José Augusto

Como médio:

Médio, 87 anos,
Portugal
Equipa Principal: 11 épocas (1959-1969), 382 jogos (32523 minutos), 177 golos

Títulos: Campeonato Nacional (8), Taça de Portugal (3), Taça dos Campeões Europeus (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (3)

Como treinador:

Treinador, 87 anos,
Portugal
Equipa Principal: 1 época (1969-1970), 17 jogos (12 vitórias, 3 empates, 2 derrotas)

Títulos: Taça de Portugal (1)

Shoky

Finalmente consegui colocar os gifs do José Augusto...
Faltam José Águas e Cavém...continuo a tentar.

Shoky

Citação de: Darkboy em 02 de Novembro de 2013, 19:59

   

   


One man show. Dois golos, duas assistências, várias incursões pela ala e o reconhecimento, em ombros, dos jovens dinamarqueses. Um dos seus jogos mais célebres, que levou Gabriel Hanot, impulsionador da TCE e jornalista do L'Équipe a apelidá-lo de melhor extremo direito da Europa e "Garrincha português". Pelo que vejo, se calhar era mesmo o extremo em melhor forma.

Diabo no corpo. :)


MrJohnny


sergio19azb

Um senhor, é um prazer vê-lo de boa saúde a comentar jogos do seu querido amigo Eusébio!

VodkaBoy

Continua a ter a melhor das qualidades que aquela equipa gloriosa tinha: a humildade.
Obrigado José Augusto por tudo o que deu ao clube.
Sem si não teria sido possível.

pcssousa

Citação de: VodkaBoy em 09 de Janeiro de 2014, 14:48
Continua a ter a melhor das qualidades que aquela equipa gloriosa tinha: a humildade.
Obrigado José Augusto por tudo o que deu ao clube.
Sem si não teria sido possível.
Quem nunca viu o que Deus me deu a oportunidade de ver nem imagina as qualidades humanas de José Augusto.
Mais do que a sua (enorme) qualidade enquanto futebolista, isto para mim conta muito, muito, muito.


VodkaBoy

Citação de: pcssousa em 09 de Janeiro de 2014, 15:08
Citação de: VodkaBoy em 09 de Janeiro de 2014, 14:48
Continua a ter a melhor das qualidades que aquela equipa gloriosa tinha: a humildade.
Obrigado José Augusto por tudo o que deu ao clube.
Sem si não teria sido possível.
Quem nunca viu o que Deus me deu a oportunidade de ver nem imagina as qualidades humanas de José Augusto.
Mais do que a sua (enorme) qualidade enquanto futebolista, isto para mim conta muito, muito, muito.
Se as pessoas repararem, todos os jogadores ainda vivos, que tiveram o privilégio de fazer parte daquelas conquistas, ainda hoje falam disso como se fosse um sonho. Como se eles fossem sempre bafejados pela sorte e que esta tenha sido mais decisiva do que as suas capacidades em muitos desses jogos miticos. E não se perdem em queixumes disto e daquilo face a todas as oportunidades perdidas depois.

Eram outros tempos certamente, mas que por piores que fossem, criavam gente desta estirpe.
Juntos, deram ao clube as maiores glorias possiveis. O reconhecimento internacional como uma das melhores da história.

pcssousa

Citação de: VodkaBoy em 09 de Janeiro de 2014, 15:42
Citação de: pcssousa em 09 de Janeiro de 2014, 15:08
Citação de: VodkaBoy em 09 de Janeiro de 2014, 14:48
Continua a ter a melhor das qualidades que aquela equipa gloriosa tinha: a humildade.
Obrigado José Augusto por tudo o que deu ao clube.
Sem si não teria sido possível.
Quem nunca viu o que Deus me deu a oportunidade de ver nem imagina as qualidades humanas de José Augusto.
Mais do que a sua (enorme) qualidade enquanto futebolista, isto para mim conta muito, muito, muito.
Se as pessoas repararem, todos os jogadores ainda vivos, que tiveram o privilégio de fazer parte daquelas conquistas, ainda hoje falam disso como se fosse um sonho. Como se eles fossem sempre bafejados pela sorte e que esta tenha sido mais decisiva do que as suas capacidades em muitos desses jogos miticos. E não se perdem em queixumes disto e daquilo face a todas as oportunidades perdidas depois.

Eram outros tempos certamente, mas que por piores que fossem, criavam gente desta estirpe.
Juntos, deram ao clube as maiores glorias possiveis. O reconhecimento internacional como uma das melhores da história.

Ponho-te as coisas nestes termos: O Benfica tinha participado uma vez na TCCE e tinha sido eliminado logo na 1ª ronda. De todas as participações portuguesas nas competições europeias até à data, apenas por uma vez se tinha passado uma eliminatória e tinha sido considerado um feito.
O Benfica em 1960, logo na primeira eliminatória calha com o campeão escocês, e todos sabem que o futebol britânico sempre teve a fama (e proveito) de ser forte, mesmo os escoceses e em especial naquelas alturas. O Benfica aterra em Edimburgo, os jogadores levantam as golas dos sobretudos e os escoceses sorriem, pensam que aqueles portugueses levarão que contar... O que faz o Benfica? ganha logo aquele jogo e elimina-os em Lisboa, vai eliminando adversários, até que ganha a taça contra todas as expectativas. Pelo caminho, José Augusto é levado em ombros na Dinamarca e o jornalista que idealizou a Taça dos Campeões Europeus escreve que é o melhor extremo da Europa apelidando-o de "Garrincha Europeu".
Se isto não é um conto de fadas não sei o que será... É como Simões disse na 2ª feira, nós não temos a percepção que somos assim tão bons, só quando começamos a ver o que dizem de nós, repetidamente, é que nos começamos a convencer disso.

Só muito depois é que todos se aperceberam dos fantásticos feitos alcançados, é que tiveram consciência de tudo. Isto molda e marca uma pessoa, sem dúvida.

VodkaBoy

Citação de: pcssousa em 09 de Janeiro de 2014, 15:55
Citação de: VodkaBoy em 09 de Janeiro de 2014, 15:42
Citação de: pcssousa em 09 de Janeiro de 2014, 15:08
Citação de: VodkaBoy em 09 de Janeiro de 2014, 14:48
Continua a ter a melhor das qualidades que aquela equipa gloriosa tinha: a humildade.
Obrigado José Augusto por tudo o que deu ao clube.
Sem si não teria sido possível.
Quem nunca viu o que Deus me deu a oportunidade de ver nem imagina as qualidades humanas de José Augusto.
Mais do que a sua (enorme) qualidade enquanto futebolista, isto para mim conta muito, muito, muito.
Se as pessoas repararem, todos os jogadores ainda vivos, que tiveram o privilégio de fazer parte daquelas conquistas, ainda hoje falam disso como se fosse um sonho. Como se eles fossem sempre bafejados pela sorte e que esta tenha sido mais decisiva do que as suas capacidades em muitos desses jogos miticos. E não se perdem em queixumes disto e daquilo face a todas as oportunidades perdidas depois.

Eram outros tempos certamente, mas que por piores que fossem, criavam gente desta estirpe.
Juntos, deram ao clube as maiores glorias possiveis. O reconhecimento internacional como uma das melhores da história.

Ponho-te as coisas nestes termos: O Benfica tinha participado uma vez na TCCE e tinha sido eliminado logo na 1ª ronda. De todas as participações portuguesas nas competições europeias até à data, apenas por uma vez se tinha passado uma eliminatória e tinha sido considerado um feito.
O Benfica em 1960, logo na primeira eliminatória calha com o campeão escocês, e todos sabem que o futebol britânico sempre teve a fama (e proveito) de ser forte, mesmo os escoceses e em especial naquelas alturas. O Benfica aterra em Edimburgo, os jogadores levantam as golas dos sobretudos e os escoceses sorriem, pensam que aqueles portugueses levarão que contar... O que faz o Benfica? ganha logo aquele jogo e elimina-os em Lisboa, vai eliminando adversários, até que ganha a taça contra todas as expectativas. Pelo caminho, José Augusto é levado em ombros na Dinamarca e o jornalista que idealizou a Taça dos Campeões Europeus escreve que é o melhor extremo da Europa apelidando-o de "Garrincha Europeu".
Se isto não é um conto de fadas não sei o que será... É como Simões disse na 2ª feira, nós não temos a percepção que somos assim tão bons, só quando começamos a ver o que dizem de nós, repetidamente, é que nos começamos a convencer disso.

Só muito depois é que todos se aperceberam dos fantásticos feitos alcançados, é que tiveram consciência de tudo. Isto molda e marca uma pessoa, sem dúvida.
Fantástico  :clap1:

Noto, no entanto que mesmo após se darem conta disso, nunca deixaram de ser humildes.

PS: É tão bom conversar sobre isto amigo :) Obrigado

pcssousa

José Augusto teve o aborrecimento de ter sido vilmente acusado na tv de coisas falsas e que não merecia, algo acerca do qual não quero sequer comentar. Mesmo assim, manteve-se sereno e sempre se apresentou simpática e humildemente.
Por razões profissionais, há cerca de dois ou três anos, lidei com ele. Só tenho maravilhas a dizer, até me senti pequenino.

JDiogo20

#237
Um senhor, obrigado senhor José Augusto!

SLB 1973

Tive a honra de privar hoje com este Grande Senhor e com o Sr. Vítor Paneira. O Sr. José Augusto é de uma educação e de um trato que já não são deste tempo. Que se mantenha entre nós por muitos e muitos anos.

RedVC

#239
Citação de: pcssousa em 09 de Janeiro de 2014, 16:04
José Augusto teve o aborrecimento de ter sido vilmente acusado na tv de coisas falsas e que não merecia, algo acerca do qual não quero sequer comentar. Mesmo assim, manteve-se sereno e sempre se apresentou simpática e humildemente.
Por razões profissionais, há cerca de dois ou três anos, lidei com ele. Só tenho maravilhas a dizer, até me senti pequenino.

Das poucas entrevistas que vi em imagens da época pareceu-me que existia um grande formalismo na forma como os futebolistas falavam mas também um grande rigor e um grande respeito pelos telespectadores e ouvintes. Palavras cuidadas e atitude séria que provavelmente eram resultado de uma acção formativa do nosso clube.

Hoje em dia, fruto dos dias que vivemos e da pressão dos media é tudo bem mais relaxado o que seria bom se por vezes isso não redundasse em desleixo. Por vezes existe palavra fácil que acaba por assumir consequências negativas para o clube, para a equipa e muitas vezes para o próprio.

Liberdade com responsabilidade. Seria bom que não existissem quer uma ditadura exercida por parte do clube sobre as consciências e o espaço individual dos jogadores quer também desleixo e inconsciência por parte dos jogadores. Por vezes de parte a parte não existe muito equilíbrio. E com os media que temos hoje a coisa pode facilmente entornar.

José Augusto por ser um grande homem e por ter a plena consciência do que o nosso clube representa, tem, teve sempre essa elegância. É um privilégio poder ouvi-lo.