Luisão

Defesa, 45 anos,
Brasil
Equipa Principal: 15 épocas (2003-2018), 538 jogos (47659 minutos), 47 golos

Títulos: Campeonato Nacional (6), Taça de Portugal (3), Supertaça (4), Taça da Liga (7)

PabloElMago10

Não há coragem para o sentar.

Gugans

Citação de: PSantiago88 em 15 de Janeiro de 2017, 20:16
Citação de: Layman em 15 de Janeiro de 2017, 19:36
Alguém me pode apontar as falhas de ontem do Luisão?

A questão não pode ser colocada assim. Apesar de ele ontem ter estado mal, não se pode colocar ênfase apenas nos erros individuais, naquilo que qualquer leigo na matéria consegue identificar como "falha".

O problema do Luisão é que prejudica a forma de jogar da equipa como colectivo. É demasiado lento para este modelo de jogo do Benfica, que exige uma defesa alta e a jogar próxima da linha média. Qualquer bola nas costas é um perigo e, por causa disso, a linha defensiva está constantemente mais profunda do que aquilo que devia estar permitindo ao adversário receber e enquadrar nas costas dos nossos médios. É um problema que se nota pouco com o Fejsa em campo, mas com o Samaris é muito mais visível. É ver a diferença de rendimento do grego com a dupla Jardel-Lisandro comparado com o jogo de ontem.

Além do mais, jogar com o Luisão atira o Lindelöf para o lado onde constrói pior e ficamos limitados nessa fase porque, como é bom de ver, o Luisão é chutão para a frente ou toque para o lado.

Por fim, o Luisão sempre foi bastante duro de rins e, com o passar dos anos, isso não melhora, sendo que agora está cada vez mais faltoso. Ontem praticamente todos os lances que disputou fez falta, a perda de velocidade é por demais evidente.

Mas o pior de tudo é que temos melhor no plantel. Muito melhor, aliás, e é isso que incomoda. Está à vista de todos.

:bow2: :bow2:

paulocc

se nem para 1 boavista serve não percebo a opção queimando 3 jogadores muito superiores

m20

Citação de: Layman em 15 de Janeiro de 2017, 19:57
Citação de: m20 em 15 de Janeiro de 2017, 19:54
Citação de: Layman em 15 de Janeiro de 2017, 19:46
Citação de: zumbamar em 15 de Janeiro de 2017, 19:40

Nao fazer nada de jeito sempre que a bola não vai ter com ele?
Vais ter que ser mais explícito.
Aos 38 minutos podíamos ter passado a jogar com 10, já que o Luisão decidiu fazer um disparate que merecia cartão vermelho.
É por isso que é fraco? :o

E não, não merecia vermelho.
lol.

JP.

Citação de: PSantiago88 em 15 de Janeiro de 2017, 20:16

A questão não pode ser colocada assim. Apesar de ele ontem ter estado mal, não se pode colocar ênfase apenas nos erros individuais, naquilo que qualquer leigo na matéria consegue identificar como "falha".

O problema do Luisão é que prejudica a forma de jogar da equipa como colectivo. É demasiado lento para este modelo de jogo do Benfica, que exige uma defesa alta e a jogar próxima da linha média. Qualquer bola nas costas é um perigo e, por causa disso, a linha defensiva está constantemente mais profunda do que aquilo que devia estar permitindo ao adversário receber e enquadrar nas costas dos nossos médios. É um problema que se nota pouco com o Fejsa em campo, mas com o Samaris é muito mais visível. É ver a diferença de rendimento do grego com a dupla Jardel-Lisandro comparado com o jogo de ontem.

Além do mais, jogar com o Luisão atira o Lindelöf para o lado onde constrói pior e ficamos limitados nessa fase porque, como é bom de ver, o Luisão é chutão para a frente ou toque para o lado.

Por fim, o Luisão sempre foi bastante duro de rins e, com o passar dos anos, isso não melhora, sendo que agora está cada vez mais faltoso. Ontem praticamente todos os lances que disputou fez falta, a perda de velocidade é por demais evidente.

Mas o pior de tudo é que temos melhor no plantel. Muito melhor, aliás, e é isso que incomoda. Está à vista de todos.

Concordo quando dizes que não as falhas individuais em si, mas eventuais falhas táticas, ou alterações na estrutura tática, em prejuízo da equipa. Vê-se isso muito no Lisandro, que é um jogador com graves falhas táticas, mas que até é um jogador muito vistoso tecnicamente, dando a ilusão que faz grandes cortes, quando são, muitas vezes, consequências de mau posicionamento ou outras falhas táticas.

Mas voltando ao Luisão, não vejo grandes falhas individuais ao nível técnico, vejo um jogar bastante comprometido taticamente a nível individual, e não vejo qualquer alteração no modo de jogar da equipa. Acho, sinceramente, que essa ideia de que ele obriga a equipa a jogar recuada é um mito! Veja-se os jogos, mostre-se em que momentos a equipa é obrigada a jogar recuada. Eu vejo precisamente o contrário. Vejo a equipa a jogar muito subida, vejo a linha de defesas sempre muito perto do círculo central quando a bola está no meio campo contrário. Vejo, inclusivamente, o Luisão a tentar interceptar muitas bolas ainda no meio campo adversário (não estou a discutir se o faz com sucesso ou não, mas se está lá, é sinal que a defesa está lá próxima). Vi muito jogos esta época em que temos a linha de avançados num extremo do círculo central e a linha defensiva no outro extremo, com a equipa a defender muito compacta e muito subida. E com o Luisão em campo!

Isto para dizer que acho um mito dizer-se que o Luisão em campo obriga a defesa a jogar recuada. Apenas isso que estou a contrariar.

Por outro lado, concordo quando dizes que está cada vez mais faltoso. Pelo menos, tenho essa impressão, sem qualquer dado estatístico que o possa comprovar. Há que analisar o porquê de isso acontecer: responsabilidade individual ou coletiva?

A sua titularidade é responsabilidade do treinador e, de certeza, envolve muitos outros fatores além deste que aqui escrevi. No entanto, é muito difícil discutir isso aqui no fórum, pouca gente escreve posts com algum conteúdo, sem ser os típicos e ridículos "tem que ir para a reforma" e "vaca sagrada", que só merecem desprezo.

Franciscored

Com muito respeito, mas quando penso no Luisão só me vem à cabeça este gif:

Batuta Vermelha

R_Mendes

Apesar da idade parece um jovem ainda!
Aquele dos primeiros jogos com o manto sagrado

7 Megabytes

Citação de: Gryffindor em 15 de Janeiro de 2017, 02:35
Mas alguém é capaz de me explicar se o Luisão joga por decreto?

"Luisão tem sido o meu companheiro desta caminhada" - Luís Filipe Vieira.

Gryffindor

Citação de: 7 Megabytes em 15 de Janeiro de 2017, 22:49

SLBCARLOS

este e que o departamento medico nao o segurou..............

Bola7

sempre pode acompanha-lo nas viagens a Londres ou á China...

minimix

Citação de: Bola7 em 16 de Janeiro de 2017, 10:03

sempre pode acompanha-lo nas viagens a Londres ou á China...
Chiuuuuuu, ainda jogava o Jorge Mendes ao lado do Lindelof...

Batuta Vermelha

Olha dizem que o girafa e um grande parceiro para a suecada, e daqui a china são muitas horas para matar.......

darkwolf

creio que a substituição neste jogo diz muito. Jardel e Lindelof para o Tondela.