Rui Costa, Presidente do Sport Lisboa e Benfica

Presidente, 54 anos,
Portugal

Cosme2001

Citação de: fdpdc666 em 10 de Abril de 2026, 11:01Mais Rafas e menos Sudakovs (e o que se sabe dos próximos erros de Rui Costa).
A época do Benfica tem três grandes culpados. Um está no gabinete da presidência, outro no banco e o terceiro lavou as suas mãos quando teve a oportunidade de evitar o abismo.



Rui Costa ainda vive na cabeça dos adeptos como jogador, figura da formação e ídolo, e não como o presidente que tem tanto deixado a desejar - Foto: IMAGO

Spoiler
Chegamos a 10 de abril e não há surpresas. Um clube sem rumo dificilmente conseguiria resultados desportivos e financeiros de excelência, tal como uma equipa sem QI considerável só por milagre tridimensional, que afetasse a si e aos dois rivais ao mesmo tempo, conseguiria ser campeã e chegar longe noutros objetivos.

Se alguém está surpreendido é porque não tem andado por aqui. E prefira perder tempo com queixas por ter deixado em Fátima velinhas insuficientes para o milagre ou os malfadados árbitros andarem a fazer das suas.

Neste julgamento, os culpados atropelam-se à vista de todos. Embora, na verdade, todos pareçam inimputáveis. O mais visível é José Mourinho.

O futebol que o Benfica joga não só é o pior em muito tempo, como é ilógico e não promete melhorias. Este plantel, que primeiro elogiou (sim, mental games...) antes de ser por este eliminado para depois desdenhar, assim que o herdou, foi construído com as ideias de alguém que pensa parecido, como é Lage. Nunca se tratou de ter um 11 ou, pior, um plantel novo para o tornar à sua imagem.

Depois, todas as decisões, seja no dia a dia, no mercado ou verbalizadas, vão no sentido de um Benfica ainda mais radical e extremo: acrescentar fisicalidade, velocidade e capacidade de desequilíbrio individual, seja pela relva ou pelo ar. Ou seja, precisamente mais Rafas e Lukebakios do que Sudakovs e Schjelderups. E, eventualmente, o tal pinheiro — foi só há quase 16 anos que Paulo Sérgio pediu um para Alvalade!

Mourinho quer levar a vertigem de Lage ao abismo, quando o conterrâneo, há meses, já tinha percebido que também precisava de jogadores como o ucraniano (faltou-lhe entender que um só não era suficiente).

Depois, onde está o projeto? Todas as decisões são ao dia. Schjelderup ia sair, mas fez ponto em castelo da defesa merengue e ganhou a confiança que procurava para ser hoje o principal desequilbrador. Prestianni era curto, mas foi ao Mundial sub-20. Scaloni começou a olhar para ele e, mais focado e moralizado, cresce a ritmo distinto dos demais. Não foram trabalhados, não estão diferentes, têm, sim, uma maior fé em si próprios.

Entretanto, num momento em que Sudakov também parecia mais influente, Mourinho e o clube avançaram para Rafa. Já então Aursnes e Leandro Barreiro estavam no miolo, fruto das ausências, e a consistência tinha-lhe caído aos pés, por muito que apostasse num 10 luxemburguês. O Special One, que nunca quis nada daquilo, regressará sempre à vertigem à primeira oportunidade.

Falta a formação, que Mourinho vai lançando para que os nomes apareçam no currículo ou enquanto galões no uniforme, mas não por muito tempo em campo. Para o Casa Pia, queixou-se que não havia Dedic... mas ignorar que Banjaqui já reclama o espaço de (pelo menos) Bah é negligência que pode custar caro. Tal como Neto poderia ser hoje mais dinâmico do que Dahl.

Houve tentativas com maior ou menor expressão com Rodrigo Rêgo, João Rego e Ivan Lima, todavia Gonçalo Oliveira não deve ter ficado feliz com a adaptação de Barrenechea num momento que ele, como central esquerdino, poderia aproveitar como rampa de lançamento. Já para não falar dos 21 minutos, distribuídos por dois jogos, que os elogios a Prioste valeram ao próprio, enquanto Gonçalo Moreira, pelo qual há um fraquinho e tem estado em grande na B e na Youth League, ainda nem 1 somou. Anísio, por sua vez, marcou e meteram-no a tirar o curso de bombeiro.

Mesmo Manu, que era tão preciso para a rotação de Enzo quando estava lesionado, agora raramente sai do banco. Mourinho pode ser um génio a comunicar e até agora poderia atirar-me com o que Cruijff dizia: «Se eu quisesse que entendesses teria explicado melhor.» Mas eu não importo. E, por isso, questiono: também se passa o mesmo com os atletas?

Claro que quem vê a big picture, percebe que Mourinho não é solução para resgatar de volta o campeonato, em que o processo será sempre mais importante do que a estratégia pontual, tal como saber ultrapassar blocos baixos e não só especializar-se em transições.

Até na perspetiva de ser perito em finais — ele que tanto critica o Tottenham pelo momento do despedimento — parece esgotado: falhou as meias da Taça da Liga com o SC Braga e com o Vitória Guimarães à espera; foi eliminado da Taça no Dragão nos quartos; e ainda não conseguiu bater FC Porto e Sporting e assim aproximar-se por mérito próprio dos rivais. Já para não falar do empate com o Casa Pia, que voltaria a colocar os encarnados na luta. Emocionalmente, não está lá. Muito menos o futebol jogado deixa promessas que possam ser cumpridas por jogadores mais físicos e velozes. Um futebol que culturalmente nada tem que ver com o Benfica. E, por fim, também não irá abrir espaço para os mais novos.

Para quem não tem estado atento, Mourinho podia, de facto, ter sido jogada de génio: Rui Costa ganharia as eleições, juntava-lhe o título e saía aos ombros dos adeptos. O nome e o passado derrotaram os outros candidatos, que também tinham uma razoável taxa de rejeição, e falhou no resto. Na parte desportiva. Agora, pode virar-se contra si. Mourinho ganhou umas eleições e pode levar a outras.

Talvez passe a 4.ª jornada, mas o futuro está longe de ser risonho. O presidente, com um plantel que já tem pouco por onde alimentar novas compras, sem Champions e com rasto assinalável de más decisões, vai dar a Mourinho armas que vão criar maior fosso entre o que o Benfica é e o que deve ser.

Em sintonia com o treinador, ao símbolo da formação encarnada só resta fechar os olhos e repetir: «Não me interessa jogar ao ataque, o futuro para além do imediato e mesmo o Seixal.» E não irá ver o precipício!

O outro e último responsável, todos sabemos, é coletivo. Os sócios que tiveram oportunidade de mudar e, mesmo com exemplos positivos — se não excelentes pelo menos menos maus do que os antecessores — nos rivais que tinham feito o mesmo, escolheram a continuidade. Pois bem, aí está ela! Em toda a sua dimensão!
[fechar]

Luís Mateus in A Bola

https://www.abola.pt/noticias/benfica-mais-rafas-e-menos-sudakovs-e-o-que-se-sabe-dos-proximos-erros-de-rui-costa-2026040916455566763

Bom texto
Depois abri os comentários
Não vale mesmo a pena chatear-me com isto

Aguiavareira

Citação de: +1benfiquista em 11 de Abril de 2026, 15:39
Citação de: Godescalco em 11 de Abril de 2026, 15:22
Citação de: Rúben Gomes em 11 de Abril de 2026, 15:22
Citação de: Godescalco em 11 de Abril de 2026, 15:21https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-betclic/benfica/detalhe/joao-gabriel-enquanto-em-alvalade-e-dragao-vemos-o-primeiro-ministro-ministros-e-figuras-relevantes-na-luz

O presidente falou.

E tem razão.

Precisamos de gente importante

E tem.

Se se candidatar, em princípio terá os meus 50.

Acho que já não é uma questão de "se" mas sim "quando". É candidato em formação desde o primeiro dia do atual mandato. Vieira sabe mais a dormir que os restantes acordados...

Por mim até pode ser um pinguim desde que ponha o Benfica no caminho certo e os títulos sejam uma realidade constante

dsdsds44

Ideia: para a próxima época temos que ganhar e fazer uma grande época.

Plano: manter um treinador acabado, renovar com o capitão casas e estourar milhões em cepos experientes.

Mértola_10


|OnE|

A culpa não é do Rui Costa.
A culpa é dos adeptos que andam há 20 anos com medo de um gajo que foi 3 anos presidente.

Gar3t

Estarmos a falar de cenários de destituição ou de eleições antecipadas, achando que as pessoas ficarão aborrecidas por um terceiro lugar é descabido porque quem votou nele aparentemente convive bem com isso. É esse o perfil da maioria das pessoas que foi votar nele, são tratados como um cliente e quando são tidos e achados para participar democratimente na vida do clube vão porque há um recorde do Guiness para bater. São as mesmas pessoas que ficam indignadas com os estatutos mas quando tiveram oportunidade de efetivamente votar neles não se dignaram a aparecer para votar...em dia de jogo. Mais exemplos poderia dar mas acho que é ilustrativo.

Tenho oportunidade de trabalhar em Lisboa e sempre que posso vou às AG e aos pavilhões (cada vez mais despidos) e sinto pena de cada vez haver menos militância. É sinal dos tempos e sintomático da fase que o clube atravessa.

Esperemos que as coisas mudem mas terá que ser com os que lá estão. Pelo menos aqui no SB haverá sempre o ideal de Benfica que deveríamos ter e não aquele que temos atualmente.

GoldenState

Um tipo que é gozado nos corredores do próprio clube... só no Benfica fds.


Manuelferreira1


Rørikus

Agora mais a sério, como se pode levar a sério um clube, uma empresa, uma instituição qualquer quando os subordinados gozam com o patrão? Quando o patrão trata alguns por mano? Como é que alguma coisa pode andar para a frente assim? Nada pode evoluir assim. Já nem falo na competência deste filho da puta, isso são outros 500. Imaginem as maiores empresas do país com patrões assim. Nem um café tem um patrão assim.

Redady2

Poderia ser macio e dizer que o Gabriel o rasgou de cima a baixo, mas não.
Os patetas deste tipo que se escondem atrás de fatos Armani, não sentem a palavra escrita!

imightbewrong

98.000 posts a mandar-te defecar para um saco do Lidl.

RGouveia.SLB

Até as poucas equipas vencedoras deste clube foram costizadas. Como o voleibol.

Traste.

Tds 28


GoldenState

É mesmo fazer o que ainda não foi feito.

Perder de toda a maneira e feitio, estou até em crer que estamos a inventar novas formas de ser humilhados.

Ostap

Citação de: lPhoenix em 11 de Abril de 2026, 14:57
Citação de: Ostap em 10 de Abril de 2026, 02:21Não sei se há muitas pessoas aqui (espero que sim) familiarizadas com o nome Rodrigo Magalhães.

O Rodrigo, para quem não sabe, foi coordenador técnico e coordenador de formação do Benfica durante 20 anos, foi um dos pilares para o desenvolvimento, não só do Caixa Futebol Campus no Seixal, como também do clube no geral, a nível de implementação de modelo de jogo e filosofia do clube, bem como planos estratégicos e supervisão de equipas técnicas.

No final da época 2024/25, saiu do Benfica para a Arábia Saudita.

Tive a oportunidade de ouvir da boca dele que, sendo verdade que os valores monetários ajudaram imenso na sua decisão, também é verdade que o rumo que o clube Benfica estava a tomar, não era do seu agrado. Não entrou em detalhes.

No entanto, esta foi a frase que ele proferiu, que me ficou na cabeça:
-''Há certas situações que já me cansam e, para ser sincero, eu já não tenho paciência para lidar com elas. Vou-me embora, sabendo que vou ganhar mais dinheiro e que posso ter liberdade para fazer as coisas à minha maneira.''

Pouco depois, sai uma entrevista (deixo as imagens abaixo para poderem ver) com o Rodrigo, em que o mesmo afirma que não era daquela maneira que queria sair do Benfica, trazendo a público que o clube não se despediu formalmente dele, nem sequer mencionando o seu nome num tributo feito às conquistas da época 2024/25 na formação.

Posto isto, e sabendo o que sei hoje, até porque foi da boca do próprio Rodrigo que ouvi algumas coisas, eu pergunto:

O que raio se está a fazer no Benfica? Os nossos profissionais de excelência (e o Rodrigo é dos maiores, todos os nomes icónicos formados no SL Benfica neste século foram dossiers que passaram pelas suas mãos) não merecem mais respeito? Mais admiração? Um jogador não se começa a fazer na idade sénior, começa em criança. Quem diz o jogador, diz o homem.

Este post é só mais um ponto negativo a associar a esta liderança podre de Rui Costa, uma liderança em que não só o clube sai lesado, mas também as pessoas que dele fazem parte.

O Rodrigo deu muito ao Benfica, podendo-se argumentar, mais até do que aquilo que o Benfica lhe deu a ele (lembro-me de ter dito que mal via a mulher e as filhas que moravam no Norte, porque estava sempre em Lisboa e mesmo quando ia a casa, ficava lá um dia ou umas horas).
O Rodrigo passou o ADN Benfica e a filosofia do Glorioso aos nossos miúdos e treinadores de formação.
O Rodrigo sabe o que é ser Benfica... Mas o Rodrigo foi mal tratado por um grupo de incompetentes que caminham sem direção.

Só queria deixar aqui este texto, e desde já peço desculpa pela maçada, mas acho que o Rodrigo merecia mais respeito, por tudo o que nos deu.

Grande Rodrigo, se por algum acaso do universo estiveres a ler isto, muito obrigado. Pelos Bernardos, pelos Cancelos, pelos Félix's, pelos Rúben's, pelos Neves e também pelos Lages, Tralhões, Veríssimos, Paivas e Nascimentos.

Obrigado.
Viva o Benfica.








Tudo muito certo - ou errado mas onde é que este senhor andava na altura das eleições?

Onde é que andava a malta que sabe que o clube é gerido por chulos e parasitas??

Desculpem mas esta gente é toda cúmplice da ruína do Benfica.

Não sei se será por aí.

O Rodrigo é (ou foi) uma figura determinante naquilo que foi a construção e desenvolvimento do Benfica nos últimos 20 anos, mas o Rodrigo não era uma figura muito conhecida fora do clube e nem sequer tinha um cargo no futebol sénior.
Também não era alguém que, quando falava, movia multidões, até porque, muitas das vezes, o seu trabalho era ''silencioso''.
Prova disso, é que 95% dos Benfiquistas não sabem quem é.

Não podemos esquecer que, não sendo o Rodrigo uma figura mediática, ele pouco mais podia fazer, até porque ele mesmo tem uma carreira e uma família para sustentar.
Tinha muito a perder em ''revoltar-se ferozmente''.

Chamar o Rodrigo de cúmplice da ruína do Benfica, quando o Rodrigo foi um dos que fez do Benfica um clube melhor e tentou até remar contra a maré, demonstrando sempre de maneira respeitadora o seu descontentamento dentro do Benfica (nunca fora), é injusto.
Prova desse descontentamento é que o Rodrigo esteve para sair em 2023/24 e acabou por dar mais uma época à casa, não por estar feliz, mas porque sentiu que tinha de o fazer, pelo Benfica.

Não podemos meter tudo no mesmo saco, continuam a haver muitos profissionais competentes no SL Benfica... Mas são liderados por alguém que não sabe o que está a fazer.