Sven-Göran Eriksson

Treinador, (1948-02-05 - 2024-08-26),
Suécia
Equipa Principal: 5 épocas (1982-1984, 1989-1992), 241 jogos (163 vitórias, 48 empates, 30 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (1)

costapequeno

Citação de: Festivus em 26 de Agosto de 2024, 15:58
Citação de: GloriaEterna1904 em 26 de Agosto de 2024, 15:55Infelizmente não tive o privilégio de viver de perto essas glórias antigas com as quais o Mister nos premiou.
Fico feliz por ter sido homenageado ainda em vida tal e qual como merecia.

Que nós Benfiquistas possamos retribuir e honrar a sua história devolvendo a identidade e exigência com a qual o Mister viveu e tão bem compreendeu noutros tempos.

Que descanse em paz, bem merece!

Um dos grandes.
Nem eu tive. Pois nasci em 1990. As minhas memórias mais sólidas dele são como seleccionador inglês.

Mas claro que sempre soube que o Eriksson treinou o Benfica. É importante os pais contarem a história do clube aos seus filhos benfiquistas.

A inglaterra podia ter ganho o europeu em 2004 ou o mundial de 2006....tinha um grande onze,faltava melhor banco.

Foi por detalhes,os jogos com Portugal foram a penalties.



van33

Enorme Homem, Grande treinador! Fizeste-me muito feliz com o Benfica que me mostraste. Descansa em paz.

costapequeno

Citação de: bmuc79 em 26 de Agosto de 2024, 16:06Aconteceu o inevitável.
É uma lenda do clube que marcou uma era.

Como Benfiquista há 2 jogos  que jamais esquecerei e este Senhor o responsável.



Morre um bocadinho de tds nós.
Que descanse em paz.


Existe video do jogo completo desse porto-benfica?o dia de glória do cesar brito.

Quanto ao jogo do Arsenal Isaias é dos jogadores mais underated na história do Benfica....se jogasse no actual plantel era o craque da equipas.

Mas n aquela altura tinha jvp,paneira,thern,ricardo gomes,o rui costa,os russos na equipa.

Papaloukas

Descanse em paz, Mister! Até sempre!  :cry2:  :slb2:

Dandy







   Morreu Eriksson.

   Morreu o homem loiro e exótico que treinava o Benfica quando (eu) comecei a tomar consciência (ao som dos relatos que o meu Pai escutava, religiosamente, via rádio) de que havia um Universo Emocional chamado Benfica. Deixou-nos, portanto, o meu primeiro treinador do Benfica.

   Para quem não viveu esses tempos, será impossível (ou quase) captar aquilo que, muitos de nós, vivenciámos. Obviamente, tão-pouco Vos irei maçar com a enumeração do brilhante palmarés que Eriksson [ao longo de 05 (cinco) épocas] arrecadou para o Benfica. Para isso, para esse tipo de experiência aritmética e enciclopédica, não faltarão fontes credíveis e bem mais apelativas.

   Pelo contrário, para aqueles que não viveram os tempos do "Benfica de Eriksson", tentarei resumir alguns pormenores que (sendo mais difíceis de encontrar, num qualquer "zerozero") marcaram, para sempre, aquela criança que fui. É a minha modesta mas justa homenagem, numa tentativa honesta de perpetuar a sua memória, ao "Meu Treinador".

   Singelamente:


   » Eriksson foi o treinador que mais marcou a História do Benfica "a cores". Foi o precursor, em Portugal, do "Rolo Compressor" na sua versão "Technicolor". O seu inventor. Refundacional e futurista, nunca (em Portugal) coisa assim se tinha visto. Antes dele, só se conheciam hegemonias "a preto e branco". Disruptivo. Televisivo.

   » Eriksson foi o treinador estrangeiro, do Benfica, que mais rapidamente compreendeu e personificou a verdadeira grandeza do Benfica. O sueco era um grande treinador, sim, tal como o Benfica era/foi (outrora) um grande clube. Nomeadamente, na época em que Eriksson chega a Portugal. De forma sinérgica, clube e técnico estableceram uma indiscutível parceria e reciprocidade ao nível das vitórias ... mas, também/fundamentalmente, ao nível dos valores fundacionais e Históricos. Frase do sueco quando lhe pediram (em inglês) para descrever o Benfica: "Win! Win! Win!". Outra declaração para a História: "O segundo lugar não existe. Quando não vencemos, no Benfica, é um fracasso."
   Quer isto dizer, por outras palavras, que o Svennis foi um dos últimos vultos do Benfica ... à Benfica. Foi com Homens assim, invariavelmente, que se fez o Benfica à Benfica.

   » Eriksson era o Líder Sereno. O comandante loiro e tranquilo que todos respeitavam. Um sueco de estatura média e com ombros estreitos, acabado de chegar a Portugal, demonstrou que não era necessário gritar para transmitir liderança. Evidenciou que não eram precisos "Mind Games" para ser-se vitorioso. Inclusivamente, era educado e sorridente, num tempo de boçalidades crescentes. Como não amar e admirar o contraste? ... Como não ficar cativado? ...

   » Eriksson não somente devolveu, ao Benfica, o perfume europeu (entretanto) perdido ... como a sua saída, em 1992, assinalou o fim do Benfica com "Pedigree Europeu". Não por acaso, foi com o sueco que fomos pela última vez à final da "TCCE/UCL".

   » Pinto da Costa iniciou a sua presidência, no Porto, em 1982. Por outro lado, o Estádio do Dragão foi inaugurado em 2003. Durante este período, equivalente a mais de 20 (vinte) anos e que coincidiu com o período mais negro da "Verdade Desportiva" em Portugal ... Sven-Göran Eriksson foi o ÚNICO treinador do Benfica, repito, foi o ÚNICO treinador do Benfica que foi capaz de vencer nas Antas e de conquistar títulos (por via dessas vitórias). Não somente foi o único a fazê-lo, em mais de duas décadas, como foi capaz de fazê-lo por duas vezes:

   » 21 de Agosto de 1983, Porto 0 - Benfica 1 (final da Taça de Portugal, nas Antas, uma inolvidável vitória que ainda será falada daqui a mais de cem anos)

   » 28 de Abril de 1991, Porto 0 - Benfica 2 (vitória conquistada a escassas jornadas do final do Campeonato Nacional, de 1991, toda ela recheada de histórias extra-futebol ... num balneário intoxicado, via sabotagem prévia, com um ar irrespirável e poluente ... Guarda Abel ... apertões aos nossos dirigentes ...)
   Durante mais de 20 (vinte) anos, ir jogar às Antas era sinónimo de uma derrota ou da obtenção de um resultado que não nos daria qualquer título no final da época. Os jogadores tinham medo, eram incapazes de resistir ao clima de terror psicológico e físico que se vivia nas Antas (sob o signo de Pinto da Costa).
   A única excepção, durante todos esses anos, foi mesmo sob a batuta de um sueco calmo e diplomático. Um Homem que enchia os seus jogadores de Coragem ... perante as adversidades de índole desportiva e não só. Eriksson perdeu nas Antas e por diversas vezes, "no question about that", mas foi (durante mais de duas décadas de "campo muito inclinado") o único General que conseguiu colocar as suas tropas a jogar sem medo, naquele antro, e a vencer. Por aqui se vê como ele era respeitado pelos seus comandados/atletas ... pois é necessário sentir muito respeito, por alguém, para que esse alguém logre transmitir-nos Coragem.

   » A finalizar, vou contradizer-me em relação ao meu intróito (neste momento) e trarei à colação o palmarés de Eriksson no Benfica. Pois bem, aqui vai: posso dizer, com todo o orgulho, que Eriksson NUNCA conquistou uma Taça da Liga pelo meu Benfica. NUNCA. Entendedores entenderão.


   Por tudo isto, que são (apenas) algumas pontas soltas de que me fui lembrando nos últimos minutos ... um mero "Obrigado" não é suficiente.

   Por tudo isto, infelizmente, é mais do que evidente que morreu (hoje, também) um bocadinho de mim. Até sempre.

   Que em Paz descanses, Eriksson.

   Que em Paz descanses, Verdadeiro Benfica.





Alexandre1976

Aos poucos o verdadeiro Benfica está a desaparecer

Newlife

Será sempre imortal. Nós vivemos até ao dia em que morre a última pessoa que se lembra de nós.

Torgal

Nunca será esquecido. Obrigado ao clube por lhe ter dado a merecida homenagem.

Dealer 88

Citação de: Eduardo Gomes em 26 de Agosto de 2024, 17:15






Tanto Benfica nessas fotos.
Tenho saudades do nosso clube e das pessoas que davam tudo por ele...

Roy Kent

Eu quando vejo estas pessoas a partir, só me lembro de uma coisa, daqui 30 anos, que referencias do clube é que temos para mostrar?

Nestes últimos 30 anos, que treinadores referência temos? O único que se pode enquadrar é o Jesus, e é o que é.

Jogadores temos algumas referências, mas a continuar assim, não vamos ter daqui a 20 anos.

+1benfiquista

Mais uma lenda que nos deixa mas fica eternizada na história do clube.

Que descanse em paz.

casr26

O meu sentido tributo e condolências....um de nós...  :bow2:  :bow2:  :bow2:

Andris

Citação de: VigilanteGnu em 26 de Agosto de 2024, 12:41"O 2° lugar no Benfica não existe. Não ganhar no Benfica é um fracasso"

Sven Goran Eriksson
Deveria estar estampado no balneário.

Semper Fidelis