Apitos Dourado e Final

Francescoli

Citação de: Manuel Costa em 14 de Maio de 2008, 11:09
Citação de: JuniorBoy em 14 de Maio de 2008, 11:05
Afinal o que é que disse ontem o Bartolo, meu??


As "revelações bombásticas" anunciadas pelo presidente da União de Leiria, João Bartolomeu, prometendo "fazer tremer" o futebol português, não passaram de pequenas bombas de fumo. Ontem, na tão aguardada conferência de imprensa, só compareceu o advogado que representa a União no "Apito Final", Castanheira Neves, que leu um comunicado em nome da SAD e de Bartolomeu. O jurista confirmou o recurso para o Conselho de Justiça da Federação e acusou a Comissão de Disciplina (CD) da Liga de ter "elevado o grau de certeza dos fundamentos de facto" do acórdão, o que teve "gravosas e irreparáveis consequências" para o Leiria e Bartolomeu.

Castanheira Neves acusou ainda a CD da Liga de ter dado prazo curto e "ilegal" para apresentação de recursos. E lembrou que o Ministério Público não acusou a SAD e o seu presidente "Os factos eram os mesmo mas o processo foi arquivado".

http://jn.sapo.pt/2008/05/14/desporto/uniao_leiria_revelacoes_bombasticas.html
:2funny: :2funny: :2funny:

sete

visto que a uefa pode não aceitar o porco na liga da champions,era bem bom para o benfica mas sobre tudo para o futebol,corrupcão,e pintos porcos só mortos :slb2:

Manuel Costa

CORRUPÇÃO CONSUMADA


Citação de: SLBCARLOS em 14 de Maio de 2008, 04:57
jornal 24horas de ontem

Árbitro contactou
dirigentes
portistas, segundo
o MP, horas antes
do jogo do FC
Porto. Ao contrário
do que disse Pinto
da Costa

As prostitutas que, segundo
o Ministério Público
(MP), mantiveram relações
sexuais com o árbitro
Jacinto Paixão e os seus
assistentes, José Chilrito e
Manuel Quadrado, foram
contratadas antes do jogo
FC Porto-Estrela da Amadora,
da 19.ª jornada da
Liga em 2003/2004, sustenta
o MP.
Ao contrário do que Pinto
da Costa e os dirigentes envolvidos
defenderam junto
da Comissão Disciplinar da
Liga, o "negócio" fez-se, segundo
o MP, horas antes da
realização do jogo, o que
configura um crime de corrupção
activa e não passiva
como foi catalogado pela
entidade desportiva.
"A Liga não esperou pela
decisão judicial. O caso ainda
está em fase de instrução
e dificilmente Pinto da Costa
deixará de ser pronunciado.
Pela lei, o FC Porto é representado
pelos seus dirigentes
e também tem de ser
penalizado pelos actos que
eles praticam. A corrupção
aconteceu antes do jogo e se
houver coragem o Porto só
pode ser condenado à descida
de divisão. Não a três ou
seis pontos, conforme se
diz", criticou, ao 24horas,
fonte do Tribunal de Instrução
Criminal do Porto,
onde decorre a fase instrutória
do processo.
Para "memória futura"
Segundo a investigação
da equipa do "Apito Dourado",
chefiada pela procuradora-
geral adjunta Maria
José Morgado, Jacinto Paixão
terá pedido os serviços
das prostitutas às "12 horas,
58 minutos e 15 segundos",
a António Araújo, que
ligou em seguida a Pinto da
Costa pedindo-lhe "fruta
para logo à noite" – após o
jogo, que teve início às
19h15 –, tendo recebido o
consentimento do líder portista
às 13 horas e 43 segundos
desse dia.
As três prostitutas contratadas
prestaram declarações
para memória futura e
nelas admitem ter sido
"convidadas" por dirigentes
do FC Porto. Ainda de acordo
com o MP, confirmaram
também ter praticado sexo
com o trio de arbitragem,
que identificaram por fotografias.
Os factos terão
ocorrido no Hotel Meridien,
no Porto, e cada uma
das mulheres recebeu 150
euros pelos "serviços" prestados
aos árbitros.
O FC Porto venceu por
2-0 o jogo e, segundo o
Ministério Público, existiram
graves erros dos árbitros
que favoreceram a
equipa portista. ■

Redady

Pedro Santos Guerreiro
O futebol muda por dentro?
[email protected]

Hoje respira-se melhor em Portugal. Não tanto pelas condenações mas porque se condenou. Acabou a impunidade. Começou a justiça, para já a da Liga, e em parte a popular. Mas o "Apito Final" foi apenas a primeira pedra do "Apito Dourado". Só se assim for podemos esperar que o futebol mude.

Com aqueles regulamentos, a Liga não podia ter feito mais do que fez. Fazer mais era a descida de divisão do Porto. Em Espanha ou em Itália, tentativa de corrupção não daria menos. Cá, embora pareça o contrário, as condenações podem nem abalar os poderosos. Admoesta-se o Leiria, sacrifica-se o Boavista e atira-se um punhado de árbitros para a fogueira. Suspende-se João Loureiro (que já se tinha auto-suspenso deixando o Boavista descapitalizado), atiram-se nódoas para dirigentes num desporto habituado a detergentes de rápida remoção. Tirar seis pontos ao Porto é inconsequente (mais ficou o Belenenses a perder com a inscrição de Meyong). Dar dois anos de suspensão a Pinto da Costa é como propor-lhe uma reforma compulsiva (ou apenas um período em que ele governe por interposta pessoa). Mas mesmo assim: mais não podia a Liga fazer.

Hermínio Loureiro, quem diria?, entrou na Liga com conversa de laranja redonda e guardou o sumo para as suas acções. É, já, um temerário. Loureiro sucedeu a Loureiro mas Hermínio está a desmantelar o modus de Valentim; está a 'desvalentinizar' o futebol português. Esse tempo está a ruir, com condenações da Liga e o colapso do (triste ironia?) Boavista.

Há anos que a Deloitte denuncia nos seus relatórios sobre o futebol português que há clubes à beira da extinção. Quando, há um par de anos, a auditora colocou o Boavista nesse limite, Valentim Loureiro chamou os auditores de ignorantes, mal-intencionados, difamadores. Mas só não via quem não queria: o clube fizera uma reavaliação de activos (multiplicou o valor contabilístico dos seus jogadores) e assim maquilhou uma solvência que não existia. Mas é importante que se perceba que a criação das SAD não foi combustível para a desgraça. Ao contrário: a desgraça acontece não por causa das SAD mas apesar delas. As SAD trouxeram mais transparência e controlo. E as cotações dos "três grandes" só mostram como os clubes têm mais interesse para adepto do que para accionista.

A condenação da Liga é um, mas apenas um, prego no caixão do "sistema" que obcecava Dias da Cunha; na náusea colectiva ao ler as escutas que o "Correio da Manhã" (notável neste processo) foi reproduzindo; neste futebol de putas e vinho verde jogado fora dos estádios. Mas para que o Rui Costa a partir de hoje dirigente trabalhe num futebol diferente do que deixou ontem de jogar nos relvados é preciso mais.

A condenação do Conselho de Disciplina tem de ter sido mais do que os 15 minutos de fama do presidente Ricardo Costa. Não pode ter sido um fogacho de intrepidez, localizado e extinto. Hermínio Loureiro emancipou-se e isso não é apenas glorificação, é responsabilidade. É como Sócrates ter a maioria absoluta: exige-se-lhe. Hermínio não pode sentir-se consagrado, herói sob escolta policial. Se for para presidente da Federação, como se especula, não pode ser por ter cumprido a missão. Depois do júbilo não pode vir a jubilação.

Para que o dirigismo futebol português mude mesmo, esta condenação histórica da Liga tem de ter sido o princípio e não o fim. O "Apito Final" tem de passar o recurso na Federação. O "Apito Dourado" tem de ser julgado. A pressão dos patrocinadores, da imprensa, dos accionistas, da CMVM, da Liga, da Federação, dos adeptos tem de persistir para que tudo resulte em mais do que em meia-dúzia de pessoas atiradas para o purgatório. Viva o futebol!, suponho...

http://www.negocios.pt/default.asp?Session=&SqlPage=Content_Opiniao&CpContentId=317070

polo norte

 


Prevenção máxima para Carolina e Pinto da Costa
Presidente portista acusa Liga de levar a sério a ex-companheira
Reuniões individuais travam rescisões por mais uns dias
Rochemback regressa e entra no grupo dos mais bem pagos
Rui Costa equaciona voltar a viajar para acertar com Eriksson
Passeio da fama celebra desportos náuticos
Nadal acusa federação de favorecer EUA
Presidente portista acusa Liga de levar a sério a ex-companheira


JORGE FIEL
Nos recursos apresentados ao Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Pinto da Costa acusa a Liga de Clubes de levar Carolina Salgado a sério e ter utilizado ilegalmente as escutas telefónicas do processo Apito Dourado.

"Tendo em conta a pública e notória desavença entre Jorge Nuno Pinto da Costa e Carolina Salgado (folhas 589) não seria de ter especial cuidado em perceber como é que, em Setembro de 2006, diz esta não saber a quantia exacta que o 'tal' envelope conteria , para, em Janeiro de 2007, já se recordar do montante exacto?" interroga o advogado do presidente portista (Gil Moreira dos Santos).

No processo relativo ao jogo Beira Mar-Porto. Pinto da Costa é acusado de ter dado um envelope com 2500 euros ao árbitro Augusto Duarte, com base em informações prestadas por Carolina e desmentidas pela sua irmã, Ana Salgado.

É ainda contestado o facto da Comissão Disciplinar, presidida por Ricardo Costa, não ter inquirido Carolina: "Tendo em conta que se trata de um tão relevante depoimento de uma testemunha que os próprios relatores consideram fundamental (...) não deixa de ser verdadeiramente surpreendente a falta de inquirição pessoal da mesma", refere o recurso.

O advogado Gil Moreira dos Santos classifica de ilegal a utilização pela Liga de escutas telefónicas "obtidas em processo penal" e que "não foram ainda sujeitas ao princípio elementar do contraditório, dada a fase precoce em que se encontra ainda o procedimento criminal".

Um pode falar, o outro não

A ampla divulgação que a Comissão Disciplinar tem dado aos processos é vigorosamente contestada pelo presidente portista, num requerimento àquele órgão e referida no recurso apresentado ao CJ da FPF. Pinto da Costa acusa Ricardo Costa de ter desrespeitado os regulamentos da Liga por não ter atendido o pedido do FC Porto para que mantivesse a confidencialidade dos acórdãos de primeira instância. A Liga disponibilizou esses acórdãos no seu "site".

Em carta enviada ao presidente do CJ da FPF, o mandatário de Pinto da Costa refere em particular o facto de no "Prós e Contras" de 2.ª feira vários intervenientes (Cunha Leal, Marinho Neves e Dias Ferreira) terem citado passos do acórdão e da apresentadora Fátima Campos Ferreira ter referido os processos "que tenho aqui e foram mandados da Liga".

O presidente portista também acusa Ricardo Costa de ter atropelado o artigo 21.º do Regulamento de Disciplina da Liga, que estabelece que "as decisões da Comissão Disciplinar só poderão ser levadas aos conhecimento dos órgãos de Comunicação Social após a notificação aos interessados".

Pinto da Costa lamenta que só tenha sido formalmente notificado no dia seguinte a diversos órgãos de Comunicação Social, "em especial o jornal Correio da Manhã", terem divulgado com destaque de primeira página a sanção que lhe foi aplicada.

"O presidente não pode falar. Arrisca-se a mais 15 dias de suspensão por ter dado a conferência de imprensa. Enquanto isto, o Ricardo Costa ataca-o na opinião pública divulgando os acórdãos", afirma uma fonte próxima de Pinto da Costa.|



Manuel Costa

não te esqueças de colocar as fontes das notícias

Manuel Costa

Pinto da Costa janta com deputados e governantes

Organizador do jantar rejeita que seja um acto de desagravo a Pinto da Costa por causa da condenação no Apito Final. «Pinto da Costa não precisa», afirma Artur Penedos

   


O presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, festeja esta quarta-feira a conquista do título de tri-campeão com deputados portistas.

No jantar, no  edifício novo da Assembleia da República, vão estar presentes deputados, ex-deputados e governantes.

Artur Penedos, ex-deputado e que hoje integra o gabinete do primeiro-ministro, explicou ao SOL que se trata de «um jantar de convívio, que está programado desde que o FC Porto garantiu o título».

Penedos garante que nunca foi intenção cancelar o jantar devido à condenação de Pinto da Costa por ilícito disciplinar de tentativa de corrupção, no processo Apito Final, rejeitando que se trate de um jantar de desagravo ao presidente dos dragões.

Na passada sexta-feira, Pinto da Costa foi suspenso por dois anos da actividade de dirigente desportivo e o FC Porto perdeu seis pontos no campeonato.

«Essa leitura é abusiva por uma razão simples, porque este jantar é uma tradição. E Pinto da Costa não precisa que lhe façam coisas dessas», afirmou. «O que queremos é conviver. Os outros farão as leituras que quiserem fazer», explicou.

Pinto da Costa, que vem a Lisboa acompanhado por Vítor Baía, director das relações externas do clube, vai jantar assim com dezenas de portistas, entre os quais, Jorge Neto, Pais Antunes, Agostinho Lopes, Diogo Feio e o secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro. O jantar é antecedido de um Porto de Honra no terraço do edifício novo da Assembleia.



http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=93241

nandao

Deu na Antena 1 há pouco a dizer que o FCP vai à champions, vale o que vale.

O_Glorioso

Claro que os porcos vão à Liga dos Campeões. Andamos a brincar aos futebóis ou quê?  ::)

nandao

Mas vamos ver o que diz a UEFA, a lei é clara e o FCP está envolvido, até perdeu 6 pontos.
Aguardar.

Manuel Costa

a UEFA não é como a Justiça em Portugal

BigSLB

Citação de: nandao em 14 de Maio de 2008, 16:18
Deu na Antena 1 há pouco a dizer que o FCP vai à champions, vale o que vale.

Com que base é que eles dizem isso?

nandao

Citação de: BigSLB em 14 de Maio de 2008, 16:26
Citação de: nandao em 14 de Maio de 2008, 16:18
Deu na Antena 1 há pouco a dizer que o FCP vai à champions, vale o que vale.

Com que base é que eles dizem isso?

Para te ser sincero só ouvi os últimos 4 segundos da notícia, mas acho que tinha a ver com questões de datas dos campeonatos.
Na próxima edição de desporto devem falar.

Amsterdam

Citação de: nandao em 14 de Maio de 2008, 16:18
Deu na Antena 1 há pouco a dizer que o FCP vai à champions, vale o que vale.

Somos de facto um país de brandos costumes


Os mafiosos aqui teem direito a ir à champions e a protestarem..Clubes como o leiria o boavista o porco e todos os que lhes prestam vassalagem, incluindo o dias ferreira do sportem, mereciam era irem todos para...

e aqui tenho que parar...pelos bons costumes.... >:(

slbfuckfcp

EU preciso de dar uma festa de despedida de solteiro e tal... vou ligar para a torre das antas a tirar informações de casas de meninas da fruta...