Nelson Évora (Atletismo)

JM21

18/12/2007 ATLETISMO
Campeão do Mundo de Triplo Salto
Adidas convida Nélson Évora para jantar anual

Nelson Évora será um dos convidados especiais do Jantar Anual da Adidas, que se realiza na próxima sexta-feira, 21 de Dezembro, em Saragoça, Espanha.

Trata-se de mais uma forma de reconhecimento do mundo do desporto relativamente ao Campeão do Mundo de Triplo Salto.

http://www.slbenfica.pt/Informacao/Modalidades/Atletismo/Noticias/noticiasatletismo_atlnelsonevorajantar_181207_32300.asp

JM21

19/12/2007 ATLETISMO

Nélson Évora motiva jovens saltadores em Alcanena

O campeão mundial do triplo salto, Nelson Évora, integrou esta quarta-feira o estágio de juniores e Sub-23 do sector de saltos da selecção portuguesa de atletismo, em Alcanena, para motivar os jovens saltadores.

A visita à vila ribatejana da "referência" para os mais novos saltadores portugueses passou despercebida pela feira que decorria nas imediações do pavilhão municipal Carlos Calado.

«O título (campeão do mundo de triplo salto) veio reforçar a referência para os mais jovens, eu fico contente por isso e vim aqui dar o meu contributo para motivar e dar ânimo, porque devem ver que também por esta fase de construção e alguns também conseguirão», afirmou Nelson Évora.

De acordo com o atleta do Benfica, entre os 20 saltadores em estágio «há atletas bons», recordando que «alguns vão desistir por diversas razões» e salientando a importância de «chegarem a seniores com bons resultados, para bem do atletismo nacional». «Temos de saber fazer a associação entre os estudos e a competição muito bem, de vez em quando temos de fazer escolhas, espero que eles façam as acertadas e mostrem aquilo que valem», frisou Nélson Évora.

http://www.slbenfica.pt/Informacao/Modalidades/Atletismo/Noticias/noticiasatletismo_atlnelsonevoraalcanena_191207_32358.asp

JM21

"Vice" federativo recorda más condições de treino
PARA ÉVORA E NAIDE PREPARAREM JOGOS OLÍMPICOS

Os saltadores portugueses candidatos a medalhas nos Jogos Olímpicos de Pequim'2008 continuam com "situações deploráveis para treinar", considera Luís Leite, vice-presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, que lamenta o atraso no lançamento de uma oficina de treinos.

Em declarações à Agência Lusa, Luís Leite disse continuar "à espera" de que o Instituto do Desporto de Portugal (IDP) avance com o projecto, de que não tem notícias concretas "há sensivelmente um ano", isto enquanto Nélson Évora e Naide Gomes "continuam com muito más condições para treinar".

Luís Leite relembra que há um ano foi convocado para uma reunião no IDP, para explicar um projecto apresentado, na altura de custo calculado em cerca de 2,5 milhões de euros. "Os técnicos do IDP acharam que a proposta era muito interessante, mas entenderam que se devia logo corrigir o cálculo de custos para cinco milhões de euros", disse.

Segundo o presidente do IDP, Luís Sardinha, "os trabalhos de construção da nova infra-estrutura de treino do Jamor poderão começar ainda em 2008, se não houver qualquer vicissitude nos concursos".

"Já foi dito, clara e explicitamente. É um compromisso assumido publicamente. O IDP está a finalizar o plano de trabalhos, ficando a faltar os concursos públicos para o projecto, que contamos estar terminado ainda no primeiro trimestre de 2008 e, posteriormente, para a construção", afirmou Sardinha.

http://www.record.pt/noticia.asp?id=769201&idCanal=85

JM21

Évora tem pensamento em Pequim
CAMPEÃO PROMETE «DAR TUDO» NO DIA QUE INAUGUROU SITE PESSOAL

O atleta Nelson Évora garantiu hoje que o seu pensamento está centrado nos Jogos Olímpicos de Pequim e promete "dar tudo" para representar bem Portugal.

O campeão do Mundo do triplo salto garantiu que continua a encarar a competição da mesma forma depois de ter conquistado o título mundial.

"As pessoas querem sempre mais, estão agora mais atentas e querem medalhas. Vou dar o melhor e vejo as palavras das pessoas como incentivos e não exigências", afirmou o atleta durante a cerimónia de apresentação do seu novo sítio oficial na Internet.

"Não irei apostar forte nos Mundiais pois os treinos são intensos e não quero correr riscos. Vai ser uma passagem pelos Mundiais, para me proteger, e apostar tudo nos Jogos Olímpicos", explicou.

O atleta aproveitou a oportunidade para esclarecer que nunca pensou ir para Espanha e que continua a treinar nos estádios Nacional, da Luz e Universitário, todos em Lisboa, escusando-se a comentar a Oficina para atletas.

"Não quero falar mais nesse assunto. Eu já não vou apanhar a oficina, mas quando for concretizada eu sei que dei o meu contributo", afirmou.

Évora, que regressa à competição a 13 de Janeiro, na Taça de Saltos, em Pombal, inaugurou o site pessoal e foi também hoje considerado o número um mundial do triplo salto pela revista norte-americana Track & Field.

"O site foi-me sugerido antes do Campeonato do Mundo e serve para que possam acompanhar mais perto a minha carreira, conhecendo-me um pouco melhor. Vai ter notícias, agenda, palmarés, passatempos e vou tentar escrever todos os dias quando estiver em competição", disse.

O presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Fernando Mota, considerou que o atleta é uma referência positiva para os jovens, lembrando vários momentos difíceis na carreira.

"Tem vários desafios à sua volta, depois de um trajecto de dificuldades, lesões e alterações de disciplina. O ano de 2008 será uma página importante da sua carreira", afirmou Fernando Mota.

O dirigente recordou o palmarés do jovem atleta e manifestou confiança nas capacidades de Nelson Évora para ultrapassar todos os obstáculos.

"Apostámos nele para Atenas, quando vinha de uma lesão e assumimos o risco. Hoje é campeão do Mundo, olha a vida de outra maneira, está sujeito a desafios mais difíceis mas estou convencido que vai conseguir tomar as decisões correctas", defendeu, lembrando também a importância do técnico João Ganso.

http://www.record.pt/noticia.asp?id=769556&idCanal=85

JM21

Nelson Évora em entrevista vídeo ao Maisfutebol

Foi preciso um mês para Nelson Évora se habituar à ideia de que a medalha de ouro conquistada no triplo salto em Osaka, Japão, no final de Agosto, era mesmo sua, que os 17,74 metros percorridos em voo são uma realidade, que o recorde pessoal tinha sido batido, que entrava para a história do atletismo português como o primeiro atleta masculino a conquistar um Mundial.

Em entrevista ao Maisfutebol, Nelson Évora fala do passado recente e do futuro, que passa, exclusivamente, pelo melhor resultado nos Jogos Olímpicos de Pequim. É esse o seu grande desafio para 2008.

http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=897871&div_id=1451

JM21

Nelson Évora e a pista prometida pelo Governo: «Já não irei apanhá-la»

Mais uma medalha de ouro, desta feita inédita para o atletismo masculino português em Mundiais, não terá sido argumento suficiente para o Governo montar uma pista coberta que possa servir, em Lisboa, os vários campeões nacionais durante o Inverno. «Já não irei apanhar a Oficina de Treinos [Jamor], mas desde que seja construída e que eu possa ter contribuído para isso, já será bom para mim», perspectivou Nelson Évora, esta quinta-feira, por ocasião da apresentação do seu site oficial [ver peça à parte], esperando, também, que os seus resultados possam contribuir para acelerar o processo.

Nos primeiros dias de Setembro, aquando da apoteótica chegada a Lisboa, já de ouro ao peito, o secretário de Estado do Desporto, Laurentino Dias, prometera, então, que tudo seria feito para que o campeão português, e todos os outros conquistadores, prosseguissem em Portugal a preparação de Inverno que alguns optam por fazer em Espanha.

Três meses depois, tem à disposição as mesmas condições, ou seja, estádios Nacional, Universitário e da Luz, com a atenuante de o Benfica ter assegurado uma pista de 60 metros no interior do recinto, que, porém, teve de ser substituída após o atleta lesionar-se.

Nelson Évora não gosta de abordar o assunto «Oficina de treinos», por considerar que já se falou demasiado, mas acabou por admitir que é algo que o «deixa triste». Não será, todavia, por isso, garantiu, que Espanha servirá de casa. «Devo esclarecer que quando falei em ir para Madrid seria para desenvolver estudos biomecânicos, nunca me passou pela cabeça mudar-me.» Até porque, contou, está «a estudar Publicidade e Marketing» na Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa.

Depois de fechar 2007 com ouro, o campeão do mundo do triplo salto espera viver 2008 com o mesmo brilho. Ainda não tem o calendário de provas internacionais, mas o seu primeiro compromisso será em solo nacional, em Pombal, a 13 de Janeiro, aquando da Taça FPA [Federação Portuguesa de Atletismo] de Saltos.

http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=897237

JM21

Nelson Évora: «Nunca antes dei tanto de mim ao atletismo»

O campeão do mundo do triplo salto apresentou esta quinta-feira, em Almada, o site oficial www.nelson-evora.com, onde os «amigos» poderão conhecer melhor o seu dia-a-dia, um espaço, curiosamente, proposto pouco antes de conquistar a medalha de ouro em Osaka, Japão, numa altura em que apenas «queria saltar».

E saltou, 17,74 metros, um recorde pessoal e uma conquista para o país, naquela foi a primeira medalha de ouro de sempre do atletismo masculino português em Mundiais. «Nunca antes dei tanto de mim», garantiu Nelson Évora, no decorrer da apresentação do site, ao qual espera acrescentar «mais alguma coisa».

Como uma medalha nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, o seu principal objectivo - «Só tenho isso na cabeça», confessou. Antes terão lugar os Mundiais de Pista Coberta, uma competição de «passagem» (entre outros meetings), já que é demasiado «arriscado», na opinião do atleta do Benfica, apostar em duas provas de exigência máxima. «Envolveria riscos e eu tenho de proteger-me», justificou o campeão, que apostará, em exclusivo, nas Olimpíadas.

http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=897230

JM21

Nelson Évora: «Mundial coberto não será prioritário»
ATLETA PRONTO PARA APOSTAR TUDO NOS JOGOS OLÍMPICOS

Nelson Évora vai abrir a nova época no próximo sábado, na pista coberta de Pombal, na Taça FPA de Saltos. Será, segundo o seu treinador, João Ganço, apenas um teste à sua condição e uma oportunidade para medir a corrida de balanço. Os treinos têm corrido bem, sem problemas... a não ser a falta de instalações condignas.

"O Nelson está a treinar mais forte e mais tempo esta época, chegando a fazer treinos de três horas e três horas e meia", explica o treinador do campeão mundial de triplo-salto. "O objectivo tem sido o volume de trabalho e ele já está muito bem fisicamente. Ao mesmo tempo, temos procurado melhorar alguns aspectos técnicos. Mas a prioridade, este Inverno, está no volume de treino, razão pela qual não consideramos prioritário o Mundial de Pista Coberta [n.d.r.: Valência, 7 a 9 de Março]. Ele irá lá, até pode conseguir uma boa marca e uma boa classificação, mas o grande objectivo são os Jogos Olímpicos de Pequim, em Agosto", salienta ainda João Ganço, treinador do atleta do Benfica desde que este se iniciou na modalidade, ainda como infantil, depois das brincadeiras de rua com o seu filho, de quem era vizinho.

Depois da prova de sábado, em Pombal, Nelson voltará a competir no Nacional de Clubes (início de Fevereiro) e nos Campeonatos de Portugal (23 e 24 também de Fevereiro). Pelo meio, participará num meeting internacional: ou em Karlsruhe (10 Fevereiro) ou em Birmingham (16 do mesmo mês). "Depende do facto de o meeting na Alemanha ter ou não triplo-salto", explica João Ganço. "Este ano, dos principais meetings, são raros os que têm essa prova. "Todavia, o Nelson vai fazendo as provas sem pressa de chegar à melhor forma e essencialmente preocupado em não ter lesões. Isso é o principal", conclui.

http://www.record.pt/noticia.asp?id=770643&idCanal=85

JM21

14/01/2008 ATLETISMO
Em Pombal
Benfica vence a Taça FPA de Saltos e Nelson Évora realiza melhor marca mundial indoor (17m11)

Nélson saltou, este domingo, em Pombal pela primeira vez nesta época indor e, ao 2ª ensaio, obteve o registo de 17,11 metros. Esta marca obtida pelo atleta benfiquista campeão do mundo, coloca-o desde já na primeira posição do Ranking Mundial do triplo salto.

Colectivamente, o Benfica venceu o Troféu Nacional promovido pela FPA somando 3696 pontos, mais 96 que o Sporting (3600). O FC Porto obteve o terceiro lugar com 3487 pontos.

Recorde-se que apesar da vitória, a equipa masculina do Benfica não se apresentou completa já que os atletas Marcos Chuva (Junior) e Hugo Serra (Senior) não participaram por lesão.

Resultados Benfiquistas:

Taça FPA Saltos

S. Comprimento

3º Marcos Caldeira (Sen) - 7,26 m

S. Altura

1º Paulo Gonçalves (Sen) - 2,11m

3º Vitor Vilovsky (Jun) - 1,96 m

Triplo Salto

1º Nelson Évora (Sen) - 17,11 m

3º Marcos Caldeira (Sen) - 15.28 m (extra concurso)

7º Jorge Almeida (Sen) - 13.99 m

Salto com Vara

10º Rafael Lopes (Sen) - 3,70 m

No dia anterior, ainda na pista coberta em Pombal, a equipa masculina do Benfica classificou-se em 2º Lugar na Taça FPA de Velocidade e Barreiras e a equipa feminina, de regresso após vários anos ausente, classificou-se em 4º lugar devido à excelente participação das suas jovens atletas ainda em formação.

http://www.slbenfica.pt/Informacao/Modalidades/Atletismo/Noticias/noticiasatletismo_atltacafpasaltos_140108_32813.asp

JM21

João Ganço: «Ajuda a Nelson Évora é sempre bem-vinda»TÉCNICO REAGE AO PROTESTO DA "MONDO" EM SENTIDO POSITIVO

As declarações de João Ganço a Record, a propósito das condições de treino do seu pupilo Nelson Évora e publicadas no passado dia 9, geraram polémica.

Contactado por Record, o prof. João Ganço, treinador de Nelson Évora, mostrou-se surpreendido com o teor da carta da Mondo. Realçou que o atleta "nada tem a ver com o problema", tratado exclusivamente por si, tendo em vista proporcionar ao seu atleta as melhores condições possíveis de treino, sem no entanto pretender ferir susceptibilidades.

João Ganço mostrou-se também agradado por saber que a empresa continua interessada na resolução do problema, designadamente na instalação de uma caixa de saltos que tanta falta faz para a preparação de Inverno, tendo em vista o Campeonato do Mundo de pista coberta. "Tudo o que seja feito para ajudar a preparação de Nelson Évora é bem-vindo", conclui.

http://www.record.pt/noticia.asp?id=771525&idCanal=85

Baggy_29

Nélson Évora consegue melhor marca mundial do ano no salto em comprimento

Nelson Évora, campeão do Mundo de triplo salto, conseguiu este domingo a melhor marca mundial do ano no salto em comprimento ao saltar 7,96m, anuncia o site oficial do Benfica. A proeza foi alcançada nos Campeonatos Regionais de Inverno, que decorreram no Estádio Universitário de Lisboa e que o Benfica venceu em termos colectivos.

fonte: Mais Futebol

46Rossi

bodyrules

MUITO BEM!

GRANDE NÉLSON, QUEM TRABALHA E SE ESFORÇA É RECOMPENSADO!

Freire

JM21