Marc Zoro

Defesa, 40 anos,
Costa do Marfim
Equipa Principal: 1 época (2007-2008), 7 jogos (497 minutos), 1 golo

RedAçor

Domino tanto o Italiano como o Mandarim

costa_bras

O Zoro estudou bem o Clube, estou a gostar do discurso dele.
Só é pena nunca o ter visto jogar.

Em.

"Vai ser uma longa relação de amor"


O novo reforço do Benfica confessou-se a O JOGO, sublinhando que está preparado para o desafio que vai enfrentar de águia ao peito, razão pela qual rejeitou mesmo convites de clubes como Bayern de Munique, Newcastle, Fiorentina e Mónaco.

P | À partida para Itália, disse que ingressar no Benfica era um grande desafio. Está preparado para ele?
R | Claro, vou para um grande clube e sei que há muitas coisas a fazer. Estou preparado, mentalmente, para jogar no Benfica, um grande clube, onde qualquer jogador que assina contrato tem como objectivo lutar pela conquista do Campeonato, da Liga dos Campeões e da Taça de Portugal. Vou tentar ajudar a equipa, para conseguirmos dar alegrias a todos os adeptos do clube.

P | Havia outras equipas interessadas na sua contratação?
R | Surgiu o interesse do Bayern de Munique, do Mónaco, do PSG, do Newcastle, do Portsmouth, da Fiorentina, do Torino, da Sampdoria... mas escolhi o Benfica, porque, como me disse o Mamede [que foi colega de Zoro no Messina], este clube é uma grande família.

P | Teve muitas propostas. Por que razão escolheu o Benfica?
R | O Benfica é um grande clube, muito ambicioso e tem adeptos em todo o mundo. Falei com os meus amigos, como o Mamede, que jogou no Vitória de Setúbal, e ele disse-me: "Zoro, vai para o Benfica que vais ficar bem. No Benfica, vais ser adorado." Escutei o seu conselho e escolhi o Benfica.

P | A possibilidade de jogar na Liga dos Campeões foi também um dos motivos por que assinou pelo Benfica?
R | Sim, a Liga dos Campeões foi uma das razões, mas foi sobretudo pelo clube e pelos seus adeptos.

P | Acredita que a sua relação com o Benfica será de longa duração, ou é uma ligação que pode terminar a curto prazo?
R | A minha relação com o Benfica será de amor e de longa duração. Até porque tenho de destacar a consideração que os responsáveis do clube, José Veiga e o presidente [Luís Filipe Vieira], demonstraram por mim.

P | Como correram as negociações? Foi difícil acertar o contrato?
R | As negociações foram muito fáceis, porque o Benfica não foi muito intransigente, visto que me queria contratar, da mesma forma que não fui muito exigente, pois queria jogar no Benfica.

P | Ficou satisfeito por este desfecho?
R | Estou muito feliz por mim, mas também pela minha mulher, pois ela gosta muito de Portugal, onde o seu irmão já jogou. Mesmo antes de eu escolher, ela optou logo pelo Benfica, porque adora o país. Hoje, a mais feliz é ela, e isso também me dá prazer.

"Jogo em qualquer posição"


Marc Zoro é um jogador versátil e que pode actuar em qualquer posição na defesa. Fernando Santos conta, assim, com um importante reforço, que se caracteriza pela determinação. "Sou um jogador muito determinado, dou tudo o que tenho e procuro impor-me", afirma, mantendo, porém, algum mistério. "O resto deixo ao critério do treinador."

Futebolista de grande capacidade física e com fortes atributos para central, Zoro não revela, contudo, a sua preferência, sublinhando antes o seu desejo de jogar: "Estou à disposição de Fernando Santos e vou dar o meu melhor para ajudar a equipa. Já joguei do lado direito, do lado esquerdo e no centro – o importante é jogar."

"Luisão não é concorrência"


P | No último dia dos testes médicos, vestiu a camisola com o número quatro, de Luisão. Vai ser um adversário complicado para lutar pela titularidade?
R | Luisão é um grande defesa e um grande jogador. Tenho um grande respeito por ele, mas jogar com Luisão será o ideal. Sou polivalente, jogo na direita, no meio ou na esquerda, e isso, para mim, não é o mais importante. Luisão tem grande experiência e determinação, mas vou tentar ajudá-lo, e aos outros defesas, a fazer o melhor. O lugar é para todos, o lugar é do Benfica. A equipa é o mais importante, não o lugar deste ou daquele jogador. A minha concorrência não é o Luisão – é o FC Porto, o Sporting e as outras equipas. Luisão é meu companheiro e é um modelo e um exemplo para mim.

P | Conhece também os outros centrais do Benfica?
R | O Anderson não, mas conheço o David Luiz. Tem uma grande personalidade, é um jogador que pode evoluir muito, e é bom para o Benfica que existam muitos jogadores de qualidade.

P | Que jogadores do Benfica conhece melhor?
R | Além de Luisão e David Luiz, conheço Petit, Nuno Gomes, Simão, Rui Costa e Miccoli, que jogou no Benfica na última época.

"Mudei a mentalidade do mundo do futebol"


P | Ficou bastante conhecido, a nível mundial, por ameaçar abandonar o relvado durante um encontro entre Messina e Inter, disputado em Novembro de 2005, devido a atitudes racistas por parte da claque do Inter. Esse episódio mantém-se vivo, ou já está ultrapassado?
R | É algo que faz parte do passado. Vou para um novo país, onde não há problemas com as pessoas de cor negra e onde estas estão bem integradas, até porque Portugal tem boas relações com os países africanos.

P | Após o incidente no jogo com o Inter, houve inúmeras reacções de condenação aos adeptos "nerazzurri", vindas não só de Itália, mas de todo o mundo. Apesar de ter sido um acontecimento negativo a nível pessoal, acredita que acabou por ser bom para o futebol?
R | O meu acto mudou a mentalidade do mundo do futebol e fez os dirigentes da FIFA abrir os olhos para este tipo de acontecimentos. Será bom, para o futuro do futebol, que as autoridades actuem contra este tipo de situações em todos os países onde existe racismo, porque este desporto é um momento de felicidade e de união entre todos os povos. Não interessa a cor. Todos – negros, brancos – vão ao estádio, por isso há que defender este desporto, que é muito bom e um grande espectáculo.

"Vamos conquistar o título nacional"


P | O Benfica não vence o Campeonato há dois anos, o que aumenta a expectativa dos adeptos para a próxima temporada. Não teme essa pressão?
R | O Benfica não pode ganhar todos os anos, é uma regra do futebol. Sei que é difícil, mas penso que a pressão nos vai ajudar a ganhar o Campeonato.

P | Já esteve no Estádio da Luz. Qual foi a sua impressão do recinto onde vai jogar na próxima época?
R | É um grande estádio, muito bom. Jogar perante 60 mil pessoas vai ser espectacular e transmite muita determinação e coragem para enfrentar todos os adversários.

P | Jogar perante um estádio cheio pode ter, também, o seu lado negativo se as coisas não correrem bem. Isso não o preocupa?
R | É uma boa pressão, não creio que será negativa para a equipa. É uma pressão que vai animar a equipa para conquistar o título. Penso que, com esse ambiente, estaremos mais determinados. Não será fácil, porque o Benfica conta como adversários como o FC Porto ou o Sporting, mas, com o apoio dos adeptos, vamos longe e conquistaremos o título.

P | Vai conseguir adaptar-se bem ao futebol português?
R | Quando cheguei a Itália não conhecia a língua e foi difícil. É sempre difícil começar de novo, mas com a ajuda dos meus companheiros, dos dirigentes do clube, como José Veiga, que já me ajudou muito, e dos adeptos, penso que vou adaptar-me facilmente ao país.

"Seria muito bom ter sucesso como Eusébio"


P | Falou do seu entusiasmo por jogar no clube onde actuou Eusébio, conhecido como "Pantera Negra". Com a sua contratação, o Benfica garante outro jogador com a mesma alcunha. Tem esperança de alcançar tanto sucesso?
R | Seria muito bom – peço a Deus para que isso possa acontecer. Eusébio, além de ser um grande jogador, é um grande senhor, porque é o único jogador negro com uma estátua num estádio europeu. Penso que isso demonstra, mais uma vez, que o racismo não existe em Portugal, e isso é algo maravilhoso. Eusébio foi um grande jogador e conseguiu alcançar grandes feitos com o Benfica e no Campeonato português.

P | Apesar da sua juventude, tem diversos clubes de fãs na Costa do Marfim. Acredita que esse apoio se pode espalhar a Portugal?
R | Espero bem que sim, mas, por agora, sei que tenho de fazer as coisas bem. Tenho de mostrar que sou um bom jogador e uma boa pessoa para ser querido pelos adeptos do Benfica.

"É um jogador fantástico"


P | O Benfica procura vários reforços para a próxima temporada, e uma das prioridades é um avançado. Com os anos que já jogou em Itália, pode recomendar alguns pontas-de-lança aos responsáveis encarnados?
R | Além de Miccoli, penso que o Benfica pode contratar um avançado como Pazzini, da Fiorentina, que é um bom ponta-de-lança, e também Iaquinta e Di Natale, da Udinese, ou Di Michele, que joga no Palermo.

P | Teve duros confrontos com Miccoli, e o avançado italiano acabou por se lesionar por duas vezes. Há algum problema entre vocês, ou já está tudo ultrapassado?
R | Está tudo bem, não há qualquer problema. É um jogador fantástico, que esteve muito bem no Benfica. Espero que fique em Portugal e que possamos ser bons amigos. Juntos, podemos fazer boas coisas.

"Importante jogar aqui"


P | O ingresso no Benfica também é fundamental para o seu futuro na selecção?
R | É muito importante jogar no Benfica para poder estar na selecção, porque, actualmente, todos os jogadores que vão à selecção actuam em clubes prestigiados. Para mim, o Benfica é um novo desafio.

P | O principal jogador da Costa do Marfim é Drogba. Têm alguma relação especial?
R | Didier é um grande jogador, uma boa pessoa. É o capitão da selecção, um amigo excepcional e, pela sua forma de estar, ajuda ao crescimento do futebol.

P | Qual é a sensação de participar num Campeonato do Mundo?
R | Um Mundial é uma festa. É a coisa mais bela do mundo.

------------------------------------------

Fala muito bem este Zoro! Grande Zoro!

Gostei muito da "A minha concorrência não é o Luisão – é o FC Porto, o Sporting e as outras equipas. Luisão é meu companheiro e é um modelo e um exemplo para mim."

:)

Shoky

P | Acredita que a sua relação com o Benfica será de longa duração, ou é uma ligação que pode terminar a curto prazo?

R | A minha relação com o Benfica será de amor e de longa duração. Até porque tenho de destacar a consideração que os responsáveis do clube, José Veiga e o presidente [Luís Filipe Vieira], demonstraram por mim
.


by Zoro...


"Tenho contrato em vigor mas é sempre bom que um clube como o Real Madrid se interesse por nós. A minha aventura no FC Porto está a ser muito positiva. Poderá ser um trampolim para chegar a um grande como o Real Madrid e a liga espanhola"


by Pepe...



Felizmente temos Homens bem melhores no nosso clube... :slb2:

Em.

Olha que o Coentrão por exemplo já anda a pensar em Chelseas...

Shoky

Citação de: Em. em 01 de Junho de 2007, 02:53
Olha que o Coentrão por exemplo já anda a pensar em Chelseas...

Pois...
Mas esse não é Homem...
É um rapazito...

SuburbanRebel

Infelizmente o Coentrão tem um discurso muito parecido com o Pepe...

Oxalá tome juizinho...

Em.

Ele devia era "tomar" umas boas pancadas nos cornos pra ver se acorda e pára com a puta da mania.

SuburbanRebel

Citação de: Em. em 01 de Junho de 2007, 02:56
Ele devia era "tomar" umas boas pancadas nos cornos pra ver se acorda e pára com a puta da mania.

Essa é uma das formas de tomar juizinho...  :buck2:  :knuppel2:

Rossoneri

ZORO ABRIU AS PORTAS DA SUA casa a «a bola» E DEU-SE A CONHECER AOS BENFIQUISTAS. É UM GUERREIRO À CONQUISTA DA LUZ
«Dentro de campo transformo-me num animal com sede de vencer»
Enviados-especiais de «A BOLA»
Fotos de

RUI

RAIMUNDO/ASF
Reportagem de

GONÇALO GUIMARÃES
MESSINA — Foi em pleno lar, rodeado pela família, que Zoro abriu o coração para A BOLA, enquanto conta os dias para iniciar a nova aventura da sua carreira, ao serviço do Benfica. A sua serenidade fora do campo contrasta com o espírito de guerreiro que o invade no relvado e que lhe valeu o apelido de Pantera Negra, como Eusébio. «Duro mas leal», sublinha, lembrando o exemplo de Gattuso, do Milan. O desafio é grande, mas garante estar preparado.


De regresso a Messina, depois de ter assinado pelo Benfica, Zoro abriu as portas de casa a A BOLA. A mulher, Marlene, e os gémeos Yanni e Raina, de quatro meses, olham-no orgulhosos. O destino leva-os para Portugal depois de quase uma dezena de anos em Itália, onde Zoro chegou com 15 anos.

— Ansioso por começar a aventura no Benfica?

— Sim, muito ansioso. Neste momento nem consigo concentrar-me nas férias, só tenho o Benfica na cabeça.

— Tinha outras propostas?

— Sim, tinha, não vou esconder. Bayern Munique, Newcastle, Mónaco, Porthsmouth, Sampdória, Torino, Fiorentina... É normal, uma vez que estava em final de contrato. Mas tomei a melhor opção.

— E o que podem esperar de si os adeptos?

— Podem esperar um jogador com muita vontade de ajudar o clube a triunfar, que dará tudo pela camisola que defende, que não terá medo das dificuldades e que nunca virará a cara à luta.

— Todos o classificam como um guerreiro dentro do campo...

— Sim, lá dentro sou um guerreiro.

— Esta época viu dez amarelos e dois vermelhos em 21 jogos. É um jogador duro?

— Em campo transformo-me num animal com sede de vencer. Sou como Gattuso, nesse aspecto. Essa vontade e esse jogar no limite custam-me alguns cartões. Sou duro mas não sou maldoso, sou leal.

— É por isso que lhe chamam Pantera Negra?

— Sim, tem a ver com a minha forma agressiva de jogar. Gosto do nome porque a pantera é um animal forte e destemido.

«Eusébio há só um»

— Eusébio também ficou conhecido como Pantera Negra...

— Sim, eu sei. Isso é uma grande responsabilidade porque Eusébio só há um. É o único jogador negro que tem estátua num clube europeu. Isso diz muito e prova também que em Portugal não há racismo.

— Acha que vai adaptar-se bem?

— Sem dúvida. Itália e Portugal têm muita coisa em comum, em termos de costumes e mentalidade. O mais complicado será a língua, mas não é um obstáculo. Quando cheguei a Itália não sabia uma palavra de italiano e aprendi. O mesmo vai acontecer em Portugal.

— Muitos jogadores que brilham em clubes com menores aspirações chegam ao Benfica e não rendem, não suportam a pressão. Está preparado?

— A pressão existe em todos os clubes. Se há jogadores que rendem em clubes mais pequenos e não conseguem fazer o mesmo no Benfica, então é porque não têm capacidade de lidar com a pressão. E claro que ela aumenta num clube com milhões de adeptos e mais de 160 mil sócios, como é o caso do Benfica. Um clube que tem tanta gente a segui-lo e a amá-lo, tem de vencer sempre. Estou preparado para isso.

«Acredito no título»

— Há dois anos que o Benfica não vence o campeonato...

— Isso acontece a todas as grandes equipas. Acredito que chegou a hora de o Benfica voltar às conquistas e tudo faremos nesse sentido. Vai ser um campeonato difícil, mas com a equipa que temos e com o apoio dos adeptos acredito que vamos ser campeões.

— E que objectivos na Champions?

— Para pensar em vencer na Europa, o Benfica tem primeiro de vencer e dominar em casa, em Portugal. Essa é a mola que impulsiona, que dá força e carisma para as batalhas europeias.

— Que jogadores conhece do Benfica?

— Conheço Petit, que adoro ver jogar no meio-campo, Luisão, um excelente central, David Luiz, um miúdo muito bravo, Rui Costa, Nuno Gomes, Miccoli... E Simão, claro, é por ele que gira todo o futebol do Benfica, um jogador fantástico.

«Golo para José Veiga»

— A quem dedicará o seu primeiro golo ao serviço do Benfica?

— O primeiro será para os meus dois filhos, o segundo para José Veiga, por tudo o que fez para eu jogar no Benfica. Ele e o presidente, Luís Filipe Vieira, são fantásticos, foi muito fácil chegarmos a acordo.

matavelhos

Citação de: Rossoneri em 01 de Junho de 2007, 03:00
ZORO ABRIU AS PORTAS DA SUA casa a «a bola» E DEU-SE A CONHECER AOS BENFIQUISTAS. É UM GUERREIRO À CONQUISTA DA LUZ
«Dentro de campo transformo-me num animal com sede de vencer»
Enviados-especiais de «A BOLA»
Fotos de

RUI

RAIMUNDO/ASF
Reportagem de

GONÇALO GUIMARÃES
MESSINA — Foi em pleno lar, rodeado pela família, que Zoro abriu o coração para A BOLA, enquanto conta os dias para iniciar a nova aventura da sua carreira, ao serviço do Benfica. A sua serenidade fora do campo contrasta com o espírito de guerreiro que o invade no relvado e que lhe valeu o apelido de Pantera Negra, como Eusébio. «Duro mas leal», sublinha, lembrando o exemplo de Gattuso, do Milan. O desafio é grande, mas garante estar preparado.


De regresso a Messina, depois de ter assinado pelo Benfica, Zoro abriu as portas de casa a A BOLA. A mulher, Marlene, e os gémeos Yanni e Raina, de quatro meses, olham-no orgulhosos. O destino leva-os para Portugal depois de quase uma dezena de anos em Itália, onde Zoro chegou com 15 anos.

— Ansioso por começar a aventura no Benfica?

— Sim, muito ansioso. Neste momento nem consigo concentrar-me nas férias, só tenho o Benfica na cabeça.

— Tinha outras propostas?

— Sim, tinha, não vou esconder. Bayern Munique, Newcastle, Mónaco, Porthsmouth, Sampdória, Torino, Fiorentina... É normal, uma vez que estava em final de contrato. Mas tomei a melhor opção.

— E o que podem esperar de si os adeptos?

— Podem esperar um jogador com muita vontade de ajudar o clube a triunfar, que dará tudo pela camisola que defende, que não terá medo das dificuldades e que nunca virará a cara à luta.

— Todos o classificam como um guerreiro dentro do campo...

— Sim, lá dentro sou um guerreiro.

— Esta época viu dez amarelos e dois vermelhos em 21 jogos. É um jogador duro?

— Em campo transformo-me num animal com sede de vencer. Sou como Gattuso, nesse aspecto. Essa vontade e esse jogar no limite custam-me alguns cartões. Sou duro mas não sou maldoso, sou leal.

— É por isso que lhe chamam Pantera Negra?

— Sim, tem a ver com a minha forma agressiva de jogar. Gosto do nome porque a pantera é um animal forte e destemido.

«Eusébio há só um»

— Eusébio também ficou conhecido como Pantera Negra...

Sim, eu sei. Isso é uma grande responsabilidade porque Eusébio só há um. É o único jogador negro que tem estátua num clube europeu. Isso diz muito e prova também que em Portugal não há racismo.

— Acha que vai adaptar-se bem?

— Sem dúvida. Itália e Portugal têm muita coisa em comum, em termos de costumes e mentalidade. O mais complicado será a língua, mas não é um obstáculo. Quando cheguei a Itália não sabia uma palavra de italiano e aprendi. O mesmo vai acontecer em Portugal.

— Muitos jogadores que brilham em clubes com menores aspirações chegam ao Benfica e não rendem, não suportam a pressão. Está preparado?

— A pressão existe em todos os clubes. Se há jogadores que rendem em clubes mais pequenos e não conseguem fazer o mesmo no Benfica, então é porque não têm capacidade de lidar com a pressão. E claro que ela aumenta num clube com milhões de adeptos e mais de 160 mil sócios, como é o caso do Benfica. Um clube que tem tanta gente a segui-lo e a amá-lo, tem de vencer sempre. Estou preparado para isso.

«Acredito no título»

— Há dois anos que o Benfica não vence o campeonato...

— Isso acontece a todas as grandes equipas. Acredito que chegou a hora de o Benfica voltar às conquistas e tudo faremos nesse sentido. Vai ser um campeonato difícil, mas com a equipa que temos e com o apoio dos adeptos acredito que vamos ser campeões.

— E que objectivos na Champions?

— Para pensar em vencer na Europa, o Benfica tem primeiro de vencer e dominar em casa, em Portugal. Essa é a mola que impulsiona, que dá força e carisma para as batalhas europeias.

— Que jogadores conhece do Benfica?

— Conheço Petit, que adoro ver jogar no meio-campo, Luisão, um excelente central, David Luiz, um miúdo muito bravo, Rui Costa, Nuno Gomes, Miccoli... E Simão, claro, é por ele que gira todo o futebol do Benfica, um jogador fantástico.

«Golo para José Veiga»

— A quem dedicará o seu primeiro golo ao serviço do Benfica?

— O primeiro será para os meus dois filhos, o segundo para José Veiga, por tudo o que fez para eu jogar no Benfica. Ele e o presidente, Luís Filipe Vieira, são fantásticos, foi muito fácil chegarmos a acordo.


nem sabe onde se veio meter :(

Rossoneri

em Itália o racismo é uma caso bastante mais grave do que em Portugal, la ha varias claques organizadas assumidamente de extrema-direita, cá em Portugal existe o Grupo 1143. Para além disso como ele disse e bem, Portugal sempre teve relações com paises africanos, como as ex-colónias. Acho q isso nao vai ser um problema pro Zoro enquanto estiver no Benfica.

RuiS

Portugal e de longe o pais com menor taxa de racismo da europa nao me venham com coisas !!

Mas visto que ele ja teve problemas relacionados com o racismo anda-me a parecer que os Porkos vao fazer alguma coisa !!

4ever Red Devil

O Zoro com esta primeira entrada a matar vai ter problemas em Portugal, está-se mesmo a ver.

Um animal, sede de vencer, muito duro...

Vai ser constantemente massacrado pelos dirigentes dos adversários e pela comunicação social.

Do Burro Alves não dizem nada mas logo á primeira entrada mais dura que o costa-marfinense tiver vão logo cair-lhe em cima.

SÊ forte ZORRO!

Kobille

Citação de: Rossoneri em 01 de Junho de 2007, 03:00
«Golo para José Veiga»

— A quem dedicará o seu primeiro golo ao serviço do Benfica?

— O primeiro será para os meus dois filhos, o segundo para José Veiga, por tudo o que fez para eu jogar no Benfica. Ele e o presidente, Luís Filipe Vieira, são fantásticos, foi muito fácil chegarmos a acordo.
Ui...
Alguém não vai gostar de ler isto...
::)