Miki Fehér, o Eterno 29

Avançado, (1979-07-20 - 2004-01-25),
Hungria
Equipa Principal: 2 épocas (2002-2004), 37 jogos (1514 minutos), 8 golos

Títulos: Taça de Portugal (1)

rudra28

O treinador que integra a equipa técnica dos sub-21 era amigo do malogrado jogador húngaro e estava em campo no dia da sua morte.

A Seleção Nacional sub-21 encontra-se instalada na cidade de Gyor, numa unidade hoteleira não muito distante do cemitério onde se encontra a campa de Miklos Fehér e a equipa técnica não quis deixar de visitar a campa do jogador que faleceu em campo a 25 de janeiro de 2004, com apenas 24 anos.

O treinador nacional que integra a equipa técnica dos sub-21, Romeu Almeida, privou com Fehér no FC Porto e estava presente no jogo em que Miklos Fehér faleceu.

Já passaram quase 12 anos, mas Romeu Almeida não esquece os momentos que passou com o jogador húngaro.

"Estivemos juntos no FC Porto em 2000 e tínhamos uma excelente relação. Éramos dois jovens a tentar a nossa afirmação, jogávamos na mesma posição, e tínhamos um excelente relacionamento. Chegámos ao FC Porto quase em simultâneo... Almoçávamos juntos muitas vezes", explicou.

O técnico não esquece o momento fatídico em que Miklos Fehér sorriu pela última vez.

"Estive presente no seu último momento em vida. Ele estava no Benfica e eu no Vitória de Guimarães. Apercebi-me logo dentro de campo que se tratava de uma situação grave, porque vi logo a reação dos médicos. Eles tiveram mais dificuldades porque não puderam utilizar de imediato o desfibrilhador devido à chuva. Sentimos logo que era uma situação grave pelo rosto do Miki, que acabou por ter o desfecho fatídico que todos sabemos. Foi uma situação muito dura para todos os que estavam em campo", destacou.

"Ele era um jovem... Depois de termos sabido da morte dele, passámos momentos complicados nas semanas que se seguiram. Muitos colegas meus acabaram por ir fazer exames e alguns testes físicos, pois sentiram-se preocupados. Foi uma situação que mexeu com todos e ainda mais com quem viveu tudo tão próximo. . Mesmo para aqueles que não tinham qualquer relacionamento com ele foi duro. Para mim, que o conhecia e era amigo dele, foi um choque muito grande. Quando soube que vínhamos jogar a Gyor lembrei-me logo dele e não quis deixar de visitar o local da sua campa", concluiu.

Miklos Fehér nasceu a 20 de julho de 1979 e destacou-se ao serviço do Gyori ETO, rumando ao FC Porto em 1998. Após passagens pelo Salgueiros e pelo SC Braga, por empréstimo, esteve na equipa B do FC Porto antes de assinar pelo Benfica em 2002.

original

PRÉMIO FEHÉR DISTINGUE MÉRITO ACADÉMICO E DESPORTIVO
Os vencedores da última edição do Prémio Fehér chegaram ontem a Lisboa e esta manhã de terça-feira visitaram o Caixa Futebol Campus.

Durante a tarde foi realizada uma visita ao Estádio da Luz e ao Museu Benfica – Cosme Damião, culminando com a entrega dos troféus das mãos do vice-presidente, Alcino António.

Amanhã, quarta-feira, os premiados visitam vários pontos de interesse da cidade de Lisboa.

O Prémio Miklós Fehér foi criado em 2009 para homenagear a memória do malogrado avançado húngaro, pelo que foi o seu exemplo e o seu percurso em vida. O mesmo resulta de um protocolo estabelecido com a escola Bercsényi Miklós, em Gyor.

A escola Bercsényi Miklós, que Fehér frequentou enquanto jovem, é especializada na formação desportiva de jovens que querem fazer do desporto a sua vida profissional. No palmarés da escola constam dezenas de medalhas olímpicas.

Através do protocolo, os melhores alunos selecionados pelos responsáveis da escola, visitam anualmente as instalações do Sport Lisboa e Benfica.

Os galardoados do Prémio Miklós Fehér 2016 são:

- Áron Guttin – ex-campeão europeu e húngaro de remo;

- Kriszta Kószás – ostenta vários títulos nacionais de atletismo.
http://www.slbenfica.pt/30/news/info/Uj8fWlo73kCqI5MWOhOtdA?language=pt-PT

RED30MASTER

Até sempre Miki ... 13 anos de saudades, 'eterno 29' !!

Reed

imightbewrong

Estarás sempre no nosso coração, Miki.

mitro11

Lembro me deste jogo como fosse ontem, eterno Miki

Mestre30

original

modalidades SLB

13 anos de muita saudade :( :(

Eterno Miki

vcart31

Eu vinha em viagem a ouvir o relato... ainda hoje parece que foi tudo surreal...

The Eagle 10

13 anos como é possível?

O tempo passa a voar, Enorme Fehér, saudades de um grande herói que perdeu a vida em campo de Águia ao peito. Ainda me lembro daquele riso e depois virar costas e agachar, derepente cai para trás batendo com as costas no chão e ver toda equipa a correr para ele, ficou-me marcado a mim e todos que assistiram. Nunca me irei esquecer daquele maldito dia. :cry2:

Ricardim19