corpo a corpo, etc...

Sopesadas todas as componentes, o David é mais forte do que qualquer um daqueles que aí colocaste.

Agora, o David, terá que crescer mentalmente...não o estou a chamar criança nem algo que o valha.
Mas, a adultez, a experiência, a ratice, é algo que é extremamente importante, designadamente num central...e esses aí, neste momento, ganham por 15 a 0 ao David, por razões compreensíveis...
Concordo com todos os parágrafos.

Só os jogos trarão essa estabilidade mental.

PAslb

Há dois jogadores que não vamos conseguir segurar (por motivos financeiros): David Luiz e Di Maria, portanto é melhor aproveitarmos as suas exibições com o Manto Sagrado.

David Luiz és o maior.  :pray:

pcnunes

Citação de: Far(away) em 23 de Março de 2010, 11:02
Citação de: pcnunes em 23 de Março de 2010, 10:59
Não, Far (way)...

Tanta coisa para explicar o conceito de desarme ;D . Antecipação e desarme. Duas coisas onde Ricardo Gomes era mestre.
mantenho que estás a confundir os dois conceitos... :tonge:

Marafado

Eu acho que, por vezes, a nostalgia tolda-nos um pouco o discernimento e coloca sempre os alvos dessa nostalgia num patamar muito acima em relação aos alvos do presente.

Porquê? Porque, a nostalgia só nos traz os grandes e mais belos momentos, enquanto o presente traz-nos à memória tudo o que é de bom e também o que é de mau.

É a diferença entre a nostalgia e a memória, tal como a diferença entre o desarme e a antecipação.