Sven-Göran Eriksson

Treinador, (1948-02-05 - 2024-08-26),
Suécia
Equipa Principal: 5 épocas (1982-1984, 1989-1992), 241 jogos (163 vitórias, 48 empates, 30 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (1)

Faroleiro

Citação de: raio em 13 de Setembro de 2024, 10:33Um dos treinadores mais importantes nos 120 anos de história do clube e o presidente anda a banhos e mamar martinis.

Por uma vez o Semen TV devia ser útil e aparecer nas férias do Banana para o filmar e confrontar sobre isso.

Elvis the Pelvis

Rui Costa não teve tempo na sua preenchida agenda para ir assistir ao funeral de um dos melhores treinadores da história do Sport Lisboa e Benfica. Por sinal, o treinador que o lançou na alta roda do futebol.

Faroleiro

Citação de: Elvis the Pelvis em 13 de Setembro de 2024, 11:21Rui Costa não teve tempo na sua preenchida agenda para ir assistir ao funeral de um dos melhores treinadores da história do Sport Lisboa e Benfica. Por sinal, o treinador que o lançou na alta roda do futebol.

Um autêntico rato.

Um autêntico ingrato.

Um autêntico mal-agradecido.

Um autêntico Benfiquista que chorou num amigável.

Um autêntico Banana.

Faroleiro

Citação de: fdpdc666 em 13 de Setembro de 2024, 11:28Toni presente no último adeus a Sven-Göran Eriksson.

https://www.record.pt/multimedia/fotogalerias/detalhe/toni-e-beckham-presentes-no-ultimo-adeus-a-sven-gran-eriksson-as-imagens-do-funeral-do-sueco?ref=HP_Ultimas
Resta saber se a título pessoal ou em representação oficial do Benfica.

Mas uma representação mais digna que pelo Seara, já que o Banana não apareceu...

fdpdc666

Citação de: Faroleiro em 13 de Setembro de 2024, 11:30
Citação de: fdpdc666 em 13 de Setembro de 2024, 11:28Toni presente no último adeus a Sven-Göran Eriksson.

https://www.record.pt/multimedia/fotogalerias/detalhe/toni-e-beckham-presentes-no-ultimo-adeus-a-sven-gran-eriksson-as-imagens-do-funeral-do-sueco?ref=HP_Ultimas

Mas uma representação mais digna que pelo Seara, já que o Banana não apareceu...

Que eu saiba não tem nenhum cargo, nem no Clube nem na SAD.
Logo, não tem "peso institucional" para representar nenhuma das duas entidades oficialmente.

Faroleiro

Citação de: fdpdc666 em 13 de Setembro de 2024, 11:38

Logo, não tem "peso institucional" para representar nenhuma das duas entidades oficialmente.

O que torna ainda mais escandalosa a "decisão" do Banana de não aparecer pessoalmente no funeral.

fdpdc666

Citação de: Faroleiro em 13 de Setembro de 2024, 11:39
Citação de: fdpdc666 em 13 de Setembro de 2024, 11:38

O que torna ainda mais escandalosa a "decisão" do Banana de não aparecer pessoalmente no funeral.

Tem mais que não fazer.

Reaseru_SLB

fdpdc666

A última carta de Eriksson: títulos do Benfica e 'particularidade' dos jogadores portugueses não foram esquecidos.
Treinador sueco morreu aos 76 anos e funeral realizou-se esta sexta-feira.

Antes de morrer, Sven-Göran Eriksson escreveu uma longa carta publicada na íntegra apenas ontem no jornal britânico 'The Telegraph', na véspera do funeral do antigo treinador que se realizou esta sexta-feira em Torsby, na Suécia. Na longa e emotiva mensagem, o sueco pediu várias vezes para que as pessoas celebrem a vida, recordou o percurso enquanto treinador e ainda contou algumas histórias.

"A vida é para ser celebrada. Sempre tive essa atitude", começou por escrever. "Desde que recebi a notícia de que tinha um cancro terminal, tem sido difícil. Houve dias em que me senti muito mal e outros em que me senti bem. No entanto, tentei sempre viver cada dia com um sorriso na cara. É preciso manter-se positivo", continuou, antes de realçar que foi muito feliz enquanto treinador.

"É claro que escrever um texto sobre a morte nos faz refletir. Tudo passou demasiado rápido. Para onde foi a vida? Mas há um pensamento que me vem sempre à cabeça. Uma das melhores profissões que se pode ter no mundo é a de treinador de futebol. Posso dizer-vos isto: 'Nunca me levantei de manhã e senti: 'Oh não, tenho de ir trabalhar outra vez". É claro que não se ganha todos os jogos e que, por vezes, a equipa joga mal. Claro que podemos ser muito criticados, mas isso não tem importância nenhuma. É ótimo estar nos treinos, a falar com os jogadores e tentar que evoluam. Quando 60 mil pessoas nos apoiam, isso dá-nos um enorme impulso".

Depois de assumir que não foi um "bom jogador", Sven-Göran Eriksson recordou então a carreira de treinador, sem esquecer o Benfica, onde esteve entre 1982 e 1984 e 1989 e 1991: "Gostei mais de treinar do que jogar. Tive a sorte de orientar várias equipas de um nível muito elevado. No IFK Gotemburgo, ganhei a Taça UEFA. Em Itália, com a Lazio, ganhei a Serie A e a Taça das Taças. Com o Benfica, em Portugal, ganhámos três vezes o campeonato e só perdemos 1-0 na final da Taça dos Campeões Europeus com o grande Milan. Houve outros grandes clubes e outras finais. Não foi um percurso mau".

Sven-Göran Eriksson lembrou também o percurso na seleção inglesa, revelando que foi "talvez o ponto mais alto da carreira" e que "se tivesse ganhado um Mundial" ter-se-ia reformado "para sempre". Contou depois uma história curiosa, com jogadores portugueses à mistura: "Também tive de aprender uma forma completamente diferente de orientar os jogadores em Inglaterra. Fiquei muito surpreendido quando estávamos no Japão para o Mundial'2002 e o Beckham veio ter comigo e perguntou se os jogadores podiam ir às compras. Nunca tinha ouvido os jogadores italianos perguntarem isso. Tornou-se um grande problema porque não se deixa os jogadores saírem sozinhos, especialmente com o Beckham. Os jogadores italianos e portugueses podem ficar horas a fio a conversar e a beber café. Os jogadores ingleses tinham de matar o seu tempo livre".

No final da mensagem, Sven-Göran Eriksson voltou a deixar o apelo para que as pessoas celebrem a vida: "A reação dos adeptos foi maravilhosa. Deu-me energia e positivismo. Chorei muito nos últimos meses. A maior parte, foram lágrimas de felicidade. Gostaria que as pessoas me recordassem como um bom treinador. A minha mensagem para todos seria: não desistam. Nunca desistam. E, por favor, não se esqueçam disto: a vida é sempre, sempre, para ser celebrada".

Por Record

https://www.telegraph.co.uk/football/2024/09/12/sven-goran-eriksson-final-message-always-celebrate-life/

HB

fdpdc666

Fernando Seara foi ao funeral de Eriksson: «Trouxemos um abraço do Benfica»
Presidente da mesa da Assembleia Geral dos encarnados prestou última homenagem ao sueco.

Foto: Reuters

Fernando Seara, presidente da mesa da Assembleia Geral do Benfica, esteve em Torsby, na Suécia, para assistir ao funeral de Sven-Göran Eriksson, antigo treinador dos encarnados que morreu a 26 de agosto.

"É o sentimento de uma vida vivida. Nas últimas 24h vivemos o sentimento de uma comunidade, a dedicação dos filhos, a partilha de amigos. Vim trazer o abraço das cenas de milhares de sócios do Benfica que há 42 anos o acolheram e que no dia 22 de abril o saudaram com emoção no Estádio da Luz. O senhor Eriksson revolucionou o futebol do Benfica, levou-me ao estádio. Sinto que as pessoas daqui sabem que o Benfica e Lisboa foram duas das suas paixões. Um dos grandes amigos disse-me na igreja que ele gostava muito de vinho Rosé, julgava que ele só gostava de branco. Foi um funeral bonito, leve e muito profundo porque percebeu-se que estes momentos foram sentidos. Trouxemos um abraço do Benfica. Ficou o meu cachecol perto do caixão. Cada um dos sócios do Benfica esteve aqui connosco", referiu à BTV.

Por Record

Cruijff

Para quem tiver a DAZN / Eleven no dia 11 de Setembro o programa Premier League Stories 2024-25 foi sobre o Sven-Göran Eriksson Special.

fdpdc666

A revelação de como Eriksson como foi roubado em €10 milhões: «Fui estúpido»
Antigo treinador foi burlado por um empresário.

Um livro de memórias póstumas sobre Sven-Goran Eriksson, da autoria de Bengt Berg, a ser publicado no próximo mês de outubro, vai trazer algumas revelações bombásticas sobre a vida do malogrado treinador, falecido, vítima de cancro, a 26 de agosto passado.

Um dos capítulos do livro 'A Wonderful Journey' vai versar sobre o caos financeiro em que o antigo treinador do Benfica se encontrou no final da primeira década deste século, depois de ter sido burlado por um empresário, de seu nome Samir Khan. Tudo começou em 2007, altura em que Eriksson era o treinador do Manchester City e contratou Khan para tratar das finanças e investimentos. O sueco foi avisado por várias pessoas do meio de que Samir Khan não era de máxima confiança, mas Eriksson não quis ouvir.. e perdeu 10 milhões de euros.

«Se tivesse ouvido essas pessoas, podia ter poupado muito dinheiro. Passei por vários problemas na minha vida e o Samir foi o pior. Ele tinha a responsabilidade de gerir o meu dinheiro e, em vez disso, fez-me perder 10 milhões de euros. Processei-o, ganhei em julgamento no tribunal mas nunca tive o meu dinheiro de volta. É verdade que ganhei muito dinheiro na minha carreira, mas, nessa altura, estive perto da bancarrota, passei por alguns problemas», lê-se no livro.

Segundo revela o livro, Khan terá contraído empréstimos para comprar uma casa nos Barbados e fazer outros investimentos na Suécia e foi quando se preparava para fazer um novo empréstimo em nome do treinador, então para comprar uma casa em Portugal, que Eriksson colocou um travão.

«A culpa foi minha. Eu era muito ingénuo. Tive azar, mas fui um idiota que deixou o Samir fazer exatamente o que queria. Quando me apercebi de tudo nem conseguia acreditar que se tratava de tanto dinheiro que tinha perdido. Senti-me um estúpido por tudo o que aconteceu. O meu interesse por dinheiro era zero, mas foi longe demais, até tive de colocar a minha casa na Suécia à venda», contou o treinador. Por estar à beira da bancarrota, Eriksson foi forçado a pedir dinheiro emprestado e, entre 2012 e 2017, aceitou vários trabalhos em destinos 'exóticos' – Tailândia, Arábia Saudita e China - de forma a recuperar financeiramente e saldar as dívidas que tinha.

Francisco Vaz de Miranda in A Bola