Provavelmente a melhor equipa de sempre do desporto Português!

Manuel Costa

Tor Brynn,    Luís Silva,  Pedro Miguel e o Carlos Lisboa

o maior basquetebolista português de todos os tempos

Jean Jacques

Carlos Lisboa e Mário Palma

in  http://pelicanosaudade.blogspot.com/

Bleach

ainda me lembro dessa equipa , quando nos jogos europeus dava na tv , era tanta gente que queria ir ao pavilhão que não cabiam todos...e o fumo era tanto...hehe

Ft.johИИ

Fundamentalista SLB

Citação de: Bleach em 23 de Junho de 2007, 15:42
ainda me lembro dessa equipa , quando nos jogos europeus dava na tv , era tanta gente que queria ir ao pavilhão que não cabiam todos...e o fumo era tanto...hehe

Contra o Panathinaikos quando cheguei só havia lugar de onde só se via um cesto mas a malta não arredou quando o resto do pavilhão gritava era porque tinha sido cesto e o pessoal que estava cá atrás e que não via a o cesto gritava também.

Dandy

Citação de: Bakero em 21 de Junho de 2007, 11:22
Devia colocar este tópico na secção basket, ou na multimédia, ou na saudade, ou até na off-topic. Mas os moderadores que me perdoem e compreendam o porquê de o colocar na secção principal do fórum.

É que o Benfica não é só futebol! E a verdade é que muitos não sabem ou já esqueceram, que já tivemos entre nós um grupo de jogadores e homens que representavam tudo o que este clube significa!

No período 1984-1995 o Benfica teve uma equipa de basket que entrou nos anais da História do desporto Português. Para quem já não se lembra ou está esquecido, os factos são esclarecedores:

84/85: Campeões Nacionais, Supertaça de Portugal
85/86: Campeões Nacionais
86/87: Campeões Nacionais
87/88: -
88/89: Campeões Nacionais, Supertaça de Portugal
89/90: Campeões Nacionais, Taça da Liga
90/91: Campeões Nacionais, Taça da Liga, Supertaça de Portugal
91/92: Campeões Nacionais, Taça de Portugal
92/93: Campeões Nacionais, Taça de Portugal, Taça da Liga
93/94: Campeões Nacionais, Taça de Portugal, Taça da Liga, Supertaça de Portugal
94/95: Campeões Nacionais, Taça de Portugal, Taça da Liga, Supertaça de Portugal

Assombroso, não é? Mas os factos muitas vezes não descrevem tudo. Esta equipa bateu-se de igual para igual com as grandes equipas da europa (Real Madrid, Panathinaikos, Bologna, etc) e deu espectáculos ao nível da NBA!

E o pavilhão da Luz, que rebentava pelas costuras para ver esta equipa? E o Carlos Lisboa, que jogava como nunca nenhum português jogou ou jogará basket, e que ainda por cima tinha uma empatia extraordinária com o público da Luz? Quantos de nós, não cantámos deliciados o "Cheira bem, cheira a Lisboa!" depois de mais um triplo dessa lenda?

Aproveitando o facto da RTP Memória ter feito o favor de transmitir todos os jogos da final do play-off 94/95 com o FCPorto, posso apresentar uns videos que nos permitem recordar aqueles fabulosos tempos:

O Carlos Lisboa em 2 minutos:

http://memoriagloriosa.blogspot.com/2007/06/cheira-bem-cheira-lisboa.html

O festival dado ao FCPorto, o antigo pavilhão da Luz em delírio, a empatia entre equipa e adeptos, a festa de campeão:

http://memoriagloriosa.blogspot.com/2007/06/melhor-equipa-de-sempre-do-desporto.html

Depois disto tudo, é impressionante como temos a lata de (practicamente) abandonar este desporto, não é?

E acima de tudo, como é que este grupo nunca teve o reconhecimento e a grande homenagem que merecem?

Confesso, eu não sou grande adepto de basket. Mas acreditem que esta equipa fez tanto pelo meu benfiquismo, como a influência familiar, ou a nossa grande equipa de futebol do início dos anos 90. E é por isso que gostava de os ver homenageados. O Mário Palma, o Mário Gomes, o Carlos Lisboa, o Jean Jacques, o Carlos Seixas, o Pedro Miguel, o Steve Rocha...TODOS!  :bow2:

Ps: Fotos retiradas deste excelente blog: http://pelicanosaudade.blogspot.com/, e que recomendo a todos os que admiraram esta equipa.

Ps2: Bom, se os moderadores entenderem que este tópico deve ser movido para um local mais conveniente, façam favor... O0

Parabéns pelo tópico, Bakero, nunca é demais recordar uma EQUIPA da qual era sempre possível esperar QUALQUER COISA DE EXCEPCIONAL. Atrevo-me, no entanto, a acrescentar uma adenda à tua introdução: A época de 95-96 NÃO merece ser esquecida.
   Se é verdade que não fomos campeões nacionais, não é menos verdade que conquistámos TODOS os restantes troféus internos em disputa. A saber: Taça de Portugal, Taça da Liga e Supertaça. Tomara termos, nos dias de hoje, uma equipa de basquetebol com semelhante gabarito.
   E a nível externo? Nessa época de 95-96 começámos por eliminar, na segunda ronda preliminar, um histórico da competição que fora campeão europeu 3 anos antes, Partizan de Belgrado, por 17 pontos (112-95). Mais tarde, na fase de grupos, destaco aquela noite mágica de Almada na qual derrotámos, por 96-87, o poderoso Panathinaikos. Equipa que, menos de 3 meses mais tarde, sagrar-se-ia campeão da europa ao derrotar na final o barcelona por 71-70 (a tal final do polémico desarme de lançamento do Vrankovic na última jogada do encontro).
   Uma vez mais, OBRIGADO pelo tópico...e desculpa se falei demais... ;)

Viva o Benfica! 

Royal_Flush

Quais as principais diferenças entre o NBA e o basket europeu?

Dandy

Citação de: persus em 21 de Junho de 2007, 15:42
Citação de: NNChelas em 21 de Junho de 2007, 11:56
Citação de: ednilson em 21 de Junho de 2007, 11:40
Belos momentos vivi com essa equipa....................ainda eu jogava................e apanhava esses craques nos campos de férias de Basket...............Lisboa, Vieira, Plowden, Jean Jaques, José Carlos Guimarães, Luis Silva, Seixas, Pedro Miguel.............Baltasar Galheto e Calado (estes 2 nem vocês devem saber quem são)...........perdoem se esqueço alguém........... :slb2:

flavio  nascimento........

John Flower

persus:  O0   Acho incrível que te recordes do John Flowers! Tanto quanto recordo dessa época, creio que o referido atleta acabou por ser afastado da equipa por ter um problema de alcoolismo. Jogou poucas partidas devido a isso. Pelo menos, lembro-me de ler algo assim num jornal, dessa altura.
  Será que alguém saberia acrescentar algo mais?

Viva o Benfica!

Bakero

Citação de: Dandy em 23 de Junho de 2007, 18:32
Citação de: Bakero em 21 de Junho de 2007, 11:22
Devia colocar este tópico na secção basket, ou na multimédia, ou na saudade, ou até na off-topic. Mas os moderadores que me perdoem e compreendam o porquê de o colocar na secção principal do fórum.

É que o Benfica não é só futebol! E a verdade é que muitos não sabem ou já esqueceram, que já tivemos entre nós um grupo de jogadores e homens que representavam tudo o que este clube significa!

No período 1984-1995 o Benfica teve uma equipa de basket que entrou nos anais da História do desporto Português. Para quem já não se lembra ou está esquecido, os factos são esclarecedores:

84/85: Campeões Nacionais, Supertaça de Portugal
85/86: Campeões Nacionais
86/87: Campeões Nacionais
87/88: -
88/89: Campeões Nacionais, Supertaça de Portugal
89/90: Campeões Nacionais, Taça da Liga
90/91: Campeões Nacionais, Taça da Liga, Supertaça de Portugal
91/92: Campeões Nacionais, Taça de Portugal
92/93: Campeões Nacionais, Taça de Portugal, Taça da Liga
93/94: Campeões Nacionais, Taça de Portugal, Taça da Liga, Supertaça de Portugal
94/95: Campeões Nacionais, Taça de Portugal, Taça da Liga, Supertaça de Portugal

Assombroso, não é? Mas os factos muitas vezes não descrevem tudo. Esta equipa bateu-se de igual para igual com as grandes equipas da europa (Real Madrid, Panathinaikos, Bologna, etc) e deu espectáculos ao nível da NBA!

E o pavilhão da Luz, que rebentava pelas costuras para ver esta equipa? E o Carlos Lisboa, que jogava como nunca nenhum português jogou ou jogará basket, e que ainda por cima tinha uma empatia extraordinária com o público da Luz? Quantos de nós, não cantámos deliciados o "Cheira bem, cheira a Lisboa!" depois de mais um triplo dessa lenda?

Aproveitando o facto da RTP Memória ter feito o favor de transmitir todos os jogos da final do play-off 94/95 com o FCPorto, posso apresentar uns videos que nos permitem recordar aqueles fabulosos tempos:

O Carlos Lisboa em 2 minutos:

http://memoriagloriosa.blogspot.com/2007/06/cheira-bem-cheira-lisboa.html

O festival dado ao FCPorto, o antigo pavilhão da Luz em delírio, a empatia entre equipa e adeptos, a festa de campeão:

http://memoriagloriosa.blogspot.com/2007/06/melhor-equipa-de-sempre-do-desporto.html

Depois disto tudo, é impressionante como temos a lata de (practicamente) abandonar este desporto, não é?

E acima de tudo, como é que este grupo nunca teve o reconhecimento e a grande homenagem que merecem?

Confesso, eu não sou grande adepto de basket. Mas acreditem que esta equipa fez tanto pelo meu benfiquismo, como a influência familiar, ou a nossa grande equipa de futebol do início dos anos 90. E é por isso que gostava de os ver homenageados. O Mário Palma, o Mário Gomes, o Carlos Lisboa, o Jean Jacques, o Carlos Seixas, o Pedro Miguel, o Steve Rocha...TODOS!  :bow2:

Ps: Fotos retiradas deste excelente blog: http://pelicanosaudade.blogspot.com/, e que recomendo a todos os que admiraram esta equipa.

Ps2: Bom, se os moderadores entenderem que este tópico deve ser movido para um local mais conveniente, façam favor... O0

Parabéns pelo tópico, Bakero, nunca é demais recordar uma EQUIPA da qual era sempre possível esperar QUALQUER COISA DE EXCEPCIONAL. Atrevo-me, no entanto, a acrescentar uma adenda à tua introdução: A época de 95-96 NÃO merece ser esquecida.
   Se é verdade que não fomos campeões nacionais, não é menos verdade que conquistámos TODOS os restantes troféus internos em disputa. A saber: Taça de Portugal, Taça da Liga e Supertaça. Tomara termos, nos dias de hoje, uma equipa de basquetebol com semelhante gabarito.
   E a nível externo? Nessa época de 95-96 começámos por eliminar, na segunda ronda preliminar, um histórico da competição que fora campeão europeu 3 anos antes, Partizan de Belgrado, por 17 pontos (112-95). Mais tarde, na fase de grupos, destaco aquela noite mágica de Almada na qual derrotámos, por 96-87, o poderoso Panathinaikos. Equipa que, menos de 3 meses mais tarde, sagrar-se-ia campeão da europa ao derrotar na final o barcelona por 71-70 (a tal final do polémico desarme de lançamento do Vrankovic na última jogada do encontro).
   Uma vez mais, OBRIGADO pelo tópico...e desculpa se falei demais... ;)

Viva o Benfica! 

Sim, tens razão, a época de 95/96 merece ser incluída neste período aúreo  O0, aliás, já a incluí no texto! A vitória sobre o Partizan via-a no pavilhão!  :D

Dandy

Citação de: Eagle Fly Free em 21 de Junho de 2007, 17:10
Citação de: Bola7 em 21 de Junho de 2007, 16:56
Citação de: Eagle Fly Free em 21 de Junho de 2007, 16:56
Faltou a esta equipa um título europeu. Seria notável.  :slb2:
pedes pouco... :-X

Não é isso. O facto desta equipa ter-se apurado para a Liga já foi um feito do Basquetebol português por si só. Ganhámos a colossos europeus.

Eu só acompanhei esta geração nos últimos anos e na altura, talvez fruto da minha ingenuidade, fiquei sempre com a sensação que poderíamos ter feito melhores classificações.

EagleFlyFree: Não me parece que a tua "frase-desejo" seja descabida. Absolutamente. Afinal de contas, nem é "só" o facto de termos derrotado campeões europeus da modalidade (facto por si só comprovativo de "potencial de luta", se bem que insuficiente para uma vitória num campeonato europeu de clubes)...acresce também a particularidade de, em 93-94, na 2ª ronda preliminar da competição, termos eliminado (esmagadora vitória na Luz por 24 pontos) o Olimpia de Liubliana. Olimpia de Liubliana que, meses mais tarde, venceria a "Saporta Cup"...uma espécie de "Taça UEFA" do basquete para a qual tinha sido relegado em virtude da eliminação pelo Benfica. Convém recordar, para os mais distraídos    :P, que o futebol do Benfica NÃO possui nenhuma "Taça UEFA" no seu palmarés.

E convém não esquecer algo muito importante: O Benfica era um ilustre desconhecido, proveniente de um país sem qualquer tradição na modalidade e sem qualquer poder de influência junto dos órgãos de decisão. Logo...quem é que acham que as arbitragens iriam favorecer em caso de "dúvida existencial"?    ;)

Fica, então, a pergunta definitiva...será que esta equipa esteve assim tão longe de conquistar um troféu europeu?

Viva o Benfica!

Eagle Fly Free

Citação de: rekas em 23 de Junho de 2007, 18:43
Quais as principais diferenças entre o NBA e o basket europeu?

Há diferenças entre as regras da NBA e da FIBA ( Federação internacional).

As principais são as seguintes:

* Linha dos 3 pontos: a americana é maior em cerca de 1 metro.
* Linha restrictiva: idem.
* Tempo de jogo (NBA períodos de 12 minutos).
* Descontos de tempo.
* Faltas pessoais.
* Total de faltas das equipas.
* Castigo de falta técnica.

Há mais, mas são pormenores técnicos.

4ever Red Devil

A diferença nem é bem nas regras é mais na forma como elas são interpretadas, há uma forma diferente de ajuizar na NBA no que diz respeito aos contactos, passos, etc.

E na Europa defende-se...

Eagle Fly Free

Não, a NBA tem as suas próprias regras estabelecidas pela sua Liga. A FIBA tem também as suas regras.

Royal_Flush

Dandy

Desculpem a pergunta, mas...em que momento é que este tópico passou de ser um tributo àquela que foi..."Provavelmente a melhor equipa de sempre do desporto Português!"...para se converter num congresso subordinado ao tema..."Quais as principais diferenças entre a NBA e a FIBA"?

Viva o Benfica!