Provavelmente a melhor equipa de sempre do desporto Português!

Manuel Costa

Da esquerda para a direita:

Cima: Mike, Barbosa, Silvestre, Barreto, Guimarães, Armando Mota

Baixo: José Curado, Lisboa, Henrique Vieira, José Luís, Gameiro, Fernando Marques e Pedro Silva

Manuel Costa

A enchente neste Benfica-Panathinaikos não foi por acaso. O jogo realizou-se numa altura em que o resultado de um jogo europeu do Benfica era notícia de telejornal, em que as revistas de jornais semanários faziam reportagens acerca do sucesso da equipa e a RTP2 transmitia os jogos em directo. O adversário era uma das melhores equipas europeias, senão a melhor e o Benfica, caso ganhasse, teria enormes possibilidades de passar à fase seguinte. Um feito inédito, até para o Benfica.
Este jogo, a par dos quintos jogos das finais contra a Ovarense e o Porto foram as maiores enchentes que presenciei no pavilhão da Luz. Poderíamos tê-lo ganho não fosse a lesão do Carlos que escorregou no chão e fez uma rotura parcial de ligamentos do joelho.

Grandes noites de basket!!!

http://pelicanosaudade.blogspot.com/

Dandy

Manuel Costa:

Achei graça ao facto de colocares o Curado em "Baixo" quando o homem, curiosamente, até está de pé. Mas já se sabe, tudo é relativo.    O0

Viva o Benfica!

slutsky

Citação de: Dandy em 24 de Junho de 2007, 11:28

Manuel Costa:

Achei graça ao facto de colocares o Curado em "Baixo" quando o homem, curiosamente, até está de pé. Mas já se sabe, tudo é relativo.    O0

Viva o Benfica!

Bem visto!!!!  :2funny:  :2funny:  :clap1:

Dandy

Citação de: Manuel Costa em 24 de Junho de 2007, 11:36
limitei-me a fazer copy e paste

Não te estava a censurar... :)

O mais importante, mesmo, é descobrir e divulgar estas autênticas relíquias da nossa Glória. Esta equipa de basquetebol (84-85 a 95-96) teve o grande infortúnio de ter existido num país onde a cobertura dos "media" à modalidade era/é mínima e, não menos importante, numa altura em que as tecnologias de comunicação, tal como as conhecemos hoje (internet, câmaras digitais, telemóveis com registo de imagem), eram ainda um projecto no universo dos sonhos. A ser nos dias de hoje e noutro país, o arquivo de imagens e de audio desta equipa seria algo muito mais vasto e rico. O que permitiria, por exemplo, passar uma mensagem muito mais real e fiel aos menores de 30 anos.
   Por outro lado...esses mesmos motivos fazem de cada foto um momento muito especial e raro.    O0

Viva o Benfica!   

Manuel Costa

Lembro-me perfeitamente da desconfiança com que foi recebida a notícia de que o treinador do Imortal, Mário Palma, havia sido contratado pelo Benfica.
Nos 7 anos que esteve à frente da equipa, venceu 5 campeonatos, 5 ou 6 taças de Portugal e 5 ou 6 taças da Liga. Além disso, elevou a equipa a um patamar europeu inimaginável. Recordo que anteriormente ao Mário Palma, as provas europeias eram quase consideradas como um prémio para os jogadores das equipas melhor classificadas na época anterior.
Ainda assim, a desconfiança ia permanecendo. Nesses tempos ouvi de tudo. Ouvi, por exemplo, que com aqueles jogadores qualquer um ganharia (o que até podendo ser verdade, não retira mérito ao treinador porque, a ser assim, pelo menos não estragou). Cheguei a ouvir também que o grande mérito era do Mário Gomes pois ele é que seria a pessoa que preparava realmente a equipa. Enfim, tudo servia para menorizar a quota parte de responsabilidade do treinador no sucesso da equipa.
No início houve até desconfiança por parte dos seus colegas treinadores, nessa altura, ainda mais corporativistas do que actualmente.
Mais tarde, e apenas quando foi campeão pelo Estrelas da Avenida, vi-lhe ser reconhecido o valor que ele já há muito merecia.
Ao Mário Palma atribui-se uma frase que não será dele mas que era por si utilizada frequentemente. "O Ataque ganha jogos, a defesa campeonatos". Nem mais, era precisamente aí que residia o segredo do sucesso do Benfica. Defender até à exaustão. Ofensivamente, o valor do Lisboa e do Jacques garantiam o resto e atenção que não era fácil jogar contra equipas que preparavam defesas especiais a estes jogadores. Lembro-me que na altura os jogadores detestavam treinar 5-0 e o Mário Palma repetia "Treino é repetição".
No banco, ele não era apologista de grandes rotações, achava que quebrava o ritmo de jogo e julgo que não deveria ser fácil sentar aqueles grandes jogadores por largos períodos de tempo no banco quando, na verdade, eles cumpriam e muito bem.
A sua voz grossa e rouca era bem audível nos pavilhões. "Hey" era proferido por ele entre 35 a 45 vezes por jogo. Não raras vezes temi por ver uma apoplexia no banco do Benfica... e a equipa ganhava quase sempre.
Nesta foto, podemos ver o Mário Palma a dar indicações ao Lisboa (ou seria o contrário :) ), mas o mais habitual seria vê-lo a dar indicações ao Pedro Miguel, o jogador certinho, cumpridor à risca do plano de jogo.

http://pelicanosaudade.blogspot.com/2006/09/justia-tarda-mas-no-falha.html

expada

eeramos respeitados a nivel internacional, grande equipa

Bola7

Citação de: Manuel Costa em 24 de Junho de 2007, 08:54

Baixo: José Curado, Lisboa, Henrique Vieira, José Luís, Gameiro, Fernando Marques e Pedro Silva
então... :knuppel2: :knuppel2: :knuppel2: existiu o não existiu o base José Luis?.... :whistle2:

ismo

Citação de: Scorpio_86 em 21 de Junho de 2007, 17:02
Citação de: Bola7 em 21 de Junho de 2007, 16:56
Citação de: Eagle Fly Free em 21 de Junho de 2007, 16:56
Faltou a esta equipa um título europeu. Seria notável.  :slb2:
pedes pouco... :-X
O Basquetebol português é uma brincadeira quando se coloca basquetebol europeu em geral ao lado...é só ver a champion's de basquetebol e fica-se abismado...
Quanto a mim gosto mais do basquetebol europeu que o norte americano pois ainda se conserva todas as regras...NBA é show-off apesar de bonito prós olhos...á conta disso a selecção norte americana tá farta de levar ratadas nos jogos olimpicos...

Momento de humor?

ismo

Citação de: Bola7 em 21 de Junho de 2007, 11:26
Do desporto não profissional?...talvez...grande equipa sim senhor...

Não profissional? lol.. ainda bem que nao vivemos só dos títulos dos "profissionais"..

nucleopn

Citação de: ednilson em 21 de Junho de 2007, 11:40
Belos momentos vivi com essa equipa....................ainda eu jogava................e apanhava esses craques nos campos de férias de Basket...............Lisboa, Vieira, Plowden, Jean Jaques, José Carlos Guimarães, Luis Silva, Seixas, Pedro Miguel.............Baltasar Galheto e Calado (estes 2 nem vocês devem saber quem são)...........perdoem se esqueço alguém........... :slb2:

o Calado! claro q sei! o tipo q me arranjava bilhetes para ver os grandes jogos europeus! Colega de fac de um primo meu, e q mais tarde jogou / treinou o Pinhalnovense (treinavam no mm pavilhao onde eu dava aulas de E.F.)

nucleopn

Citação de: Bola7 em 25 de Julho de 2007, 14:26
Citação de: Manuel Costa em 24 de Junho de 2007, 08:54

então... :knuppel2: :knuppel2: :knuppel2: existiu o não existiu o base José Luis?.... :whistle2:

SUPER COROADO! MEU PROF NA FACULDADE

o Benfica na alma  :slb2:

Elvis the Pelvis

Grande enorme equipa. Era muito puto quando essa equipa do Benfica bombava, e nunca fui ver ao vivo ao Pavilhão da Luz, mas lembro-me que via os jogos todos em casa(principalmente apartir de 92 ou 93).
Já repararam noutro promenor interessante, as modalidades ditas amadoras em Portugal só foram fortes quando o Benfica foi forte. Nos últimos anos, com o enfraquecimento do Benfica, e o domínio dos corruptos, essas modalidades(basket, hóquei, etc), chegaram ao ponto onde estão hoje, que é o descrédito total.