Zaikin em entrevista a O JOGO

Amigo das modalidades

Georgi Zaikin

"Benfica foi prejudicado em Braga"

Com a preciosa ajuda de Alexander Grebentsov, um jogador russo de ténis de mesa do Sporting de Porto Santo, a viver em Portugal há 12 anos, O JOGO esteve à conversa com Georgi Zaikin, o melhor marcador da fase regular da Liga Halcon

RUI GUIMARÃES

Que opinião tem sobre o andebol português?

O andebol russo é mais defensivo, com jogadores altos e mais fortes fisicamente, mas por isso mesmo um pouco mais lento. Em Portugal é mais rápido, direccionado para o ataque e contra-ataque e não tão forte ao nível defensivo.

Já que fala nisso, acha a defesa do FC Porto excessivamente dura?

Não. É correcta, boa e até gostava que a do Benfica fosse assim. Dou muito valor a uma defesa como a que o FC Porto tem apresentado. Eu estava habituado a defender como eles defendem e ainda o faço, mas muitas vezes levo exclusões porque os árbitros acham que é fora regras. Mas não é.

Já está adaptado?
Estou a terminar o processo de adaptação.

Se ainda está em processo de adaptação, como se explica o primeiro lugar nos melhores marcadores?
Significa que ainda tenho mais para dar. Aquilo que quero é continuar a marcar golos agora no play-off. Estou a sentir-me em boa forma e quero mostrar tudo, mas sofri uma lesão no dedo indicador da mão direita e os últimos dois jogos já não foram tão bons. Vou tentar evitar que esta lesão afecte o rendimento da equipa.

A defesa terá sido o grande segredo do primeiro lugar do FC Porto?
Contribuiu, sim, mas foi o Benfica que não aproveitou vários momentos, como o empate com o ISAVE em casa, em que estávamos a ganhar por seis ou sete bolas.

E o jogo de Braga, em que bastava o empate para ficar em primeiro lugar?
Estivemos a perder por seis golos, conseguimos empatar e, a faltar um minuto, houve erros dos árbitros. Vimos várias vezes o video e houve um erro grave: considerando falta atacante, deram bola ao ABC que assim marcou o golo da vitória. O Benfica foi prejudicado em Braga.

Olhando a toda a fase regular, terá sido pela arbitragem que o Benfica não foi primeiro?

Não. Não foi por isso, mas há uma curiosidade. É que com a dupla de árbitros do ABC, em vários jogos, não ganhámos um único...

"Tremenda grandeza"

Está ainda na primeira época no clube, mas concerteza já percebeu a grandeza do Benfica?

Já percebi e já a senti. Não só por ter ido várias vezes ao estádio ver jogos de futebol, ou por ter ido ver o basket jogar, como pela forma de viver o clube por parte dos adeptos e sócios ou pela maneira como somos recebidos nas casas do Benfica no país inteiro. Isso causa-nos uma impressão de uma tremenda grandeza.

Confirma que vai continuar no clube por mais dois anos, tal como O JOGO já noticiou?
Estou muito contente no Benfica e tenho vontade de continuar no clube. Ainda não está nada assinado, mas será uma questão de dias. Mas é verdade que há um acordo para mais duas épocas, embora, insisto, não esteja ainda o preto no branco.

"Temos maior potencial"

Quem são os principais candidatos ao título?
O FC Porto e o Benfica. Estas duas equipas estão acima das outras. Claro que em play-off tudo pode acontecer, mas nesta altura são as que praticam o melhor andebol em Portugal.

E entre as duas, qual é a mais forte?

Acredito que temos maior potencial do que o FC Porto, mas sei que é preciso prová-lo em campo. Se aproveitarmos todo o nosso potencial, temos mais hipóteses de ser campeões. Nestes jogos provavelmente o factor casa, mesmo na final, nem terá assim tanta importância. São jogos de muita pressão e a equipa da casa poderá até sentir-se mais pressionada. Ou seja, não acredito que o factor casa seja uma vantagem decisiva. Poderá haver outras razões com mais influência, como, por exemplo, o FC Porto aparecer tacticamente muito forte.

Aos 14 anos é inspirado por campeões olímpicos

A ligação de Zaikin ao andebol começou quando tinha 14 anos. "A equipa da minha cidade, o Dinamo de Astrakan, foi campeã da União Soviética e seis jogadores foram à selecção que viria a sagrar-se campeã olímpica. Essa foi a minha principal influência", conta. É internacional A russo e jogou no Mundial da Tunísia em 2005, mas nunca foi campeão. Era eterno segundo porque "a equipa de Maximov ganha tudo", conta.

Tem 30 anos, é casado, uma filha e adora pescar. "Já apanhei alguns polvos ali na zona de Cascais", revela.

JM21

este jornalista so fala do FCP :tickedoff:
força Zaikin - Rumo ao título :)

fmb

fenomenal zaikin!! tremenda grandeza a do benfica!!

bravo georgi!!!

Preacher

Filipe F

Este Zaikin é enorme, espermos que continue...

Nuno Eiras

Citação de: Amigo das modalidades em 09 de Abril de 2007, 11:04
Não foi por isso, mas há uma curiosidade. É que com a dupla de árbitros do ABC, em vários jogos, não ganhámos um único...

:knuppel2: :knuppel2: :knuppel2: