A Política de Contratações do Benfica

Red Globe

Mais uma vez se fala - espero que sem fundamento - de contratações de jogadores a custo zero.

Eu acho que contratações a custo zero (que todos sabemos que custam sempre alguma coisa), não são o caminho certo para o sucesso da equipa nem tão pouco representam mais valias para o futuro. se não vejamos:

- Os jogadores que estão livres, por algum motivo estão nessa situação. Ou estão na fase descendente da sua carreira, ou têm um empenhamento insuficiente, ou têm problemas disciplinares, ou têm idades de 30 ou mais anos, ou são técnicamente menos aptos, ou tudo isso junto;

- Ao se contratar um jogador livre, está-se a passar para os adeptos e para acominicação social, a idéia de facilitismo ou menor exigência quer para com a nova aquisição quer para com a equipa, quer ainda para com o clube em geral. Isto é, temos ambições de voar, mas rasteirinho...

- Dificilmente um jogador contratado a custo zero trará algum retorno financeiro ao clube no futuro, salvo raras excepções;

Por outro lado, um clube que, como o Benfica, não dispõe de muitos recursos para gastar em contratações, deve contratar com elevados critérios de qualidade e de perspectiva de investimento. Ora, essa perspectiva deve pressupor que se investe em valores jovens, com capacidade de progressão, de preferência internacionais nas camadas jovens com alguma regularidade e, podendo ser na base do empréstimo com valor do passe fixado. Como aconteceu com o David Luiz e com o Miccoli, no primeiro empréstimo.

Assim tem sido a estratégia de um clube do norte, com o sucesso que se sabe.

Por último relembro a aquisição do Simão ao Barcelona, há algumas épocas. Alguém se lembra de quanto custou ? Alguém chorou o dinheiro gasto ? Alguém duvida de que, quando for vendido (espero que o não seja...) trará lucro ao SLB ? Alguém se lembra de uma compra a custo zero com mais valia, desportiva e financeira ?

Confesso que me custa encontrar um exemplo. Só me lembro dos exemplos do tal clube do norte...

RedStar1982

Citação de: Red Globe em 08 de Maio de 2007, 23:59
Mais uma vez se fala - espero que sem fundamento - de contratações de jogadores a custo zero.

Eu acho que contratações a custo zero (que todos sabemos que custam sempre alguma coisa), não são o caminho certo para o sucesso da equipa nem tão pouco representam mais valias para o futuro. se não vejamos:

- Os jogadores que estão livres, por algum motivo estão nessa situação. Ou estão na fase descendente da sua carreira, ou têm um empenhamento insuficiente, ou têm problemas disciplinares, ou têm idades de 30 ou mais anos, ou são técnicamente menos aptos, ou tudo isso junto;

- Ao se contratar um jogador livre, está-se a passar para os adeptos e para acominicação social, a idéia de facilitismo ou menor exigência quer para com a nova aquisição quer para com a equipa, quer ainda para com o clube em geral. Isto é, temos ambições de voar, mas rasteirinho...

- Dificilmente um jogador contratado a custo zero trará algum retorno financeiro ao clube no futuro, salvo raras excepções;

Por outro lado, um clube que, como o Benfica, não dispõe de muitos recursos para gastar em contratações, deve contratar com elevados critérios de qualidade e de perspectiva de investimento. Ora, essa perspectiva deve pressupor que se investe em valores jovens, com capacidade de progressão, de preferência internacionais nas camadas jovens com alguma regularidade e, podendo ser na base do empréstimo com valor do passe fixado. Como aconteceu com o David Luiz e com o Miccoli, no primeiro empréstimo.

Assim tem sido a estratégia de um clube do norte, com o sucesso que se sabe.

Por último relembro a aquisição do Simão ao Barcelona, há algumas épocas. Alguém se lembra de quanto custou ? Alguém chorou o dinheiro gasto ? Alguém duvida de que, quando for vendido (espero que o não seja...) trará lucro ao SLB ? Alguém se lembra de uma compra a custo zero com mais valia, desportiva e financeira ?

Confesso que me custa encontrar um exemplo. Só me lembro dos exemplos do tal clube do norte...

Compreendo a logica do teu topico, mas tb existe a possibilidade de o jogador estar a custo zero porque simplesmente quer sair para outro clube sem ter de prestar contas à direcção!!!

Por exemplo, os latinos a custo zero por vezes são muito boa aposta!!!


Red Globe

Certo ! Ou errado...

Se um jogador faz esse tipo de jogada com um clube, o mais certo é vir a fazer o mesmo depois com o clube que o contrata.

Esse comportamento, quanto a mim, revela antes de mais, uma certa falta de carácter e de lealdade. Por isso continuo a achar que esse tipo de oportunidades, não são de aproveitar.

Só existe uma situação, que me lembre, em que poderá ser possível um jogador de nível, saír de um clube a custo zero (ou próximo disso): litígio insanável com o treinador. Desde que esse litígio não tenha por base, falta de empenho ou indisciplina, poderá ser uma boa aposta...

Pedro Neto

Também me parece óbvio, Red Globe. Mas os incompetentes que gravitam no Benfica alguma vez vão perceber estes raciocínios lógicos? Está tudo minado...

RedStar1982

Quantos jogadores a custo zero temos actualmente?

Shoky

Citação de: RedStar1982 em 09 de Maio de 2007, 00:28
Quantos jogadores a custo zero temos actualmente?


A custo 0 não tenho a certeza, mas a rendimento 0 temos uns poucos... :buck2:

PI_SLB

Karagounis, Nuno Gomes, R.Costa a custo 0.

Céptico

#8
Não concordo nada com essa analogia entre falta de ambição e aquisição de jogadores a custo zero. Se eles existem no mercado, só temos que aproveitar os bons negócios.

È obvio que a escolha desses mesmos jogadores tem que ser criteriosa, não podendo ser o factor $zero$ o único motivo de compra....

RedStar1982

Citação de: Shoky em 09 de Maio de 2007, 00:29
Citação de: RedStar1982 em 09 de Maio de 2007, 00:28
Quantos jogadores a custo zero temos actualmente?


A custo 0 não tenho a certeza, mas a rendimento 0 temos uns poucos... :buck2:

Olha que não...!!!  ;D  Tão só a disfarçar!!!

RedStar1982

#10
Citação de: PI_SLB em 09 de Maio de 2007, 00:31
Karagounis, Nuno Gomes, R.Costa a custo 0.

Não é isso!!!

Estou a perguntar os que vieram a custo zero!

Tipo o Leo...

Desculpa, esses vieram????  :crazy2:

CorDeSang2

Assim de repente lembro-me que o Nuno Gomes veio a 'custo 0', o Rui Costa também, e que o Enke e o Poborsky sairam para o Barça e Lazio, respectivamente, a 'custo 0'.

Penso não estar enganado.

Mas francamente discordo da ideia de que não se deve olhar para os jogadores que saem em fim de contrato. Olha por exemplo o Malbranque saiu a custo 0 do Fulham e eu não importava de o ter no Benfica (pior é o salário).

O carácter do jogador é um aspecto fundamental (sobretudo num clube como o Benfica que não sabe meter os jogadores na ordem - têm de vir ensinados), mas francamente acho que há melhor maneira de o avaliar do que saber se quer renovar ou não com o clube em que está.

PS: 7ptico, concordo.

LuigiSLB83

com esse discurso o Saviola vai ter muitas dificuldades em encontrar clube...É que está a custo zero e não acredito que hajam clubes interessados em jogadores em custo zero...

PI_SLB

Por estes 3 não foi gasta qualquer verba, ou estou enganado?

ratm1904

isso não é regra geral, tiveste bons reforços a custo 0

exemplos: leo, anderson, nuno gomes, rui costa , karagounis ( não tenho 100% de certeza )
isto só falando no benfica, tens exemplos do polga no sporting .
internacionalmente tens muitos outros casos , ronaldo -> milão , staam e davids -> ajax ,van hoijdonk -> para o feyanord ( a alguns anos atrás ).

nenhuma estratégia de mercado é má desde as escolhas dos jogadores seja acertada