Nelson Évora (Atletismo)

46Rossi

Citação de: Freire em 29 de Julho de 2008, 16:04
Nélson hoje no meeting do Monaco, ultimo antes dos JO.

Vai haver transmissão no eurosport a partir das 19H00 :)

Freire

Freire

joaoaria

Estes bimbos da Eurosport cortam o saldo do Nelson mesmo a meio!!!
:fight:
Que raiva, isto não é nada!

Freire

Faltta 1 salto, é 4º com 16.85

Freire

17.24 e passa para a frente

46Rossi

A merda dos francius não deram um único salto do Nélson, nem uma repetiçãozita... :tickedoff:

Freire

LEWIS, Randy 17.42 ganhou
EVORA, Nelson 17.24
VALUKEVIC, Dmitrij 17.20
TAMGHO, Teddy 17.19
SANDS, Leevan 17.09

Santolas

e, plos vistos, com o ultimo salto passou para a frente.

Freire

Citação de: Santolas em 29 de Julho de 2008, 21:12
e, plos vistos, com o ultimo salto passou para a frente.

Lewis ganhou no ultimo de todos os saltos.

46Rossi

Vá lá já deram uma repetição do último salto do Nélson... foi um bom salto...

pcssousa

Melhor marca pessoal da época, não é? isto promete...

46Rossi

«Em Pequim vou ser... kamikaze»

Évora ganhou Osaca com o equivalente a sete automóveis Smart juntinhos... E acha que para o pódio olímpico ainda é preciso mais

Éverdade, foi há oito anos – Nelson Évora esteve tentado a deixar o atletismo para ir jogar futebol para o Benfica. «O meu sobrinho Milton era um futebolista espectacular, com uma técnica fantástica. Disse-lhe que devia ir à procura de um sonho maior, respondeu-me que sim, se eu fosse com ele às captações que estavam a ser feitas no Estádio da Luz. Fui. Não, não era só para acompanhá-lo, era para jogar mesmo. Dei nas vistas, se calhar por causa da minha velocidade... Interessaram-se por mim, mas quando souberam que ainda não tinha a nacionalidade portuguesa, retraíram-se, que voltasse de novo, mas... eu percebi - e continuei no atletismo. Ah! O Milton agora joga futsal, já passou pelo Sporting e eu ando por aqui assim. No futebol talvez pudesse ser mais rico, mas não seria certamente tão feliz...»

Terça-feira, no Mónaco, fez o último teste antes de Pequim. Não, não ganhou – «isso também não era o mais importante», com 17, 24 metros foi segundo, atrás Randy Lewis, de Granada, que esta temporada já pulou 17,49. «Fiz a marca que fiz de uma forma muito natural, nada a forçar, era o que interessava. Agora, é limar uma ou outra aresta, descansar bem e ir à vida, ir ao sonho. Pode dizer-se que sim, que estive no Mónaco como tenho andado por aí, apesar de já ter ganho os meetings de Atenas e de Madrid – mais ou menos escondidinho, mas os sinais foram óptimos. Não, não sei como é que os meus adversários vão olhar para mim quando chegar a Hora H no Ninho de Pássaro, eu sei que gostaria de me ter encontrado já com o Idowu...»

Phillips Idowu, o extravagante inglês dos piercings e dos cabelos pintados de cores exóticas, saltou 17,58 metros em Birmingham, há pouco mais de meio mês, o melhor resultado de 2008. «É, eu tenho a 17º marca mundial, nada de especial. É bom que eles pensem assim... Só não sei se pensam... Sim, o Idowu já se considerou Super-Homem, quase toda a gente fala dele como favorito indiscutível. Para mim não é. Para mim em Pequim não há favoritos - quanto mais indiscutíveis! Aliás, até acho que o estado de confiança do Idowu pode ir muito contra ele. Não se podem fazer esse tipo de análises, de afirmações, sobretudo perante certos adversários, porque se está a motivá-los e isso pode ser perigoso... E se com isso ele acha que está a atemorizar-nos, duvido que resulte. O jogo psicológico, e no triplo há muito jogo psicológico, por vezes brutal, tem de ser feito lá, no momento, não é assim. Porque todos os atletas que vão a grandes competições sabem que o ranking não interessa nada. O que é que eu seria, então, capaz de dizer de mim? Olhe, por exemplo, que em Pequim eu vou ser... kamikaze. Porque não tenho nada a perder, nunca fui campeão olímpico, nunca ganhei uma medalha olímpica. Sim, sou campeão do mundo, mas os Jogos são os Jogos, é diferente, e eu devo ser o segundo mais novo entre os candidatos, o mais novo, e por pouquinho, é o cubano Arnie David Girat, que em Fevereiro fez 17,50...»

Medalhas a mais de 17,80

Com 17,74 metros – distância que equivale a seis... automóveis Smart todos juntinhos, já imaginou?! - Nélson Évora ganhou em Osaca o título mundial. Acha que isso poderá não chegar já para o pódio em Pequim. «As medalhas vão vender-se muito caras, não tenho dúvidas, talvez as três a mais de 17,80. Claro, claro que posso lá chegar. O que não significa garantir que lá chegue. Porque, para mim, para todos nós que sonhamos alto, tudo vai decidir-se naquele momento. Eu estou confiante, o resto se verá... Pressão? Nada! Só me dá motivação extra saber que quando estiver a preparar o voo, tenho um país inteiro a apoiar-me, que o trabalho que tinha de fazer foi feito. Se conquistar medalha, maravilha, se... se... for desilusão, olhe paciência. Mas, aconteça o que acontecer ficarei de consciência tranquila, porque fiz tudo o que era possível fazer, trabalhei muito para ir atrás da esperança...»

abola

46Rossi

Nélson Évora porta-bandeira

Nélson Évora foi nomeado pela chefia da Missão Olímpica para representar Portugal como porta-bandeira na cerimónia de abertura dos Jogos, em Pequim, no próximo dia 8.

O campeão do Mundo de triplo salto, de 24 anos, é um dos principais candidatos portugueses às medalhas nos Jogos Olímpicos, sucedendo na função ao judoca Nuno Delgado (Atenas-2004).

Nélson Évora é o quarto elemento do atletismo a ser escolhido para porta-bandeira, depois do malogrado Francisco Lázaro (1912) e de dois dos três campeões olímpicos nacionais, Carlos Lopes (1976) e Fernanda Ribeiro (1996).

abola

:ptflag: :ptflag: :ptflag: :ptflag: :ptflag: :ptflag: :ptflag: :ptflag: :ptflag: :ptflag: