Luís Filipe

Defesa, 46 anos,
Portugal
Equipa Principal: 3 épocas (2007-2008, 2009-2011), 40 jogos (2783 minutos), 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça da Liga (1)

kemosabe

Temos de apoiar é um jogador com valor - mas precisa de estar com confiança, o que não tem tido devido a toda a pressão à sua volta...
Força luis filipe!

Bekambol

É um jogador muito concentrado e muito profissional. Mas, como outros no BENFICA não é um super jogador, um muito bom jogador. mas que no meu entender nos pode ser util.

Zlatan

Citação de: saldanha em 02 de Agosto de 2007, 00:58
Em Portugal, é o melhor a seguir ao Bosingwa. Não ha dinheiro para belettis...portanto.

Qualquer um mete o nelson no banco.

Como é ?  :2funny:

Pedro

luis filipe n é jogador pa grandes pois sente o peso da camizola ...

Slayer

Citação de: Zlatan em 08 de Março de 2008, 15:27
Citação de: saldanha em 02 de Agosto de 2007, 00:58
Em Portugal, é o melhor a seguir ao Bosingwa. Não ha dinheiro para belettis...portanto.

Qualquer um mete o nelson no banco.

Como é ?  :2funny:
:2funny: :2funny:

sanfinense

Citação de: Wampyro em 07 de Março de 2008, 15:06
Luis Filipe: ""Sócios ainda vão olhar para mim de outra maneira"


Luís Filipe. Defesa-direito quase comprometeu a passagem do Benfica aos oitavos-de-final da Taça UEFA, ao ficar ligado ao segundo golo do Nuremberga. Admite que foi um dos piores momentos da carreira. Manuel Cajuda foi um técnico que o marcou, tendo também aprendido com Jesualdo
Uma vez que o Benfica está sobretudo interessado em assegurar o segundo lugar no campeonato e uma entrada na Champions League, qual é a importância que tem para a equipa e para o treinador este jogo da Taça UEFA?

O Benfica está concentrado em todas as competições em que participa. De igual forma e com o mesmo empenho.

Mas esta derrota frente ao Getafe prejudica esse objectivo...

É mau. Torna a nossa tarefa mais difícil para o jogo da segunda mão. Mas vamos fazer tudo para inverter o resultado em Espanha e passar a eliminatória. Provámos que temos equipa para isso.

Em dez anos passou de extremo--esquerdo muito promissor e talentoso a lateral-direito assobiado pelos adeptos. O que é que aconteceu?

Quando jogava a extremo-direito, as coisas correram, realmente, muito bem. Mas era um extremo-direito à moda antiga, estava muito fixo na linha e a determinada altura o futebol passou a ter outras exigências, pede mais diagonais. E a minha evolução, como extremo, nunca se deu nesse sentido. E, portanto, tive de me adaptar a outra função...

E os assobios? Há quem lhe reconheça talento mas, também, desmotivação, alguma falta de raça, como se, por vezes, deixasse de estar no jogo. Aceita?

Os assobios só apareceram no Benfica. Noutros clubes, nomeadamente, no Braga nunca fui assobiado, fiz até boas épocas.

O que é que mudou?

Tento muito encontrar uma solução para o que se está a passar. Tenho a noção perfeita de que posso fazer muito melhor. Mas também julgo que é evidente que as actuais condições da equipa não estão a ajudar os jogadores do ponto de vista da afirmação individual. Por outro lado, a primeira imagem conta muito e tenho de admitir que o meu primeiro jogo com a camisola do Benfica não me correu bem. Depois, a imprensa também tem criticado muito e é natural que os sócios sejam influenciados pelo que ouvem e lêem. De maneira que quando vão para o estádio levam já uma imagem feita dos jogadores. E, no meu caso, levam sempre uma imagem negativa que é difícil contrariar.

Já vão com uma ideia feita, quem quer ver defeitos vê mesmo. É isso?

Exactamente, é isso. Não direi que a culpa é só dos adeptos, é com certeza minha, porque o primeiro jogo não me correu bem. Era um jogo importante, a contar para a Liga dos Campeões, com o Copenhaga, mas não correu só mal a mim - não correu bem a ninguém. Mas, enfim, só eu posso mudar as críticas. E a melhor forma é abstrair-me dessa

situação e de toda essa envolvência.

Não está a conseguir?

Não tem sido fácil. Sinto alguma tristeza, porque ninguém gosta de ser assobiado por tudo e mais alguma coisa.

Acha que é um bode expiatório?

Não. É uma expressão demasiado forte. Aliás, não me sinto vítima, não

gosto desse papel, como não gosto do papel do coitadinho. Gostaria muito que os sócios acreditassem que não desaprendi de jogar à bola, que um passe errado é perfeitamente aceitável, que todos falham, que a insatisfação natural pelos resultados da equipa como um todo não deve ser canalizada apenas para os meus erros, mas só eu posso alterar isto abstraindo-me da pressão.

Tem as costas largas ...

Que remédio tenho eu...

Como disse, fez boas épocas no Braga. O que é que tinha no Braga que não tem no Benfica?

É mais o que não tinha. No Benfica, há uma pressão muito maior do que em Braga. Em Braga podemos falhar, aqui não. E quando um jogador sabe que pode falhar, falha muito menos. Reconheço a minha culpa. Devia abstrair-me disso. Vou ter de ultrapassar esta situação. Se os adeptos puderem ajudar, vendo também as coisas pelo meu lado, muito melhor. Porque sei que tenho valor para fazer mais. Eu e toda a equipa. Não sou o único - todos os jogadores se estão a ressentir individualmente pelo facto de o todo estar a viver momentos menos bons. Todos os jogadores baixam de rendimento.

E o treinador é que é o responsável pelo futebol da equipa...

Somos todos.

Ele têm-no ajudado sempre que há assobios?

Claro. Continua a apostar em mim, sempre que necessário e esse sinal é muito importante. Mais não pode fazer.

Conversam sobre a contestação dos sócios?

Não, até porque os jogadores já são adultos. Têm de saber ultrapassar

estas fases. Ajuda-me nos treinos e dá-me um voto de confiança sempre

que me manda jogar.

Assinou com o Benfica por quatro anos. Se continuar a ser assobiado, pondera sair ou aceitaria ser emprestado no final da época?

De maneira nenhuma. Não faz sentido ser emprestado porque os sócios se manifestam contra. Acredito que posso ser uma mais-valia para este clube. Acredito que os sócios ainda vão olhar para mim de uma maneira diferente. E é isso que espero. E enquanto tiver esta certeza, vou continua a lutar porque gosto de estar no Benfica. Vou dar tudo por este clube na esperança de mudar a opinião das pessoas que me criticam.

O lance do encontro com o Nuremberga, que permitiu aos alemães empatarem o jogo foi uma falha de concentração?

Julgo que não. Podia ter deitado a bola para fora mas pensei que estava sozinho e, nesse caso, se tivesse feito isso seria um disparate. A bola veio do Leo, vejo que os centrais hesitam e eu, de costas, a correr em direcção à baliza, fico com a sensação de que não estou a ser pressionado.

Quando percebeu, desejou ter um buraco onde se enfiar...

Temos de carregar com as consequências.

Foi o pior momento da sua carreira?

Foi um dos piores. Também já marquei um autogolo, por exemplo. Mas é evidente que não quero voltar a passar por aquele sofrimento. Foi especial porque era um jogo a eliminar mas só acontece a quem está lá dentro. Sente-se um grande alívio quando, depois, as coisas correm bem.

Esperava um campeonato tão pouco disputado relativamente ao líder?

O Benfica tentou sempre encontrar solução, mas o FC Porto tem os seus méritos. Tentamos melhorar diariamente, mas do lado de lá também há jogadores com igual vontade de ganhar. Algum dia, isso irá mudar.

O segundo lugar já está assegurado?

Não. Faltam alguns jogos difíceis que é preciso ganhar, mas só dependemos de nós próprios.

Conhece bem Jesualdo Ferreira, do Braga...

Aprendi com Jesualdo Ferreira algumas coisas. Sobretudo no que diz

respeito ao posicionamento defensivo porque estava apenas a jogar a minha segunda época como lateral.

O treinador mais marcante foi...

Talvez Manuel Cajuda. Acreditou em mim depois de regressar de Espanha, numa altura em que, como jogador, estava um pouco desacreditado.

Em Braga viveu a fase mais feliz da sua carreira até agora...

Sim, quer na primeira que lá estive quer na segunda. Da primeira vez, abriu-se a porta do Sporting, a gora, a do Benfica.

Foi o primeiro a marcar um golo no Alvalade XXI...

Recordo-me bem desse golo. Foi na minha terceira época, depois de nas

anteriores não ter estado nada bem com o Bölöni. Nessa época, treinava o Fernando Santos. Foi um jogo contra o Manchester United, um jogo muito especial com toda a envolvência - foi na inauguração do estádio. Foi muito marcante.

Quais são as principais diferenças entre o Benfica e o Sporting?

O Benfica mexe com muito mais gente.

A camisola do Benfica pesa mais?

Julgo que sim. Onde quer que se vá tem muito mais gente. É-se muito mais reconhecido na rua.

A massa associativa leonina é mais paciente, ou não?

É isso. Quem chega ao Benfica sente logo que há uma exigência. Tem de ganhar e não critico porque o Benfica é isso mesmo, representa muitos troféus e é natural que os sócios exijam muito.

É benfiquista?

Em criança era muito benfiquista mas com o profissionalismo passamos a olhar de maneira diferente para o futebol. Mas não escondo que gosto muito do Benfica.

Em Janeiro de 2007 podia ter ido para o Anderlecht...

O Braga não deixou...

Teria aceite...

Naquela altura, sim, porque não se podem perder oportunidades. Mas os clubes não chegaram a acordo e depois, felizmente, acabou por aparecer o Benfica.

Teve também convites do FC Porto...

Sim, mesmo antes de ir para o Sporting houve essa possibilidade e já comigo no Sporting essa hipótese manteve-se, num acordo que passaria pela troca de alguns jogadores. Também quando estava em Braga falou-se no interesse do FC Porto, mas neste caso nunca percebi se surgiu algum contacto oficial.

É dos poucos jogadores que tem frequência universitária e insiste em tirar uma licenciatura. A fisioterapia vai ser o seu futuro?

É a minha grande aposta depois de acabar a carreira, que é por enquanto a minha prioridade. Estou matriculado na Escola Superior de Tecnologias de Saúde e vou fazendo o curso passo a passo. Este trimestre fiz apenas uma cadeira.

Nunca chegou à selecção A. Já perdeu a esperança de ser internacional?

Enquanto jogar, tenho o direito e a legitimidade de acreditar que posso lá chegar, mas sei que é difícil porque os colegas que lá estão têm muito valor.

Se não conseguir é uma frustração?

Não. De maneira alguma me sinto frustrado por isso.

se ele acredita!!!!!!!!!!!!!!!!

Força Luís Filipe  o teu sucesso  e o nosso sucesso. 

npedrosa

Se ele acredita que consegue melhorar...  ainda bem para ele e para o benfica, mas ele que me desculpe por ter maior fê em me sair o euro-milhões para a semana, do que ver o L.Filipe ganhar as qualidades que eu gostava de ver num defesa direito.

As dúvidas aumentam depois de ler coisas como:

CitaçãoO lance do encontro com o Nuremberga, que permitiu aos alemães empatarem o jogo foi uma falha de concentração?

Julgo que não. Podia ter deitado a bola para fora mas pensei que estava sozinho e, nesse caso, se tivesse feito isso seria um disparate.

Um defesa têm que ter sempre noção de onde está e quem está na sua zona, mais que não seja através de avisos do guarda-redes/companheiros de equipa, ou será que quando o Quim gritou "TENS UM NAS COSTAS", o L.Filipe disse "TENHO É UM DOIS"  :angel:

JO SLB

Fonix, tavas também caladinho! tú és bom mas é para jogar no carcavelos!

Shoky

Citação de: npedrosa em 08 de Março de 2008, 23:26
Se ele acredita que consegue melhorar...  ainda bem para ele e para o benfica, mas ele que me desculpe por ter maior fê em me sair o euro-milhões para a semana, do que ver o L.Filipe ganhar as qualidades que eu gostava de ver num defesa direito.

As dúvidas aumentam depois de ler coisas como:

CitaçãoO lance do encontro com o Nuremberga, que permitiu aos alemães empatarem o jogo foi uma falha de concentração?

Julgo que não. Podia ter deitado a bola para fora mas pensei que estava sozinho e, nesse caso, se tivesse feito isso seria um disparate.

Um defesa têm que ter sempre noção de onde está e quem está na sua zona, mais que não seja através de avisos do guarda-redes/companheiros de equipa, ou será que quando o Quim gritou "TENS UM NAS COSTAS", o L.Filipe disse "TENHO É UM DOIS"  :angel:

Rir para não chorar mesmo...
Enfim...
Assim evitou o disparate...Parabens Génio... :cheerleaders:

KingSize

Li a entrevista do Luis Filipe e cada vez me dá mais pena este jogador não ter "aquela" qualidade para o Benfica, pois mais uma vez reafirmo que me parece um excelente individuo.

LeoG

Citação de: Amsterdam em 08 de Março de 2008, 13:17
Citação de: Luxemburguês em 07 de Março de 2008, 19:34
Aleluia!!!!
fds!!!
até que enfim!!!!
já não era sem tempo!!!!
Tava a ver que não se fazia homem!!!
No domingo vai jogar de caralho!!!

Ora ai está  :metal:


Força Luis Filipe.... :metal:

:drunk: :slb2: assim é que é !!! amanhã vou tar lá para aplaudi-lo a ele e aos outros. merece apoio o rapaz, ao menos este não veio para o nosso clube a pensar já em outros. boa atitude, espero que tenha equivalente resposta no campo!

Kampz

Citação de: Netsorcerer em 08 de Março de 2008, 14:57
Só tem paralelo em Rojas. No que concerne a laterais, Escalona, Dudic, Charles, Harkness, Pesaresi ou Cristiano, alguns dos piores jogadores da história do Benfica, eram seguramente melhores.

Também não exageremos...

m20

Citação de: KingSize em 09 de Março de 2008, 02:02
Li a entrevista do Luis Filipe e cada vez me dá mais pena este jogador não ter "aquela" qualidade para o Benfica, pois mais uma vez reafirmo que me parece um excelente individuo.

acho exactamente o mesmo, ja o referi aqui varias vezes  O0 ;)

sete

NÃO MERECE JOGAR NO BENFICA, :slb2:

BC

Ainda te encontras, aqui? Tu como és tão bom jogador, não tens guia de marcha..