Ariza Makukula

Avançado, 44 anos,
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2008-2008), 9 jogos (601 minutos), 2 golos

Red skin

Citação de: Johnny|SLB em 31 de Janeiro de 2008, 19:56
Nao acredito nisso, mas gostava de ver o Benfica com este 11 base:

quim
nelson/maxi       luisao       dluiz      leo

katsou          petit
                                               rodriguez
           di maria
                     cardozo  makukula

rodriguez a jogar no meio campo mas a descair pa esquerda quando em posse de bola. Di maria "vagabundo" mas a cair na direita para cruzar. Nao sei explicar mas quando olho para este 11 entusiasmo-me. mas sei que nao vai acontecer.

Acho q para o sistema resultar teriamos de colocar um extremo do lado direito... para as bolas chegarem às cabeças do Big Mak e do Tacuara!

Carvalhas, André Soares (apesar de canhoto) e Coelho dos Juniores... poderão ser solução!

makucardo

Makukula desculpa la mas vais po banquinho fazer companhia ao gomes!

rixmene

Citação de: makucardo em 31 de Janeiro de 2008, 21:12

porque te chamas makucardo?

Alento

PILOTI_75

Contra a corrente
Aparentemente, tens razão
Por leonor pinhão
Segundo uma sondagem publicada pelo Diário de Notícias, 50 por cento dos sócios e adeptos do Benfica atribuem à Direcção do clube e à administração da SAD a responsabilidade pelo fracasso da corrente temporada.

Em termos práticos o que isto quer dizer é que metade do Benfica se passou para a Oposição. O que é absolutamente normal. À míngua de títulos, nós, os adeptos, passamos por estados de espírito diferentes de 24 em 24 horas. E se a sondagem do DN nos apanhou, aos inquiridos, num momento de fraqueza da fé, é mais do que razoável o resultado obtido.

Há, por exemplo, jogos de futebol em que mudamos da Situação para a Oposição e vice-versa, ou seja de campo político, da primeira para a segunda parte. Ou mesmo num breve segundo. Foi o que aconteceu na noite de segunda-feira quando Makukula marcou o primeiro golo do Marítimo no jogo com o Boavista, no Funchal.

Assim que a bola passou a linha fatal, ouvi este diálogo entre dois consócios:

— Isto, sim! Isto é que é uma aquisição — disse um.

— Olha, se queres saber a minha opinião, assim que chegar ao Benfica desaprende logo... — respondeu o outro.

E o primeiro, para não ficar atrás em maré de desacreditar, atirou o argumento final e arrumou com o segundo:

— Olha, cá para mim, se queres saber, acho que o Makukula a marcar tantos golos nem sequer vem para o Benfica. Vais ver como a negociação vai falhar!

— De qualquer modo o Makukula foi muito bem analisado pelo nosso Gabinete de Prospecção. Finalmente descobriram um avançado talentoso. E foi difícil, olá se foi...

— Mas o nosso Gabinete de Prospecção é um dos melhores do mundo. O problema é não haver dinheiro.

— Estás a brincar comigo? Quem é que nós descobrimos nos últimos anos?

— O Robinho e o Pato, por exemplo.

— Mas um joga no Real Madrid e o outro joga no Milan. Nenhum joga no Benfica.

— Aparentemente, tens razão...

— Aparentemente?! Levámos meses com primeiras páginas dos jornais a garantir que o Robinho, primeiro, e o Pato, depois, vinham para o Benfica...

— Aparentemente...

— ... E nem um nem outro!

— O que interessa é que temos capacidade para detectar talentos. E, aparentemente, isso é que interessa.

— O último talento de nível internacional que contratámos foi aquele rapaz do ténis que ganhou o Open de Melbourne e que já tinha esbanjado classe no Open do Estoril envergando a gloriosa camisola do nosso clube.

— Camisola que lhe foi dada pelo Miccoli, cujos serviços nos deixaram de interessar.

— Foi por causa da relação preço-qualidade...

— Não me faças rir. Tenho tanto medo desse binómio...

— Qual binómio?

— O binómio preço-qualidade... conheces outro? Tenho tanto medo desse binómio que quando vi o nosso Cardozo marcar aqueles dois golos em Guimarães temi logo o pior...

— O rapaz marca dois golos e tu temes logo o pior?... Isso não é ser do Benfica!

— Temi imediatamente que o vendessem no preciso momento em que o paraguaio parecia querer convencer-se e convencer-nos da sua real valia.

— Olha, atenção, acabo de ouvir na rádio que o Makukula já não vem.

— Ainda bem. Assim não tira o lugar ao Cardozo.

— Ainda mal. Assim se prova a nossa incompetência para os negócios.

— Há males que vêm por bem.

— E nem tudo o que luz é ouro.

— Olha o Apito Dourado, por exemplo...

— O que pensas do nosso presidente ter falado contra os árbitros?

— O nosso presidente não falou contra os árbitros. Falou contra certas arbitragens, o que é completamente diferente.

— Não vejo a diferença.

— Os árbitros são humanos e quando erram limitam-se a expressar a sua humanidade. As arbitragens é que são desumanas. É contra as arbitragens desumanas que nos devemos insurgir.

— Lá está outro binómio... árbitros humanos-arbitagens desumanas.

— De qualquer maneira, acho que, em Guimarães, jogámos bem e marcámos bonitos golos e fomos espoliados pela arbitragem. Portanto, o nosso presidente está perfeitamente autorizado a criticar as decisões desumanas da arbitragem.

— Concordo. Eu só não gosto de criticar as decisões desumanas da arbitragem quando o Benfica não joga nada e perde. Para dizer mal do sistema temos de ter o conforto de uma exibição aceitável em termos de esforço, de colectivo e de individual. E um conforto técnico-táctico também...

— Não podia estar mais de acordo. No jogo com o Leixões, em casa, jogámos tão malzinho que nem dá para falar da roubalheira.

— Há que manter uma certa dignidade.

— O nosso problema nesta Liga, de facto, foram os jogos com o Leixões.

— Dois empates.

— Dois pénaltis gamados. Quatro pontos espoliados.

— Há uma conspiração contra o Benfica. Olha o caso do Helton. Contra nós, engata exibições do outro mundo. Contra os lagartos é frango atrás de frango...

— O próprio Scolari faz parte desta conspiração contra o nosso emblema. Não foi o Paulo Bento que ganhou o jogo ao FC Porto em futebol-falado. Foi o brasileiro.

— Sim, de facto, aquela conversa, antes do jogo, sobre os convocados para o Euro 2008 não poderem andar a passar modelos foi mais eficaz do que dez mil palestras do Paulo Bento.

— Viste a exibição do Miguel Veloso? Aquilo que o Scolari disse foi-lhe direitinho ao coração.

— Ao coração e às pernas. Fartou-se de jogar e de correr.

— Isto das selecções é uma chatice. Já viste a sorte do FC Porto com a eliminação de Marrocos da Taça de África das Nações? Já têm o Tarik de volta...

— E nós arriscamo-nos a ficar sem o nosso Binya mais umas semanas.

— Pode ser que os Camarões sejam eliminados também...

— Com a sorte que temos, hum, não acredito.

— Olha, parece que o Makukula afinal vem...

— Para quê? Chega aqui e deixa logo de marcar golos.

— Devíamos comprar aquele central da Costa do Marfim que até marca golos, não achas?

— Não vale a pena comprar...

— Porquê? Um central que marca golos é uma mais-valia.

— Sim, mas o rapaz já é nosso. É o Zoro.

— Estás ver? O nosso problema não é a prospecção!

Aparentemente ambos têm razão.

ScorpiO

Citação de: rixmene em 31 de Janeiro de 2008, 21:15

lol

Alento

Deve ser o mesmo que tinha um nick onde constava Takuara ou algo do genero e cascava no jogador forte e feio.  ;D

HugoCastro

Eu acho que o Camacho vai mudar o sistema táctico e penso que tem jogado só com um avançado porque acha que não tem o avançado ideal para complementar o Cardozo.

rixmene

Citação de: Alento em 31 de Janeiro de 2008, 21:18

Deve ser o mesmo que tinha um nick onde constava Takuara ou algo do genero e cascava no jogador forte e feio.  ;D

pois... ;)

ScorpiO

PILOTI_75 é mesmo isso..que ambiguidade :clap1: :clap1: :clap1: :clap1: :clap1: :clap1: :clap1:

Mastercard

CP disse que makukula implorou para ir para o Benfica..

aguia1

mas o mak nao e do slb desde pequeno.

Red skin

Citação de: aguia1 em 31 de Janeiro de 2008, 21:41
mas o mak nao e do slb desde pequeno.

Ele foi sp grande pah  :angel:

PILOTI_75

« Así están las cosas: 30-enero-2008Maku, traspasado al Benfica
Makukula ha sido, definitivamente, traspasado al Benfica por el más grande equipo de Andalucía.

El importe del traspaso es de tres millones y medio de euros.

Por un lado me alegro mucho de que la vida le sonría al bueno de Maku, uno de los casos más admirables de lucha, tesón, fe en las propias posibilidades y pelea incansable contra todo un rosario inimaginable de desgracias.

Por otro, lo que digo siempre que se nos van jugadores que, en mi opinión, merecen la pena: que me gustaría haberle visto triunfar de verdad con la camiseta del Sevilla Fútbol Club.

Pero si Monchi ha decidido traspasarle, bien traspasado está.

A Maku lo retiraron del fútbol varias veces.

Lo retiraron, digo, los magníficos papafritas de siempre que ejerciendo de "médicos de elevadísimo prestigio", llegaron a escribir y a hablar con una dureza inusitada sobre este jugador.

Estaba acabado, decían.

Jamás volvería a jugar, decían.

Y lo decían, claro está, para intentar echar mierda ( es su "modus vivendi") sobre el Sevilla FC, su presidente y su director deportivo que, en una apuesta con poquísimos precedentes, habían contratado al delantero convaleciente de una durísima operación de rodilla.

Pero él nunca se vino abajo.

Hasta dos veces recayó de su gravísima lesión.

Pero siguió luchando. Por sí mismo, y con la ayuda incondicional del club, del Sevilla Fútbol Club (ese club señor que jamás deja tirado a los suyos).

Su cesión al Marítimo de Funchal lo ha catapultado a lo más alto del fútbol luso. Sus goles con el equipo isleño le sirvieron, además, para convertirse en internacional absoluto con Portugal.

Nunca vi, por otra parte, a un futbolista estar tan agradecido a un club como Makukula al Sevilla Fútbol Club.

Las lesiones no le dejaron participar apenas en el devenir diario del mejor equipo del mundo, pero dejó pinceladas, pinceladas para la historia grande de nuestro Sevilla.

Aquella épica remontada ante Panathinaikos, con un maravillosamente enloquecido Joaquín Caparrós en el banquillo, cuando la lata griega se abrió con gol de cabeza de Maku, o aquellos minutos finales, interminables minutos, de aquella prórroga que nos llevó a la más impensable de las Glorias, ante el Schalke 04, la noche que nos cambió la vida.

Y lo que disfrutó en Eindhoven, cuando se proclamó Campeón de la UEFA aquel 10 de mayo de 2006.

Ahora Makukula ya es futbolista del Benfica.

Quiera Dios que la vida le sonría, porque se lo merece, como jugador y, sobre todo, como hombre, como persona.

Como tío con un par de lo que hay que tener en la vida.

Este post fue publicado el 31st, Enero, 2008 a las 12:31 pm y está archivado en la categoría de Sevillismo. Puedes seguir los comentarios a este post a través de RSS 2.0 feed. Puedes dejar un comentario , o hacer trackback desde tu propio sitio.

Todos callan, menos 52 en "Maku, traspasado al Benfica"

http://www.jesusalvarado.com/2008/01/31/maku-traspasado-al-benfica/

netking

Grande post. Grande Makukula.

Obrigado Piloti_75