Cristián Rodríguez

Avançado, 40 anos,
Uruguai
Equipa Principal: 1 época (2007-2008), 36 jogos (2950 minutos), 7 golos

Ibrahim

«Qual a Liga que mais admira?

A inglesa e a espanhola, mas estou muito bem aqui e não quero ir para lado nenhum, só quero renovar.»

http://dn.sapo.pt/2007/12/21/dnsport/entrevista_a_cristian_rodriguez_o_be.html

Patrone

eles fizeram essa pergunta justamente para amanhã fazerem capaz a dizer "Rodriguez quer Chelsea" ou "Rodriguez espera por Real".. É o jornalismo português.

ZeldricO

Eu não percebo, a maioria das pessoas aqui fala como se o C.Rodriguez já tivesse saído. O Benfica é um grande clube e o jogador é que tem de procurar e esforçar-se para renovar e não só o clube. Ele já disse que queria ficar logo agora é uma questão de negociar, e quanto + rápidos são feitos os negócios, normalmente são sempre os piores, por isso é preciso calma e conversa. Paciência....

klik

Tem uma qualidade que não esperava, Execelente cabeciador , entra de cabeca com grand determinação o que as vezes falta ao Cardozo nesse aspecto.

em 4 golos 3 são de cabeça. e na 1 parte teve uma entrada de rompante de cabeça tb.

the.lowlight

Parece cansado comparativamente aos primeiros jogos...mas a qualidade está lá. A pausa vem a calhar para descansar..

Covenant

Citação de: the.lowlight em 21 de Dezembro de 2007, 04:48
Parece cansado comparativamente aos primeiros jogos...mas a qualidade está lá. A pausa vem a calhar para descansar..

Pré época foi algo que ele não teve. Pensem nisso. O0

Corrosivo

Uma excelente entrevista do Cristian:

Entrevista a Cristián Rodríguez: "O Benfica é melhor que o FC Porto e vamos ultrapassá-los"

ALEXANDRA TAVARES-TELES
ANDRÉ CARRILHO (imagem) 

Está a negociar o contrato com o Benfica. Já há acordo?

Todos sabem que existem negociações, mas neste momento só posso dizer que tenho vontade de ficar no Benfica.

O seu empresário disse que gostaria de ver a questão resolvida até ao final do ano...

Estou à espera. Mas quero que as coisas se resolvam o mais rápido possível para ficar tranquilo.

Quando começaram as negociações para uma eventual renovação?

Não sei. Sei apenas que tenho mais um ano de contrato e que tenho vontade de continuar. Gostava de ficar no Benfica mais tempo, mas não depende apenas de mim.

É verdade que o Paris Saint-Germain ainda tem uma parte do seu passe?

Não, é completamente mentira. O passe pertence ao meu empresário.

Quando soube que vinha para o Benfica, que informações recolheu junto de Pauleta, seu colega no PSG?

Quando as negociações começaram, estava com a selecção do Uruguai a participar na Copa América e o Pauleta ligava-me para me dizer que o Benfica é uma boa equipa. Mas também já sabia disso, porque em França há muitos portugueses adeptos do Benfica. Gostava de ver Pauleta no Benfica?

Sim. Pauleta é um bom amigo, um bom jogador e seria óptimo que ele estivesse aqui.

O convite do Benfica foi o único convite português?

Foi. Não tive mais qualquer proposta.

E conhecia algo do futebol português?

Sim, conhecia um pouco através do que me dizia o Carlos Bueno, que jogava no Sporting e falava do vosso futebol.
Rui Águas disse recentemente que você é um futebolista que joga à Benfica. Concorda?

É um elogio que gosto de ouvir e fico contente por poder contribuir para as vitórias do Benfica.

Mas sabe o que é jogar à Benfica?

Começo a aprender. O Benfica é um clube muito grande, é um clube com mística tal como o Penãrol, o maior clube do Uruguai e onde tive o privilégio de jogar. São clubes de uma grandeza enorme, que exigem muita dedicação e que levam milhares de adeptos aos estádios.

É considerado, por alguns, como o melhor reforço desta temporada em Portugal. Como reage?

Gosto que se diga isso, é bom ver que estão atentos. Mas estou aqui no Benfica determinado a fazer o melhor pelo clube.

Esse elogio não traz demasiada responsabilidade a um jogador tão jovem?

Sinceramente, sinto que estou preparado para esta pressão e para esta responsabilidade.

Estava consciente de que em Portugal era um desconhecido e que certamente os adeptos não esperavam tanto de si?

Não sei se era desconhecido. É verdade que no Paris Saint-Germain não joguei muito, mas jogava na selecção e, a partir do momento em que comecei a jogar mais jogos, muitas equipas ficaram interessadas em mim.

Que lhe disse Luís Filipe Vieira na primeira conversa que tiveram?

Foi uma conversa normal. A primeira conversa que tive com ele foi quando assinámos o contrato e nessa altura pediu-me que ajudasse o Benfica a ser campeão. E eu estou a tentar cumprir.

Fala-se muito castelhano no balneário do Benfica [Maxi Pereira, Andrés Diaz, Cardozo, Bergessio e Di María]. Isso cria divisões no balneário?

Não. Isso acontece em todas as equipas porque é mais fácil falarmos com quem fala a nossa língua do que com quem fala de uma maneira que não entendemos tão bem. Mas isso não é grave. O que importa é a união dentro do campo.

Com que jogadores se dá melhor no Benfica?

Com Maxi, por ser uruguaio e porque temos uma boa amizade, que já vem de trás, designadamente da selecção.

E dos portugueses, quem distingue?

Não posso distinguir ninguém, porque só nos estamos a conhecer agora. Mas parecem-me todos boas pessoas.

Qual é a sua verdadeira posição? Extremo-esquerdo ou número 10?

Jogo pela esquerda, pela direita. No Benfica e na selecção jogo mais pela esquerda. No Paris Saint-Germain jogava pela direita.

Em que posição se sente melhor?

Sinceramente não tenho preferência, jogo do lado que o treinador desejar.

O Benfica está agora a dez pontos do líder FC Porto. Acredita que o campeonato está perdido?

O campeonato não está perdido. Ainda faltam muitos jogos. Há um mês estávamos muito perto do FC Porto, agora estamos mais longe. O futebol é assim. Quem nos diz que dentro de um mês não voltamos a estar perto do FC Porto?

Mas teoricamente o Benfica tem uma segunda volta mais difícil, porque tem de ir jogar a Alvalade ao Dragão...

Concordo, mas em casa ou fora jogamos sempre onze contra onze, não é? O Sporting empatou em nossa casa e o FC Porto ganhou. Por que razão não conseguiremos vencer lá também? Temos mais que valor para isso.

Como analisa o Sporting e o FC Porto?

São duas grandes equipas, com bons jogadores. O FC Porto neste momento é líder porque está melhor e a jogar bom futebol.

Mas destaca algum jogador nesta boa carreira do FC Porto?

São todos muito bons.

Ricardo Quaresma é o melhor?

Não. Para mim é o Lucho.

Fucile é seu compatriota, mas joga no FC Porto. Conversam muito?

Sim. É natural que tal aconteça. Ele até brinca comigo devido ao avanço que têm sobre nós.

E o que lhe responde?

Que o Benfica é melhor do que o FC Porto e que vamos ultrapassá-los.

O Benfica foi eliminado da Liga dos Campeões, mas vai agora jogar a Taça UEFA. Quais são os objectivos para essa competição?

O Benfica joga sempre da mesma maneira, para ganhar. E na Taça UEFA queremos chegar o mais longe possível.

Rui Costa diz que o Benfica tem de lutar pela conquista da Taça UEFA. Também é essa a sua opinião?

Claro, mas temos de ter em atenção que todas as equipas querem ganhar ao Benfica devido à grandeza do clube. Por isso temos de fazer o máximo para não perder.

Camacho diz que os jogadores falam muito e traçam muitos objectivos. Concorda?

Depende de cada jogador. Sinceramente eu não sou muito de falar.

Como é a relação do presidente com os jogadores?

Ele está sempre muito presente. Fala mais com os portugueses do que com os outros, o que é normal. Mas tem uma relação normal com o grupo.

Os jogadores aconselham-se com Rui Costa?

O Rui Costa tem o peso próprio na equipa devido à sua trajectória, jogou em muitas equipas importantes e tem uma grande qualidade como jogador. É natural que os mais jovens, como eu, peçam conselhos. E ele ajuda, é um óptimo colega.

Jogou num dos maiores clubes franceses. O PSG é comparável ao Benfica?

São muito diferentes porque os campeonatos também são diferentes. Em termos de infra-estruturas, o Benfica tem muito melhores condições. Mas têm semelhanças no que diz respeito à dedicação da massa associativa, os dois levam milhares de adeptos a todo o lado.

Os jogadores latino-americanos começam a invadir Portugal - Fucile, Maxi Pereira, Lucho, Di María e Lisandro López, Cardozo. Acha que podem roubar o lugar aos brasileiros?

Não sei, posso falar apenas pelos uruguaios. Nós temos muita vontade de triunfar na Europa e de trabalhar para deixar as portas abertas a outros compatriotas.

Há algum jogador uruguaio que recomendasse imediatamente ao futebol português?

Vários. Diria ao Benfica para ir buscar alguns ao Peñarol.

Enzo Francescoli é um ídolo no Uruguai. Também é o seu?

Não, mas gosto muito dele. Não conheço pessoalmente, mas já falámos telefonicamente para marcar um jantar. Ele é mesmo um ídolo dos uruguaios.

Qual é o seu ídolo?

O meu pai. No futebol é Carlos Aguillera.

Quando ainda estava no Peñarol, de que jogadores portugueses já tinha ouvido falar? E até que ponto o futebol português é conhecido no Uruguai?

De Figo, Cristiano e Pauleta. São os mais conhecidos. Quanto ao futebol português, agora é mais conhecido porque há vários uruguaios a jogar em Portugal.

Kaká, Messi e Cristiano Ronaldo. Concorda com a escolha da FIFA e o terceiro lugar de Ronaldo?

A escolha foi boa. Cristiano está nos melhores do mundo, faz muito, mas os outros também são muito bons. Para mim foi correcto.

Kaká é então, para si, o melhor do mundo?

Sim, Kaká é o melhor. Mas Ronaldo é também muito bom.

É adepto do Peñarol. Já ouviu falar do célebre jogo de Tóquio entre o FC Porto e o Peñarol, jogado sobre neve em 1987?

Já ouvi falar desse jogo, mas só vi fotografias.

Por que razão o Uruguai nunca mais teve uma selecção tão forte como a dos anos 80?

O futebol mudou muito. O Uruguai era muito forte de espírito, muito combativo. Hoje, há mais equipas assim e nós temos de recuperar.

A selecção uruguaia tem mais valores individuais do que equipa. Concorda?

Não. O que se passa é que raramente jogamos juntos. Na Copa América, por exemplo, ficámos afastados da final por causa de um penálti.

O que pensa da selecção portuguesa?

Tem muita experiência e técnica. E capacidade para vencer o campeonato da Europa.

Já conhecia a selecção quando ainda jogava no Uruguai?

Como disse, no meu país passa muito pouca coisa de Portugal, só víamos mesmo as principais competições. E aí Portugal demonstrou que tem das melhores selecções do mundo.

Já viveu em Paris e agora em Lisboa, qual prefere?

Paris tem muitas vantagens e talvez prefira Paris, mas Lisboa também é uma cidade muito bonita, com a virtude de ser mais tranquila.

É conhecido por "Cebola". Quem lhe pôs o nome?

É o nome que o meu pai me chamava em criança. Quando fui jogar para França descobriram isso e passaram a chamar-me "Cebola".

A que prato tipicamente português já se rendeu?

Gosto muito dos vossos assados.

Não lamenta ter começado verdadeiramente a carreira internacional em Portugal, quando há ligas muito mais competitivas e rentáveis?

Não. No Paris Saint- Germain praticamente não jogava. Não foram tempos bons para mim e agora estou muito melhor. Não me arrependo de ter vindo para aqui.

Qual a Liga que mais admira?

A inglesa e a espanhola, mas estou muito bem aqui e não quero ir para lado nenhum, só quero renovar.

Tem origens italianas. Gostava de jogar em Itália?

Agora estou em Portugal.|

http://dn.sapo.pt/2007/12/21/dnsport/entrevista_a_cristian_rodriguez_o_be.html

iloy

se o LFV deixa o Rodriguez rasgo o meu cartao de socio.

fmb

bela entrevista de um grande jogador....

Marafado

Rodriguez é um bom jogador, ainda não é um grande jogador. Sê-lo-á assim que aprender a jogar ao primeiro toque e aperfeiçoar os "timings" em que solta a bola.
Penso que ainda poderia render mais jogando pelo meio, mas é só uma opinião.

raymanzarek

Aqui há dias, aquando da "hipotética" declaração polémica do "no final do ano fico ou vou para outro clube", eu avisei que se calhar estava desfasada do contexto. Logo começaram a ecoar as premonições mais pessimistas.

Agora com esta entrevista, as coisas ficam mais esclarecidas. É acompanhar de perto e começar a encetar negociações a sério, de modo a evitar telenovelas que só prejudicam o equilíbrio da equipa.

:slb2: :slb2: :slb2: :slb2:

Mialgia De Esforco

"estou muito bem aqui e não quero ir para lado nenhum, só quero renovar."

Há dúvidas?  ^-^

Red Globe

O LFV que não se apresse a exercer a opção para ficar com o Rodriguez e vamos ter um novo caso como o do Miccoli... :estrelas:

Tiago#30

Impressionante o jogo de cabeça deste rapaz. Mais uma vez importantíssimo na manobra da equipa.

Há que abrir os olhos e propor contrato quanto antes...

joaogomes

Citação de: Tiago#30 em 21 de Dezembro de 2007, 19:56
Impressionante o jogo de cabeça deste rapaz. Mais uma vez importantíssimo na manobra da equipa.

Há que abrir os olhos e propor contrato quanto antes...
:clap1: