Futebol Formação: Infantis [2007-2008]

Deolhão

Eu digo-te Punk_Holligan...porque há prospectores/observadores que não têm ética nem valores quando querem referenciar um miúdo do belenenses ou querem os contactos dos pais. Há formas de tratar destas coisas de forma elegante e com nobreza no trato com os dirigentes, coordenadores e treinadores desse clube.
Por isso é que por vezes os tais dirigentes se comportam dessa forma. Com diálogo aberto, franco e verdadeiro tudo se pode tratar e ás vezes basta um pouco de bom senso que é o que por vezes falta. Eu já assisti a maneiras deselegantes de tratar destes assuntos com pelo menos 2 miúdos, por isso sei do que falo.
Em breve o Rui Águas saberá como proceder para implementar um manual de boas maneiras no abordar destes jovens e expulsar os traidores que por lá ainda andam, enviando informações de jogadores referenciados para os nossos rivais...é só esperar mais uns dias... :boxing: :boxing: :boxing:

Benfiquista do Seixal

O grande problema de que enferma a formação do Sport Lisboa e Benfica tem a ver com a falta de uma liderança forte e perfeitamente definida para todos os agentes envolvidos no fenómeno Futebol.

É perfeitamente inadmissível que ninguém saiba ao certo quem é o responsável por este Departamento do Clube:

- Rui Águas ou Manuel Ribeiro ???

A partir daqui e perante este cenário, tudo se desenrola em espiral, e nos processos de selecção de atletas, como sejam infantis ou iniciados, os diversos observadores / prospectores muitas vezes vão observar jogadores sem terem um dossier completo sobre o historial daquele atleta, o que os leva muitas vezes a fazer as mesmas perguntas N vezes aos pais sobre o trajecto desportivo do mesmo. Tudo isto é sinal de grande desorganização num departamento tão importante como este.

Nisso, os nossos rivais parecem bem mais organizados, sobretudo porque têm em Aurélio Pereira a figura maior, e aquela que decide em última instância sobre todo e qualquer atleta.

Espero que Rui Costa possa muito em breve definir de uma vez por todas todo o organigrama do futebol juvenil, sem tibiezas nem contemplações!!!

Saudações Benfiquistas

Punk_Hooligan

Antes de mais, o responsável é  Rui Águas.

Depois, há observadores, como eu sou, que começaram a fazer uma observação de um jogo normal. Enviam relatório, quem recebe processa-o e se a nota for boa envia-se um prospector para observar e dar o aval à contratação. Obviamente que os PROSPECTORES têm de ter um historial mais completo e conhecer melhor os jogadores que um observador. Até porque um observador faz aquilo por gosto e amor ao clube, um prospector ganha dinheiro, como o Valido. E pouco não ganham...
AH! O Valido foi o que foi posto fora das instalações do Belenenses e tava apenas a ver um jogador iniciado (se não me engano) emprestado pelo Benfica. Conheceram-no, ameaçaram-no e quase o agrediram lá. Isto é razoável? Quero é que aqueles filhos da puta desçam e nunca mais se levantem.
Pro Sporting eles abrem as pernas todas e pro Porto têm um acordo da formação... é só merda e o Benfica ainda lhes empresta jogadores.

Belém...uns merdas que nem água potável têm nos balneários onde joga a formação. Que cambada...

Benfiquista do Seixal

Caro Punk Hooligan

Não me parece que seja assim tão linear essa liderança do Rui Águas. Infelizmente para a nossa formação. São já diversos os casos em que o choque de "lideranças" tem sido evidente.

Quanto á questão dos observadores e ou dos prospectores não terem uma informação completa do trajecto do atleta e tentarem junto dos pais indagarem mais informações, também lhe posso dizer ser verdade, por conhecer um caso real em que tal aconteceu.

Espero que tudo mude, e que algum compadrio e tráfico de influências deixem de existir na nossa formação. Sobretudo no que a empresários diz respeito!!!

p.s. sobre o Belenenses estou plenamente de acordo consigo. Tráfico de influências, falta de respeito por atletas, condições miseráveis, enfim, uma vergonha

Saudações benfiquistas

aavik

Não tenho o conhecimento que demonstram acercam dos prospectores e observadores do nosso clube, nem da organização e liderança do mesmo, mas posso-vos dizer, por experiência própria (ninguém me contou, passou-se comigo...), que os nosso dois rivais, estão uns furos à frente no tratamento dado aos atletas referenciados / sondados. Fiquei mesmo abismado com a diferença de abordagem, tratamento, organização entre os outros dois e o nosso clube. Infelizmente!...

zerocool

Citação de: Deolhão em 16 de Julho de 2009, 17:31
Eu digo-te Punk_Holligan...porque há prospectores/observadores que não têm ética nem valores quando querem referenciar um miúdo do belenenses ou querem os contactos dos pais. Há formas de tratar destas coisas de forma elegante e com nobreza no trato com os dirigentes, coordenadores e treinadores desse clube.
Por isso é que por vezes os tais dirigentes se comportam dessa forma. Com diálogo aberto, franco e verdadeiro tudo se pode tratar e ás vezes basta um pouco de bom senso que é o que por vezes falta. Eu já assisti a maneiras deselegantes de tratar destes assuntos com pelo menos 2 miúdos, por isso sei do que falo.
Em breve o Rui Águas saberá como proceder para implementar um manual de boas maneiras no abordar destes jovens e expulsar os traidores que por lá ainda andam, enviando informações de jogadores referenciados para os nossos rivais...é só esperar mais uns dias... :boxing: :boxing: :boxing:
aki está uma das razões para maruta e carraça terem sido mandados embora!!!!
à mto tempo já tinha falado nisto, mas maruta e carraça são supra-sumos por estas bandas.

emFormação

A questão das fugas de informação no caso de miúdos referenciados é, a meu ver, uma falsa questão. Com a rede de observação de que SLB e SCP dispõem, varrem-se facilmente as várias zonas do país, identificando-se prematuramente os valores que despontam em colectividades mais pequenas. O que faz a diferença é a maneira como os miúdos são tratados à posteriori, pois é raro o miúdo que o Benfica observa e o SCP não, e vice versa.

No20__

Citação de: emFormação em 20 de Julho de 2009, 20:26
A questão das fugas de informação no caso de miúdos referenciados é, a meu ver, uma falsa questão. Com a rede de observação de que SLB e SCP dispõem, varrem-se facilmente as várias zonas do país, identificando-se prematuramente os valores que despontam em colectividades mais pequenas. O que faz a diferença é a maneira como os miúdos são tratados à posteriori, pois é raro o miúdo que o Benfica observa e o SCP não, e vice versa.
A questão é o momento em que se vai abordar o jogador, pois já não se pode optar por observar mais uns jogos de certo atleta. A maioria das vezes vai o Benfica e depois passado 1 dia, miraculosamente lá está o lagartão a fazer a oferta...

emFormação

Citação de: No20__ em 21 de Julho de 2009, 02:16
Citação de: emFormação em 20 de Julho de 2009, 20:26
A questão é o momento em que se vai abordar o jogador, pois já não se pode optar por observar mais uns jogos de certo atleta. A maioria das vezes vai o Benfica e depois passado 1 dia, miraculosamente lá está o lagartão a fazer a oferta...

Bufos há nos dois lados e, sinceramente, aquilo que concluo é que se criam mitos, mitos esses que não passam de generalizações de situações pontuais.
Nem o Benfica nem o Sporting fazem ofertas sem observarem os jogadores. Digamos que mesmo que o Benfica veja um jogador, e isso sabe-se no outro lado da 2ª circular, quanto muito o jogador é convidado a participar num treino. E quem diz o Benfica diz o Sporting, é quase impossível blindar essas observações.
Muitas vezes é um colaborador, ou mesmo um simples adepto, que vê o observador x no campo y e alerta os responsáveis para esse facto, outras são os pais que falam com os directores/treinadores sobre o interesse do clube no filho (e por acaso esses responsáveis estão ligados a grande, como acontece em quase todos os clubes de Lisboa)... há tantas maneiras de se saberem as coisas, não vamos ser paranóicos ao ponto de ver infiltrados em todo o lado.
O que faz a diferença na maioria das vezes não é ver primeiro ou falar com os pais primeiro, é como se tratam as pessoas, quais as expectativas criadas, etc. Isso é que podíamos aprender com os lagartos, eles aí dão-nos de avanço.

aavik

Como referi num post atrás, e como muito bem refere o emFormação, a diferença de tratamento, a abordagem, as expectativas criadas é que fazem a diferença. Infelizmente nesta àrea estamos bastante atrás da concorrência. E como também já referi anteriormente, isto é algo que ninguém me contou....aconteceu comigo.

Doblen

Eu vi um video no youtube e vi um miudo que joga no nosso benfica que pensoque tem uma grande qualidade em relação á idade... 5 Anos de grande talento... Yoann Gonçalves...
http://www.youtube.com/watch?v=jfO-UtbA7jI

Se me pudessem dizer mais alguma coisa... ficava agradecido...  ABRAÇOSSSSSS

belar

Caros amigos é inconcebível que existam treinadores no nosso clube que não tenham o curso de treinador, começa logo aí.
SÃO DOS INFANTIS C e D
Penso que o curso serve para alguma coisa.

Didiman

Citação de: Benfiquista do Seixal em 20 de Julho de 2009, 03:23
Caro Punk Hooligan

Não me parece que seja assim tão linear essa liderança do Rui Águas. Infelizmente para a nossa formação. São já diversos os casos em que o choque de "lideranças" tem sido evidente.

Quanto á questão dos observadores e ou dos prospectores não terem uma informação completa do trajecto do atleta e tentarem junto dos pais indagarem mais informações, também lhe posso dizer ser verdade, por conhecer um caso real em que tal aconteceu.

Espero que tudo mude, e que algum compadrio e tráfico de influências deixem de existir na nossa formação. Sobretudo no que a empresários diz respeito!!!

p.s. sobre o Belenenses estou plenamente de acordo consigo. Tráfico de influências, falta de respeito por atletas, condições miseráveis, enfim, uma vergonha

Saudações benfiquistas

Claro que se fala com os pais, e não há problema nenhum com isso.
O problema é como se fala com eles, sobretudo sem os iludir.
Estou a ver que sou colega do Punk Hooligan :)
Ainda esta semana falei com os pais de um miúdo, para pedir data de nascimento, contacto do pai, enquanto o filho estava a jogar.
O problema é falar directamente com o miúdo, isso nunca fiz, ou mesmo falar com os pais à frente dos miúdos. Isso eu evito, porque depois começam a fazer filmes e é mau para o miúdo.
E mesmo os pais por vezes fazem filmes, como já aconteceu comigo, onde apesar de explicar que só queria o contacto para se no futuro realmente tivermos interesse no filho, entrar em contacto com os pais.
A mãe nessa mesma semana, dizia no clube que o filho ia jogar no Benfica...E por causa dela, talvez esse clube deixe de ser simpático, por culpa da desbocada da mãe.
Também existem outros clubes que nos recebem muito bem, também este fim de semana fui colocado na Tribuna Vip pelos dirigentes do clube da casa.
Também sei de histórias de observadores entrarem balneário adentro para falarem com os miúdos, sem qualquer autorização, como se aquilo fosse tudo do observador e isso não é na minha opinião uma maneira correcta de trabalhar e representar o Benfica.

Somo grandes, enormes mesmo, mas temos de mostrar respeito por todos.
E como falamos de crianças, temos de ter uma noção exacta da realidade e não prometer nada.

fish

Citação de: Didiman em 15 de Setembro de 2009, 11:32
Citação de: Benfiquista do Seixal em 20 de Julho de 2009, 03:23
Caro Punk Hooligan

Saudações benfiquistas

Claro que se fala com os pais, e não há problema nenhum com isso.
O problema é como se fala com eles, sobretudo sem os iludir.
Estou a ver que sou colega do Punk Hooligan :)
Ainda esta semana falei com os pais de um miúdo, para pedir data de nascimento, contacto do pai, enquanto o filho estava a jogar.
O problema é falar directamente com o miúdo, isso nunca fiz, ou mesmo falar com os pais à frente dos miúdos. Isso eu evito, porque depois começam a fazer filmes e é mau para o miúdo.
E mesmo os pais por vezes fazem filmes, como já aconteceu comigo, onde apesar de explicar que só queria o contacto para se no futuro realmente tivermos interesse no filho, entrar em contacto com os pais.
A mãe nessa mesma semana, dizia no clube que o filho ia jogar no Benfica...E por causa dela, talvez esse clube deixe de ser simpático, por culpa da desbocada da mãe.
Também existem outros clubes que nos recebem muito bem, também este fim de semana fui colocado na Tribuna Vip pelos dirigentes do clube da casa.
Também sei de histórias de observadores entrarem balneário adentro para falarem com os miúdos, sem qualquer autorização, como se aquilo fosse tudo do observador e isso não é na minha opinião uma maneira correcta de trabalhar e representar o Benfica.

Somo grandes, enormes mesmo, mas temos de mostrar respeito por todos.
E como falamos de crianças, temos de ter uma noção exacta da realidade e não prometer nada.

Acho que fundamentalmente um observador dos grandes, neste caso do nosso Benfica, deve ter respeito por 3 partes: a criança, a sua família / pais, mas também pelo clube onde essa criança joga.
E em relação a este último ponto, parece-me que muitas vezes isso não acontece. Há muitos observadores que falam com os pais, alguns chegam a falar com os miúdos, "perseguem-nos", prometem-lhes mundos e fundos, e esquecem-se que do outro lado há um clube que também deve ser respeitado, que tem direitos sobre a formação do atleta, que teve gastos com a sua formação, que tem dirigentes e seccionistas "carolas" que com muito sacrificio pessoal e profissional, contribuem nas suas horas de descanso.

Por isso é que por muitas atitudes que alguns observadores têm é que os clubes são menos simpáticos para com eles.

aguia d ouro

Citação de: zerocool em 20 de Julho de 2009, 12:56
Citação de: Deolhão em 16 de Julho de 2009, 17:31
aki está uma das razões para maruta e carraça terem sido mandados embora!!!!
à mto tempo já tinha falado nisto, mas maruta e carraça são supra-sumos por estas bandas.
no tempo do maruta a formaçao do benfica funcionava so quem nao gostava dele eram os pais frustrados pois dava valor a quem realmente merecia nao como alguns que so dao valor a quem lhes aqueça as maos e sabem bem do que falo