A Política de Contratações do Benfica

epiliF

Estas contratações até agora é só rir... vamos lutar pelo titulo ou para ir à UEFA?   :whistle2: :whistle2:

mar_vivo

A direcção devia consultar o fórum antes de contratar. Era infalível: comprava vinte passes e fazi trinta contratos, no mínimo, mas era infalível! :ashamed:

Benfica Eagle

Citação de: foNNtes em 13 de Junho de 2007, 10:22
67 jogadores em 6 anos...uma média de 11 jogadores por ano, é um bocado, mas tendo em conta que muitos nem chegaram a calçar e apenas 24 jogadores desses têm contrato com o Benfica n é assim tanto...

Pois é... 33 nos ultimos 3 anos... mais o pack alverca.. dá os tais 38!!!!

Quase que me  :boxing: :knuppel2: por ter referido isso... para ai há 1/2 meses... e vai-se a ver e afinal até foram 67 em 6 anos.. uma média de 11 por epoca!!!!

Este ano se querem mandar embora o Moreira, Miguelito e outros... devemos ir a caminho de 8/9 contratações... e depois tb se dá um jeitinho de em Janeiro trocar mais 2 ou 3.. e ficamos novamente na média   ::)

Ainda para mais quando a grande maioria já se sabia que eram jogadores sem grande potencial de retorno financeiro.  :whistle2:

Pelo menos esta época já andam a contratar jovens internacionais. Pode ser que seja desta que se estanque a sangria!!!  :drunk:

A ver vamos...

Obviamente que quanto às classificações existem diferentes avaliações...
Para mim 1/3 são cepos (impressionante como foram contratados).. 1/3 são razoaveis.. e 1/3 são bons.

Mas existe um facto indesmentivel.. Apenas em 2003/2004 é que se contratou pouco e bem (1 emprestado e 3 Reforços).
Unica epoca em que o Camacho mandou nas contratações  ::)
E por acaso até foi nessa época em que tivemos mais pontuação.

Será que Estabilidade no plantel = Desempenho desportivo??? Náaaaa... não pode  ::)

monte_slb

Achei muito interessante este tópico. Não como um atestado de incompetência ao Luís Filipe Vieira, longe disso, mas sim para uma longa reflexão. Devo dizer que tenho o LFV em alta conta, pois tem feito um trabalho notável pelo Benfica, mas a gestão do futebol profissional realmente não têm sido das melhores. Pelo menos é o que eu acho. Infelizmente, ele não aprendeu nada com o Antonio Camacho. Se repararem na lista de aquisições que o the.lowlight nos apresenta, em 2003/2004, com Camacho desde o inicio da época, contratamos apenas 4 jogadores, sendo que Fyssas e Zach Thornton vieram no mercado de inverno. Por isso é impossível não sentirmos saudades de Camacho e do seu discurso simples, sem rodeios. Ele dizia que nunca deveríamos contratar só por contratar. Os jogadores que viessem tinham que ter valor para serem logo titulares. Por isso, no ano e meio que esteve no Benfica, foi responsável apenas pela vinda de 4 jogadores: Geovanni, Luisão, Fyssas e Paulo Almeida. O Paulo Almeida foi uma contratação falhada, mas era um jovem capitão titular indiscutível do Santos (campeão brasileiro na época) e internacional olímpico pela selecção do Brasil. Portanto, trazia credenciais. Acho que foi um saldo bem positivo. Alex não foi indicação sua e Zach Thornthon veio trazido pelo Antonio Simões para 2º GR suplente, juntamente com o Bossio. Outra idéia do Camacho era poder reduzir o plantel para dar também oportunidade aos jovens. Foi assim que lançou o João Pereira como extremo direito e o ainda júnior Manuel Fernandes. Também o Hélio Pinto jogou alguns minutos, mas este não deu em nada.
Saiu o Antonio Camacho e veio o José Veiga. Pronto! O Benfica virou um entreposto de jogadores, um entra e sai que nunca mais acaba. E a oportunidade aos jovens formados no clube? Com Trapattoni, nenhum. Ronald Koeman lançou o Rui Nereu mas, com Moreira e Quim lesionados e o mercado de inverno ainda distante, não havia outra alternativa. Fernando Santos deu alguns minutos a João Coimbra e foi só.     
Realmente é impossível não ter saudades de Camacho. E foi pena ele não ter trabalhado com o Antonio Carraça, que para mim é dos melhores dirigentes que passaram pelo Benfica nos últimos anos. Não tenho dúvidas que com esta dupla Camacho/Carraça o Benfica já tinha lançado alguns jovens na equipa profissional e vários milhões teriam sido poupados em aquisições desnecessárias.

Nuno Eiras

Analítico

Vem este tópico a propósito da política de contratações que com agrado vi o meu clube seguir este ano......finalmente!!!

Contratar também é gerir, e na minha perspectiva deve ser uma forma de conseguir a melhor relação benefício / custo no conjugar de duas componentes, a desportiva e a financeira, esta última em termos de futuro. E é nessa medida que me dou por extremamente satisfeito pela filosofia de contratações do Benfica e até á data, neste ano. Criteriosa!

Qualidade em vez de quantidade - Á excepção de Sreten Sretenovic, que para mim é um "ponto de interrogação", parece-me claro que se optou pela qualidade e não pela quantidade. Jogadores como Fábio Coentrão ( internacional sub-20 ), Marc Zoro ( internacional costa-marfinense e já com larga experiência na melhor liga do mundo em termos de defesas ), Oscar Cardozo ( segundo melhor marcador do campeonato argentino ), e Gonzalo Bergessio, julgo que nos dão todas as garantias nesse sentido. Faltaria a cereja no topo do bolo que se chamaria Willian, médio criativo de 18 anos de idade, da seleçcão de sub-20 brasileira, de quem tenho informações vindas do Brasil que me dizem tratar-se de um excelente jogador.

Margem de progressão - Nos dias que correm, em que os clubes têm que ser também encarados como entidades que movimentam dezenas e ás vezes centenas de milhões de euros, o que os coloca ao nível das maiores empresas do país, torna-se fundamental contratar jogadores que garantam um bom rendimento desportivo durante no mínimo três ou quatro anos no clube, podendo ainda após esse período ser vendidos com mais valias a outros emblemas. E é neste aspecto que eu ainda me sinto mais satisfeito com as contratações efectuadas. Oscar Cardozo ( 24 anos ), Marc Zoro ( 23 anos ), Gonzalo Bergessio ( 22 anos ), Sreten Sretenovic ( 22 anos ) e Fábio Coentrão ( 20 anos ) respondem perfeitamente a este critério.

Aspectos específicos - Para acabar "em beleza" gostei de ver alguns pormenores específicos que foram seguidos nestas contratações e que mostram que não foram feitas ao acaso. Senão repare-se no facto de Cardozo ser um ponta de lança com 1,93m e oitenta e alguns quilos de peso , o que lhe confere presença na área no jogo aéreo e desgaste nos defesas contrários, perfeitamente complementado por um avançado irrequieto como é o caso de Bergessio, de forma a produzir uma dupla letal, ou no pormenor de Sretenovic ser um central de altura ( 1,92m ) semelhante á de Luisão, importante factor no centro da defesa nos dias que correm.

Assim sim, parabéns!!!!

Saudações benfiquistas,

Analítico :slb2: :slb2: :slb2:

BigSLB

Ao final do 4º ano parece que definiram uma politica de contratações como deve ser

Preacher

Acho que ainda é muito cedo para aplaudir a política de contratações. Cardozo foi um excelente negócio, jogador cheio de classe e categoria mas os restantes são todos eles incognitas.

- Fábio Coentrão com 19 anos e experiência de II liga não pode ser considerado um verdadeiro reforço. Tem muito que aprender e pelos vistos muita gente diz que só nos vai arranjar problemas.

- Zoro, é um defesa duro que jogou sempre em clubes de segundo plano em Itália. Defesa mais batida da temporada passada, não é um bom cartão de visita.

- Bergessio e este sérvio são incognitas.

- Falta um defesa direito de categoria. Meter homens duros e pesados como defesa direito é um erro, logo adaptar zoro ou o sérvio a defesa direito parece ser aquelas soluções tipo r. rocha.

- Falta mais um médio criativo que possa jogar em todas as posições do meio campo.

Benfica Eagle

Ainda bem que vão existindo cada vez mais users satisfeitos com esta situação. Fico contente...

No entanto não posso deixar de notar que há cerca de 3 meses.. quando apontei a pessima politica de contratações que o Benfica foi seguindo nos ultimos anos... caiu o carmo e a trindade cá no forum!

Gastou-se muito (48M€ em premios de assinatura, direitos de imagem e custos de transferencia) para assegurar 38 jogadores em 3 anos.

Sempre defendi que o Benfica deveria apostar em jogadores jovens com potencial, e desejaveis no mercado europeu!

Ainda bem que essa é a politica que tem sido implementada no Benfica esta epoca, o que só vem dar merito às pessoas que apontavam esse caminho.

Por outro lado.. se houve algo que critiquei foi a politica e não a pessoa A ou B.

Já existiram users a dizer "ah venham agora criticar o veiga".. pois bem.. se houve alguem que mudou de opinião poderá ter sido ele... e não eu ou outras pessoas que partilhavam a mesma opinião.

Agora, este caso lembra-me a fabula do "leao" e dos "carneiros"... onde o "leao" é um ser esclarecido capaz de olhar para o que o rodeia ter uma opiniao propria, e se for preciso critica.. apresentando no entanto um caminho. (Ou seja critica construtiva.. e nao critica mordaz como se ve muito cá pelo forum).  

Por outro lado, os carneiros seguem para o caminho que observam, sem sentido critico, e mudam de opinião porque a maioria muda ou porque as circunstancias mudaram nessa direcção. (A maioria que há 3 meses criticou a bombástica análise da politica de contratações, é a mesma maioria que agora bate palmas à "nova" politica de contratações do Benfica.)

Dá para entender?

Ou será que existem muitos poucos "leões"?

BigSLB

Citação de: Benfica Eagle em 30 de Junho de 2007, 08:30

Já existiram users a dizer "ah venham agora critirar o veiga".. pois bem.. se houve alguem que mudou de opinião poderá ter sido ele... e não eu ou outras pessoas que partilhavam a mesma opinião.

Ou mudaram-lhe a opinião, mas o que interessa é que houve uma alteração da pessima politica de contratações

lonstrup

No entanto não posso deixar de notar que há cerca de 3 meses.. quando apontei a pessima politica de contratações que o Benfica foi seguindo nos ultimos anos... caiu o carmo e a trindade cá no forum!

Benfica Eagle,

Penso que quando discutimos o assunto, estive sempre a discutir políticas e não nomes.

Mas mantenho que dizia. Para mim o mais importante é a qualidade.
O Zoro é um jogador de qualidade agora, neste momento, não precisamos de esperar dois ou três anos para evoluir. Ele tem neste momento capacidade de resposta para lutar pelo onze.
O Cardozo não é uma jovem esperança, é um jogador que também vem já para lutar pela titularidade na equipa.

Estas duas contratações naturalmente que aprovo porque simplesmente aumentam o nível de qualidade do plantel.

Já o Bergessio e o Sretenovic são jogadores que desconhece e são apostas que podem ou não dar. O futuro dirá, e não é uma questão de ter 22 ou 30 anos: se não singrar no Benfica então a contratação falhou, mas existia uma justificação lógica para fazer a contratação.

O que me deixa mais de pé atrás é o Fábio Coentrão. Primeiramente porque parece-me pior que todos os elementos do nosso meio campo ofensivo; e segundo tenho receio que se torne outro Carlitos.

Por fim volto a dizer o que dizia antes.

Preferia um Scaloni de 28 anos a um Eduardo Ratinho de 19, porque simplesmente o primeiro é melhor.
Preferia um Duscher de 28 anos do que um Ruben Amorim de 22 anos, porque simplesmente o primeiro é melhor.

Prefiro o Zoro ao Cirillo, igualmente porque o primeiro é melhor.

Para mim, o Benfica não deve contratar jogadores que neste momento são medianos só pela perspectiva de serem jovens e poderem evoluir.

E não pode contratar jogadores jovens com a perspectiva de os vender.

Para mim a vantagem de contratar um jogador jovem, e já de inegável qualidade, é que podermos contar com ele durante umas 5 ou 6 épocas.

Foi isto que aconteceu com o Simão, é isto que está acontecer com o Luisão, espero que seja isto também que aconteça com Zoro e Cardozo.

Quando um gajo tem qualidade, tanto me faz que seja novo ou velho.

Quando um gajo é de qualidade duvidosa, a idade não pode servir como atenuante.

Era esta a minha opinião, e mantenho.

Aplaudo a direcção por contratar bons jogadores jovens, como aplaudi por contratar bons jogadores experintes como Leo, Karagounis, Rui Costa e Miccoli.

Redady

Nem mais, falei já disto ontem, pouco mais há acrescentar ao tópico, sendo que já não me lembrava duma pré-época com tanta segurança na preparação antes da data do arranque.

Está tudo pronto para 2ª feira começarem e isso é de elogiar, como sou dos primeiros a criticar, também gosto de elogiar.

Não sou um fã de Santos, muitos adeptos disseram que pela estabilidade seria bom ele ficar, em parte eis a explicação para se ter a equipa quase toda feita.

Abraço

e parabéns pelo tópico Analítico  :coolsmiley:

VALEBEM

O Bergessio só pode ser incógnita pela adaptação, ou não...
Mas todas as referências são muito positivas, e Boca, River, Velez e San Lorenzo não andariam atrás dele, se ele não tivesse muito valor...

algarvio

Bom dia,

Os users que cá andam há mais tempo sabem qual tem sido a minha postura.

Defendi a actuação da Direcção no passado, apesar dos muitos erros desportivos (em casa em que não há pão, todos ralham e ninguem tem razão) nas contratações.

Escrevi aqui há +/- 2 meses que nesta próxima época seria implacável, porque entendo que terminou o período de asfixia financeira, é um facto que continuamos muito apertados, mas com 100M€ de receitas têm é que passar a gerir bem o dinheiro.

Defendi, não demissões mas, alterações no Departamento, foram efectuadas, esperemos que sejam as suficientes.

Defendi a contratação de pelo menos 5/6 jogadores em que 2/3 sejam para entrar directamente no onze principal, considerando que não saía ninguem (excepto Micolli, que se ficar conto como aquisição).

As aquisições deixam-me, não tranquilo, mas satisfeito por verificar que houve um critério exigente, e ponderação na escolha.

Quanto aos menos conhecidos, a aposta no Sretenovic é boa, na perspectiva da saída de Anderson, tal como o Cássio, na do Moretto. Ganhamos dinheiro nas transferências e poupamos na componente salarial. O Willian é que era uma pedra, porque com Karagounis e RCosta, dava para o ambientar e lançá-lo aos poucos, e em 2008/9 já cá não está nenhum dos dois.

Não gosto do FSantos, mas sou pela sua manutenção (Estabilidade), e ele ou ganha o Campeonato, ou sai. Já não tem desculpa, consolidou o modelo e tem os jogadores que pediu. E é a primeira vez em +/- 15 anos que um treinador repete duas épocas.

Para podermos no curto prazo contratar um bom treinador (estrangeiro) temos que enviar estas mensagens ao mercado. Estabilidade, Cumprir contratos mesmo em caso de não vitória e Poder aquisitivo no mercado.

Não nos podemos esquecer que a Liga portuguesa é uma liga menor, a exposição vem dos titulos e campanhas europeias, e isso consegue-se com jogadores. Só podemos ter a ambição de contratar um bom treinador quando tivermos uma equipa competitiva.
Esta época estamos a dar um pequeno passo, mas muito importante neste sentido.

Se das 6 aquisições 3 forem mais valias efectivas, é bom.

Abraço

João

NUNO.S.L.B.GAIA

eu continuo na minha , as contrataçoes embora nao estejam todas realizadas , ate nem sao más agora vamos ver e se muda a politica das substituiçoes porque eu nao tou a ver jogadores a chegarem e jogarem 15 minutos primeiro arrumar a casa depois sim tentar arranjar um onze e um banco capaz de resolver jogos arriscando nao esperar pelo maldito minuto 75 .... dass.... mas vamos la ver se as ferias fizeram bem ao homem !!! :slb2: