Rui Costa, Presidente do Sport Lisboa e Benfica

Presidente, 54 anos,
Portugal

PiccoloBomber

Enfim, eu já dei a minha opinião sobre o trabalho do Rui Costa. Mas, vou voltar a dar e apresentado argumentos.
Para começar, o Rui Costa chegou ao cargo de director desportivo na pior conjuntura possível. Com um plantel fraco, apesar de muitos não concordarem comigo, mas a verdade é que aquele plantel era fraco. Depois, o pior de tudo com a parte desportiva do futebol completamente feita em cacos.
Para começar, uma das coisas que o Rui prometeu na sua apresentação foi meter a estrutura do futebol a funcionar como um todo, algo que a meu ver conseguiu.

- Desde logo, as aquisições deixaram de ser feitas por catálogo. Começaram a ser contratados jogadores indicados pelo Deprt. de Prospecção e alguns por pedido do treinador mas não a maior deles, como anteriormente era feito.

- Apesar de alguns não darem importância, a verdade é que foi posto a funcionar o LORD/Benfica Lab que esta a demonstrar resultados que são visíveis a todos.

- Talvez a parte mais importante, que foi o trabalho feito na formação.
Dois títulos conquistados e um perdido na penúltima jornada e o reconhecimento da nossa formação em Espanha que é sempre algo de realçar.

Abraço  O0

APM

Quando não se ganha a época é sempre má.
Todavia, os maus resultados não implicam a saída dos DD. Caso contrário, todos os DD de todas as equipas que não ficam em primeiro lugar seriam substituídos no final de cada temporada. Como no futebol só ganha um, isso não quer dizer que o trabalho realizado nos outros foi mau. O futebol internacional (ex. Inglaterra, Espanha ou Itália) demonstram isso.

Americano69

O Pinto da Costa e o Reinaldo Teles até podem andar a enrabar o Cebola e o Hulk, é-me completamente indiferente. Já expliquei os meus critérios de avaliação, quem quiser dar 10 anos ao Rui para ganhar experiência mesmo que não ganhemos nada, está à vontade, cada um sabe o Benfica que quer.

Guerrix

Citação de: PiccoloBomber em 21 de Agosto de 2009, 16:26
Enfim, eu já dei a minha opinião sobre o trabalho do Rui Costa. Mas, vou voltar a dar e apresentado argumentos.
Para começar, o Rui Costa chegou ao cargo de director desportivo na pior conjuntura possível. Com um plantel fraco, apesar de muitos não concordarem comigo, mas a verdade é que aquele plantel era fraco. Depois, o pior de tudo com a parte desportiva do futebol completamente feita em cacos.
Para começar, uma das coisas que o Rui prometeu na sua apresentação foi meter a estrutura do futebol a funcionar como um todo, algo que a meu ver conseguiu.

- Desde logo, as aquisições deixaram de ser feitas por catálogo. Começaram a ser contratados jogadores indicados pelo Deprt. de Prospecção e alguns por pedido do treinador mas não a maior deles, como anteriormente era feito.

- Apesar de alguns não darem importância, a verdade é que foi posto a funcionar o LORD/Benfica Lab que esta a demonstrar resultados que são visíveis a todos.

Dois títulos conquistados e um perdido na penúltima jornada e o reconhecimento da nossa formação em Espanha que é sempre algo de realçar.

Abraço  O0
Factos... :)

Arhamiis

Citação de: Menino do Côro em 21 de Agosto de 2009, 16:19
Citação de: trainmaniac em 21 de Agosto de 2009, 16:17
Citação de: LuigiSLB83 em 21 de Agosto de 2009, 16:16
Como o rambo disse e bem, neste Benfica, os Balboa´s, Jorge Ribeiro´s e Makukula´s e os Quique´s, foram obra do Rui. Já os Ramires, Saviola´s, Garcia´s e Aimar´s e JJ´s, foram obra do LFV.

Tem que se ser selectivo e acho muito bem!

É essa a tese que convirá quando LFV e seus pares se fartarem do Rui...

Ora nem mais... ::)

vocês são muito cómicos, não desistem, estão sempre no "Mode Picardia" ;D

rambo

Citação de: Fly 13 em 21 de Agosto de 2009, 16:24
Citação de: Gnr. Keenan em 21 de Agosto de 2009, 16:23
Citação de: LuigiSLB83 em 21 de Agosto de 2009, 16:21
Americano69, concordo por inteiro com o que dizes. Agora, responde-me a uma questão. O Pinto da Costa, deixou se ser bom quando não ganhou? É que se analisares um época em especifico, podes classificar como sendo muito bom ou muito mau determinado trabalho. Mas as avaliações não e podem esgotar aí, certo?

Ia escrever isso mesmo.
Já agora acrescento, para quem não sabe, antigamente era bastante comum o Pintinho ou o tio Reinaldo acampanharem os jogadores do fcp às suas casas de meninas.
E continua a acontecer

Mas ... o pintinho e o tio não são "coisos"?

Edu

Abraço  O0

get ready to the bomb

LuigiSLB83

trainmaniac, o PdC quando lá chegou aquilo era um clube de bairro, certo. Mas quando o Rui Costa chegou a DD, o Benfica vinha de quantos 3º lugares consecutivos? Se outros precisaram de tempo, este também precisa. Pelos menos só assim estará em pé de igualdade para se avaliar o seu trabalho. É que por exemplo, estamos todos muitos agradecidos a Veiga por ter AJUDADO o Benfica a ser novamente campeão, mas ele também contribuiu para 3º lugares. Como tal, só os posso comparar, em termos de títulos quando os 2 tiverem o mesmo tempo de Benfica. Só assim se podem comparar as coisas.
Se formos campeões este ano, então Rui Costa passa a ter tantos títulos como Veiga. Campeonato+supertaça= Veiga

Taça da Liga+Campeonato= Rui Costa.

Mas lá está, SE ganharmos. Mas para isso acontecer ou não, termos de esperar o devido tempo...

trainmaniac

Citação de: PiccoloBomber em 21 de Agosto de 2009, 16:26- Talvez a parte mais importante, que foi o trabalho feito na formação.

Acompanho pouco a formação, mas sinto-me inclinado a não concordar. Porque do que fui vendo, a estrutura que montou a formação do Benfica, cujos resultados estão a começar a aparecer, já foi toda posta na rua, ou quase toda. Inclusivé gente de tão grande competência, que há muito era disputada nomeadamente pelo Sporting.

E depois, o verdadeiro resultado da formação, são os jogadores que são aproveitados para jogar ao mais alto nível. E acho que aí, com a honrosa excepção do Miguel Vitor, nada se vê... há jogadores a rodar há 3 anos, continuam sem fazer pré-época com o plantel, e continuamos a ir buscar jogadores manhosos lá fora para as posições deles. Por isso, na parte da formação, até agora tenho visto muito pouco. Até no tempo do Vale e Azevedo lá foram chegando umas excepções ao plantel sénior, como agora acontece com o Miguel.

Fly 13

Citação de: rambo.6 em 21 de Agosto de 2009, 16:29
Citação de: Fly 13 em 21 de Agosto de 2009, 16:24
Citação de: Gnr. Keenan em 21 de Agosto de 2009, 16:23
Citação de: LuigiSLB83 em 21 de Agosto de 2009, 16:21
Americano69, concordo por inteiro com o que dizes. Agora, responde-me a uma questão. O Pinto da Costa, deixou se ser bom quando não ganhou? É que se analisares um época em especifico, podes classificar como sendo muito bom ou muito mau determinado trabalho. Mas as avaliações não e podem esgotar aí, certo?

Ia escrever isso mesmo.
Já agora acrescento, para quem não sabe, antigamente era bastante comum o Pintinho ou o tio Reinaldo acampanharem os jogadores do fcp às suas casas de meninas.
E continua a acontecer

Mas ... o pintinho e o tio não são "coisos"?
Se são ou não não sei,mas que os jogadores continuam a ter prémios na horizontal isso continuam.

Americano69

Citação de: Guerrix em 21 de Agosto de 2009, 16:28

Abraço  O0
Factos... :)

Factos? Então como se explica que os 3 jogadores mais cotados do Benfica no momento (David Luíz, Cardozo, e Di Maria) transitem desse plantel fraco?

Sinan

Citação de: Arhamiis em 21 de Agosto de 2009, 16:29
Citação de: Menino do Côro em 21 de Agosto de 2009, 16:19
Citação de: trainmaniac em 21 de Agosto de 2009, 16:17
Citação de: LuigiSLB83 em 21 de Agosto de 2009, 16:16
Como o rambo disse e bem, neste Benfica, os Balboa´s, Jorge Ribeiro´s e Makukula´s e os Quique´s, foram obra do Rui. Já os Ramires, Saviola´s, Garcia´s e Aimar´s e JJ´s, foram obra do LFV.

Tem que se ser selectivo e acho muito bem!

É essa a tese que convirá quando LFV e seus pares se fartarem do Rui...

Ora nem mais... ::)

vocês são muito cómicos, não desistem, estão sempre no "Mode Picardia" ;D

É mais o "mode reality".

trainmaniac

Citação de: LuigiSLB83 em 21 de Agosto de 2009, 16:30
trainmaniac, o PdC quando lá chegou aquilo era um clube de bairro, certo. Mas quando o Rui Costa chegou a DD, o Benfica vinha de quantos 3º lugares consecutivos? Se outros precisaram de tempo, este também precisa. Pelos menos só assim estará em pé de igualdade para se avaliar o seu trabalho. É que por exemplo, estamos todos muitos agradecidos a Veiga por ter AJUDADO o Benfica a ser novamente campeão, mas ele também contribuiu para 3º lugares. Como tal, só os posso comparar, em termos de títulos quando os 2 tiverem o mesmo tempo de Benfica. Só assim se podem comparar as coisas.
Se formos campeões este ano, então Rui Costa passa a ter tantos títulos como Veiga. Campeonato+supertaça= Veiga

Taça da Liga+Campeonato= Rui Costa.

Mas lá está, SE ganharmos. Mas para isso acontecer ou não, termos de esperar o devido tempo...

Luigi, és dos users que mais aprecio aqui no fórum, sinceramente... e por isso vou clarificar mais o que queria dizer sobre o PdC.

A questão é que o PdC quando chegou ao poder, objectivamente, o Porto não jogava para ganhar sempre. Não tinha essa ambição, não tinha essa grandeza... portanto mesmo que falhasse o título 2 ou 3 anos, o saldo até podia ser positivo, visto que esse não era um objectivo fundamental.

No caso do Benfica, e porque apesar de não ganhar nada creio nunca ter perdido a sua grandeza, o objectivo principal continua a ser ganhar, ganhar, ganhar!

Gnr. Keenan

Citação de: Americano69 em 21 de Agosto de 2009, 16:27
O Pinto da Costa e o Reinaldo Teles até podem andar a enrabar o Cebola e o Hulk, é-me completamente indiferente. Já expliquei os meus critérios de avaliação, quem quiser dar 10 anos ao Rui para ganhar experiência mesmo que não ganhemos nada, está à vontade, cada um sabe o Benfica que quer.

Desculpa, mas ninguém disse que dava 10 anos ao Rui para ficar à experiência. Até acho que se esta época for novamente negativa ele deve pôr o lugar à disposição.
A grande questão, é a objectividade de muitas críticas que aqui se fazem, muitas vezes são vagas e em jeito de "inside joke" (não estou a falar do teu caso). Eu não gosto da actual direcção mas também questiono a forma, não o conteúdo, como muita gente aqui demonstra essa insatisfação. E aquilo que disseste é que o que interessa é o resultado final, o que é verdade, ou seja, essas cusquices que se vão relatando aqui são exponenciadas pela falta desse mesmo resultado, se tivessemos sido campeões até agradeciam ao Rui Costa por esses jantares. É esta subjectividade toda com que não concordo, mas cada exprime o descontentamento como acha conveniente.
Cumprimentos.

Marafado

Citação de: Americano69 em 21 de Agosto de 2009, 16:23
Citação de: Marafado em 21 de Agosto de 2009, 16:21
Citação de: Americano69 em 21 de Agosto de 2009, 16:18
Só tenho pena que tantas pessoas percam objectividade por se tratar do Rui. Para mim qualquer profissional que desempenha funções no Benfica tem de ser avaliado conforme os resultados que são perfeitamente objectivos, podendo e devendo analisar-se os meios à disposição, já que havendo um orçamento maior à disposição, naturalmente que a exigência tem de ser maior. Posto isto, no primeiro ano de Rui Costa a DD ele teve meios ímpares na história do clube, e OBJECTIVAMENTE a época foi uma valente merda, pelo que o seu trabalho foi mau, não há volta a dar. Nesta segunda época voltou a ter meios ao nível da época passada para investir no futebol, pelo que mais uma vez tudo o que não seja uma época com títulos a sério traduz-se num mau trabalho. Tal como se o Benfica ganhar, naturalmente que ele tem uma grande fatia dos méritos. Percebo que para alguns dê jeito falar do benfiquismo, do carácter, e de mais uma série de subjectividades sobre o Rui, mas como DD do Benfica o seu trabalho só será bom se o clube ganhar. Se contrata Quique, Jesus, Balboa, Saviola, se leva os jogadores para o seu bar, se dá folgas de 3 dias, se os obriga a trabalhar no duro, se trabalha 24 horas por dia, tudo isso é irrelevante perante o resultado final, cabe-lhe a ele tomar as decisões mas tem de ser ele a ser responsabilizado por tudo o de bom e de mau que acontece no clube. Se conseguir resultados deve continuar muitos e bons anos, caso contrário até pode servir o clube, mas não nesta função.
Uma época é pouco para tanta conclusão.

É, porque os resultados foram maus, porque para muitos ao fim da contratação do Aimar o Rui Costa já era o melhor DD de todos os tempos. E ninguém falou numa época, avaliei a primeira porque foi a única que passou, naturalmente que esta época ele irá ser DD até ao fim, e aí será altura para nova avaliação. E repito, eu não deixo as coisas em aberto para moldar a minha opinião, sem títulos é mais uma época má, ou péssima, com títulos é uma temporada boa, ou excelente.
Como digo, não me parece justo fazer uma avaliação das capacidades definitivas de Rui Costa com base na sua primeira época em funções.

Se calhar, foste dos que exultaste também com Aimar, Suazo e Reyes, ou não? e se calhar com Quique, nos primeiros jogos? Pois, á posteriori é sempre mais fácil......