Juvenis A: Benfica 7-0 Cultural (Crónica)

andre_04_SLB

Esperava-se um excelente jogo de futebol, entre a primeira classificada da prova e os quintos classificados. O Cultural vinha de uma goleada caseira imposta ao Beneditense e em caso de vitória podia ascender ao terceiro lugar da classificação. O Benfica estava à entrada para esta jornada na primeira posição e qualquer que fosse o resultado essa situação não se iria inverter. O Benfica numa série de 14 vitórias consecutivas, esperava vencer novamente.

Não mexer no sistema

E tem sido desta forma que João Couto tem ganho jogo após jogo. Sempre num 4x3x3 dinâmico, o Benfica apresentou hoje de inicio a seguinte equipa: Diogo Freire na baliza, Pedro Eugénio como defesa direito, Abel Pereira e João Pereira no centro da defesa e Ricardo Caetano na esquerda. Como trinco actuou Valdo Águamel, a interior direito actuou Lassaná Camará e como interior esquerdo com responsabilidades mais ofensivas jogou David Simão. O ponta-de-lança foi Rui Ferreira, apoiado por André Soares e Toumany Sambou nas alas esquerda e direita respectivamente.

André Soares a guiar a máquina

O Benfica entrou extremamente bem na partida. Logo ao minuto seis, Toumany faz o primeiro remate à baliza de João Regino. Contudo, a bola saiu ao lado. O Cultural tinha sofrido apenas seis golos fora de casa e vinha para esta partida a actuar num 4x4x2, com Paulo Pina e Marco Garcia na frente de ataque. O Benfica estava muito bem, e as jogadas de classe iam-se sucedendo. Foi na passagem do minuto dez, que David Simão com a bola controlada no pé esquerdo, faz um passe a isolar Rui Ferreira. O avançado do Benfica com Ricardo Oliveira a persegui-lo atirou de pé esquerdo para o primeiro golo da partida. O Benfica praticava um futebol simples, com passes excelentes à procura da velocidade dos avançados. Foi em mais uma dessas jogadas, que André Soares num passe rente à relva isola de forma espectacular Valdo Águamel que à saída do guarda-redes João Regino atirou para o fundo das redes. Dois a zero para o Benfica.

O Cultural respondeu bem ao golo de Valdo Águamel, e num livre longo de Valter Freitas, Ricardo Oliveira quase fazia o golo numa boa saída de Diogo Freire. O Benfica tinha todas as acções ofensivas da partida, e brindou a plateia com mais um excelente golo aos vinte e cinco minutos. Valdo Águamel dentro do meio campo do Cultural faz uma jogada muito boa com Rui Ferreira, tendo este último feito um passe de pé esquerdo a colocar André Soares apenas com David Rosa pela frente. O extremo esquerdo encarnado com uma excelente finta ultrapassou o defesa direito do Cultural e num excelente remate cruzado aumentou a contagem para três zero. No Cultural saltou-me de imediato um jogador à vista. Se num primeiro contacto com a bola fez uma jogada disparatada, o que é certo é que daí para a frente foi o melhor jogador em campo pelo lado dos culturenses. Gélson Santos de seu nome, internacional sub-17 por Portugal quase marcava a cinco minutos do intervalo. Bom encaixe de Diogo Freire ao remate do camisola oito do Cultural.

Foi em cima do intervalo que o Benfica aumentou para quarto a zero. David Simão em mais um passe de grande categoria, isola André Soares que na tentativa de chapéu viu João Regino defender bem. O jogador encarnado deu continuidade ao lance e em mais um excelente remate, consegue mais um golo para o Benfica. O intervalo chegou cedo. O Benfica com a qualidade de jogo que estava a praticar estava a cativar os adeptos a ficarem de pedra e cal nos seus lugares para assistir a uma excelente equipa a praticar um futebol de grande classe.

Um toque, dois toques, golo!

O técnico João Couto não fez qualquer alteração ao intervalo, ao contrário de José Relvas, técnico do Cultural. Cristovão Lopes e Telmo Marques renderam David Rosa e Valter Freitas. A segunda parte não podia ter começado de melhor forma para o Benfica. Logo no primeiro minuto de jogo, é David Simão que volta a fazer das suas. Grande passe a isolar Toumany. O senegalês correu que nem uma flecha para a baliza e num remate forte faz o quinto golo do jogo. A bola ainda bateu no poste. O Benfica estava a fazer excelentes jogadas, sobretudo através de André Soares. O melhor jogador em campo estava a abrir o livro, e numa jogada fenomenal ultrapassou três adversários, deu a Toumany e foi Lassaná Camará que disparou ao lado. O Cultural respondeu bem, e Marco Garcia rematou por cima. O Benfica estava fortíssimo, e seis minutos depois volta a marcar. Saná faz mais um excelente passe a isolar André Soares que tira o guarda-redes do caminho e aponta novo golo. Excelente jogo! Com o resultado mais do que feito, João Couto faz duas alterações. João Pereira e Rui Ferreira deram os seus lugares a João Carmo e Abdel Vieira.

Vítor Pacheco entrou logo a seguir, e saiu Ricardo Caetano. O Benfica ia fazendo jogadas de altíssimo requinte técnico, com uma simplicidade incrível. David Simão faz uma 'roleta à la Zidane' no centro do terreno, joga para André Soares que ultrapassou um adversário, jogou para Toumany e o avançado direito atirou para uma boa defesa de João Regino. O Benfica chegou ao seis a zero. Canto de João Carmo a meio da segunda parte, Pedro Eugénio no bico da área faz um cruzamento/remate e bola entra para novo golo. Ficou a dúvida se Abdel Vieira tocou ou não no esférico. Mesmo em cima do apito final, destaque para um remate de David Simão ao ferro, e na sequência do lance grande defesa de João Regino a remate extremamente colocado de André Soares. Vitória da melhor equipa em campo.

Apreciação individual:

Diogo Freire esteve bem sempre que chamado a intervir. Grandes guarda-redes tem o Benfica.

A defesa esteve perfeita. Pedro Eugénio marcou um golo, e esteve perfeito a defender. Sem dar qualquer espaço ao adversário, o jogador algarvio fez boas combinações no ataque. João Pereira fez um jogo seguro. Sem grande brilhantismo, a verdade é que o capitão do Benfica não foi chamado a intervir. O mesmo aconteceu com Abel Pereira. Ricardo Caetano continua em grande forma. A defender é intransponível, e a atacar muito participativo.

Valdo Águamel é jogador para todos os lugares. Ora a defesa direito, ora a ala direito, ora a interior direito ou como trinco, o jogador cumpre sempre com o seu papel. Hoje foi o trinco de serviço, Leandro Pimenta está lesionado, e fez um jogo certinho. Bom golo a culminar uma boa jogada. Saná Camará fez uma primeira parte discreta, sem se envolver muito nos lances ofensivos da equipa. A defender ajudou muito Valdo Águamel. Na segunda parte melhorou, fez uma excelente assistência. Bom jogo. David Simão continua em grande. Com passes fantásticos, o número dez encarnado está a garantir lugar de destaque na equipa.

André Soares foi o melhor em campo. Mais um excelente jogo do avançado do Benfica. É espectacular com a bola no pé, finta como só ele sabe. Excelente! Toumany é um jogador extremamente humilde. Sempre muito engraçado, o avançado senegalês marcou mais um golo, e fez mais um bom par de jogadas. Rui Ferreira convenceu-me. Muito bom a nível táctico, hoje marcou e assistiu.

Abdel Vieira fez o seu papel na defesa, sem grande trabalho. João Carmo fez dois ou três bons passes, continua a melhorar e a mostrar que é uma boa alternativa. Vítor Pacheco fez um jogo simples, dando continuidade ao excelente jogo praticado a meio-campo.

No Cultural, destaco Gélson Santos. Muito bom jogador.

Notas individuais:

1. Diogo Freire - 4
2. Pedro Eugénio - 4
3. Abel Pereira - 4
4. João Pereira - 4
5. Ricardo Caetano - 4
6. Valdo Águamel - 4
7. Toumany Sambou - 4
8. Lassana Camará - 4
9. Rui Ferreira - 5
10. David Simão - 5
11. André Soares - 5 (é um cinco mas merecia um seis).

13. Abdel Vieira - 3
14. João Carmo - 3
15. Vítor Pacheco - 3

(Não têm 4 porque entraram já com pouco tempo para jogar).

Trabalho realizado por: André Sabino, Serbenfiquista.com

kneissl

mt bom obrigado

tava qts pessoas para ai? meia casa?

Elvio

Grande trabalho André  :laugh:

Este André Soares faz o pessoal sonhar.
Destaque para o David Simão esta em boa forma e o nosso ponta de lança que marca , marca e marca :D

andre_04_SLB

Citação de: kneissl em 06 de Fevereiro de 2007, 23:29
mt bom obrigado

tava qts pessoas para ai? meia casa?

Por volta de 60 pessoasl.

Obrigado kneissl, e Elvio.  :)

BerKut

Muito obrigado Andre, o teu trabalho permite-nos acompanhar com muita atenção a evolução das camadas jovens.

Já agora aproveito para deixar uma pergunta, para quando o  Daude Machude.

Fala-se que é craque, mas pelo que me aprecebi ainda não jogou (espero não estar a cometer nenhuma gaffe)

Desde já agradeço a tua disponibilidade.

william

eu contei mal ou so tao relatados 6 golos? ou o resultado e 6 e n 7-0

3kids

André falei com Abdel e ele disse-me queo golo é dele e não do Eugénio. Abraço

Afonso

grande Benfica, aqui estão os futuros campeões

Filipe F

Estes miudos fazem-me sonhar com um futuro promissor...

pedroslb78

Grande vitória!!

Que mais terá o André Soares de fazer para ir à selecção!!

Califas


Bleach

andré soares nota 6  ;)

parabens pequenos e parabéns andré...

a ver se colhemos alguns desses frutos juvenis :)

johncleese

Eu contei 7 golos: os 3 do Andre Soares, o do Rui Ferreira, o do Valdo, o do Toumany e o do Pedro Eugenio/Abdel

andre_04_SLB

O Daúde já actuou mas está lesionado. Obrigado pessoal!

andre_04_SLB

Citação de: johncleese em 07 de Fevereiro de 2007, 12:38
Eu contei 7 golos: os 3 do Andre Soares, o do Rui Ferreira, o do Valdo, o do Toumany e o do Pedro Eugenio/Abdel

Pois, eu relatei correctamente.