Rui Costa, Presidente do Sport Lisboa e Benfica

Presidente, 52 anos,
Portugal

Johnny7

Há gravação da entrevista?

Algum link que não consegui assistir

WesleyGangadin

1) Senão é 120M€ a pronto, não é bater a clausula. Pagamentos parcelados não é bater a claúsula.

2) Comissões para vender um jogador? Comissões do quê? O Chelsea é que queria o jogador e terá as suas intermediações, o Benfica teve intermediações de quem?

Polygraph

Quanto ao Enzo, foi absolutamente claro e, acima de tudo, lógico.

Faz todo o sentido tudo o que disse.

CarlosD

Tal como da última vez, saudar a atitude de pelo menos tentar explicar o racional por de trás do mercado aos adeptos.

Eu tenho MUITAS dúvidas de algumas das afirmações que fez, nomeadamente ao nível do "valor da cláusula de rescisão".
Infelizmente não tenho meios de comprovar que o que diz é mentira, mas não são poucos os casos em que o clube comprador paga mais ao clube vendedor de forma a incentivar a venda. Ora para o jogador, é um bocado irrelevante se vende por 100 ou se vende por 200. O que realmente interessa ao jogador, é o clube para onde potencialmente vai, e quanto vai ganhar.
Rui Costa afirma que se o clube comprador fizer uma proposta pelo valor da cláusula, é o jogador que decide se sai ou se fica. Até afirma que o valor pode ser parcelado (criando potencialmente o cenário de alguém oferecer o valor da cláusula a ser pago em 100 parcelas durante 100 anos, mas pronto). Se este é o caso, então porque haveria qualquer clube comprador oferecer mais do que o valor da cláusula? A resposta é fácil, porque é sempre o clube vendedor que decide. No entanto fica agora clara a ideia que os dirigentes têm quando dizem "valor da cláusula".

Consigo perceber que o que Rui Costa quis dizer foi que, existe um acordo verbal implícito entre um clube e um jogador, de que se alguém oferecer o valor da cláusula, o clube "facilita" a sua saída, podendo sempre recusar se for grosseiramente contra os interesses do clube (eg, vender a um rival, ou ser parcelado em 100x).

Quanto ao resto, a ser verdade quando diz que foi proposto ao Enzo ficar cá até ao fim da época sem perder um tostão, e este recusou, fico feliz que tenha tentado defender os interesses do Benfica. Como benfiquista, percebo que seja algo que magoe (até porque também me magoa a mim), embora a minha resposta tivesse sido diferente. Eu impedira a venda e o jogador ficava arrumado até ao final do contrato. Mas eu fervo em pouca água.

Gostei que tenha explicado o porque de pagarmos sempre comissões, embora com um entrevistador menos caseiro a pergunta de "Porque não impor esse custo ao Chelsea" seria obrigatória.

Falou em ficar do lado do Benfica a decisão de fazer factoring ou não, teria sido interessante explicar aos adeptos que razões levariam o Benfica a fazer esse factoring e se preveem fazê-lo, mas se calhar também não é a melhor pessoa a responder.

Eu não apoio Rui Costa, especialmente pelos anos todos ao serviço de LFV.
Esquecendo esse passado, desde que está à frente do Benfica também não me tem convencido (infelizmente). Se manter maior parte da direção de LFV é algo que me faz muita confusão, os temas estatutos e auditoria são falhas gravíssimas e que não consigo de todo perdoar.

Acertou claramente no treinador, os últimos dois mercados foram de nível muito bom (tirando tanto a entrada como a saída de Enzo, onde a coisa é mais dúbia) e sou honestamente um apreciador deste tipo de comunicação com os sócios. Pena pecar tanto noutros temas.

ARRG

Acho que esteve bem, cometeu o erro de confiar que conseguia convencer o Enzo, agora é seguir em frente e rezar para que tudo corra bem. :slb2:

S1Benfica

Citação de: The_Riggs em 02 de Fevereiro de 2023, 20:26Quem é que seria o jogador que estavam a tentar contratar e que pediram um valor absurdo ?

Falaram que o RPB estava na Holanda ...

Era aquele jogador que o Schmidt escolheu.

PS: Não me digam que desta vez o emissário falhou?  :o

samarras

A ligação constante que faz ao facto de ter sido jogador do clube e etc é abjeta.

netkingcool

Citação de: S1Benfica em 02 de Fevereiro de 2023, 20:03Retiro daqui o meu chapéu pela entrevista.
Nada de novo (para mim) mas muito pouco ficou na obscuridade.

PS: ...aquela parte do Jorge M...é que... ah, caraças!!!  :angel:

Claro que o Jorge Mendes dividiu a comissão com o empresário do Enzo. Foi o Mendes que trabalhou o Chelsea. Qual é a dúvida???'

Harlem

Citação de: T21 em 02 de Fevereiro de 2023, 20:08Eu estou com o Rui!

Apoiem!

Já chega de divisão no nosso clube!

Eu estou com o Benfica, para o restou estou-me a cagar.

LuisPortugal

Temos 100% dos dois nórdicos? Eles tem alguma %?

lancadordedois

Ponderações :

Ficamos a entender que muitos dos rumores sao verdade.
Exemplo , decidiu dar mais ao jogador para ficar, portanto nem tudo é cartilha  se calhar metade ou mais que saiu ca para fora é verdade.
Adiante...

Tudo correcto ate chegar ao Enzo..

Entao a clausula so serve para ser aplicada em caso de litigio ou possivel litigio e proteger dos rivais?
que grande enorme tanga....

Entao o Chelsea nao é nosso rival? somos amigos? ke ke ke
entao se nao queriamos vende lo nao era litigioso?

o resto da novela do eu sou adepto , o enzo isto e aquilo é grande tanga

começa logo pela parte hilariante do so esta quem quer e veste a camisola , caso contrario sai
CLARO GEnial!!! se ele nao quer vai sair ke ke ke ke ......

que logica , tao ardiloso a mandar esta tanga "agora sou eu que nao quero"  epa Rui fartei me de rir , ele ja nao queria ha 1 mes! alias durante este mes vá.... para ser simpatico.
entao o jogador quer sair ha varios dias e tu a ultima da hora dizes que afinal tu é que nao queres que ele fique?

Mas pensas que somos otarios ? ke ke ke

o resto é props , eu apelo , eu quero acreditar , voces acreditem , ninguem pensava... , nao houve tempo
era previsivel

So para recordar , o Enzo aterra no mundial passado uns dias sai a noticia que estava reunido com o Man United! isto foi apos o seu 1 jogo ou ate antes de jogar.

Ah entao e o Grimaldo? se nao assina é porque nao quer ficar...nao o vendeste porque??

220373

Citação de: Granizo em 02 de Fevereiro de 2023, 20:13
Citação de: mojo_j0jo em 02 de Fevereiro de 2023, 20:11A somar já tivemos muitos contrariados a forçar saída do Benfica, mas nenhum deles foi rasgado em público após a venda como o Enzo foi. Sempre levaram uma nota de agradecimento nas redes sociais etc.

O Enzo claramente conseguiu aborrecer o homem

Nao veio dizer nada de novo.
Ja tinha dado a perceber que ele nao queria ficar, a birra com a passagem de ano etc...

Alias nisso concordo, quando o jogqdor nao faz um minimo esforço para ficar porque raio tem o clube de ficar com ele.
E que depois nem haveria certeza de que ia estar focado e empenhado.

Ate mesmo a parte de nao ter arranjado subsituto compreendo.
Foram um pouco anjinhos mas percebe-se.

para mim foi novidade a oferta que fazia com que o Enzo pudesse ficar ate final da epoca, e mesmo assim recusada

Não havia mesmo compromisso nenhum, mesmo que dentro de campo, à parte de com o Braga, sempre tenha mostrado disponibilidade

Rei

Ainda no outro dia tentei explicar aqui a diferença entre acionar uma cláusula de rescisão e bater o valor de uma cláusula. Afinal, estava correto. Mas também não era preciso ser o Rui Costa a explicar, basta ir à internet.

Uma coisa que me criou dúvidas foi o tema das renovações. O Rui Costa tem de fazer mais e melhor neste aspeto se quer ter alguma estabilidade para o ano. Caso contrário o trabalho ficará a meio. Há que reter talento.