Adepto do Benfica brutalmente agredido depois do Guimarães-Benfica (pág. 22)

Manel dos Anzois

Então ainda mais ajudas.

Se não há falta de dinheiro, menos desculpas têns para não acompanhares mais o Benfica e depois poderes criticar com propriedade...talvez ai já dessem um bocadinho mais de credibilidade aos teus argumentos...

rkc

Citação de: Manel dos Anzois em 28 de Janeiro de 2008, 15:29
Então ainda mais ajudas.

Se não há falta de dinheiro, menos desculpas têns para não acompanhares mais o Benfica e depois poderes criticar com propriedade...

Como nunca fui na carneirada, ESCOLHI não acompanhar o benfica fora. Pela razão acima referida. E, como integrante de uma sociedade democrática, tenho todo o direito de exprimir a minha opinião, como o quiser fazer, mesmo que fosse "passear o c.......o"!!!

O que vocês falham em perceber é que grande parte das pessoas até são, no minimo, indiferentes ás claques. Mas que quando fazem merda ou praticam algo ilegal (abrir tochas dentro de um estádio de futebol é ilegal), envergonham o Benfica e os outros adeptos.

Manel dos Anzois

ESCOLHESTE não apoiar o Benfica fora estás no teu direito...

Abesteres-te de mandares "postas de pescada" sobre o que se passa nesses mesmos Estádios onde o Benfica joga sem lá teres estado é que nada, não é?

ripas

Citação de: Manel dos Anzois em 28 de Janeiro de 2008, 15:17
São estes tópicos que dão audiências...e conversa a quem não vai aos Estádios onde joga o Benfica.

Concordo plenamente contigo!

coelho_slb

Citação de: rkc em 28 de Janeiro de 2008, 15:33
Então ainda mais ajudas.

Se não há falta de dinheiro, menos desculpas têns para não acompanhares mais o Benfica e depois poderes criticar com propriedade...

Como nunca fui na carneirada, ESCOLHI não acompanhar o benfica fora. Pela razão acima referida. E, como integrante de uma sociedade democrática, tenho todo o direito de exprimir a minha opinião, como o quiser fazer, mesmo que fosse "passear o c.......o"!!!

O que vocês falham em perceber é que grande parte das pessoas até são, no minimo, indiferentes ás claques. Mas que quando fazem merda ou praticam algo ilegal (abrir tochas dentro de um estádio de futebol é ilegal), envergonham o Benfica e os outros adeptos.

tas no teu direito de não ir..são opções..não concordo mas respeito..eu por exemplo para ir ver o SLB fora ja tou a dever alguns 50€ a minha mana lol não axo que muitos dos que vão ao estádio se sintam envergonhados pelo abrir das tochas, não deves falar por todos os outros adeptos mas sim por ti que eu mesmo conheço quem não pertença a nenhuma das claques e goste de ver as tochas..e não se sintam nada envergonhados..antes pelo contrário!

kramxel²

Eu adoro ver o efeito das tochas no estádio!

Fica verdadeiramente espectacular, e não fazem mal a ninguém...

Já dos very lights e dos petardos não acho a mínima piada...

RedStar1982

Quem quiser saber mais um pouco sobre a evolução dos grupos organizados e o seu surgimento (carácter social e antropológico), de certo irá aperceber-se que realmente e obviamente existia futebol antes dos grupos ditos organizados (por exemplo NN ou DV), o que nao devem esquecer é que os NN ou DV de hoje já eram alguns sócios e adeptos do Benfica com vida activa no clube e respectivo apoio ao clube dentro e fora de portas. Que depois partindo de uma necessidade (e tb moda) de se juntarem de forma a melhorar\facilitar (deslocações, bilhetes, coreografias, identificação social) o apoio ao clube se transformaram em grupos organizados!

Ora o que me parece é que a evolução do desporto (futebol e não só) levou ao aparecimento de grupos de apoio, o que revela do ponto de vista de "selecção natural" uma evolução positiva, pois são actualmente parte integrante das estruturas dos clube (não no benfica) e pilares da identificação cultural e social do nosso Benfica. 

Depois, e para acabar com o mito qualquer associação a claque, grupo organizado, ultra, casual não tem por definição qualquer ligação a actos violentos... sendo que como diz Jose Milguel Gaspar (antropólogo) e muito bem "A claque é um campo social onde se reproduz, num contexto mais favorável, a delinquência que já é praticada no quotidiano"

Ou seja, quando alguns iluminados aqui aparecem a acusar os elementos dos grupos ou o grupo em si de algo deviam lembrar-se que estão automaticamente a admitir que são eles mesmos pedófilos, assassinos e delinquentes pois estão de certo inseridos em grupos sociais com elementos com os comportamentos acima enumerados!

Muitos dos comportamentos indesejáveis ocorridos dentro dos grupos organizados são a reprodução de praticas delinquência quotidiana! 

[_SlipKnot_]

Passear o c.......o foi apenas mais um exemplo a juntar aos dados pelo manel.
Obviamente que com o teu dinheiro fazes as opções que quiseres, acho que ninguém sonha contestar isso. O que o manel estava a dizer, e eu concordo 100%, é que o pessoal que tem outras escolhas, deve opinar sobre as escolhas que faz e não sobre as escolhas que os outros fazem, porque depois falam do que não sabem como neste caso.
Não querem apoiar o Benfica e preferem ir ao teatro??? Encantado da vida, não venham é depois opinar sobre as dificuldades que enfrentam as pessoas que vão apoiar o Benfica fora.

pjin1980

so p ver cm o ambiente é por aqui pro guimarães vejam a seguinte situaçao q se acaba de passar cmg
esta situaçao é de um blog (pontape na logica)em q fiz um comentario ao post do jogo do benfica-guimaraes q passo a transcrever:

ai qto azia vai por guimarães..
e agora alguns totos querem passar a ideia q o benfica foi beneficiado..n me façam rir...
vitoria justa e claro do benfica e ainda p mais contra 14...
sim contra 14, querem falar de lances entao falemos...
golo do vitoria é irregular..
(http://img84.imageshack.us/img84/5861/foradejogofm6.jpg)
amarelo a rui costa q ainda ninguem percebeu, o homem leva uma cacetada, qd ficava isolado e ele é q leva amarelo, qd a cor deveria ser outra p quem lhe deu a porrada.
falam mto em binyas e coisas dessas, pq n falam da entrada assassina do flavio meireles, bruno alves ontem..pq??
logo a seguir ao 1ºgolo do benfica, fora de jogo claro do fajardo e nada assinalado
2foras de jogo mal assinaladas ao cardozo, num dos quais ficaria isolado..
ok, acho q ja chega de bater no ceguinho, pois aqui por guimaraes a azia q se faz sentir dd sabado á noite ainda n passou..
benfiquista de guimarães c mto orgulho

passo a transcrever as respostas q tive ao meu comentario

1ªresposta:
e agora alguns totos querem passar a ideia q o benfica foi beneficiado..n me façam rir...

LOL ridículo como é habitual. Curioso que o amarelo ao Rui Costa deveria ter sido o 2º (não há qualquer falta no 1º golo do Benfica). No golo do VSC há fora de jogo, porque esse jogador do VSC que dá pelo nome de Luis Filipe assistiu de maneira perfeita o Ghilas.

É incrível o anti-jogo do Benfica, equipa reles, na qual o cão raivoso e aquele gajo com cabelo azeiteiro (Nélson) viriam para a rua.

Engraçado que não vale a pena bater no ceguinhos. Sois sempre favorecidos. VERGONHOSO! Não bastou a arbitragem de há 6 e 5 anos como este ano voltou-se a repetir. Tenham vergonha.

Parabéns pelas facadas, energúmenos.

a minha resposta ao comentario:
epa o ultimo comentario deixou-me de facto a rir imenso...
n ha falta no 1ºgolo?epa desculpa, entao o q consideras uma obstruçao?ou isso n existe no teu dicionario?
mas ja vi q n percebes nada de bola, pois se percebesses, virias q no lance do vitoria o q conta é o momento da bola partir, e ai o gilas tira partido da sua situaçao de fora jogo..mas ok, p q tar a explicar regras q p alguns n existem!!!
2ºamarelo ao rui costa??epa n me faças rir ainda mais...amarelo no minimo(mas no minimo) era p o sereno, penso q foi quem lhe deu a cacetada...
anti-jogo???desculpa, qual é a equipa q o n faz qd ta a ganhar???
desculpa vê-se q n percebes nada de bola, e mto menos de regras...
qto as facadas condeno qq uma, e qq tipo de violencia, mas recordo á cerca de 3anos(guimar-benfica, 1-1 jogo de apresentaçao) no final dio jogo na ponte de madeira p o triangulo fui abordado por 6/7 putos da claque do vitoria e me apontaram uma navalha e roubaram o cachecol..e eu estava acompanhado c 2vitorianos perfeitamente identificados..mas cm eu n ofereci reaçao e n quis chatices,lá levaram o q eles queriam e mais nada se passou, pois caso tivesse reagido tlv me acontecesse o mm q aconteceu neste jogo..
cm disse condeno qq tipo de violencia, n concebo futebol c violencia, e seja qq for o adepto..seja azul,seja vermelho, seja verde..seja branco..
mas pq tb n falas da tentativa de emboscada q estava p ser preparada no guimaraes shopping ao autocarro do benfica???

dp vieram mais duas respostas de vitorianos q passo a transcrever:

1ª resposta:
Oh palhaço...e fizeram-te muito bem! so foi pena nao te terem morto aberraçao!

GUIMARAES É VITORIA E SO VITORIA!

2ªresposta:
Se me quiseres mostrar o teu dicionário marca-se um local e logo vemos...ou entao basta-me dizeres quem tu és e onde trabalhas!

FILHO DUMA PUTA!

a minha resposta aos anteriores comentarios foi:
os ultimos 2comentarios so demonstram o q de pior existe no futebol..
p quem condena atitudes cm a de sabado e agora diz o contrario ta td dito qto ao q essas pessoas sabem, e estao a fazer na vida!!!
n gostam de nada, nem de ninguem..ate tenho duvidas q gostam deles pp..nada a q por aqui n esteja habituado a ver..
saibam ver futebol democraticamente e sem ser arruaças...cm disse no inicio sao adeptos cm vós q estão a mais no desporto...
esses tenho um caminho p eles..banidos do futebol

desculpem isto ser tao longo mas n poderia deixar de partilhar c vcs o ambiente q se vive por aqui..mas n é so c o jogo do benfica, é c todos

MrcFlp

Isso da facada não é bom, não nos fica bem nem a quem quer que seja, os estádios não são campos de batalha! Mas uma coisa é certa, muita da marginalidade que se vê nas claques é fruto da própria sociedade que marginaliza as pessoas.

Por outro lado compreendo, embora discorde, que muitas vezes em ambientes mais hostis o pessoal opte por uma espécie de "defesa ofensiva" e se muna de artefactos não muito apropriados. Só quem nunca se viu cercado por elementos de uma claque contrária, é que pode julgar que a agressividade das nossas (e outras) claques é só porque são todos um bando de desordeiros e marginais.

Ninguém na claques se sente com vocação para ser Cristo regressado à Terra e dar a outra face, porque se calhar corre o risco de ser a última vez que o faz.

Pode de facto por vezes ser uma escalada de violência, com tácticas do olho-por-olho, dente-por-dente, mas na vida, muitas vezes se não mostramos os dentes montam-nos em cima. Não quero nem desejo que os adeptos do Benfica sejam vistos como potenciais homicidas ou agressores mas igulamente não me seduz a ideia de sermos uns meninos de coro.

E o ambiente de Guimarães é um ambiente bastante propício a excessos, conheço vimarenenses benfiquistas que dizem que não é muito seguro  manifestarem-se de forma ostensiva em dias de jogo com o clube da terra, e isto apesar de muitos dos adeptos do Vitória até serem igualmente adeptos do Benfica.

O post anterior que só vi depois de escrever o meu, traduz na íntegra o que eu queria dizer.

rkc

Citação de: coelho_slb em 28 de Janeiro de 2008, 15:40
Citação de: rkc em 28 de Janeiro de 2008, 15:33
Então ainda mais ajudas.

tas no teu direito de não ir..são opções..não concordo mas respeito..eu por exemplo para ir ver o SLB fora ja tou a dever alguns 50€ a minha mana lol não axo que muitos dos que vão ao estádio se sintam envergonhados pelo abrir das tochas, não deves falar por todos os outros adeptos mas sim por ti que eu mesmo conheço quem não pertença a nenhuma das claques e goste de ver as tochas..e não se sintam nada envergonhados..antes pelo contrário!

Mas onde é que eu disse que não gosto de ver?

O que acontece é que é ilegal. E é aí que envergonham o Benfica e os seus adeptos. A tocha foi um exemplo.

Lampi

Citação de: RedStar1982 em 28 de Janeiro de 2008, 15:53
Quem quiser saber mais um pouco sobre a evolução dos grupos organizados e o seu surgimento (carácter social e antropológico), de certo irá aperceber-se que realmente e obviamente existia futebol antes dos grupos ditos organizados (por exemplo NN ou DV), o que nao devem esquecer é que os NN ou DV de hoje já eram alguns sócios e adeptos do Benfica com vida activa no clube e respectivo apoio ao clube dentro e fora de portas. Que depois partindo de uma necessidade (e tb moda) de se juntarem de forma a melhorar\facilitar (deslocações, bilhetes, coreografias, identificação social) o apoio ao clube se transformaram em grupos organizados!

Ora o que me parece é que a evolução do desporto (futebol e não só) levou ao aparecimento de grupos de apoio, o que revela do ponto de vista de "selecção natural" uma evolução positiva, pois são actualmente parte integrante das estruturas dos clube (não no benfica) e pilares da identificação cultural e social do nosso Benfica. 

Depois, e para acabar com o mito qualquer associação a claque, grupo organizado, ultra, casual não tem por definição qualquer ligação a actos violentos... sendo que como diz Jose Milguel Gaspar (antropólogo) e muito bem "A claque é um campo social onde se reproduz, num contexto mais favorável, a delinquência que já é praticada no quotidiano"

Ou seja, quando alguns iluminados aqui aparecem a acusar os elementos dos grupos ou o grupo em si de algo deviam lembrar-se que estão automaticamente a admitir que são eles mesmos pedófilos, assassinos e delinquentes pois estão de certo inseridos em grupos sociais com elementos com os comportamentos acima enumerados!

Muitos dos comportamentos indesejáveis ocorridos dentro dos grupos organizados são a reprodução de praticas delinquência quotidiana! 

Nem mais... são delinquentes disfarçados de adeptos.

Imperador04

Esse adepto devia ser um dos tantos k andavam pela cidade a procura de adeptos do benfica, para dar porrada e roubar, sim so kem nunca foi a Guimaraes é k pode pensar k eles so uns anjinhos, eles muitas horas em antes andam a procura de gente para dar nos cornos. 60% dos adeptos do Guimaraes veem 1 cascol do Benfica, camisola ou simplesmente ouvirem o sotaque akilo k fazem é ou olhar de lado, ou roubar a pessoa ou dar porrada ou roubar e dar porrada, ia eu e mais 4 pessoas um homem ouviu o meu sotaque começou a olhar com uma cara parecia k ia me bater

cmarg1971

Esses malucos que andam para ai só para andar à porrada, à facada e aos insultos deviam era ser insultados, esfaqueados e enchidos de porrada. - Eis a politica de muito bom rapaz que por aqui passa

nunofpais

Isto já foi publicado (nao é da minha autoria) mas leiam com abstenção da vossa opinião sobre as claques, e passem a refletir...
Leiam que vale a pena

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O Fight Club é um filme lindo. Podia escrever-vos mil coisas sobre o filme, que já vi 9 vezes. Já discuti, já sei partes de cor e salteado e já reflecti mil vezes sobre a mensagem. Mas vou limitar-me a usar uma "quote" (pelo menos para já quem sabe se não as começo a despejar) para vos alertar para o que quero escrever:

"ladies and gentleman, please fasten your seatbelts, the cabine`s pressure has dropped below zero..."

Sejam benvindos a uma viagem pelo futebol moderno. Uma viagem com algumas curvas e descidas rápidas e imprevistas. Talvez não seja segura e com curvas a mais, mas no estado das coisas, fá-la-emos inexoravelmente.
Apertem os cintos. Peguem nas coca-colas a três euros que vos vendem no estádio (apesar da vossa garrafa comprada no supermercado não poder entrar porque, afinal, vocês podiam atirá-la, não é verdade?) e imaginem por agora, que são adeptos do Farense daqui a - sei lá - quinze anos, estão nas distritais e vão jogar para a Taça (o Farense faz uma boa campanha e tal...) e calham com uma equipa de primeira divisão: o Algarve United. Os comandados do mítico Gazza têm um equipão. Vocês têm o Carlos Costa a treinador e onze juniores. Querem entrar no estádio Mac Donalds (fizeram até cartazes com "Invasão ao MacDonalds", inconscientes do rídiculo que tal seria nos anos 80), antigo estádio Faro - Loulé para abafar o estádio. Mas as coisas já não são como antigamente. Não há frases, não há estandartes, não há nada. Os adeptos do Farense já são poucos e a maioria não vai ao estádio. Os poucos que vão... são espalhados pelo estádio.
"Sector ospi...quê?!" dizem-vos os seguranças. Um na central, outro no topo, desculpem-me, enganei-me: um na bancada nokia, outro na singer e outros ainda - espalhados, claro - na siemens. Todos sentadinhos, quais cordeiros sedados. Vêm a vossa equipa levar 8 - 0 sem passar do meio campo e os que de vós já estão habituados a este "novo futebol" até aplaudem o golo de calcanhar que a estrela da equipa do A. United marcou.
Já enjoados com a viagem? A coisa mal começou...
Dispam agora essa camisola imaginária e vistam a do Manchester United. Perdão, Glazer United (afinal, avançámos no tempo, não foi?). As camisolas azuis (sim, porque a cor preferida do Glazer é essa e vocês não podem senão acenar aos caprichos do homem) brilham pelo relvado e até o melhor marcador da Premier League, o vosso querido Rooney, festeja os golos indo ao microfone do spekear: "Eu compro os produtos X - Glazer. Se queres ser como eu, fá-lo também!" Ah, como a criançada fica feliz! Os vossos filhos, muito antes de insultarem os adeptos do Arsenal que sofreram o golo pedem-vos, clementes: "Eu quero ter o produto X, Papá!" Mas logo alguém manda o puto sentar-se. Afinal, o golo é para se festejar só com umas palmas, sem reacções que tapem a visibilidade ao adepto atrás de nós. E apesar de tentarem explicar ao puto que foi golo no último minuto e que o Arsenal já não vai à fase final do torneio G8 (o mais prestigiado da altura, só para clubes com receitas de marketing acima de y milhões - torneio em que o Man Utd só entrou devido à contratação de um craque de publicidade), ele continua a borrifar-se para essas rivalidades que até lhe podem dar chatices na escola.
"Quero o 5º equipamento alternativo, Papá. O amarelo e roxo do Cristiano Ronaldo."
As tonturas consomem-vos, viajantes? A pressão está de facto muito baixa nesta cabine? Não acreditais no que vês? Mas e se fossem adeptos do Chelsea, tri - campeão europeu, com Mourinho ainda como treinador mas desta vez só com jogadores russos, com o primo de Abramovich já a guarda - redes? Já festejavam e congratulavam este futebol? Em que o jogo pára para se ver se foi fora de jogo e onde há 11 substuições para cada lado e descontos de tempo que a pay - tv aproveita para por os patrocínios que estavam nas camisolas dos teus ídolos? É só uma questão de adaptação, não é? No fundo, aquilo que aconteceu ao Salgueiros jamais acontecerá ao teu clube e tu não podias ter ido à manifestação de apoio ao clube - apesar de ser o clube da tua terra - porque estiveste no banco a pedir um empréstimo para comprares o teu lugar anual. É chato, mas pronto, isso só acontece aos outros.
Vómitos? Então, caro adepto? Enjoado? Enojado? Parece inverosímil, não é? Parece um conto de terror que eu inventei, certo? Agora olha à tua volta. Vê o monstro que se apodera do nosso jogo a cada dia. Senti-lo? Vê-lo? A rir-se da tua religião, da tua fé que se ama símbolos parvos e insignificantes como faixas, nomes e cores das camisolas. Consegues vê-lo? Olha para ele a invadir-te a televisão, a comprar jogadores que vendem mais camisolas que o teu jogador da casa, e que lhe vai roubar o lugar porque é mais popular para as audiências.... Hoje perdes isto, amanhã aquilo e depois...
Vê bem como já te tiraram as tochas, como já te roubaram os três estrangeiros (e isto não é uma questão de xenofobia, é uma questão de não por os clubes ricos mais ricos e os pobres mais pobres!) e começam a puxar devagarinho os nomes dos estádios... Hoje perdes isto, amanhã aquilo e depois...
Olha como já há mais publicidade que propriamente camisola, como já tens que levar com quarenta panfletos de empresas patrocinadoras e já não tens um topo, uma central ou uma curva, mas uma marca qualquer... Hoje perdes isto, amanhã aquilo e depois...´
Esquece as tardes de domingo mágicas e os velhos com rádio ao ouvido. Esquece as bifanas e as cervejas. Esquece isso. Hoje perdemos isto, amanhã aquilo e depois és tu. Depois são os adeptos a ser vendidos. Depois vamos ser nós a tranformar-nos. Vamos deixar os caxes em casa deixar porque podemos sempre comprar um na loja do clube. Vamos deixar as bandeiras porque eles dão-nos no estádio umas com o símbolo de um lado e um patrocinador do outro. Vamos deixar as faixas porque não significam nada num futebol sem visitante e visitado, sem derbies e loucura.
Amanhã somos nós. Amanhã somos nós que acabamos.
Por isso depois de vomitares e chorares de raiva, depois de suportares a dor, acorda e luta. Nem que estejas no Chelsea a ganhar, não podes concordar com isto.

Contra o futebol moderno!!

in www.DiarioDeUmULTRA.blogspot.com
:slb2: