Telma Monteiro - Judo (- 57 Kg)

paulomaia1972

Subir para a estrutura do clube
Esta e o Pimenta fazem falta nos quadros do clube

JM21

Mais do que ninguém, merecia estar presente em Paris 2024.

Força, Telma!

The Eagle 10

Acho que deveria colocar um ponto final na carreira, mas o Benfica devia lhe dar um lugar de destaque dentro da estrutura das modalidades no toca ao Judo.

RPicareta

Acho que não custava ir ao GP de Portugal para o ano e sair aí. Já o disse antes.
Quanto a meter na estrutura, sei o que pode dar em termos simbólicos, não em termos práticos.
E quanto à estrutura, vamos ver o que será a secção no pós-Telma...

zefo

Acabou a carreira. Dar o merecido premio por nunca nos trair. Temos de mostrar ao porco do Évora que é gratidão.

RPicareta

Citação de: zefo em 12 de Agosto de 2024, 18:52Acabou a carreira. Dar o merecido premio por nunca nos trair. Temos de mostrar ao porco do Évora que é gratidão.

Há link?

zefo

Citação de: RPicareta em 01 de Setembro de 2024, 16:45
Citação de: zefo em 12 de Agosto de 2024, 18:52Acabou a carreira. Dar o merecido premio por nunca nos trair. Temos de mostrar ao porco do Évora que é gratidão.

Há link?
Não. Porque a Telma não terminou. Apenas já não tem cabedal para ser atleta. Deve ser este ano ou próximo

fdpdc666

Judoca Telma Monteiro confirma final da carreira olímpica.
Decisão sobre o futuro vai ser conhecida depois do Campeonato Nacional de equipas.

FOTO: Gabi Juan/European Judo

Telma Monteiro encerrou o seu percurso olímpico ao não se apurar para Paris2024, confirmou esta quarta-feira a judoca, que remeteu uma decisão sobre o seu futuro para depois do Campeonato Nacional de equipas.

"Na próxima semana tenho o Campeonato Nacional de equipas, no qual vou representar o Benfica e, depois, a partir daí, vou ver qual vai ser o meu futuro", começou por declarar a medalhada de bronze nos Jogos Olímpicos Rio2016.

A judoca falava aos jornalistas na sede do Comité Olímpico de Portugal (COP), onde hoje decorreu a segunda jornada do Fórum Nacional de Atletas, organizado pela Comissão de Atletas Olímpicos (CAO).

Depois de não ter conseguido apurar-se para os seus sextos Jogos Olímpicos -- seria a primeira mulher portuguesa e a primeira judoca a nível mundial a consegui-lo -, a quatro vezes vice-campeã mundial e seis vezes campeã europeia admitiu hoje que o seu percurso olímpico terminou.

"[Já tinha decidido que] os Jogos Olímpicos de Paris seriam os meus últimos Jogos, seria o meu último ciclo olímpico, portanto, isso é uma decisão que já está tomada", afirmou.

Apesar de ter falhado o apuramento para Paris2024, Telma Monteiro esteve na capital francesa a convite do COP, algo que, nas suas palavras, a ajudou a "fechar um ciclo emocional", transversal à recuperação da sua lesão - em novembro passado foi operada ao ligamento cruzado anterior, ao lateral interno e menisco -, de "uma forma muito positiva".

"Sinceramente, eu fui com algum receio de ser emocionalmente muito forte para mim, porque era uma coisa ainda muito recente na altura. Eu tinha acabado de não conseguir qualificar-me por todo o processo que eu tive, com a minha lesão. Portanto, era bastante emotivo. Eu fiquei a um combate, uma vitória de conseguir qualificar-me de forma direta e, portanto, estava com receio, mas a experiência que eu tive nos Jogos Olímpicos foi mesmo muito, muito boa", assumiu.

A judoca do Benfica conseguiu "estar alegre" através dos seus colegas e viver toda a experiência olímpica, o que foi "algo muito bom do ponto de vista emocional" e psicológico para si.

"Quando fui à Aldeia Olímpica, foi um dia difícil para mim. Emocionalmente, acho que foi a única coisa que foi realmente muito difícil, quando estive na Aldeia Olímpica, e pensar que queria ter estado lá como atleta, mas todo o resto da experiência que eu tive junto dos atletas, junto da seleção nacional de judo, vi a Patrícia [Sampaio] ser medalhada [nos -78kg], vi outras conquistas de outros amigos no judo internacional, então acabei por encerrar este ciclo emocional de uma forma muito boa", completou.

O convite para estar na capital francesa foi-lhe endereçado por José Manuel Constantino, o presidente do COP que morreu em 11 de agosto, dia de encerramento de Paris2024.

"Não foi só um presidente muito especial, muito próximo dos atletas, mas era uma pessoa muito sensível. Eu já tinha tido uma lesão antes, já tinha sido operada antes, ao joelho, a outra lesão, e ele já me tinha dito que se eu não fosse, que ele me levaria. Eu sempre disse 'não, mas eu vou conseguir'. Era uma pessoa mesmo muito especial, muito próxima de nós, com quem podíamos falar de uma forma muito simples, muito direta e fiquei sensibilizada, mas, sendo ele a pessoa que era, sabíamos que isso podia acontecer e foi muito especial esse convite", concluiu.

Lusa

Croissant

Uma atleta incrível, sempre a somar medalhas. Houve poucas como elas no Judo, e não me refiro só ao Judo Nacional. A Telma estava constantemente ano após ano sempre a somar durante anos a fio, não era daquelas atletas que tem 3 ou épocas boas.

HB

Citação de: Croissant em 16 de Outubro de 2024, 15:32Uma atleta incrível, sempre a somar medalhas. Houve poucas como elas no Judo, e não me refiro só ao Judo Nacional. A Telma estava constantemente ano após ano sempre a somar durante anos a fio, não era daquelas atletas que tem 3 ou épocas boas.

É verdade, deve ser quase inédito mesmo a nível internacional o que ela tem feito, conseguir esticar a carreira até uma idade tão avançada mas mantendo-se a um nível bastante elevado, no judo isto não é nada fácil, a maior parte dos atletas nesta modalidade aos 30 e poucos já têm o seu corpo tão fustigado com lesões que abandonam a carreira ou caem abruptamente de nível, é uma modalidade muito dura do ponto de vista físico.

Croissant

Citação de: HB em 16 de Outubro de 2024, 16:51
Citação de: Croissant em 16 de Outubro de 2024, 15:32Uma atleta incrível, sempre a somar medalhas. Houve poucas como elas no Judo, e não me refiro só ao Judo Nacional. A Telma estava constantemente ano após ano sempre a somar durante anos a fio, não era daquelas atletas que tem 3 ou épocas boas.

É verdade, deve ser quase inédito mesmo a nível internacional o que ela tem feito, conseguir esticar a carreira até uma idade tão avançada mas mantendo-se a um nível bastante elevado, no judo isto não é nada fácil, a maior parte dos atletas nesta modalidade aos 30 e poucos já têm o seu corpo tão fustigado com lesões que abandonam a carreira ou caem abruptamente de nível, é uma modalidade muito dura do ponto de vista físico.

Nada mesmo. E nem é só pelas lesões, a física do corpo humano joga contra ti.

A tua capacidade de explosão perde-se muito com a idade, não consegues manter um plateau muito elevado de BPMs durante muito tempo consecutivo numa competição.

Eu já tenho 44 e os cintos castanhos de 15+ anos com o peso aproximado ao meu ou com mais já me começam a mandar ao chão com alguma frequência  (sem a minha cooperação) porque eles estão ali em constante explosão durante os 4 minutos de randori e não tens como fisicamente igualar a explosão deles durante vários combates seguidos.

"Ah e tal, fazes estratégia e tentas cansar a malta nova." é muito bonito, mas o pessoal jovem tem aquela agressividade e força que tens de estar sempre em constante resistência ou és literalmente arrastado para o chão :rir:

_Huji_Slb

RPicareta

Citação de: Croissant em 16 de Outubro de 2024, 17:12"Ah e tal, fazes estratégia e tentas cansar a malta nova." é muito bonito, mas o pessoal jovem tem aquela agressividade e força que tens de estar sempre em constante resistência ou és literalmente arrastado para o chão :rir:

Tentar cansar a malta nova é uma teoria gira, dita por quem ou nunca entrou no tatami ou já saiu à tanto tempo que não se lembra do que por lá se passa!

Não fosse o físico a Telma tinha ido aos Jogos porque a Toprak (no Mundial), não teve outro argumento para lhe ganhar que não o físico.

RPicareta

Citação de: _Huji_Slb em 18 de Outubro de 2024, 14:26Já devia ter saido mais cedo

Se calhar é verdade, por outro aos 38 anos e não fosse um joelho maroto e chegava aos Jogos no top-20 da IJF. É ir ver os rankings para ver quantos andam por lá há tanto tempo...