Manuel Bento

Guarda-redes, (1948-06-25 - Falecido),
Portugal
Equipa Principal: 19 épocas (1972-1990, 1991-1991), 478 jogos (41174 minutos), 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (8), Taça de Portugal (5), Supertaça (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (6)

dfernandes

Citação de: Geovanni95 em 26 de Junho de 2020, 21:39
Citação de: dfernandes em 26 de Junho de 2020, 20:36
Citação de: Mikaeil em 25 de Junho de 2020, 22:46
https://www.instagram.com/p/CB2lN-WF4xq/

@museubenfica
Bento faria hoje 72 anos! Considerado pela @uefa_official o melhor guarda-redes português de sempre, representou o @slbenfica durante 20 épocas! Para sempre na nossa memória. #MuseuBenfica

Bento com a Taça de Portugal, 27-04-1986
Estádio Nacional, Oeiras
Acervo SLB

Ironicamente, o jogo dessa foto terá sido o último do Bento como o nº 1 a sério da baliza do Benfica.

Eu sei que a medicina desportiva não estava tão avançada como actualmente, mas sempre me fez confusão o facto dele nunca mais ter conseguido recuperar a 100% e de, a partir de 86/87, ter passado a ser uma espécie de 3ª opção atrás do Silvino e do Neno.

E ainda me faz mais confusão que tenha permanecido com esse estatuto até ao fim da época 90/91. No fim do jogo com o Beira Mar dessa temporada, durante a festa, é entrevistado e ainda fala na qualidade de jogador.

Se estava em condições físicas, porque não voltou a assumir o posto ou pelo menos a fazer os jogos todos da Taça? E se não estava, porque não se reformou mais cedo?

O ultimo jogo que ele fez foi o Benfica - 1-0 - Belenenses de 89/90 na última jornada.

E sim a época de 86/87 foi a última dele como titular.

Há um jogo para a Taça em 88/89 contra o Riachense que o golo deles de honra é de grande penalidade e ele disse: "Olha não me vou mexer, marca lá o penalty"



Não sabia dessa história do penalty com o Riachense, mas sabia que ele tinha feito esse jogo por causa do filme da temporada 88/89. Infelizmente, é dos tais resumos que faltam...

Eu também tinha a ideia que a última época oficial dele tinha sido a de 89/90, mas o que não percebo é porque é que ele no fim do jogo com o Beira Mar de 90/91 diz qualquer coisa do género "fomos campeões, mas foi mais uma época em que não cheguei a jogar. Dá a ideia que mesmo sem jogar ainda fazia parte do plantel.

Mas pronto... Gostava que alguém me esclarecesse o porquê de tão poucos jogos feitos depois da lesão, em várias temporadas, se aparentemente estava apto para a actividade desportiva.

Ahhhh... E tens pm.

Alexandre1976

Numa opinião pessoal acho que o Bento e o Carlos Manuel foram as primeiras vitimas do que se passou em Saltillo,algo que posteriormente foi aproveitado no Benfica para desmantelarem o grupo do Barreiro.

dfernandes

Citação de: Alexandre1976 em 26 de Junho de 2020, 21:54
Geovanni ,a ultima época do saudoso Manuel Bento como titular da nossa baliza é em 85-86. Depois como sabemos fratura a perna no Mundial do Mexico. O unico jogo que faz no campeonato de 86-87 é em Braga na ultima jornada em que empatámos 1-1.

O Geovanni sabe disso heheheh. Simplesmente enganou-se na data. Ele é tipo uma enciclopédia de benfiquismo e além do mais tem um arquivo audiovisual muito bom. Tem sido um dos maiores colaboradores dos meus vídeos.

Curiosamente... por falar em 86/87... É o próximo filme de temporada. :)

Alexandre1976

E no ultimo jogo em 89-90 faz uma espetacular exibição que impede o Belenenses de ir á Taça Uefa.

dfernandes

Citação de: Alexandre1976 em 26 de Junho de 2020, 21:56
Numa opinião pessoal acho que o Bento e o Carlos Manuel foram as primeiras vitimas do que se passou em Saltillo,algo que posteriormente foi aproveitado no Benfica para desmantelarem o grupo do Barreiro.

Alguma coisa se passou realmente.

Não é normal que o Bento, depois de supostamente recuperado da lesão (tanto que que treinava e chegou a fazer um ou outro jogo), passe de titularíssimo para 3ª opção, especialmente quando a 2ª era o Neno de 1986, que ainda era bem pior que o de 1994, e que se mantenha nessa situação durante várias épocas.

Alexandre1976

Eu sei caro Dfernandes. Ultimamente tenho contactado com ele fora do forum  O0

Alexandre1976

Citação de: dfernandes em 26 de Junho de 2020, 22:01
Citação de: Alexandre1976 em 26 de Junho de 2020, 21:56
Numa opinião pessoal acho que o Bento e o Carlos Manuel foram as primeiras vitimas do que se passou em Saltillo,algo que posteriormente foi aproveitado no Benfica para desmantelarem o grupo do Barreiro.

Alguma coisa se passou realmente.

Não é normal que o Bento, depois de supostamente recuperado da lesão (tanto que que treinava e chegou a fazer um ou outro jogo), passe de titularíssimo para 3ª opção, especialmente quando a 2ª era o Neno de 1986, que ainda era bem pior que o de 1994, e que se mantenha nessa situação durante várias épocas.
Nem lembres o Neno de 86-87,tenho logo lembranças daquele jogo da Supertaça em que perdemos com os porcos por 2-4 na antiga Luz.

dfernandes

Citação de: Alexandre1976 em 26 de Junho de 2020, 22:03
Citação de: dfernandes em 26 de Junho de 2020, 22:01
Citação de: Alexandre1976 em 26 de Junho de 2020, 21:56
Numa opinião pessoal acho que o Bento e o Carlos Manuel foram as primeiras vitimas do que se passou em Saltillo,algo que posteriormente foi aproveitado no Benfica para desmantelarem o grupo do Barreiro.

Alguma coisa se passou realmente.

Não é normal que o Bento, depois de supostamente recuperado da lesão (tanto que que treinava e chegou a fazer um ou outro jogo), passe de titularíssimo para 3ª opção, especialmente quando a 2ª era o Neno de 1986, que ainda era bem pior que o de 1994, e que se mantenha nessa situação durante várias épocas.
Nem lembres o Neno de 86-87,tenho logo lembranças daquele jogo da Supertaça em que perdemos com os porcos por 2-4 na antiga Luz.

Yep.

Quando eu lançar o vídeo podes recordar esse jogo que estive a editá-lo há pouco tempo. 2 dos golos que sofreu são inenarráveis. Vá lá que com os anos foi evoluindo um bocado, se bem que ache que o Silvino sempre foi melhor.

Alexandre1976

Os teus anteriores trabalhos (e quem colaborou contigo) estão espetaculares.

dfernandes

Citação de: Alexandre1976 em 26 de Junho de 2020, 22:10
Os teus anteriores trabalhos (e quem colaborou contigo) estão espetaculares.

Obrigado! Se gostaste dos anteriores também vais gostar destes. Há mais 2 na calha, e nesta fase em principio serão os últimos: 86/87, como já referi, que era um vídeo que estava em falta há anos, e um remake muito necessário do filme da temporada 82/83.

E é bom referir que se não fosse pela cedência, rápida e prestável, das fontes não só desses vídeos como do último que lancei (83/84), da parte do nosso amigo Geovanni95, não havia nada para ninguém. Sem as fontes originais não posso fazer nada.

Alexandre1976

O Geovanni ,o Bakero e acho que mais outro user aqui do forum têm um espòlio do audiovisual relacionado com o Benfica extraordinário.Uma vénia para vocês que têm dedicado muito tempo a relembrar as nossas gloriosas conquistas. :drunk:

dfernandes

Citação de: Alexandre1976 em 26 de Junho de 2020, 22:25
O Geovanni ,o Bakero e acho que mais outro user aqui do forum têm um espòlio do audiovisual relacionado com o Benfica extraordinário.Uma vénia para vocês que têm dedicado muito tempo a relembrar as nossas gloriosas conquistas. :drunk:

Falta aí o grande MikeSLB4ever a nível de coleccionadores. Os meus 3 maiores colaboradores a nível de fontes ao longo destes anos. Sempre prestáveis e sempre prontos a ajudar.

E não me posso esquecer do OrangeOne, que não só continuou a gravar o Vitórias e Património quando eu deixei de o fazer e também nunca me falha quando lhe peço, como também me arranjou um porradão de jogos que me faltavam para o vídeo de 2009/2010, e o FlirtSLB4Ever que nos últimos anos tem feito um excelente trabalho para agregar os jogos completos da equipa de futebol.

Alexandre1976

Exatamente ,era o user MikeSLB4ever que me estava a referir.

Alexandre1976

Citação de: dfernandes em 26 de Junho de 2020, 22:05
Citação de: Alexandre1976 em 26 de Junho de 2020, 22:03
Citação de: dfernandes em 26 de Junho de 2020, 22:01
Citação de: Alexandre1976 em 26 de Junho de 2020, 21:56
Numa opinião pessoal acho que o Bento e o Carlos Manuel foram as primeiras vitimas do que se passou em Saltillo,algo que posteriormente foi aproveitado no Benfica para desmantelarem o grupo do Barreiro.

Alguma coisa se passou realmente.

Não é normal que o Bento, depois de supostamente recuperado da lesão (tanto que que treinava e chegou a fazer um ou outro jogo), passe de titularíssimo para 3ª opção, especialmente quando a 2ª era o Neno de 1986, que ainda era bem pior que o de 1994, e que se mantenha nessa situação durante várias épocas.
Nem lembres o Neno de 86-87,tenho logo lembranças daquele jogo da Supertaça em que perdemos com os porcos por 2-4 na antiga Luz.

Yep.

Quando eu lançar o vídeo podes recordar esse jogo que estive a editá-lo há pouco tempo. 2 dos golos que sofreu são inenarráveis. Vá lá que com os anos foi evoluindo um bocado, se bem que ache que o Silvino sempre foi melhor.
Vai ser fixe rever sobretudo o golaço que o Chiquinho marcou em Guimarães,o Alvaro a festejar que nem um doido empoleirado na vedação no jogo de Portimão e a festa na penultima jornada na antiga catedral frente ao Sporting.E claro está rever o baile que o Diamantino deu aos lagartos na final da Taça.Dfernandes espero que passes da 13ª para a 15ªjornada ::)

dfernandes

Citação de: Alexandre1976 em 27 de Junho de 2020, 14:15
Citação de: dfernandes em 26 de Junho de 2020, 22:05
Citação de: Alexandre1976 em 26 de Junho de 2020, 22:03
Citação de: dfernandes em 26 de Junho de 2020, 22:01
Citação de: Alexandre1976 em 26 de Junho de 2020, 21:56
Numa opinião pessoal acho que o Bento e o Carlos Manuel foram as primeiras vitimas do que se passou em Saltillo,algo que posteriormente foi aproveitado no Benfica para desmantelarem o grupo do Barreiro.

Alguma coisa se passou realmente.

Não é normal que o Bento, depois de supostamente recuperado da lesão (tanto que que treinava e chegou a fazer um ou outro jogo), passe de titularíssimo para 3ª opção, especialmente quando a 2ª era o Neno de 1986, que ainda era bem pior que o de 1994, e que se mantenha nessa situação durante várias épocas.
Nem lembres o Neno de 86-87,tenho logo lembranças daquele jogo da Supertaça em que perdemos com os porcos por 2-4 na antiga Luz.

Yep.

Quando eu lançar o vídeo podes recordar esse jogo que estive a editá-lo há pouco tempo. 2 dos golos que sofreu são inenarráveis. Vá lá que com os anos foi evoluindo um bocado, se bem que ache que o Silvino sempre foi melhor.
Vai ser fixe rever sobretudo o golaço que o Chiquinho marcou em Guimarães,o Alvaro a festejar que nem um doido empoleirado na vedação no jogo de Portimão e a festa na penultima jornada na antiga catedral frente ao Sporting.E claro está rever o baile que o Diamantino deu aos lagartos na final da Taça.Dfernandes espero que passes da 13ª para a 15ªjornada ::)

Para o bem e para o mal está tudo incluído. Nem poderia ser de outra forma, amigo. No fim do dia tudo tudo resultou a nosso favor e todo o contexto do vídeo até ajuda a desmistificar o mito do tal jogo da 14ª jornada.